BIBLIOGRAFIA

Educação, formação e pesquisa na era digital: reflexões e práticas em ambientes virtuais de aprendizagemaprendiz














Editora Artesanato Educacional

Organizadoras:
Adriana Aparecida de Lima Terçariol 
Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji
Raquel Rosan Christino Gitahy
Renata Aquino Ribeiro

Autores:
Amanda Delibório de Paula
Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques
Andreza Gessi Trova
Carla Plantier Message
Cecília Maria Prates de Freitas
Claudio Bráz de Figueiredo
Fernanda Sutkus de Oliveira Mello
Ivan Márcio Gitahy Junior
José Artur Teixeira Gonçalves
José Vorlei Guimarães Martins
Ludmilla Cavarzere de Oliveira
Margarete Bertolo Boccia
Mariane Della Coletta Savioli
Renato Marcelo Teixeira de Menezes
Sidinei de Oliveira Sousa
Valeria Isaura de Souza
Wilson Leonor Kunze

Como podem ser concebidas a educação, a pesquisa e a formação docente na era digital? Este livro, fruto de investigações desenvolvidas pelo GEPECeT — Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias, procura analisar e compreender os fundamentos, os encaminhamentos, os impactos e as perspectivas para a construção do conhecimento nas distintas formas de aprender e ensinar com as tecnologias contemporâneas. Nesse sentido, discute e analisa a formação inicial e continuada de professores em relação ao trabalho com as tecnologias digitais no contexto escolar, da educação básica ao ensino superior. Dentre os principais temas explorados no livro, destacam-se: mudanças e inovação nas práticas pedagógicas e nos contextos educacionais; aprendizagem colaborativa; autoria; metodologias ativas e tecnologias; projetos articulados às tecnologias digitais de informação e comunicação; recursos educacionais abertos (REAs); recursos educacionais digitais; jogos digitais e gamificação; educação a distância; ensino híbrido e blended learning; redes sociais (como Facebook e WhatsApp) como espaços educativos; TIMS — Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio; ensino de Libras e educação de surdos; acessibilidade digital, tecnologias assistivas e inclusão. Esta obra originou-se da parceria entre pesquisadores/formadores inquietos, sonhadores, persistentes e ousados que buscam, em seus espaços de atuação, a descoberta e a análise de diferentes tecnologias e ambientes de aprendizagem nos quais os sujeitos em formação possam assumir o protagonismo, a autoria e o aprender a aprender com seus pares e formadores.
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED