MINI-CURSO 03

 

O suporte afetivo na educação a distância: como manter o aluno

 

Jean Marlos Pinheiro Borba

 

O porquê da escolha da Afetividade?!

 

Nossa experiência com EaD desde a tutoria até gerência de núcleo e elaboração de conteúdo, tanto de sucesso e de fracassos, nos permitiu iniciar estudos sobre o fenômeno da Afetividade na Educação, preferencialmente na EaD. A EaD tem algumas características, dentre elas o respeito as diferenças individuais e ao ritmo de aprendizagem de cada um, todavia nem sempre esse fato é levado em consideração. Há pontos importantes a serem considerados. A afetividade é uma questão essencial na elaboração cursos a distância sejam eles em ambientes virtuais de aprendizagem ou através de outros meios. Conhecer os alguns aspectos teóricos e epistemológicos relacionados as diferenças conceituais e epistemológicos sobre a relação afeto-emoção-sentimeno na EaD é relevante para qualquer profissional que deseja conhecer e manter o vínculo de forma não apenas diretiva. O paradigma presente reforça a diretividade na questão afetiva, é preciso pensar noutras propostas.

 

Objetivo Geral:

Apresentar alguns fundamentos que norteiam a questão afetiva na educação, destacando os princípios importantes que devem ser valorizados no processo educativo a distância, enfocando enfoque não diretivo.

 

Objetivo Específicos:

·                     Apresentar as diferentes visões de homem e de abordagens teóricas em relação a questão da afetividade na Educação, enfocando preferencialmente a abordagem não-deretiva;

·                     Ratificar a importância da afetividade do educador no processo educativo a distância;

·                     Discutir a relação entre o suporte afetivo e os diferentes suportes tecnológicos;

·                     sensibilizar os participantes para conhecer as questões teóricas e epistemológicas que norteiam a afetividade e o processo educativo a distância.

Carga horária:

Público alvo

Pessoas que trabalham ou pretendem refletir e valorizar a questão afetiva no planejamento, na avaliação e no acompanhamento de cursos a distância.

 

Programa

· 1ª Parte: Conceitos Básicos e fundamentos teóricos básicos;

 

· 2ª Parte: O Papel do Professor. A afetividade do Educador: O planejamento de objetivos afetivos.

 

 3ª Parte   Afetividade, novas tecnologias e EAD

 

4ª Parte   A contribuição do enfoque não-diretivo

·         

 

Estratégias de ensino e aprendizagem

Exposição dialogada, leituras e discussões de experiências dos participantes e de textos, trabalhos em grupos e laboratório de práticas. O conteúdo será trabalhado presencialmente podendo as discussões serem ectendidas através de comunidade virtual.

 

                     Frase para reflexão:  Por que nossa educação é tão embrutecedora e cega, se nossas crianças são tão ricas? Por que a humanidade teme   tanto a  espontaneidade, se atitude espontânea conduz tão rapidamente ao crescimento responsável? Por que nos falta confiança no futuro, se forças sociais intensas e construtivas podem ser liberadas no indivíduo através da aceitação de alguns poucos princípios básicos?  (Carl R. Rogers)
 

Jean Marlos Pinheiro Borba é Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA lotado no Departamento de Estudos de Administração – DEA da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. É o atual Coordenador do Pólo da ABED no MA e Membro do Conselho de Ética e Qualidade da ABED. Mestre em Administração; Especialista em Educação Profissional e Novas Tecnologias em Educação. Bacharel em Ciências Contábeis. Acadêmico de Psicologia da UFMA. Atualmente pesquisa a questão da Afetividade e do vínculo na Educação a Distância.

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