BIBLIOTEC:
uma experiência de
qualificação de profissionais da área
de Bibliotecas Escolares em EAD mediada por computador
Eliane
Moro [1]
ECHOS - Núcleo de Educação a Distância - FABICO/UFRGS
E-mail: mmoro@adufrgs.ufrgs.br
Ivete
Tazima [2]
ECHOS - Núcleo de Educação a Distância - FABICO/UFRGS
E-mail: tazima@ufrgs.br
Lilia
Maria Vargas [3]
ECHOS - Núcleo de Educação a Distância - FABICO/UFRGS
E-mail: lvargas@portoweb.com.br
Lizandra
Brasil Estabel [4]
PGIE/UFRGS
E-mail: estabel@cpovo.net
Resumo:
Este artigo apresenta relato de experiência em EAD (Educação Aberta e a Distância)
mediada por computador, enfocando a Biblioteca Escolar, sob a coordenação do Núcleo
ECHOS/FABICO/UFRGS. Foram utilizadas várias ferramentas auxiliando na construção
colaborativa de projetos, discussões, fóruns promovendo uma interação entre
os participantes proporcionando a geração de novos projetos e educação
continuada.
Palavras-Chave:
Educação Aberta a Distância -
Biblioteca Escolar - Interação.
1
INTRODUÇÃO
O
Núcleo de Educação Aberta a Distância - ECHOS foi uma evolução que
resultou do Projeto de Capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação
– CAPATEC, criado em janeiro de 2001, voltado ao ensino de graduação com a
inclusão da pesquisa e extensão do Curso de Biblioteconomia, da FABICO/UFRGS.
Nas
atividades de ensino, foram ministradas disciplinas eletivas do currículo do
Curso de Biblioteconomia, nos períodos letivos de 2001 (primeiro e segundo
semestres) e de 2002 (primeiro e segundo semestres) sendo 90% do desenvolvimento
das aulas, na modalidade a distância, mediadas por computador.
Na área de extensão, a primeira atividade
promovida pelo Núcleo ECHOS foi o curso BIBLIOTEC, com ênfase na
biblioteca escolar, realizado totalmente a distância,
com duração de 80 horas, realizado no período de 8 de abril a 31 de
maio de 2002.
O
curso teve a participação de acadêmicos de Biblioteconomia e profissionais
atuantes em Bibliotecas Escolares de diversas Unidades da Federação, além do
Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo.
2
A Educação aberta a distância e a BIBLIOTECA ESCOLAR
A
Educação Aberta a Distância apresenta como base o princípio da democratização
da educação e da informação. A EAD surge tentando responder a uma série de
necessidades, dentre elas, a qualificação e atualização profissional,
atendendo a um público, disperso geograficamente, impossibilitado de se
deslocar para os centros de oferta dos cursos e com horários incompatíveis com
os oferecidos.
A
EAD apresenta vantagens principalmente para aqueles que possuem dificuldades de
conciliar o horário profissional com a freqüência a cursos de atualização.
São destacados dentre outras vantagens da educação virtual:
·
considerável economia de tempo;
·
comodidade: acesso rápido às informações desejadas, instruções,
ofertas didáticas de diferentes origens;
·
compensa carências do EAD por correspondência e do EAD híbrido: ampla
redução de formas de apresentação e de material impresso;
·
transforma a distância em proximidade, através do computador;
·
reforço por meio de formas de apresentação multimediais;
·
interatividade ampliada, através da comunicação mediada por
computador;
·
ambiente digital de estudo que estimula o estudo autônomo (Peters,
2001).
O
curso BIBLIOTEC apresentou a perspectiva de compartilhar e experienciar um novo
ambiente de aprendizado, apoiado na tecnologia da informação e da comunicação,
tendo em vista a qualificação e a atualização de profissionais que atuam em
instituições de ensino e de acadêmicos de áreas afins, aprimorando a competência
e atuação em uma das áreas mais especializadas da Biblioteconomia: a
Biblioteca Escolar.
A
Biblioteca Escolar tem um papel fundamental na formação do cidadão crítico,
consciente, solidário e possui características essenciais, dentre elas: o
fortalecimento da formação do leitor e o incentivo à leitura, a participação
da vida comunitária, a democratização do acesso à informação (tentando
promover a descolonização no domínio da informação) e de ser, acima de
tudo, um elemento transformador da realidade.
