NÚCLEOS REGIONAIS > REGIMENTO PARA OS NÚCLEOS REGIONAIS DA ABED

Organização e implantação de núcleos.

Temos cinco Núcleos Regionais implantados até agora (Jan/2013): Aracaju (SE), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG). Não existem processos de instalação de outros núcleos em andamento neste momento.

- Aracaju - SE : https://www2.abed.org.br/documentos/ArquivoDocumento671.pdf
- Porto Velho - RO: https://www2.abed.org.br/documentos/ArquivoDocumento672.pdf
- Porto Alegre - RS: https://www2.abed.org.br/documentos/ArquivoDocumento694.pdf e https://www2.abed.org.br/documentos/ArquivoDocumento695.pdf
- Belo Horizonte - MG: https://www.abed.org.br/documentos/MinasGerais.pdf
- Recife - PE: https://www.abed.org.br/documentos/pernambuco.pdf

......................................................................................

A Associação Brasileira de Educação a Distância, comunica a comunidade de EAD que devido a utilização do termo "Pólo" pelo Ministério da Educação para identificar os pólos presenciais das IES que tem cursos em EAD, a Diretoria da ABED tomou a decisão de mudar o termo de identificação dos "Pólos Regionais da ABED" para "Núcleos Regionais da ABED".

Buscando atender a expansão da busca por informações sobre EAD e abrir espaço para grupos de debates, a ABED comunica resolução da Diretoria, que os atuais "Núcleos Regionais da ABED" passaram por um processo de re-estruturação.Neste momento,todos os núcleos regionais da ABED são extintos e a ABED abre chamada para instalação de "Núcleos Regionais da ABED".

Para instalação de "Núcleos Regionais da ABED" é necessário o envio para o e-mailabed@abed.org.br, carta de intenções de instalação de "Núcleos Regionais da ABED", com assinatura de no mínimo 10 associados com a associação regularizada junto a ABED e uma proposta de atividades para o período de novembro de 2010 a setembro de 2011.

O que é esperado de um coordenador dos "Núcleos Regionais da ABED":
1. Atualizar o hot site do "Núcleo Regional da ABED";
2 .Atender ao público sobre EAD, principalmente as perguntas enviadas para o fale conosco do "Núcleo Regional da ABED";
3. Manter a ABED informada sobre a legislação local (estadual) para EAD;
4. Manter lista de quem está fazendo EAD na região (estado) no setor público, privado, acadêmico e corporativo;
5. Programar atividade para o Dia Nacional de EAD na última semana de novembro;
6. Promover encontros locais para a troca de idéias e divulgação do trabalho da ABED (para as reuniões deve se convidar todos associados e não associados mas interessados em EAD);
7. Participar como apoiador dos eventos sobre EAD realizados na região (independente das instituições que realizam);
8. Participar nas listas de discussões sobre EAD;
9. Divulgar, mobilizar e participar dos eventos da ABED (seminários, congressos e outros);

A instalação de Núcleos Regionais da ABED segue o Regimento anexo a esta mensagem.

A coordenação dos "Núcleos Regionais da ABED" pode ser compartilhada entre dois ou três co-coordenadores para garantir a freqüência das atividades dos "Núcleos Regionais da ABED":

Importante registrar que nos 15 anos de atividades da ABED vários colaboradores exerceram as atividades de coordenadores dos "Pólos Regionais da ABED"; para estes especialistas apresentamos nossos sinceros agradecimentos em nome de toda a comunidade de EAD pela dedicação em coordenar as atividades dos "Núcleos Regionais da ABED", expandindo a atuação da ABED em todas as regiões do Brasil.

Cordialmente,

Fredric Michael Litto
Presidente


Regimento para os Núcleos Regionais da ABED

A Associação Brasileira de Educação a Distância, sociedade científica criada em 1995 com a finalidade de estudar, pesquisar, desenvolver, promover e divulgar a educação aberta, flexível e a distância, tem, nos Núcleos Regionais, seus legítimos representantes em todo o território nacional. Os Núcleos Regionais da ABED foram criados e estão regulamentados pelo Capítulo VI, Artigo 41°, Parágrafos 1, 2 e 3 do Estatuto da ABED.

Os Núcleos Regionais caracterizam-se como grupos de estudos, congregando profissionais, em todos os níveis e áreas da educação. São parceiros naturais, pautando suas atividades pelo empenho em estimular, desenvolver e praticar educação a distância de boa qualidade nas regiões que representam. O trabalho dos núcleos fortalece a Associação que depende de educadores comprometidos com a abertura de novos caminhos para uma população carente de oportunidades.

