Mantenedores ABED

 

A Educação a distância nos sistemas de ensino e sua influência no mercado de trabalho

 

O objetivo do Seminário é tecer um painel sobre a participação dos sistemas, suas dificuldades e acertos na condução e apreciação de propostas de credenciamento de instituições e autorização de cursos, a forma de organização e as perspectivas para a educação a distância em nosso país. Discutir até que ponto a liberdade de organização tem contribuído para o desenvolvimento e a veiculação de programas em todos os níveis e modalidades de ensino.

 

A iniciativa da União de delegar aos sistemas de ensino as atribuições de credenciamento de instituições e autorização de cursos de educação básica em sua jurisdição, infelizmente, até o momento, não ofereceu resultados que permitam enxergar um futuro melhor para a EaD. Em boa parte devido ao desencontro entre as iniciativas estaduais, que variam da desconfiança excessiva até a simples ignorância. Faltam especialistas “de fato”, enquanto sobram especialistas “de direito”, para a condução dos processos. Falta também um compromisso claro com prazos e procedimentos, a fim de que as propostas não se inviabilizem. Falta, ainda, em alguns contextos, vontade política para incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas, como prevê e garante a LDB.

 

Apesar dos problemas e da falta de uniformidade na condução das suas políticas, são inúmeros os benefícios em formação que a EAD já está trazendo. Alguns números disponíveis, ainda que precariamente, demonstram um crescimento fenomenal e irreversível desta modalidade de educação.

 

Urge uma política nacional formulada especialmente para EAD de nível básico. Uma política que antes de dispensar-lhe um tratamento de desconfiança, de deixá-la ao sabor de interesses locais, pessoais e políticos, incentive a sua utilização e contribua para a construção de uma EAD de qualidade.

 

Contamos com a presença de todos aqueles que se interessam pela Ead. O sucesso deste seminário representará o assentamento de mais um tijolo na construção deste brilhante edifício que, lamentavelmente, em termos nacionais, ainda se encontra nos alicerces.

 

Professor Roberto Palhares

Diretor de ABED e Presidente do 3º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

janeiro de 2005


Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED realiza a terceira edição do Seminário Nacional em São Paulo

 

A Educação a Distância nos Sistemas de Ensino e sua Influência no Mercado de Trabalho” é o tema do evento promovido pela ABED com a co-realização da Universidade Anhembi Morumbi

 

Acontece, de 17 a 20 de abril, na Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, o 3º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância, que visa discutir os diferentes sistemas de ensino e como eles influenciam o mercado de trabalho sob o prisma da EaD (Educação a Distância).

De acordo com o Prof. Roberto Palhares, diretor de relações com o sistema produtivo da associação, as discussões serão focadas para a questão da organização dos diferentes sistemas de ensino nos Estados brasileiros de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “A lei estabelece, entre outras, que cada Estado tenha a sua ‘liberdade de organização’ de seu sistema de ensino; queremos, através dos variados colóquios do Seminário, tecer um painel sobre os resultados mais recentes dessa forma de organização e as perspectivas para a educação a distância no Brasil. Queremos discutir até que ponto a ‘liberdade de organização’ tem se traduzido em efetiva ‘colaboração’ entre os diferentes sistemas”, explica o professor.

 

Para ele, será também uma oportunidade para se discutir até que ponto a EaD é prejudicada, dada à sua extraterritorialidade, nos processos de credenciamento de instituições e autorizações de cursos por todo o país. “Certamente, é um momento muito especial e importante para discutirmos o rumo da abrangência da educação aqui, já que, com cada Estado tendo sua própria organização, o processo acaba travando quando, na verdade, precisa-se, com urgência, de uma maior velocidade e abrangência na questão da Educação, o que só é possível mediante à EaD. Para podermos fortalecer nosso país, é preciso que o façamos a partir da base educacional e, para tal, as discussões no Seminário serão um parâmetro de relevo nesta questão”, afirma Palhares.

 

O diretor da ABED ainda informa que entre os diversos painéis, serão abordadas as novidades tecnológicas em e-learning, os investimentos e lucratividade de empresas e instituições ligadas à EaD, a capacitação de profissionais específicos para monitorarem o ensino a distância e análises de casos de sucesso em EaD entre distintos pontos de interesse.

______________________________________________________________________________________________

ABED.

A Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED é uma instituição científica, sem fins lucrativos, criada há 10 anos por um grupo de educadores interessados em educação a distância e novas tecnologias de aprendizagem, que tem como finalidade o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento, a promoção e a divulgação desta modalidade de ensino. Fazem parte deste segmento desde os cursos mais atuais on line, até os por correspondência, passando por aulas em vídeos, DVD´s, rádio, telefone e por televisão, como é o caso, por exemplo, do Telecurso Segundo Grau, da Fundação Roberto Marinho, um sucesso irrefutável. Anualmente, a entidade realiza um Congresso e um Seminário para debater a questão, reunindo considerável número de educadores e interessados pelo tema.
______________________________________________________________________________________________________________

Universidade Anhembi Morumbi.

Fundada em 1982, a Universidade Anhembi Morumbi surgiu quando a Faculdade de Comunicação Social Anhembi e a Faculdade de Turismo do Morumbi tornaram-se uma só instituição, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngüe e Administração. Em seus primeiros anos, caracterizava-se pelo desenvolvimento de novas carreiras universitárias e pelo redirecionamento das carreiras existentes. Em 1997, a Faculdade Anhembi Morumbi transforma-se em Universidade Anhembi Morumbi. Na década de 90, a instituição lança mais cursos superiores inéditos no Brasil – Moda e Turismo. Hoje, a Universidade Anhembi Morumbi tem mais de 25 mil alunos e cerca de 900 docentes. A Anhembi Morumbi destaca-se no segmento educacional de ensino superior por suas ações inovadoras e criativas, além do pioneirismo na implementação de cursos como Design de Games, Design de Marcas e Mestrado em Hospitalidade. Desde sua criação e por toda sua trajetória, a Universidade Anhembi Morumbi vem preparando seus alunos para se tornarem profissionais empreendedores e aptos a atuar em diversos setores do mercado.
______________________________________________________________________________________________________________

Serviço
Evento: 3º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

Realização: Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED e Universidade Anhembi Morumbi

Tema: “A Educação a Distância nos Sistemas de Ensino e sua Influência no Mercado de Trabalho”

Quando: de 17 a 20 de abril de 2005

Onde: Universidade Anhembi-Morumbi. R. Casa do Ator,  275 - Vila Olímpia – São Paulo

Quanto: R$ 200,00 até 10 de março de 2005

Inscrições e mais informações: (11) 5087.3455 (http://www.abed.org.br/seminario2005)

 ______________________________________________________________________________________________

Informações para a Imprensa (ABED): ADCom Comunicação Empresarial (11) 3825-7171 / 3825-6939 karina@adcompress.com.br

Informações para a Imprensa (Universidade Anhembi Morumbi): Gaspar & Associados / Rafaela Cortina (11) 3845-2109 / 3037-3225 rafaela@anhembi.br

Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED
Rua Vergueiro, 875, cjs. 123/124 - Liberdade - São Paulo - SP - CEP  01504-000  - Tel: 11 3275-3561 -  Fax: 11 3275-3724
http://www.abed.org.br  - abed@abed.org.br