ODL EVENTS > CICLO DE CURSOS E PALESTRAS ABED

Pré-vestibular gratuito abre inscrições em todo o País01/09/2006

Sem condições de cursar um pré-vestibular tradicional, jovens de baixa renda serão beneficiados por uma iniciativa que se espalha por todo o Brasil. O Pré-vestibular Cidadão é o primeiro curso gratuito e a distância do País. A iniciativa está em implantação em mais de 200 cidades brasileiras e desperta a atenção de jovens que estão terminando ou já concluíram o ensino médio. As aulas começam no dia 18 de setembro.

No Norte do País, 27 municípios de Rondônia e do Acre serão atendidos pela iniciativa. A jovem Rafaela de Souza Rocha, de 17 anos, mora em Distrito Extrema (RO), que fica a cinco horas da Capital, Porto Velho. Rafaela termina o Ensino Médio neste ano e pretende fazer vestibular para enfermagem. "Eu e meus amigos adoramos a idéia. Antes não existia nenhum curso deste por aqui, agora vai ficar mais fácil me preparar para o vestibular", explica a jovem que aguarda ansiosa pelo início das aulas.

No outro lado do Brasil, jovens de pequenas cidades do Oeste catarinense, a uma distância média de 500 km da Capital, Florianópolis, também vão contar com a iniciativa. "A maioria dos alunos da região que vamos atender mora na área rural. Ficaria inviável o deslocamento por ônibus aos centros maiores", afirma o proprietário da Ibérica, responsável pelo curso em cidades da região, Alexandre Nascimento Marcos.

No Sudeste do País, na grande São Paulo, o Pré-vestibular Cidadão deve atender cerca de 8 mil alunos e na região serrana do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo e cidades próximas, a expectativa é atender cerca de 10 mil alunos.

Criado pelo Instituto Borges da Silveira, o curso foi idealizado para contribuir na democratização do acesso ao ensino superior. "O curso será o mesmo em todo Brasil, oferecendo mais condições para os alunos da rede pública ingressarem na universidade", explica o presidente do Instituto, Luiz Carlos Borges da Silveira.

Além de instituições de ensino, Ongs, cooperativas e associações, a iniciativa, que nasceu no Paraná, conquistou parceiros no setor público. Além de várias prefeituras pelo Brasil, a Assembléia Legislativa paranaense vai contribuir com a produção gráfica do conteúdo do curso.

*Formação Profissional - *O curso terá a duração de 14 semanas. As aulas e o conteúdo serão transmitidos por teleconferência e os alunos terão acesso gratuito ao pré-vestibular. Para oferecer o Pré-vestibular, o Instituto utiliza a plataforma tecnológica da Educon, referência em educação a distância no País, presente em mais de 500 cidades brasileiras, com mais de 50 mil alunos. Além do conteúdo preparatório para os processos de seleção, no final serão disponibilizados módulos que darão ao aluno formação para o mercado de trabalho, com técnicas básicas de gerenciamento, secretariado e contabilidade. "Com este curso queremos contribuir para a democratização do ensino. Não só com a difusão do conhecimento, mas com a qualidade também", afirma Borges da Silveira.

O estudante que quiser ter mais informações sobre o Pré-vestibular e saber quais as cidades assistidas pelo Pré-vestibular Cidadão pode entrar no
www.educon.com.br



Fonte: Educon
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED