MINI-CURSO 11

 

Comunicação e linguagem na construção de conteúdos para cursos on-line

 

Maria Isabel Porazza Mendes – SENAC SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo
 

Nívia Maseri de Moraes - SENAC SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo

 

 

Objetivos:

o         Refletir sobre as relações existentes entre diferentes linguagens utilizadas para expressar conteúdos diversos e os próprios conteúdos;

o         Compreender a necessidade de trabalhar com diferentes linguagens em cursos on-line;

o         Analisar diversas linguagens (narrativas) que possam ser utilizadas em cursos on-line;

o         Construir conteúdos para cursos on-line utilizando diferentes linguagens.

 

Breve descrição

O objetivo principal deste mini-curso é a construção de conteúdos para cursos on-line por meio de diferentes linguagens de comunicação (histórias em quadrinhos, vídeos, novelas, quizzes, entre outros). Sendo assim, este trabalho será iniciado com a sensibilização dos participantes com relação à necessidade do estudo de outras linguagens (narrativas) que forneçam condições mais eficazes para estabelecer um processo de comunicação entre os alunos em geral e o tutor. Assim, um ambiente de aprendizagem efetivo é facilitado.  

Para alcançar tal objetivo, serão organizadas várias atividades para aplicação dos conceitos apresentados onde se espera que os alunos possam compreender com clareza a importância desse tema.

 

A oficina é bastante prática e dinâmica permitindo que os professores tenham oportunidades de compreender os conceitos mais importantes da comunicação e da linguagem na construção dos conteúdos on-line.

 

 

Maria Isabel Porazza Mendes
Doutoranda no Programa de Ensino e História da Ciência na UNICAMP (Instituto de Geociências – Departamento de Geociências Aplicadas à Educação) com trabalho de pesquisa em Educação a Distância e História da Ciência. Mestre em Geociências aplicadas à Educação, pelo Instituto de Geociências da Unicamp e especialista em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade São Francisco. Graduada em Matemática e com experiência de 20 anos de docência em escolas particulares e públicas de São Paulo. Atualmente, coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação a Distância do Senac São Paulo.

 

Nivia Maseri de Moraes 

Mestranda em Psicologia, graduada em Administração de Empresas e em Pedagogia com especialização em Tecnologia Educacional. Atua há mais de cinco anos em projetos de Educação a Distância, tendo participado na elaboração dos primeiros cursos de graduação on-line ofertados no país. Atualmente, compõe a equipe de coordenação pedagógica do Núcleo de Educação a Distância do Senac São Paulo.
 

FECHAR