Mesa-Redonda: “A EAD Pela Ótica do Estudante”

 

O CIEE – Centro de Integração Empresa Escola é uma associação filantrópica, sem fins econômicos, beneficente de assistência social e reconhecida utilidade pública.

Há 41 anos, o CIEE mantém-se fiel à missão que recebeu de seus fundadores: integrar a empresa e a escola no esforço de inserção do jovem estudante no mercado de trabalho.

Inspirado na sólida experiência que acumulou ao longo de mais de 4 décadas, o CIEE sempre incorpora novos processos e novas tecnologias, para atender com mais facilidade, conforto e maior eficiência os jovens e as empresas, em harmonia com as instituições de ensino.

É essa expertise que está concentrada no Programa CIEE de Educação a Distância, lançado em março de 2005, com o objetivo de por meio do desenvolvimento de competências, preparar os jovens para preencher os requisitos exigidos pelo mercado de trabalho.

Com o lançamento do Programa CIEE de Educação a Distância, nossa instituição deu um gigantesco passo à frente no atendimento aos jovens estudantes e, por conseqüência, às empresas que contratam os estagiários.

Optamos pelo oferecimento de cursos livres que tem como objetivo principal a capacitação, aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos dos estudantes do ensino médio, técnico e superior.

Os conteúdos programáticos foram elaborados a partir de uma demanda percebida no mercado de trabalho e estes conteúdos reforçam nos estudantes as habilidades mais valorizadas nos processos seletivos e nos ambientes profissionais.

Para hospedagem destes cursos criou-se um ambiente virtual de aprendizagem, a Comunidade Virtual CIEE. O princípio orientador foi o de possibilitar a aprendizagem colaborativa e o compartilhamento do conhecimento, isto porque consideramos que a aprendizagem não é um processo solitário. Assim, no ambiente virtual de aprendizagem, a interação entre os estudantes foi bastante valorizada, assim como o relacionamento do aluno do curso com o seu tutor. Esta interatividade multiplica as oportunidades para a troca de aprendizagem e compartilhamento das idéias. Os participantes ficam envolvidos em um contexto de aprendizagem que lhes propõe problemas, e em suas resoluções podem construir hipóteses, observar e rever suas concepções anteriores, tomar decisões, num diálogo permanente com a realidade de mercado.

Uma preocupação permeou nosso trabalho desde o início: oferecermos cursos atrativos para que os estudantes realizassem todos na íntegra, obtendo assim a certificação, importante para seu currículo que consta em nosso banco de dados.

Para tanto, realizamos as mais variadas pesquisas, pesquisas estas com a finalidade de identificação do que os estudantes mais gostam e menos gostam em programas de EAD, ou seja, como a educação a distância é vista por nosso jovem?

A equipe se propôs à revisão dos cursos do programa desde que constatada a pertinência do proposto pelos estudantes nestas pesquisas.

Até o presente momento já atendemos 45 mil estudantes aproximadamente, o que comprova o sucesso de nossos cursos.

Zélia Ribas Varajão Teixeira  Soares

·     Licenciatura em Pedagogia e Filosofia; Mestrado em Comunicação, Educação e Administração- Universidade São Marcos/2004.Área de Pesquisa: Educação a Distância e a Capacitação Profissional; Mestrado em Ciências Humanas  - Universidade São Marcos/2002. Área de pesquisa: Educação a Distância e o Mercado de Trabalho.
Experiência Profissional
: Vinte e cinco ( 25 ) anos atuando na área educacional, 12 dos quais na área da educação a distância. 2003- 2005 – Consultora/Gerente Educacional do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola 1998 a 2004  – EBRAE – Escola Brasileira de Ensino a Distância - Gestora de curso a distância. 1998 – CEE – Conselho Estadual de Educação de São Paulo - assessoria na análise de cursos de educação a distância.