O
TRABALHO DE TUTORIA ASSUMIDO
PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA
DA UNIVERSIDADE DE UBERABA -
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marisa
Mayrink Santos Ferreira
Universidade de Uberaba
marisa.mayrink@uniube.br
Raul
Sérgio Reis Rezende
Universidade de Uberaba
raul.rezende@uniube.br [1]
INTRODUÇÃO
A
principal tarefa da educação e, conseqüentemente da escola ao construir,
reconstruir, ampliar e socializar o conhecimento, é a de formar cidadãos.
Tal propósito nos reporta à contribuição que realiza no sentido de levar
as pessoas à uma atuação crítica e criativa no contexto social de que
fazem parte, exercendo seus direitos e, no mesmo nível, procurando ser de
verdade, pessoas mais felizes.
Por
não ser a cidadania algo pronto e acabado, como um "pacote a
mais" a ser oferecido pela escola, urge ressaltar aqui o papel
primordial da escola e tarefa maior dos docentes, no que diz respeito à
construção, à mediação e à provocação desse processo.
Cientes
que somos de que o ensino não é apenas um mero movimento de transmissão que termina
quando a coisa que se transmite é recebida, mas sim apenas o começo do
cultivo de tudo o que foi semeado, é que ousamos neste trabalho, pensar,
propor e ir além da semeadura.
APRESENTAÇÃO
Pretendemos
com este trabalho relatar como nós, enquanto equipe de Tutoria e
Acompanhamento do Programa de Educação a Distância da Universidade de
Uberaba, pensamos, estruturamos e estamos desenvolvendo o trabalho de
acompanhamento para cursos a distância, enfatizando especificamente o
trabalho do professor/tutor responsável por esses cursos, independente da mídia
a ser adotada, oferecidos
dentro e/ou fora da Universidade.
Cientes
de que, desde o início das inúmeras discussões para a elaboração de
nossa proposta de trabalho, é fundamental promover o máximo de interação
entre alunos e professores, partimos para a estruturação de um projeto,
colocando no centro de nossas atenções o papel e a figura do profissional
que iria assumir a promoção destas intenções. Dessa forma, a atuação
do professor-tutor/formador/orientador (independente da forma como se queira
nomear, decisão esta aliás, que cabe à cada instituição que se propõe
a fazer um trabalho de EAD) em cursos a distância, revelou-se para nós não
como mero estilo de compensação de problemas inerentes ao processo de
ensino-aprendizagem a distância, mas sim como o suporte necessário para o
fortalecimento e a edificação de todo o trabalho de interação a ser
desenvolvido, em prol da construção da cidadania, dentro de qualquer
curso.
DISCUSSÃO
Entendemos
por interação, um evento complexo, dialético e interacionista, que
depende inteiramente dos elementos e de seus contextos, das pessoas e dos
lugares e que constitui uma ferramenta importantíssima para a construção
do conhecimento. Na prática, ela é a ação recíproca entre dois
sujeitos: múltiplos olhares para um mesmo fato, o que vai sempre exigir uma
mediação pedagógica.
Tais
pensamentos encontram-se fundados principalmente no aparato teórico de uma
concepção de educação assumida pelo Programa de Educação a Distância
da Universidade de Uberaba, que privilegia um projeto pedagógico sustentado
por uma visão de educação centrada no aprendiz, e que portanto pretende
concretamente desenvolver uma prática educativa de interação pedagógica
cujos objetivos, conteúdos e resultados obtidos devem se identificar com
aqueles que caracterizam a educação como projeto e processo humanos.
Fruto
de todas estas discussões assumimos um conceito de tutoria que revela um
pouco de nossas preocupações e permanentes ações, expresso no Guia do
Aluno, do curso de Cafeicultura Irrigada (2001, p. 19):
"É
um sistema de ação docente que propicia a mediação (interação que se
utiliza de um canal de comunicação: correio, rádio, TV e outros) e a
facilitação da aprendizagem, em educação a distância, com o fim de
acompanhar e assessorar todo o processo de construção do conhecimento dos
alunos envolvidos, tanto no aspecto pedagógico-motivacional como no que diz
respeito ao conteúdo específico, de forma a garantir a qualidade do
processo ensino-aprendizagem."