3
CURSO BIBLIOTEC
Dentre
outros objetivos do BIBLIOTEC, pode-se destacar:
·
oportunizar qualificação e atualização profissional através da EAD;
·
"Promover a extensão, aberta à participação da população,
visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação
cultural [...]" (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional /1996);
·
oportunizar aos profissionais que atuam em Biblioteca Escolar um contexto
estimulante que favoreça o desenvolvimento e o intercâmbio de experiências na
sua área de atuação, contribuindo para o desenvolvimento e dinamização das
bibliotecas escolares brasileiras;
·
estimular e desenvolver habilidades de busca e uso da informação,
facilitando a atualização permanente;
·
ampliar as atividades do Núcleo Echos oferecendo cursos à comunidade
externa da Universidade.
3.1
Planejamento do Curso
Ao
planejar o curso houve a preocupação com o uso das ferramentas, com o
desempenho tecnológico de cada participante, mas a prioridade principal
refere-se ao planejamento das atividades assíncronas e síncronas, de modo que
a aquisição de conhecimento e a troca de experiências fossem relevantes.
Outra
preocupação foi o estabelecimento do critério de número de participantes que
não deveria ser superior a 20 para garantir a qualidade principalmente das
atividades síncronas.
Os
recursos humanos que atuaram no Projeto foram compostos por três professoras do
Departamento de Ciência da Informação, uma Professora da Faculdade de Educação,
uma bibliotecária atuante na Biblioteca Escolar e dois Bolsistas de Iniciação
Científica. Quanto aos recursos materiais foram utilizados os de
infra-estrutura na Sala 403 da FABICO, contando com os seguintes equipamentos:
06 microcomputadores Pentium 3, 01 impressora jato-de-tinta e 01 scanner. Alguns
softwares foram utilizados, como: Flash, Corel-Draw e Word.
Quanto
ä divulgação do evento foram confeccionados folders, além da utilização do
correio eletrônico, imprensa escrita (Correio do Povo), site da UFRGS – Agendão
e PGIE, Boletim Ciência Hoje (SBPC), Boletim da UniRede, Revista Nova Escola e
comunicação oral pela Professora Lilia Vargas no I Congresso Brasileiro de
Educação Superior a Distância (I ESuD), realizado em Petrópolis – RJ, em
março de 2002.
Os
interessados em participar do Curso BIBLIOTEC realizavam suas inscrições através
do formulário eletrônico disponível no site do Capatec, fax ou pessoalmente
na FABICO.
3.2
Ferramentas
O
Curso Bibliotec foi idealizado com
o propósito de promover a interação total entre os participantes e que estes
pudessem partilhar mutuamente as suas experiências, melhorando a qualidade dos
serviços prestados pela biblioteca escolar; para tanto, foram selecionadas
ferramentas que propiciassem a consecução desses objetivos. As
ferramentas selecionadas tiveram como critério auxiliar a interação e
permitir o compartilhamento de experiências dos participantes no dia-a-dia da
Biblioteca Escolar.
Destacam-se,
entre as ferramentas utilizadas, o correio eletrônico (e-mail), lista de
discussão, fórum, equitext e site (atividades assíncronas) e chat (atividade
síncrona).
3.2.1
Correio
Eletrônico (e-mail)
É
a correspondência de forma digital enviada pela rede, configurando um modo de
comunicação, que possibilita discussões de modo assíncrono e se caracteriza
como bastante eficiente e com baixo custo.
O
correio eletrônico foi um dos meios mais utilizados na comunicação de avisos,
informações, orientações para o uso das ferramentas, esclarecimento de dúvidas,
sugestões e contatos entre os diversos participantes. Apresentou uma média diária
de 6 a 8 correios eletrônicos enviados e recebidos.
3.2.2
Lista
de Discussão
A
lista de discussão foi utilizada no BIBLIOTEC para estimular a troca de informações
através de mensagens entre os seus participantes. Para isso foi criada a lista
bibliotec-l@ufrgs.br que apresentava uma temática de discussão, onde os
participantes, sentindo-se responsáveis pelo bom andamento e produtividade das
discussões em pauta enviavam seus posicionamentos diante dos temas abordados.
3.2.3
Fórum
O
Fórum tem como característica possibilitar o registro linear de opiniões e
discussões, onde os participantes elaboram as suas mensagens. Diferente da
lista de discussão, as contribuições ficam sempre visíveis na tela para que
todos possam acessar e sejam informados de todos os registros feitos pelos
participantes. As contribuições são organizadas e ordenadas em seqüência
cronológica.O Fórum BIBLIOTEC extrapolou a fronteira da proposta inicial do
curso e se transformou em caráter permanente por solicitação dos
participantes que, sentem a necessidade da existência de um canal aberto de
discussão e troca de informações sobre o dia-a-dia da sua atuação
profissional, oportunizando uma educação continuada.
