BIBLIOGRAFIA

EAD Pernambuco - A Construção de uma Política Pública de Educação Profissional a Distância

pernambuco














Autores: Paulo Dutra; George Bento; Socorro Rodrigues e Terezinha Beltrão

Editora: Livro Rápido

Escrito a oito mãos, o livro relata os desafios e as conquistas registrados ao longo de uma década de trabalho dedicado a formulação, implantação e consolidação do ensino técnico a distância no Estado.

Pernambuco detém a maior rede de Educação a Distância pública do país e sua metodologia focada na alta tecnologia é referência para redes de ensino de outros estados. Em uma década, o número de polos passou de 20 para 91, contabilizando quase seis mil estudantes formados e 20.5 mil matriculados (cursando). Essa trajetória é detalhada no livro EAD Pernambuco – A Construção de uma Política Pública de Educação a Distância, que será lançado na quinta-feira (09/11), das 17h às 20h, no Museu do Estado de Pernambuco. 

A obra foi elaborada pelo secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra; pelo gestor de Educação a Distância, George Bento; pela gerente geral de Educação Profissional, Socorro Rodrigues; e pela coordenadora do Curso Técnico em Secretaria a Distância, Terezinha Beltrão. “Executar uma política pública de EAD com qualidade e inovação tem sido um desafio exitoso, que enfrentamos diariamente, com o apoio integral do governador Paulo Câmara. O EAD Pernambuco é o relato desse trabalho desenvolvido com empenho e compromisso por uma equipe que acredita na metodologia e na transformação social proporcionada aos educandos”, afirma o secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, 

Dividida em 12 capítulos, a publicação traz fotos, vídeos e depoimentos de educandos que alcançaram seus objetivos por meio da EAD. Os recursos visuais são apresentados em QRCode, proporcionando mais interatividade com a metodologia e uma nova experiência de leitura. Em suas 189 páginas, os gestores descrevem a primeira experiência com o curso de Informática e a inclusão de estudantes com deficiência através da acessibilidade no material didático. Relatam os desafios tecnológicos e elencam os sistemas criados para seleção de estudantes (SisSel), gestão de informações acadêmicas (SisAcad) e para qualificar o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA). 

Também descrevem os avanços na EAD no Estado, resultado de uma intensa política de expansão da secretaria executiva de Educação Profissional (SEEP) que implantou polos de EAD nas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE). A publicação ainda detalha projetos criados para a EAD que representam um legado para toda a rede pública, tendo como exemplos o Banco de Talentos (cadastro de concluintes disponibilizado para contratantes), a Biblioteca Virtual e o Portal Avança mais PE, que geram e armazenam conteúdo para os estudantes e professores. Por fim, o livro ainda traz números que demonstram a eficácia do modelo de EAD implantado em Pernambuco.

EAD EM NÚMEROS: 
- 54.109 matriculados em todos os anos
- 20.542 estão em curso
- 53% dos estudantes matriculados trabalham
- 40% têm renda familiar (média) de um salário mínimo

OS AUTORES:
Paulo Dutra é mestre em Gestão e Avaliação da Educação. É secretário executivo de Educação Profissional de Pernambuco e conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação- CEE/PE. Participou da implantação das políticas de Educação Integral e de Educação Profissional no Ensino Médio e coordena a Rede E-Tec Brasil e o Mediotec no Estado.

George Bento é especialista em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior. Um dos pioneiros na oferta de cursos a distância no Brasil (na era da internet), atualmente é gestor de Educação a Distância da Secretaria de Educação de Pernambuco e acumula a coordenação de programas como o Pronatec e Profuncionários.

Socorro Rodrigues é mestra em Administração e especialista em Gestão Educacional. Professora da Rede Estadual com vasta experiência em Política Educacional, Planejamento e Gestão. Atualmente é gerente geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Terezinha Beltrão é Pedagoga, mestra no ensino de Ciências e especialista em Informática Educacional. Professora das redes públicas do Recife e Estadual, ela coordena o curso técnico de Secretaria Escolar a Distância, da Secretaria de Educação de Pernambuco, e a Licenciatura em Pedagogia a Distância da FOCCA.
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED