Crianças de dois anos no Ciberespaço: Interatividade Possível?
       
Nanci Martins de Paula
 

A pesquisa teve por objetivo investigar a introdução das crianças de dois anos no ciberespaço, acompanhadas pelas suas professoras mediadoras, colegas e esta pesquisadora, num encontro virtual, interativo, utilizando a rede mundial de computadores (Internet) a partir da base informática nas atividades da escola de educação infantil. Contempla, pois, o ato educativo dessas crianças atendendo às demandas, identificando as possibilidades, vivenciando os processos participativos e interativos com os recursos tecnológicos da informática na sociedade da informação e da comunicação com mediação do adulto, na perspectiva de uma construção coletiva solidária, em comunidades de aprendizagem em rede. Está ancorada em teóricos da história da educação, filosofia da linguagem, psicologia, comunicação, da sociedade da informação, comunicação e do conhecimento, da sociologia e da economia política, corroborando com estudiosos da educação e pedagogia. Inova o campo do conhecimento da educação ao introduzir os encontros virtuais no ciberespaço, como ato educativo, no contexto da educação infantil, classe do maternal. Descreve e analisa o momento da entrada das crianças no mundo virtual, o encantamento e a realidade nas expressões do ser humano, assim como o significado dessa faceta da imersão social para os educadores do mundo contemporâneo. Os resultados deste estudo demonstram que o artefato informático aliado a uma pedagogia com fundamentos sócio-históricos, constituiu-se em instrumento mediador, favorecendo a interatividade das crianças no ciberespaço com o outro, cabendo ao homem dar sentido ao uso desse aparato tecnológico. Abre possibilidades para novos estudos, além de suscitar debates da área temática e dos cruzamentos dos domínios do conhecimento trabalhados.