3.2.4
Chat
O
chat foi a ferramenta utilizada na experiência do BIBLIOTEC como atividade síncrona.
Acontecia duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras no horário das
19h às 20h, com a coordenação de professores do Núcleo ECHOS contando com a
presença de 15 participantes, em média. As discussões foram baseadas em
textos, disponibilizados previamente e observando a Lei dos Direitos Autorais,
imagens e proposições feitas no próprio chat.
3.2.5
Equitext
O
Equitext é uma ferramenta onde é possível criar textos que são elaborados
cooperativamente entre os diversos participantes. O equitext possibilita o exercício
da democratização da informação e proporciona uma nova visão sobre a
construção, acessibilidade do conhecimento e um nivelamento da linguagem
independente do grau de profissionalização de cada participante. Foi utilizado
para o texto cooperativo sobre a legislação em Biblioteca Escolar.
3.2.6
Site
O
site foi construído em HTML e Flash propiciando um ambiente para a realização
do Curso onde consta informações e contatos, tutoriais, links, eixos temáticos,
elaboração de tarefas ou conteúdo para discussões e formulário de avaliação
final do Curso. O site pode ser acessado em: http://www.ufrgs.br/echos/bibliotec/
4
METODOLOGIA
A EAD “tem
suas raízes nas formas de estudo em sala de aula e serve-se delas” (PETERS,
2001, p.30). O autor aponta que a aprendizagem se processa através de, entre
outras, seis bases didáticas:
1.
leitura de material impresso;
2.
estudo próprio dirigido;
3.
trabalho científico autônomo;
4.
comunicação pessoal;
5.
meios auditivos e audiovisuais;
6.
tradicionais ofertas de ensino acadêmico.
No
curso BIBLIOTEC algumas dessas bases apontadas pelo autor foram consideradas,
trabalhadas e adaptadas com a preocupação de torná-las um método de
qualidade no desenvolvimento dos eixos temáticos selecionados para o curso.
A
preocupação dos coordenadores do BIBLIOTEC não consistia na quantidade de
textos (referencial teórico) de cada eixo temático, mas com a qualidade dos
mesmos e a observância à legislação sobre os direitos autorais. Além disso,
o foco principal era a interação através de discussões entre os
ministrantes, profissionais e acadêmicos, tendo como suporte não somente o
referencial teórico mas principalmente as experiências vivenciadas na área de
atuação profissional.
Segundo
(FRANCO, 1998), “pode-se dizer que toda a sociedade humana depende da educação,
assim como a educação depende de todas as dimensões do ser humano”.
Conforme o autor, Piaget afirma que o conhecimento não está no sujeito nem no
objeto, mas ele se constrói na interação do sujeito com o objeto. “É na medida que o sujeito
interage (e portanto age sobre e sofre ação do objeto) que ele vai produzindo
sua capacidade de conhecer e produz também o próprio conhecimento. Esta é a
razão da teoria piagetiana ser chamada de "construtivismo
interacionista". Piaget conclui que o
conhecimento surge da ação”.
A
metodologia desenvolvida no decorrer do Curso foi totalmente a distância,
mediada por computador, com o uso e experimentação de diferentes ferramentas
eletrônicas, através de atividades síncronas e assíncronas, tendo como base
os seguintes focos:
·
busca interativa de dados e de informações;
·
construção coletiva de textos;
·
construção coletiva de banco de imagens;
·
fórum de Discussão;
·
interação com autores, especialistas da área e áreas afins
(interdisciplinaridade);
·
elaboração de projetos coletivos;
·
diagnóstico interativo.
5
PARTICIPANTES DO CURSO
O
Curso recebeu 42 solicitações prévias com participação efetiva de 20
inscritos, entre bibliotecários, pedagogos, professores, auxiliares técnicos,
acadêmicos de Biblioteconomia e Pedagogia. Excetuando-se os estudantes, todos
atuam em Bibliotecas Escolares, com experiência média de cinco anos. Nesse
total-final de participantes, apenas um deles possuía experiência em EAD.
Procedentes
do Distrito Federal (Brasília), Minas Gerais (Coronel Fabriciano), Rio de
Janeiro (Capital), Rio Grande do Sul (Arroio do Meio, Candelária, Cruz Alta,
Porto Alegre, Rio Grande), São Paulo (Capital, Santos), confirmaram que uma das
vantagens da EAD é a de possibilitar a participação de pessoas que se
encontram geograficamente dispersas. Suas idades variavam dos vinte aos sessenta
e cinco anos.
As
expectativas iniciais do grupo quanto à modalidade do curso variaram desde:
ampliar, atualizar e aperfeiçoar conhecimentos sobre a Biblioteca Escolar,
buscar novos paradigmas, compartilhar experiências e estabelecer relações com
profissionais da área além de utilizar os recursos tecnológicos disponíveis
na escola bem como estimular o interesse e o gosto dos usuários pela leitura.
6
Análise e Resultados alcançados
Ao
avaliar o BIBLIOTEC, analisando os resultados alcançados concluiu-se que a
forma de divulgação foi adequada tendo em vista que foram recebidas solicitações
de informações sobre o curso de diversas localidades do Brasil e inclusive do
Uruguai, através de correio eletrônico, telefone e
pessoalmente.
Quanto
à inscrição, através de formulário eletrônico apresentou vantagens e
desvantagens. Se por um lado, apresenta a vantagem de facilidade de acesso pelo
interessado, em contrapartida, não estabelece comprometimento, criando
dificuldade em identificar o número final de participantes, já que a confirmação
estava condicionada ao pagamento da inscrição.
A
demanda potencial indicava a necessidade da criação de duas turmas em função
da quantidade de pessoas inscritas previamente. Porém, por vários motivos,
apenas 50% realmente efetivaram a inscrição.
Com
relação ao objetivo de atualizar e qualificar os profissionais que atuam em
Biblioteca Escolar e de oportunizar a interação entre os mesmos, pôde ser
constatado os resultados alcançados, através das diversas manifestações,
destacando-se o registro dos
participantes :
Que
bom que esta turma está querendo realmente mudar a visão da escola/prof. (sic)
: é um desafio e tanto [...](Participante 10 - chat).
Agora
vejo quantas coisas faltam em nosso regulamento... Ele está meio
"caduco". Não foi atualizado e deixa muita abertura no caso de
problemas com empréstimo (Participante 5 – Fórum).
Estou
enriquecendo o novo regulamento da biblioteca da escola particular através das
sugestões das colegas; o nosso estava totalmente defasado, pois ainda havia
(pasmem) a alusão ao SILÊNCIO nas dependências da BE; fiz um esboço, o qual,
deverá passar por avaliação da direção; aguardo novo contato, com novas idéias
(Participante 10 - Fórum).
[...]
as contribuições que tenho recebido são ótimas, estão ajudando muito, pois
estou partindo do zero. Tenho dúvidas quanto ao uso do computador ligado à
internet que está localizado na bib (sic) (Participante 12 - Fórum).
Quanto
à compreensão da metodologia adotada pelo BIBLIOTEC, percebeu-se inicialmente
a preocupação manifestada por alguns participantes que solicitavam a
disponibilização de textos para leitura com antecedência para discussões no
chat e a “cobrança de tarefas” para cada eixo temático trabalhado.
À
medida que o curso foi se desenvolvendo e as ferramentas foram sendo
experenciadas, os participantes começaram a compreender que a metodologia não
consistia na forma tradicional de “texto-tarefa-cobrança” mas, que as
“leituras” poderiam acontecer e resultar em discussões e conclusões não
somente oriundas de “textos” e também de outros suportes como os chats, fóruns,
equitext, e-mails, lista de discussão, imagens, entre outros.
Poder
trabalhar com novos tipos de ferramentas foi muito gratificante pois além de
aprender novos conteúdos, também pude aprender a manusear estas ferramentas
que antes apenas conhecia. Pude ver o quanto elas são úteis e dinâmicas, uma
vez que conseguem quebrar barreiras físicas e ultrapassar distâncias para
realizar-se um trabalho em conjunto (Participante 2 – avaliação).
As
ferramentas utilizadas durante o curso foram de fácil manuseio, tanto para quem
já tem uma experiência em informática como para quem não a possui
(Participante 4 - avaliação).
Alguns
participantes tiveram dificuldades iniciais quanto ao uso adequado das
ferramentas, identificadas no decorrer dos chats, as quais foram superadas em
pequeno espaço de tempo, através do auxílio dos ministrantes
e alguns colegas que haviam superado as dificuldades apresentadas:
...eu
não sei como vou para a página sem sair da sala de chat (Participante 5).
[...]
minimiza o chat e abre o Internet Explorer (Ministrante 2).
[...]
podes dar um CTRL + N ou abrir novamente o Explorer Internet ou Netscape através
do Iniciar (Participante 6).
...
achei os textos, ufa, vou ler depois porque se não eu perco vocês. obrigada
pela ajuda (Participante 1).
Por
outro lado, o chat proporcionou um espaço de interação e troca de experiências
como constatado através do formulário de avaliação do curso quanto ao uso
das atividades síncronas:
Ótima
atividade, dinâmica, espontânea, que possibilita várias pessoas, de lugares
muito distantes, se encontrarem e conversarem ao mesmo tempo (Participante 17).
