Mesa-Redonda: Processos de Mediação com uso da TICs

 

A mesa tem como objetivo reunir reflexões e experimentos sobre as tecnologias digitais como processos de mediação no contexto das práticas pedagógicas. Para tanto, apresentará estudos e práticas que ilustram e apontam o uso das TICs como elementos estruturadores das novas formas de pensar e atuar na atualidade. Com o foco direcionado aos novos espaços de aprendizagem assim como as novas práticas pedagógicas no contexto da educação a distância, a temática central tecerá considerações indicadoras sobre a perspectiva do assunto em questão.

 

Composição da Mesa

Presidente da Mesa:
Prof. Jerônimo Freire Silva
- Vice-diretor da Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal/RN. Pesquisador do Instituto Natalense de Educação Superior – INAES. Doutorando em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN. 2002. Mestrado em Engenharia Mecânica. Área de Concentração: Ciências dos Materiais, UFRN, Natal (RN), 1997. Graduação em Física, Lic., Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN. 1984. Professor Adjunto em Regime de 20 horas. Universidade Potiguar (UnP), Natal, RN. De 01-1993/2005. Pesquisador Visitante no Instituto Politécnica da Guarda (IPG), Portugal, Guarda, Departamento de Física. De 12 a 28 de a novembro de 2000. Pesquisador visitante no Laboratório de Multimídia junto ao Dr. Antônio Saldanha. Departamento de Física, da Universidade Metropolitana de Ciências de la Educacion. Santiago do Chile, Chile. De 16 a 31 de outubro de 2002. Consultor da Empresa Infotec Bureau na área de Tecnologias Educacionais, desde 1998.(jeronimofreire@hotmail.com)
 

Paulo Gileno Cysneiros - UFPE
Doutor em Psicologia Educacional (Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem), pela Syracuse University, Syracuse, New York (1979). Mestre em Psicologia Educacional pela Michigan State University (1972); Psicólogo pela Universidade Católica de Pernambuco, Recife (1968). Pesquisador em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação desde 1985. Pesquisador do Laboratório Liber da Universidade Federal de Pernambuco.  Ex-Coordenador no Núcleo do Projeto Educom (Informática na Educação) na Universidade de Pernambuco. Professor de cursos de Especialização em Tecnologias da Informação na Educação em mais de uma dezena de universidades e IES brasileiras, onde vem  atuando até o presente (UFPE, UFPB, UFAL, UFSE, UEFS, PUC-Salvador, UFMS, UFPA, PUC-MG, UNIT, Unicamp, entre outras). Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (aposentado em 1996).  Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (1999-2000); Prof Visitante da Universidade Estadual Vale do Acarau (Sobral, Ceará, até 2004);  Prof  da Universidade Tiradentes (Aracaju), em 2006. Representante brasileiro na Red Iberoamericana de Informática Educativa (21 paises, incluindo Portugal e Espanha). Tem atuado em Comitês Científicos de congressos nacionais e internacionais na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TIC). Membro de Conselhos Editoriais de Revistas Cientificas em Educação e em TICS, nacionais e internacionais (Revista Brasileira de Informática na  Educação, Revista de Informática Educativa (Colômbia), Revista da FAced
(UFBA), Diálogo Educacional (PUC-PR) entre outras. Autor de vários
capítulos de livros, artigos acadêmicos e textos na Internet, na área de TICs
aplicadas à Educação. Atualmente é membro do Comitê de Assessores Pedagógicos da SEED-MEC - Programa Um Computador por Aluno.

(pgcysneiros@gmail.com)

Tema: Tutoria em EAD numa instituição particular do Nordeste

 

Sandra H. Rodrigues - FUNDAJ

Formada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Administração de Pernambuco - FCAP. Mestra em Gestão de Políticas Públicas na área de C&T. Docente da Escola Superior de Marketing – ESM  e Faculdade Pernambucana – FAPE. Atua como coordenadora de ensino do Curso de Comunicação Social da Faculdade Pernambucana - FAPE. É editora responsável pela publicação científica MERCATUS da Escola Superior de Marketing. Atualmente coordena o Núcleo de Educação a Distância  - NEAD da Fundação Joaquim Nabuco onde desenvolve projetos em ambientes virtuais de ensino.

sandra.rodrigues@fundaj.gov.br

Tema: Os games como ambientes de imersão cognitiva e social: seu uso na aprendizagem a distância
 

Luiz Gustavo Cordeiro – UFPE

Coordenador de Pós-Graduação a distância na UFPE. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Idéias de Hipermidia Virtus da UFPE onde desenvolve projetos de educação a  distância através do ambiente virtual de ensino ENSINAR. Mestre em Auditoria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenou juntamente com a FUNDAJ a capacitação totalmente a distância de 200 auditores de IFES e CEFET´s. Tem livros publicados sobre linguagem de exibição de informações financeiras denominada XBRL. (luizgustavosilvacordeiro@hotmail.com)
 
Tema: Práticas pedagógicas através de ambientes virtuais de ensino: conhecendo o ambiente ENSINAR

 

 

FECHAR