BIBLIOGRAFIA

Pesquisa-Aplicação em Educação: uma introduçãopesquisa















Organizadores: Tjeerd Plomp, Nienke Nieveen, Emanuel Nonato, Alfredo Matta

Editora Artesanato Educacional, 2018

A apresentação, caracterização, discussão epistemológica, e orientação para utilização da metodologia PESQUISA-APLICAÇÃO, é o foco de estudo e aprofundamento deste livro. A PESQUISA-APLICAÇÂO tem tido seu uso ampliado e adotado por cada vez maior número de investigadores e pesquisadores, não somente no campo da Educação, mas também em todas as áreas do conhecimento, que trabalham de alguma forma com a cognição humana.

Esta abordagem de pesquisa é especialmente adequada para pesquisas dedicadas ao desenvolvimento de conhecimento em Educação a Distância, e mais ainda para o desenvolvimento de pesquisa aplicada em Educação a Distância, educação Online, e tecnologia digital educacional.

Uma metodologia capaz de conduzir à inovação, em sintonia com o mais apropriado respeito aos direitos humanos e ao envolvimento e engajamento das comunidades de envolvidos nos processos em estudo e nas aplicações cientificamente produzidas pelas pesquisas conduzidas por esta metodologia.

O livro está organizado em uma sequência de capítulos, os cinco primeiros apresentando de forma mais detalhada os detalhes sobre como aplicar, e as características epistemológicas desta inovadora abordagem de pesquisa. Seguem três exemplos escolhidos de aplicações feitas em outros países. São mais cinco capítulos de autores de língua portuguesa. O primeiro deles traz um framework sobre como utilizar a PESQUISA-APLICAÇÃO desenvolvido no Brasil. Os capítulos seguintes apresentam experiências de sucesso de uso da PESQUISA-APLICAÇÃO em língua portuguesa.


Link para download: Download
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED