JOÃO PESSOA: MODELO DE QUALIDADE DE VIDA

 

Cidadania e bem estar

Uma das capitais que emerge como um forte destino turístico no Nordeste do Brasil é João Pessoa, cidade que vem apresentando grande crescimento do fluxo de visitantes todos os anos. A conquista de um espaço no disputado ranking turístico está fazendo com que o Governo Municipal invista principalmente na qualidade de vida como um dos principais atrativos do lugar. Várias campanhas se espalham pela cidade, numa garantia de cidadania e bem estar para todos os habitantes de João Pessoa e seus visitantes.

 

Chegar à Capital da Paraíba é tarefa fácil, mais ainda é gostar do lugar que ainda hoje guarda características de uma pequena e bucólica cidade, tanto pelas dimensões geográficas, quanto pela simpatia e carisma de seus moradores. São cerca de 703 mil habitantes que se empenham em fazer da Capital um lugar aconchegante para receber o turista, isso porque a atividade está entre as que mais crescem e geram empregos. Estima-se que 702.235 habitantes trabalham no setor só em João Pessoa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Turismo agrega 5,4 % da população empregada. No Estado são mais de 47 mil pessoas.

Vida melhor

E se existe empenho da população para bem receber quem chega na Capital paraibana, quando se fala em administração pública o panorama não é diferente. O conceito de que a melhor forma de se conquistar o visitante é oferecendo ao próprio cidadão de João Pessoa uma melhor condição de vida vem sendo amplamente trabalhado pela Prefeitura Municipal. Desde o ano passado, campanhas que elevam a auto estima do pessoense estão sendo realizadas. Na visão do atual prefeito Ricardo Coutinho (PSB), se o pessoense gostar da cidade e cuidar bem dela, ficará mais fácil para quem chega de fora se apaixonar também.

As ações começam pela limpeza constante das ruas, logradouros, praças e praias, que se apresentam sempre de maneira adequada, e esse tem sido um dos principais elogios feitos por quem visita a cidade, fora a beleza, é claro. Para conseguir esse resultado, foram feitas campanhas incentivando os moradores a colocarem o lixo nos depósitos e papeleiras que estão espalhadas pela cidade. Nas praias urbanas, os agentes de limpeza e os ambientalistas distribuem sacolas para que o banhista guarde o lixo produzido.
 

Mar limpo

E a preocupação com a limpeza vai da areia ao alto mar. As piscinas naturais de Picãozinho são fantásticas e atraem muita gente na baixa maré, principalmente na alta temporada. No local, o banhista é aconselhado a não jogar lixo nem depredar os corais. A ação garante a beleza e a preservação do patrimônio natural – localizado a uma milha náutica da Praia de Tambaú – para as próximas gerações.

O passeio por praias limpas é garantido do Bessa (última praia em direção ao Norte) à Barra de Gramame, onde se tem uma vista encantadora da união entre o rio e o mar. No meio do caminho está um dos mais belos cartões postais de João Pessoa: o Farol do Cabo Branco.

Transporte

Andar de carro em João Pessoa é muito fácil e o turista percorrerá os principais corredores sem problemas. A Capital não costuma ter engarrafamentos e para dar ainda mais fluidez ao tráfego estão sendo construídas alças para ligar as principais avenidas às rodovias federais. Isso sem falar na recuperação e pavimentação de várias ruas e também do programa 'Cidade de Luz', que garante iluminação e muita beleza às maiores e mais movimentadas avenidas de João Pessoa.

O turista também tem a opção de utilizar o sistema de transportes públicos de João Pessoa, com uma das melhores frotas do País. A passagem custa R$ 1,90 e a maioria dos ônibus faz o trajeto bairro/centro. No Terminal de Integração, o usuário poderá embarcar para qualquer outro destino sem pagar nova passagem.

Espaços resgatados

Dentre as ações de valorização das pessoas, o pedestre não foi esquecido. Toda a população – principalmente os motoristas – está sendo orientada a respeitar as faixas destinadas à passagem deles. É mais uma campanha para garantir a cidadania ao pessoense e bem estar ao visitante. Dessa forma, o motorista já está se educando e sempre pára nas faixas, onde não há semáforos para os pedestres atravessarem. Demonstração de civilidade que vem orgulhando a todos os paraibanos e impressionando os visitantes.

O pedestre também ganhou espaço nas ruas e nas calçadas, isso porque o Ministério Público determinou que fossem devolvidas todas as áreas públicas para eles. Sem camelôs, barracas, fiteiros e outros empecilhos, foi garantido a todos uma excelente caminhada pelas ruas do centro e arredores, que possuem um vasto acervo histórico e arquitetônico formado, principalmente, de construções barrocas. É que a presença das ordens religiosas e o rápido enriquecimento dos barões do açúcar e do algodão deram à cidade, terceira mais antiga do Brasil com 424 anos de fundação, monumentos que, ainda hoje, impressionam pelo vigor e pela beleza das construções.

Uma das práticas preferidas dos turistas que chegam à Capital paraibana é a caminhada no calçadão da praia, sempre acompanhada pelos olhos atentos de profissionais que estão no local para orientar as atividades físicas e os alongamentos e verificar a pressão arterial de quem desejar.

Segurança e sossego

A cidade de João Pessoa é considerada uma das capitais mais seguras e tranqüilas do Brasil e desfrutar desse sossego, da brisa e das águas mornas do mar é um privilégio que todos devem experimentar. Esse sossego também é garantido por mais uma campanha desenvolvida pela Prefeitura do município, dessa vez contra a poluição sonora. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz a campanha de conscientização da população e mantem equipes de plantão para averiguar as irregularidades que são denunciadas através de um telefone, que pode ser acionado a qualquer hora do dia.

Então, quando quiser fazer turismo em uma cidade que preserva o bem estar do cidadão – seja ele turista ou habitante – pense em João Pessoa, uma terra boa para quem visita e melhor ainda para quem nela mora.

 

 

 

 

Agradecimentos:

Texto: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/setur/

Imagens: João Pessoa Convention: http://www.joaopessoaconvention.com.br/v2009/index.php?p=galeria_fotos