ABED

Apresentação

Cidade

Fale Conosco

Expo-EaD

Encontros

Hospedagem

Imagens

Inscrições

Legislação

Localização

Mini-Cursos

Sala de Imprensa

Parceiros

Prêmios

Programa

Trabalhos Científicos

 Principal


Mantenedores ABED

 



 

 

O 4º Seminário, O Aluno e a Aprendizagem

 > Comissões do evento

"A Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED realizará o 4º Seminário Nacional de Educação a Distância, no período de 9 a 11 de abril de 2006, em Brasília, com o tema “Apoio ao Aluno para o Sucesso da Aprendizagem”.

Propõe-se a ABED oportunizar a discussão de alternativas de recursos e formas de mediação da aprendizagem, com vistas à construção de aprendizagens significativas e a propiciar a todos os participantes do evento oportunidades de interaprendizagens, a partir das trocas enriquecedoras de experiências, do estabelecimento de laços de cooperação e do fortalecimento da comunidade brasileira de EAD.

Perseguindo constantemente a qualidade na educação a distância, a ABED convida autoridades, pesquisadores, educadores, gestores, técnicos, enfim, todas as pessoas envolvidas com a busca de novos caminhos para a educação, a contribuírem com seus conhecimentos e experiências na discussão de formas de apoio ao estudante de cursos a distância, visando possibilitar melhores condições de aprendizagem a todos os alunos. Temos hoje uma variedade de tecnologias, cada dia mais acessíveis, que possibilitam estruturar propostas pedagógicas variadas que atendam aos alunos e às organizações em suas especificidades e interesses.

Considera-se essencial que as discussões encaminhem-se no sentido da mudança de paradigma que vem emergindo na educação, com o deslocamento da ênfase do quantitativo para o qualitativo; do individual para o colaborativo; das visões fragmentadas para a visão global da realidade e dos interesses de poucos para os da humanidade em sua totalidade, responsabilidade de todos e de cada um de nós.

Os cenários atuais apontam para uma explosão da EAD, em especial do e-learning e da utilização de seu arcabouço teórico-prático nos cursos presenciais, o que exige um aprofundamento permanente da reflexão a respeito de seus caminhos, seus recursos, mas, sobretudo dos seus resultados na aprendizagem de todos os alunos, em todas as modalidades de ensino."

Rosa Pessina - outubro/2005

 

 voltar | ir para o topo | página inicial