ABED Expo-EaD  Encontros Fale Conosco Hospedagem Imagens
Inscrições Localização Mini-Cursos Participantes Parceiros Programa Sala de Imprensa  Principal


Mantenedores ABED

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

A Associação Brasileira de Educação a Distância

 

A Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, criada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em educação a distância e em novas tecnologias de aprendizagem.

Seus objetivos principais são:

Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;
Incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;

Apoiar a “indústria do conhecimento” do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;

Promover o aproveitamento de “mídias” diferentes na realização de educação a distância;

Fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.


O escopo principal da ABED inclui instituições, empresas, universidades e pessoas interessadas em discutir e aprofundar conhecimentos em educação a distância.


Com esta finalidade, a ABED organiza congressos, seminários, reuniões científicas e cursos voltados para a sistematização e difusão do saber em EAD.


A ABED é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e filiada a instituições internacionais entre as quais o International Council For Open and Distance Education – ICDE.


A página da ABED na Internet traz a “Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância”, trilingue, dedicada a estudiosos de EAD, textos e trabalhos sobre EAD, calendário de eventos, clipping de notícias dos principais jornais, links relacionados a EAD, e endereços de cursos a distância. Está em constante atualização, tendo sempre como foco os associados e as pessoas que pretendem se envolver com esta área do saber pedagógico
www2.abed.org.br.


A ABED é composta pelas seguintes categorias de associados: Sócios Individuais: pessoas físicas interessadas na promoção da educação a distância como instrumento de progresso das sociedades democráticas; Sócios Institucionais: pessoas jurídicas interessadas nos objetivos da ABED; Sócios Honorários: pessoas físicas ou jurídicas de notável saber e que, por isso, são distinguidas pela ABED e Sócios Mantenedores: pessoas jurídicas que colaboram significativamente no intuito de incrementar o trabalho da ABED.


O objetivo maior da Associação é, portanto, o incremento do saber compartilhado em educação a distância e a crença de que, tal modalidade educativa já é uma realidade e um paradigma educacional adequado às grandes mudanças deste milênio.


A sede administrativa da ABED está em São Paulo, mais 27 Pólos instalados em vários estados da União garantem a representação nacional da Associação, permitindo ampla cobertura para suas atividades.

 

DIRETORIA DA ABED – 2003 - 2007

 

Presidente

Fredric Michael Litto – Escola do Futuro da USP – SP

 

Vice Presidente

Manuel Marcos Maciel Formiga – CNPq / UnB - DF

 

Diretores

Alfredo Eurico Rodrigues da Matta – Instituto Anísio Teixeira – IAT – BA

Arlette Azevedo de Paula Guibert – Guibert Assessoria em Educação – SP

Helena Lúcia Elias Riboli – Annalu Assessoria Educacional - Alfenas – MG
João Roberto Moreira Alves – IPAE Instituto de Pesquisas Avançadas Educação – RJ

Lina Sandra Barreto – UnB – Universidade de Brasília - DF

Roberto Palhares – Instituto Monitor – SP

Vani Moreira Kenski – Site Educaional SP

Waldomiro Pelágio Diniz Loyolla – Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU - SP


Conselho Científico

Waldomiro Pelágio Diniz de Carvalho Loyolla – UNIEMP/SP; Alfredo Eurico Rodrigues Matta (UCSAL/BA), Araci Hack Catapan (UFSC/SC), (Benedito Barraviera (UNESP/SP), Bernardo Kipnis (UnB/DF), Carlos Bielschowsky (CEDERJ/RJ), César Augusto Nunes (USP/SP), Elian de Castro Machado (UFC/CE), Elizabeth Rondeli (UFRJ/RJ), Gilberto Mucilo de Medeiros (RS), Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP/SP), Janae Gonçalves Martins (VIAS/SC), José Manuel Moran Costa (FS/SP), Lina Romiszowski (TTS/RJ), Lynn Rosalina Gama Alves (UNEB/BA), Márcio Luiz  Andrade Neto (UNICAMP/SP), Márcio Luiz Bunte de Carvalho (UFMG/MG) Vani Moreira  Kenski (USP/SP) e Ymiracy Nascimento de Souza Polak (FEPAR/PR).

 

Conselho de Ética e Qualidade

Elizabteh Pires Rizzato (USCS), Gley Fabiano Cardoso Xavier (SENAC-SP), Itamar Alves Leal dos Santos (UFMA), Jean Marlos Pinheiro Borba (UEMA), Maria Antonieta Pires (FIRJAN), Mariana Reis Raposo (UNISESI), Anna Beatriz de Almeida Waehneldt (SENAC-RJ), Jerônimo Jorge Cavalcante Silva (FTC), Messias Emanuel Galvão Pugliesi (Visconde de Cairu), Vera Salvador (UGF), Ricardo Santos Lima (FIEB), Laura Coutinho (PUC-Rio) 

 

Conselho Fiscal

Marco Resende Veiria (WebAula/MG), Gilson Fais (USP/SP), Fátima Bayma de Oliveira (FGV/RJ) Rita Maria Lino Tarcia (UNISAL/SP), Erenice de Almeida Alencar (DTCom/PR); Ari Antonio da Rocha (UFRN/RN).

 

Pólos ABED

Alfenas, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Leste de Minas, Manaus, Porto Alegre, Recife, Reino Unido - UK, Ribeirão Preto, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André (SP), Santos, São Luís, São Paulo, Palmas, Uberaba e Vitória

 

 voltar | ir para o topo | página inicial

14mar07