MINI-CURSO  12

 

Título

Planejamento, Estruturação e Gestão de Curso e Disciplina a Distância

 

Professores:

Janae Gonçalves Martins, Dra – janaegm@gmail.com
Fernando José Spanhol, M.Eng –
spanhol@led.ufsc.br


 

1.      Justificativa:

 

Conhecer a EaD implica buscar na historicidade dos atos e fatos a compreensão das possibilidades de transformações, das dificuldades e facilidades. Significa inserir-se e integrar-se num tempo e espaço, num contexto de demandas por formação e suas influências sobre a educação presencial que conhecemos e a não-presencial, na reorganização do trabalho docente e nos processos de aprendizagem.

 

  2. Objetivos

2.1  Objetivo Geral

Refletir acerca dos conceitos de Educação a Distância e as suas implicações na prática docente, considerando os avanços tecnológicos, relevantes nessa análise.

 

2.2  Objetivos Específicos

·          Relacionar os conceitos norteadores da educação a distância com mediação pedagógica do processo ensino-aprendizagem.

·          Conhecer os critérios de qualidade necessários à produção do material didático impresso.

·          Refletir sobre as possibilidades didático-pedagógicas na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem.

·          Identificar as potencialidades da videoconferência.

 

 

3        Ementa

·          Conceitos norteadores em educação a distância - concepção de educação a distância; mediação pedagógica em EaD: relação professor x aluno.

·          Redimensionamento de Tempo e Espaço na Educação a Distância – recursos didáticos e suas possibilidades; avaliação em educação a distância e Planejamento.

 

·          Produção de Material Impresso - o texto didático impresso; recursos e orientações para a produção; estratégias de produção textual; material didático digitalizado.

·          Possibilidades Didático-Pedagógicas na Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - ambiente virtual de aprendizagem; princípio da autonomia; princípio da aprendizagem colaborativa e cooperativa; princípio da interação e da interatividade; comunidades virtuais de aprendizagem; ambiente virtual x comunidades virtuais de aprendizagem.

 

4        Metodologia

·          Aulas expositivas dialogadas;

·          Debate em pequenos e grandes grupos;

·          Uso de recursos audiovisuais;

·          Dinâmicas de grupo.

 

Janae Gonçalves Martins, Drª

Fez o doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Mídia e Conhecimento.

Atualmente, atua como Pesquisadora no Instituto Virtual de Estudos Avançados – VIAS em Florianópolis/SC. Responsável local do Comitê Científico (Pólo ABED/SC) para o 12º Congresso Internacional de Educação a Distância/2005. Foi Coordenadora do Departamento de EaD da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI/SC, de dez/2002 a jan/2005 onde gerenciou uma equipe composta por quinze profissionais doutores, doutorandos, mestres e graduandos. Atuou como Professora colaboradora do Laboratório de Ensino a Distância (LED) da UFSC, Tutora de Orientação de 38 Dissertações, participação em 69 bancas de mestrado, qualify e doutorado, 40 trabalhos publicados em eventos. Está envolvida com a área tecnológica e educação, desde 1996.

Fernando José Spanhol, M.Eng
Doutorado em PPGEP.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Modelo de Interface Amigavel para comunicadores pessoais de Terceira Geração aplicado à Educação a Distância, Orientador: Ricardo Miranda Barcia, Phd.
Palavras-chave: Ambientes; Educação a Distância; Tecnologia; Videoconferência; Laboratório de Ensino a Distância; Ergonomia de Interfaces.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Desenvolvimento de Produto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Processos de Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Setores de atividade: Formação permanente e outras atividades de ensino, inclusive educação à distância e educação especial; Informática; Educação superior.

 

 

 

 

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