Desta
forma temos procurado atuar efetivamente na implementação da modalidade de
educação a distância assumido pela Universidade de Uberaba com o objetivo
de assessorar e acompanhar todo o processo de construção do conhecimento
dos alunos envolvidos. Para tal, definimos como horizonte de ações, os
limites e as possibilidades de um acompanhamento que envolve tanto os
aspectos pedagógicos-motivacionais como os relacionados aos conteúdos
específicos. Assim, temos estruturado um trabalho, onde necessariamente
atuam num mesmo curso,
tutores/formadores pedagógicos e tutores/formadores especialistas.
Os
primeiros cuidam dos aspectos pedagógicos relacionados com a motivação, a
orientação, a estimulação e a facilitação da aprendizagem autônoma
dos alunos. Eles podem portanto ser ou não especialistas nos conteúdos
específicos do curso no qual atuam. Podemos citar como exemplo concreto,
para melhor ilustrar essa proposta, o trabalho que nós desenvolvemos no
curso de Cafeicultura Irrigada[2]
como tutores pedagógicos, pois não dominamos os conteúdos do referido
curso e
nem
temos formação específica nesta área,
mas temos conseguido desenvolver
uma
interlocução muito interessante, transitando tranqüilamente entre todos
os alunos matriculados, que militam na área do café.
Inclusive,
o fato de termos freqüentado, de dois anos para cá, eventos científicos,
tais como congressos, simpósios, feiras e dias de campo com profissionais
do ramo agrícola, tem nos aproximado mais e melhor, não só de nossos
alunos mas do próprio espírito do curso.
Os segundos, como especialistas no(s) conteúdo(s)
trabalhado(s) cuidam dos aspectos relacionados ao seu conteúdo específico.
Aqui é necessário que o tutor tenha formação na área do curso em que
atua, o que não o obriga a ser um dos conteudistas do mesmo.
Seu
trabalho envolve as questões específicas do(s)
conteúdo(s), quer por solicitação voluntária ou não do(s)
aluno(s) ou por acompanhamento dos caminhos, dos problemas e/ou dos
trabalhos apresentados, ao longo do curso.
CONCLUSÃO
No curso de Cafeicultura Irrigada, acima citado, procuramos trazer os mais renomados profissionais do ramo, o que tem servido de fator de credibilidade e de aceitação do mesmo, tanto no mercado nacional como também no estrangeiro (temos um aluno em Stamford, nos Estados Unidos e outro em Sidney, na Austrália).
Neste
trabalho torna-se importante ressaltar a convivência agradável e
enriquecedora que tem sido a por nós vivida, enquanto profissionais de áreas
bem diferentes com a do café (uma pedagoga e o outro engenheiro civil), com
os profissionais do ramo agrícola. Como saldo positivo desta dobradinha,
tem se fortalecido e ampliado os conhecimentos do grupo de tutores como um
todo como também tem nos dado a clareza de que acertamos ao fazermos a
escolha, por este tipo de acompanhamento dos nossos alunos.
Cada
vez mais temos nos certificado de que, educação, na modalidade a distância,
também se faz com pessoas e entre pessoas.
Se utilizamos de várias e diversificadas mídias – a
impressa, o correio, a Internet ou o telefone, é apenas como meio de
facilitação e de agilização de nossas comunicações e de nossas relações.
O mais importante tem acontecido, sem dúvida, entre todas as pessoas
envolvidas: alunos, tutores pedagógicos, tutores especialistas,
coordenador, supervisor técnico, conteudistas, especialistas no desenho próprio
do conteúdo para esta modalidade de educação e outros.
Afinal,
como nos asseguram os integrantes da comissão Assessora para Educação
Superior a Distância, no Relatório Final da Comissão(2002, p. 14):
"...O aluno é
sempre o foco de um programa educacional e um dos pilares para garantir a
qualidade de um curso a distância é a interação de professores e alunos,
hoje muito facilitada pelo avanço das TiCs (tecnologias de Informação e
Comunicação) (...) a interação é um componente fundamental no processo
de construção do conhecimento"...
