Mesa-Redonda: Jogos Eletrônicos e EAD

 

Profa. Dra. Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

Jogos eletrônicos: saberes construindo saberes

 

Resumo:

Estudos realizados tanto no Brasil quanto em outros países como os Estados Unidos revelam que os jogos eletrônicos desenvolvem habilidades e competências dos jogadores e podem também colaborar no preparo para o mercado de trabalho. Oportunizam uma aprendizagem necessária para o mundo em que vivemos, repleto de novas tecnologias e conseqüentes transformações sócio-estruturais, emocionais, de linguagem e de comportamento. Dessa forma podemos afirmar que os jogos eletrônicos têm implícito um currículo. Um currículo não impositivo, que consegue esclarecer melhor as áreas de interesse e de aprendizagem dos jovens. O aspecto lúdico, as cores, as imagens e o movimento oportunizado por essa interface exercem fascínio e os jovens ficam horas e horas com sua atenção capturada, rendidos ao encanto. Tudo isso converge para um currículo resultante de atividades de constante produção e reprodução, de montagem e remontagem, saberes que vislumbram a integração e construção de  novos saberes na educação a distância.