Mantenedores ABED

  Falar do Estado de São Paulo é sempre no superlativo. É o Estado com a maior população, o maior parque industrial, a maior produção econômica, o maior registro de imigrantes e, como também não poderia deixar de ser, com toda a complexidade do Estado mais cosmopolita da América do Sul. Foi construído com o vigor e o duro trabalho de povos de todas as partes do Brasil e do mundo, mantendo arraigada em cada pedaço desta terra a vocação para o trabalho. São 645 municípios e uma população que ultrapassa 36 milhões de habitantes. Com a melhor infra-estrutura e mão-de-obra qualificada, São Paulo pode mesmo ser chamado de "A Locomotiva do Brasil". O Estado produz de tudo, principalmente produtos de alta tecnologia. Mas o destaque não é só na indústria. O paulista também fez da agricultura e da pecuária uma potência.

Na economia, são mais de 250 shopping centers e uma ampla rede atacadista e varejista espalhada por todo o Estado, e a participação de São Paulo no sistema bancário brasileiro chega a quase 50% de todo o volume movimentado. É na capital que está a maior bolsa de valores da América Latina.

 

 

A capital paulista é cheia de surpresas. Está longe o tempo em que era apenas considerada a terra da garoa, do trabalho e do concreto.

São Paulo, a capital, tem sim sua garoa, geralmente nos primeiros três meses do ano. É mesmo a cidade do trabalho, do corre-corre, do dia-a-dia cheio de atividades. O concreto é aparente, visível, com seus prédios monumentais, os shoppings, os bairros residenciais.

Mas São Paulo é muito mais. Seus parques são verdadeiros oásis no meio da agitação da cidade grande. Seus monumentos e pontos turísticos contam a história, não só do Estado, mas do Brasil, e são visitados por brasileiros e estrangeiros. A gastronomia oferece opções para todos os gostos e bolsos, em uma grande variedade de locais.
 

Quatro décadas de muito trabalho e dedicação

Em 1970, um grupo de publicitários instala em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos funda a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área.

Em 1982, as duas instituições se unem e surge a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngüe e Administração.

Na década de 90 são lançados cursos superiores inéditos no Brasil:  Negócios da Moda; Pedagogia, com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; e Farmácia, com ênfase em Cosmetologia; Design Digital entre outros. Em 1997, a Instituição se credencia como Universidade. No ano seguinte, funda seu segundo campus, no prédio que abrigava a fábrica da São Paulo Alpargatas no bairro do Brás, um marco da industrialização do Estado. Em 1999 implanta os Cursos Seqüenciais, que oferece diploma de Formação Específica em dois anos.


Em 2001, é implementada a Graduação Modulada, a qual permite que o aluno obtenha até três diplomas de nível superior, e é criado o Curso Superior de Aviação Civil. No ano seguinte, inaugura o Centro de Design e Moda Anhembi Morumbi (Campus Morumbi) e o Campus Vale do Anhangabaú, que passa a sediar o novo curso de Direito, entre outros da área de Negócios. Em 2003, é instituída a Graduação Tecnológica, que, além do diploma de formação específica e de bacharel, oferece, também, o diploma de formação de tecnólogo.

 Atualmente, a Anhembi Morumbi atende cerca de 27 mil alunos, distribuídos nos cursos de Graduação, Seqüenciais, Graduação Tecnológica, Extensão e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.
 

Textos: Site do Governo do Estado de São Paulo e da Universidade Anhembi Morumbi
Imagens: Site da Universidade Anhembi Morumbi