O
trabalho de tutoria por nós tutores pedagógicos e tutores especialistas,
desenvolvido com os alunos do ramo do café, tem nos aproximado cada vez
mais como profissionais que somos, embora de áreas tão distintas e tem nos
dado também a delimitação exata de nossos horizontes de atuação com os
alunos. Assim tem ficado, cada vez mais fácil atuar em conjunto e tem
facilitado ao aluno na hora que o mesmo precisa de ajuda, tanto no sentido
de suas dúvidas quanto ao material de estudo como nos aspectos gerais do
curso como um todo e em seu papel como sujeito no processo de sua própria
aprendizagem. Como vemos afirmado, no Guia do Tutor Especialista, do curso
de Cafeicultura Irrigada da Universidade de Uberaba (2001, p. 06):
"Na
modalidade de Educação a Distância existem três elementos fundamentais
que se interagem: o aluno, o material didático e o professor/tutor.
Independentes da concepção de educação e da mídia utilizada, todas as
experiências em educação a Distância ressaltam a importância do sistema
de tutoria para acompanhar, motivar, orientar e estimular a aprendizagem autônoma
do aluno, utilizando metodologias e meios adequados para facilitar a
aprendizagem"...
Através
de diálogos, de confrontos, da discussão entre diferentes pontos de vista,
das diversificações culturais e/ou regionais e do respeito entre formas próprias
de se ver e de se postar frente à conhecimentos e à situações problema
que são levantados, temos procurado desenvolver enquanto equipe de tutoria
e acompanhamento, um trabalho que realmente revele a nossa preocupação com
o outro, o aluno – agente ativo do processo, que está construindo o seu
conhecimento e, não recebendo, passivamente, informações por nós
transmitidas.
Atuando
em outros cursos, inclusive de formação de docentes, em serviço, da
Universidade de Uberaba, e
diferentes mídias, por exemplo na Internet, dentro do ambiente Teleduc[3],
temos agido, enquanto tutores, da mesma forma com outros profissionais e
temos percebido o alcance de nossos esforços em dialogar com diferentes
pessoas, facilitados pela tecnologia.
Participando
em eventos científicos, tanto na área da educação como também na agrícola
temos contado informalmente ou relatado em comunicações formais, nossas
vivências e um pouco do nosso trabalho e de nossas preocupações teóricas
e práticas no assessoramento do processo com o aluno e, temos sentido o
interesse das pessoas em conhecer mais de perto e questionar sobre o como
fazemos e o quanto temos investido em educação a distância, tanto no
sentido político como no pedagógico, no tocante ao acompanhamento e a
preparação cuidadosa de toda
situação ensino-aprendizagem.
Bibliografia
BARBOSA,
Ivanilda. Programa de Educação a Distância da UNIUBE. Uberaba. 2001.
EQUIPE
de Tutoria e Acompanhamento/EAD/UNIUBE. Guia
do Tutor Especialista - Curso de Cafeicultura Irrigada. Uberaba: Gráfica Universitária, 2001.
MEC/SESU.
Relatório final da Comissão Assessora para Educação Superior a Distância
(Portaria Ministerial n.º 335/2002). Brasília, Agosto 2002.
Ministério
da Educação http://mec.gov.br
NÓVOA,
Antonio (org.). Profissão Professor.
Porto: Porto editora, 1992.
Universidade
Virtual de Educação a Distância - UniRede http://www.unirede.gov.br
RIOS,
Terezinha Azêredo. Compreender e
ensinar - por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez,
2001.
[1] Ambos são professores da Universidade de Uberaba e atualmente constituem a equipe de Tutoria e Acompanhamento do Programa de Educação a Distância da Universidade de Uberaba. Ele tem formação em Engenharia Civil e ela é Pedagoga.
[2] O curso de Cafeicultura Irrigada tem sido oferecido nas formas de Especialização – 420 horas, Aperfeiçoamento –180 horas e Extensão, no mínimo de 90 horas, desde julho de 2001, tendo como mídia básica o material impresso e com critérios e exigências legais assumidos em seu projeto. Ele tem como objetivo oferecer aos profissionais da área cafeeira a oportunidade de se prepararem para a utilização e aplicação de novas tecnologias de irrigação da cultura do café, contribuindo para a expansão, o aumento, a melhoria da qualidade e maior rentabilidade da produção cafeeira.
[3]
O TelEduc é um ambiente de apoio ao
ensino-aprendizagem on-line que está sendo adotado para
utilização nos cursos de graduação e pós-graduação da
Universidade de Uberaba. Este ambiente, desenvolvido no Nied (núcleo de
Informática Aplicada à Educação) da UNICAMP, é voltada para criação,
participação e administração de cursos na Web.