UNIDERP ABED


Fotos do evento

Mantenedores ABED

A adorável Campo Grande e a UNIDERP
 

A história de Campo Grande é calçada em três destacados personagens: João Nepomuceno e os mineiros José Antônio Pereira e Manoel Vieira de Souza.

 A José Antônio Pereira dá-se as honras e glórias de fundador da cidade, pois em 1872 ele e sua comitiva, acamparam em um local que denominaram mato cortado, onde se encontra hoje o horto florestal.

O desenvolvimento e o crescimento da cidade, por sua vez é ligado a três fatores: o comércio de gado, a chegada da estrada de ferro da Noroeste do Brasil em 1914 e a transferência em 1921, do Comando da Circunscrição Militar, até então sediado em Corumbá com a construção de seus quartéis e outros estabelecimentos militares.

Em 1930 a cidade já contava com cerca de 12 mil habitantes, 3 Agências Bancárias, Correios e Telégrafos, várias repartições públicas e estabelecimento de ensino primário e secundário, abastecimento de água canalizada, luz elétrica, telefone e clubes recreativos.

Morada dos Baís
Morada dos Baís


Já no início dos anos 60, Campo Grande abrigava a sua primeira instituição de ensino Superior, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, conhecida por sua sigla FUCMAT, transformada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Nessa mesma década é criada a Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), com um de seus campi instalado em Campo Grande, onde se concentram cursos nas áreas de saúde e ciências exatas e tecnológicas.
 


Parque das Nações

Depois da divisão do Estado, a UEMT se federaliza, tornando-se a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FUFMS), hoje (UFMS). Nos anos 70, criou-se o Centro de Ensino Superior “Professor Plínio Mendes dos Santos” (Cesup), antecessor da Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), no final da década instala-se em Campo Grande o primeiro governo do recém criado Estado de Mato Grosso do Sul. A nova capital recebe com isso,  novo impulso demográfico e econômico, mas o setor que mais cresce é o de prestação de serviços. Depois, já na década de 90, surgem a Sociedade Ensino e informática Campo Grande (Seic) e as Faculdades Integradas de Campo Grande (FIC – Unaes).

Hoje com cerca de 700 mil habitantes, Campo Grande firma-se como um dos mais importantes pólos econômicos  e de serviços do interior do continente.


Capital de um dos estados com menor densidade populacional, a cidade tem nisso um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma grande vantagem em relação a outras regiões mais exploradas. A Qualidade de vida. "Amor à primeira vista" é o que geralmente declaram os visitantes ao manifestar seu entusiasmo pela beleza da capital dos ipês, como também é conhecida Campo Grande.
 

Para a ABED, na escolha de Campo Grande como local para o evento, considerou-se a boa logística, o rodízio histórico dos eventos da ABED a facilidade de integração e a participação efetiva das comunidades acadêmica, governamental e empresarial.

Campo Grande ocupa posição privilegiada geograficamente, ou seja, está localizada no centro do Estado, eqüidistante de seus extremos: norte, sul, leste e oeste; está também localizada sobre o divisor de águas das bacias dos rios Paraná e Paraguai, o que facilitou a construção das primeiras estradas que até aqui chegaram ou que daqui partiram. Esta posição em muito contribuiu para que se tornasse a grande encruzilhada ou pólo de desenvolvimento da vasta região.
 


Arara Azul


Graças a seu solo avermelhado e seu clima tropical, a cidade é carinhosamente chamada de “Cidade Morena”, possui uma boa estrutura, com ampla rede hoteleira, bons restaurantes com variados pratos típicos; suas amplas e floridas avenidas, a fartura de verde, sol e espaço, o trânsito fluindo sempre tranqüilo transformam qualquer viagem pela cidade num passeio.

É por Campo Grande que começa toda aventura turística dos que se propõem a conhecer o Pantanal.
 


UNIDERP - Reitoria

A Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, tem como missão precípua integrar científica, técnica e filosoficamente esforços institucionais públicos e/ ou privados para o desenvolvimento regional sustentável.

Sem deixar de atender ao conjunto das áreas de conhecimentos universais, ocupa-se, em particular, de temáticas brasileiras regionais, quais sejam: Meio Ambiente, (em particular relativo ao Pantanal), Planejamento e Gestão Administrativos, Ecoturismo, Integração Regional, Programas de Desenvolvimento e Implantação de Serviços, Programas de Saneamento e Saúde Pública, Programas de Educação, incluindo Educação a Distância, Programas de Informatização, dentre outros.

 


A ABED escolheu a UNIDERP como parceira na realização do 2º Seminário Nacional de Educação a Distância – “Desenvolvimento Sustentável e Educação a Distância”, em razão da UNIDERP estar se consolidando na região, como pólo de desenvolvimento de pesquisa e estudo com atendimento à comunidade na área da  veterinária, medicina, agronomia e educação.  Já lançaram curso de pós-graduação a distância, dispondo de completa infra-estrutura para acolher o evento da ABED e seus participantes.

Site criado por Nalini - http://www.nalini.com.br