I. Instalação de Núcleo Regional
Para a instalação de um Núcleo Regional da ABED é necessário:
• Reunião voluntária de dez associados – cadastrados e com os pagamentos das anuidades rigorosamente em dia.
• Eleição de um Coordenador – associado, cadastrado e com os pagamentos das anuidades rigorosamente em dia, eleito por voto direto pelos associados do âmbito do Núcleo Regional pelo período de dois anos. Observação: o Coordenador do Núcleo Regional deve estar informado sobre a legislação específica relacionada à educação a distância no seu Estado/Região.
• Submissão da proposta para a instalação do Núcleo Regional à diretoria da ABED.
• Aprovação da proposta pela Diretoria da ABED.
• Elaboração da Ata de instalação do Núcleo Regional.
• Encaminhamento da Ata de instalação do Núcleo Regional à Secretaria Executiva da ABED.

II . Funções do Coordenador do Núcleo Regional
• Informar à ABED sobre a legislação específica relacionada à educação a distância no seu Estado/Região a fim de que possam servir de subsídios para o planejamento das atividades da Associação;
• Fornecer para a ABED, levantamentos periódicos do panorama da EAD no Estado/Região do Núcleo Regional, identificando: a legislação municipal e estadual; as instituições que oferecem EaD, em todos os níveis, incluindo as ofertas de cursos livres e coorporativos. O Panorama deve apresentar os desafios e progresso na EAD na região do Núcleo Regional.
• Apresentar planejamento anual de atividades. Todas as atividades dos Núcleos Regionais devem ser do conhecimento prévio da Diretoria da ABED, por intermédio da Sede da ABED em São Paulo.
• Apresentar relatórios semestrais das atividades.
• Desenvolver o programa de atividades, dentro das finalidades da ABED, observando o calendário anual de eventos da Associação para que não coincidam com as atividades da ABED em âmbito nacional.
• Difundir, em sua área de influência, as atividades da ABED, promovendo ações que visem ampliar o número de Associados.
• Incentivar todas as formas de atividades científicas ligadas à EAD.
• Contribuir com artigos, notícias e outras informações para publicação na Galáxia, na revista científica e no portal da ABED.
• Manter a "página" do Núcleo Regional atualizada inserindo informações que serão disponibilizadas no portal pela Sede da ABED.Nota: O Portal da ABED é único. Todos os Núcleos Regionais terão uma "página" dentro do Portal que deve ser utilizada única e exclusivamente para registrar e divulgar todas as atividades dos Núcleos Regionais.
• Responder às mensagens recebidas pelo e-mail no servidor da ABED (fale conosco) e que sejam referentes ao Núcleo Regional que coordena.
• Participar da lista de discussão, criada para que os Coordenadores de Núcleos Regionais possam ter um canal aberto de comunicação com a ABED e com seus pares.
• Enviar para a Secretaria Executiva da Associação, cópias de todos os materiais produzidos pelo Núcleo Regional com a finalidade de manter a memória da ABED: material de divulgação, atas de reuniões, matérias de jornais, revistas, etc.
• Identificar todo o material de divulgação e administrativo usado pelos Núcleos Regionais com o logotipo oficial da ABED, acrescentando em sua parte inferior o nome do Núcleo Regional.

III. Do relacionamento entre Secretaria Executiva, a Diretoria e os Núcleos Regionais da ABED
• A Secretaria Executiva da ABED, em São Paulo, prestará apoio administrativo aos Núcleos Regionais.
• Todos os recursos financeiros recebidos pelos Núcleos Regionais devem ser depositados em conta bancária única, movimentada pela ABED.
• As despesas comprovadas, decorrentes dos eventos, aprovadas pela Diretoria, serão pagas pela Secretaria Executiva, utilizando os valores depositados pelos Núcleos Regionais resultantes de patrocínios e pagamentos efetuados por participantes ou patrocinadores dos eventos.
• Será permitida aos patrocinadores de eventos, a utilização de espaços, para a inserção de propaganda, nos meios de comunicação usados para a divulgação dos eventos com os quais colaborarem.
• Nos eventos da ABED – Congresso Anual, Seminários e outros, os Núcleos Regionais devem ter participação ativa: organizando atividades de interesse dos Associados de sua área de influência no espaço reservado para a participação dos Núcleos Regionais; colaborando com Diretoria, divulgando as atividades e reuniões anuais da ABED, incentivando a participação dos sócios.
• Os Núcleos Regionais poderão ser desativados pela Diretoria da ABED caso não atendam a este "Regimento" ou pela ausência de Associados que justifiquem a existência do Núcleo Regional.

IV. Recomendações
• Os Núcleos Regionais são "Núcleos de Estudo", não podendo ter nenhuma atividade comercial ou fiscal. Assim, não poderão abrir conta bancária, contratar profissionais, fechar contratos de locação e compra, emitir documentos referentes a pagamentos recebidos a qualquer título, em nome da Associação. Todos esses procedimentos serão efetuados pela Secretaria Executiva da ABED, com o aval da Diretoria.
• Os Núcleos Regionais devem procurar auto-suficiência por meio da captação de recursos financeiros locais para cobrir os gastos de suas atividades realizados com a aprovação prévia da Diretoria da ABED.

V. Observação final
• O presente Regimento poderá ser modificado a qualquer tempo, após manifestação prévia da Diretoria e aprovação por dois terços dos Associados presentes em Assembléia Geral.
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED