Produção, desenvolvimento e implementação
de um curso de cirurgia via internet
para profissionais médicos

  

 

Eduardo Tomaz Froes
UFMG - Universidade federal de Minas Gerais - departamento de cirurgia
etfroes@uol.com.br

Marco Túlio Baccarini Pires

 

(formato doc)

  

Resumo

 

A atualização de informação médica é imprescindível para um bom preparo profissional e uma boa prática médica. A internet representa uma grande possibilidade de atualização para médicos pelas facilidades já conhecidas e por ser assíncrona. No entanto fazer um curso para médicos via internet exige certos cuidados, planejamento e preparo. Nesse trabalho discutimos a produção, implementação e desenvolvimento de um curso a distância via internet para profissionais médicos, utilizando uma abordagem personalizada e professores sem experiência em educação a distância.

 

Palavras chaves:

Educação a distância, medicina, cirurgia, internet

 

 

1-Introdução

 

A  internet é uma ótima ferramenta para implementação e desenvolvimento de cursos para educação a distância para médicos. No entanto uma série de cuidados devem ser tomados para a busca dessas informações na web. A educação a distância na medicina é um tema ainda pouco explorado e poucos trabalhos existem na literatura. Nem sempre a quantidade de informação disponível nos sites da internet se traduzem em qualidade. A utilização de vídeos, fotografias e animações gráficas apesar da largura de banda que é necessário para estes fins, exigem muito cuidado na elaboração, no preparo e distribuição. Neste trabalho discutimos a implementação e desenvolvimento de cursos para área médica via internet.

 

2-            Objetivos

 

O objetivo deste trabalho é discutir uma abordagem personalizada para produção, implementação e desenvolvimento de um curso de cirurgia para profissionais médicos.

 

3-            Metodologia

Escolhemos um tema de cirurgia para a realização deste curso cuja população alvo eram estudantes de medicina e médicos já formados. O curso foi sobre “Hérnia da parede abdominal e região inguinal”.

Este foi desenvolvido a partir de um curso presencial que foi administrado por seis professores convidados. Este curso foi dividido em seis lições. No entanto esses professores não tinham  nenhuma experiência com educação a distância. Eles receberam um guia de orientação contendo um texto explicativo de como funciona  a EAD, a abordagem construtivista e algumas dicas  para a construção da aula que seria posteriormente transformada numa aula on-line. Esses pontos básicos seriam: os objetivos da aula, o que era essencial para que o aluno aprendesse em relação aquele tema, as ferramentas que poderiam utilizar como diapositivos, vídeos de cirurgia, além de questões de múltipla escolha e abertas para treinamento e avaliação do conteúdo ensinado. Para a transformação desse curso em curso on-line, um outro profissional médico, também especialista em cirurgia atuou como interlocutor, consultor e produtor do material a colocado no curso. Quando uma determinada aula poderia incluir um vídeo de cirurgia para aprendizado de uma determinada técnica, este vídeo era produzido por este profissional .Este mesmo  filmava, editava, retirava as fotos que seriam empregado na aula. Os vídeos eram disponibilizados para ser acessado por modem de 56 Kbs e 128 Kbps. Em um dos vídeos foi utilizado uma animação em terceira dimensão, utilizando o software studio 3Dmax, para melhor compreensão da técnica empregada. Os diapositivos utilizados para a aula presencial também foi modificado para o curso on-line. O conteúdo da aula não foi modificado, mas as ilustrações eram otimizadas e selecionadas para que não ficasse muito cansativo o excesso de fotografias e exemplos utilizados na aula presencial. Os links para sites de fora do ambiente de aprendizagem também eram cuidadosamente selecionados de acordo com o tipo de informação, credibilidade desta, patrocinadores do site entre outros cuidados. Os artigos utilizados como referenciais eram todos artigos de revista médica conceituadas  e relevantes em relação ao tema proposto.

O ambiente de aprendizagem utilizado foi LMS (Learning management System)  que foi desenvolvido baseado no software WIDS (Wisconsin Instructional Design System)   e possibilita um modelo de aprendizado de alta performance. Este sistema foi fornecido pela empresa  bibliomed, (http://www.bibliomed.com.br/) e permite o desenvolvimento de cursos/treinamentos/serviços de consultoria para aplicação à distância, extremamente objetivos e focados na qualidade do aprendizado.

 

 4- Discussão

 

Devemos pensar a educação como um processo contínuo de aprendizado e não somente no período em que se frequenta a escola.  O volume de informações médicas está duplicando a cada quatro anos. A maioria das escolas de medicina dão aos médicos mais de 10.000 mil horas de ensino e mesmo assim muitos se formam mal. Grande parte destas informações estarão obsoletas, e em poucos anos.(Sabbatini,1999). E outros autores concordam com isso pois, “a internet é uma oportunidade de ouro para a pesquisa e o ensino. Porém uma avaliação crítica dessa fonte de recursos educacionais para as escolas média e superior, principalmente no que diz respeito a confiabilidade e quantidade destas informações, precisa ser feita.(Ferreira, 1998).  Realmente a internet é uma espetacular fonte de provimento de informação para atualização, pesquisa, ensino para médicos e outros profissionais de saúde. Nesse curso optamos por utilizar o papel do interlocutor, cuja definição seria um profissional médico  que entendesse dos princípios da educação a distância e que fizesse  uma “ponte” entre os alunos e os professor, utilizando a emissão da informação para adaptar aos meios de comunicar com os alunos. Nos cursos a distância o objetivo principal deve ser  a construção de uma comunidade na qual as idéias possam ser desenvolvidas colaborativamente durante o desenrolar do curso. Dessa forma a seguir que o curso avança cria-se o significado socialmente construído que é o ponto principal de uma sala de aula construtivista. Essa capacidade de colaborar e criar o conhecimento e o significado é o sinal claro que a comunidade virtual foi criada com sucesso (Pallof and Pratt,2002)

Durante a implementação de um curso a distância para médicos ou mesmo pacientes, é imprescindível que se tenha em mente a legislação vigente para não violar a ética médica(CREMESP) e entidades tais como a “ health on the net foundation” (HON)que distribui “sêlos de qualidade” para sites de saúde. Esta organização suíça, não lucrativa, foi criada em 1995, com o objetivo de ser um guia padrão de ética para a internet. Ela contém oito princípios norteadores para os sites por ela credenciados.

Informação em saúde existe em uma enorme quantidade mas nem sempre isso se traduz em qualidade. Em um artigo publicado no JAMA, em 2001, os autores conferiram a acessibilidade, a qualidade do material de informação e a facilidade de leitura e compreensão dos textos em língua inglesa e castelhana. A conclusão foi de que a acurácia das informações não era boa e acessibilidade dos textos não era eficiente.(Winker and cols).

Desde 1979 na Inglaterra já existia formas de educação continuada a distância para médicos de área rural e utilizando o aprendizado baseado em problemas. Eram casos clínicos do dia a dia destas comunidades, os quais eram tratados em formas de discussão com suporte via telefone ou correio. A aceitação desses  cursos foi significativa e gratificante aos participantes.(Harden and cols,1979) Muitos educadores criticam que a utilização de vídeos, ou ferramentas que possam limitar o acesso aos alunos é prejudicial aos curso via web. Nos cursos para médicos e principalmente algumas especialidades como cirurgia, que é o exemplo deste caso, seria perda de oportunidade para aumentar o desenvolvimento cognitivo do aluno. Exemplos de instrução baseada em computador em cirurgia foi descrita  recentemente (Rosser and cols,2000)que padronizou um tutorial que foi posteriormente convertido para CD-Rom. Este material foi utilizado para treinamento de curso de cirurgia laparoscópica e mostrou que o material foi efetivo em transferir informação cognitiva essencial para  desenvolver habilidade cirúrgica. A psicologia de aprendizagem diz que a informação na forma pictórica, é elaborada mais profundamente e por isso é melhor retida na memória do que a informação textual e que as apresentações de figuras e texto interagem de forma ótima levando a um melhor desempenho da memória do que qualquer uma delas isoladas.(Issing,2003)

O fato de a produção dos vídeos ter sído produzido por um profissional médico representa ganho na qualidade do material, pois uma cirurgia que dura duas horas, por exemplo, transforma-se em um filme de  cerca de 10-12 minutos, pois os cortes já são feitos no momento da cirurgia. Essa pré edição facilita muito o trabalho de edição, pois uma fita com 12 minutos de filmagem é bem mais fácil que trabalhar com 120 minutos! Além disso os pontos essenciais na técnica a ser utilizada eram filmadas com maiores cuidados, assim como os pontos de relevância anatômica que serviriam de referencial de aprendizado. Uma cirurgia que foi realizada num tempo total de 120 a 180 minutos, após edição ficava em média de 2-3 minutos. Um dos cuidados que deve ser tomados na utilização de vídeo é com a possível ocorrência de assincronia. Caso isso ocorra(basta ser um atraso de 5 frames ou de cerca de 1/6 de um segundo!)há grandes prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem. Na avaliação destes pesquisadores isso é pouco notado pelos alunos que estão assistindo ao vídeo e geralmente o conteúdo dessa apresentação é mal avaliado por estes.( Reeves and Nass,1996)

Uma possibilidade em curso deste formato é a distribuição de CD_ROMS para que complementem o curso e que dão uma maior qualidade de imagens para os vídeos. No entanto o grau de satisfação para médicos alunos que fizeram o curso foi bastante satisfatória com o material utilizado. Neste primeiro curso não utilizamos o CD-ROM , mas já temos um pronto a ser utilizado no próximo curso.

No nosso ponto de vista é importante uma orientação a profissionais  em qualquer área para a produção de aulas que serão para curso a distância, pois essa é uma área que muitos desses profissionais não entendem e conhecem. Para a produção desse curso a presença de um interlocutor da mesma área e que têm um mínimo de experiência em EAD é importante para otimização da aula on-line. Um exemplo disso é que na aula presencial os professores colocavam uma grande quantidade de diapositivos para exemplificar um comentário ou conduta num caso específico. Para a transformação dessa aula via internet as fotografias utilizadas eram diminuídas em quantidade, mas procurando manter a lógica da aula assim como a sequência desta e o aproveitamento do aluno. Pelo fato de ser assíncrono acreditamos que a internet deve ser utilizada para atualização dos profissionais médicos, principalmente pela falta de tempo destes profissionais. Uma vez disponibilizados na web ele pode ser acessado a qualquer momento. Houve uma experiência de um canal de televisão do conselho federal de medicina para atualização de temas médicos, mas que foi abandonado depois de algum tempo. Com certeza um dos fatores causador desse insucesso foi o fato de as aulas serem transmitidas em determinados horários pré estabelecidos o que dificultava o acesso à elas. Outros fatores que podem ter contribuído para o insucesso desta tentativa foram: a necessidade uma antena especial para captar o canal, o fato de não haver  interatividade e o custo benefício para se ter esse canal disponível em sua residência. Nos últimos anos têm surgido na literatura médica exemplos da casos de utilização de sistemas multimídias  e que podem ser aproveitados para ensino a distância. Como exemplo a

utilização de sistema desenvolvido por instrução por computador para o ensino de novas técnicas de anestésicas (Ortega and cols,1998) e também em neurocirurgia(Batschkus,1997). Estudos sobre alunos do curso de graduação fazendo testes de avaliação pré clínica utilizando aprendizado baseado em problemas utilizando o computador chegaram a conclusão de que 88% dos alunos acharam o teste útil e 74% acharam que novos testes deveriam ser utilizados no futuro.(Steven and Cols 1989)

No ensino de anatomia e fisiologia humana em uma instituição nos Estados Unidos, demonstrou que os alunos apresentaram uma média de aproveitamento em provas de 63% contra 51% da média nacional em testes da sociedade de fisiologia e anatomia humana.(Arle,2002).Esses são alguns exemplos de  experiências iniciais na educação a distância em medicina, mas com certeza há muito a ser pesquisado.

      5-       Conclusões 

Concluímos que para  realização de curso via internet na área médica é necessário um bom preparo, com cuidados para a informação disponível na internet e conhecimento da legislação médica. O uso de um interlocutor da mesma área e que conheça os princípios e formatação de um curso a distância facilita o desenvolvimento do curso além de possibilitar inclusão de outros professores sem a experiência adequada na área. O preparo do material especial tais como vídeo e imagens pode e deve ser utilizado, mas com cuidados especiais na produção e distribuição destes.

 

 

 

6- Bibliografia

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