[...]
os chats foram sempre bem dirigidos e as discussões foram muito
enriquecedoras. As idéias que surgiram e foram compartilhadas nos chats estão
me ajudando bastante a melhorar o meu desempenho na biblioteca em que atuo
(Participante 1).
[...]
nos deu possibilidade de contato com os demais profissionais da área
(Participante 10).
A
evolução no desempenho dos participantes com a dinâmica de EAD foi
extremamente positiva, pois além de experienciar um método novo de trabalho,
encurtando distâncias, derrubando barreiras, pôde-se construir um elo de
profissionais que interagirão com muito mais facilidade no futuro. Pose-
constatar essa evidência através dos relatos das avaliações:
Considero
minha participação muito boa uma vez que minha formação não é
biblioteconomia e pude contribuir dentro da área pedagógica com o máximo das
minhas experiências (Participante 20).
Porque
abordou-se os pontos principais, os que mais estão presentes no dia-a-dia da
biblioteca escolar. Um conteúdo nunca se esgota e pode-se discutir muito em
cima dele, mas na minha opinião, todos os conteúdos foram bem dosados e
discutidos (Participante 1).
Procurei
participar de todas as atividades, colaborando com novas idéias, exemplos,
questionamentos, sempre que possível (Participante 17).
Gostei
bastante de participar pois um curso como este possibilita o intercâmbio de
informações e profissionais de diversos lugares, ao mesmo tempo, o que com
certeza não seria possível na forma física, presencial (Participante 1).
...como
foi a 1ª vez que participamos deste tipo de encontro, gostamos muito e
esperamos ansiosas na continuidade, propiciando novas alternativas e disseminação
do uso das Bes (Participante 10).
No
encerramento do curso ficou encaminhada a proposta da criação de um Fórum
Permanente de Bibliotecas Escolares, com o objetivo de dirimir dúvidas e
dificuldades surgidas, com um espaço próprio de discussão, para que o elo
criado entre os participantes fosse mantido e, também, para o desenvolvimento e
qualificação continuada de cada um.
6.1
Repercussões Junto à População Alvo
As
manifestações dos participantes, ao final do Curso, ocorreram diariamente
através de e-mails, do formulário de avaliação, da lista de discussão, de
telefonemas ao Núcleo ECHOS. Podem-se constatar as repercussões junto à
população-alvo, através das mensagens abaixo transcristas: (Optou-se em
omitir os nomes dos participantes, ralacionando-os através de números).
[...]
obrigada pela atenção dispensada neste tempo e fique certa de que o curso e a
experiência de vocês contribuíram em muito não só para a minha formação
como para a melhora de nossa BE, e conseqüentemente para nossos alunos. Recebam
também um abraço de nosso diretor, que tem partilhado comigo todas as informações
que recebi. Abraços a todas, fica a saudade (Participante 17 – correio eletrônico).
Querida
professora ..., o teu curso é um sucesso. Está facilitando o meu trabalho
junto aos supervisores, coordenadores e gerentes. Falar não é suficiente, os
textos facilitam
todo o meu trabalho. Estou muito contente com o investimento feito. Um grande
abraço (Participante 9 – correio eletrônico).
Foi
um grande prazer estar junto a vocês estes meses compartilhando experiências,
creio que juntas crescemos e podemos de modo efetivo contribuir para a educação
de nossas crianças. Obrigada pelo carinho sempre dispensado. E o dia em que
puderem estar em Brasília, será um prazer recebê-las. Parabéns a você e a
toda equipe pelo trabalho desenvolvido (Participante 17 – correio eletrônico).
Acredito
na educação a distância. Os textos foram de excelente qualidade, criativos e
claros. As fotografias são de qualidade. Além de acrescentar muito sobre como
formar leitores. Quero parabenizá-las pela iniciativa e pedir que sempre que
forem realizar outros cursos entrem em contato comigo. Fico grata. (Participante
20).
Excelente
curso, com uma dinâmica ótima e com contribuições sem precedentes. Só tenho
elogios a toda equipe a quem através da pessoa da prof. Eliane agradeço a
todos. Parabéns. Me avisem se promoverem outro curso (Participante 17).
CONCLUSÃO
A
equipe ministrante, ao planejar o curso BIBLIOTEC, demonstrou a preocupação
com o uso das ferramentas, com o desempenho tecnológico de cada participante, com o planejamento das atividades assíncronas e síncronas,
proporcionando que a aquisição de conhecimento e a troca de experiências
fossem relevantes. Ao final do mesmo constatou que obteve êxito, ao realizar a
análise das avaliações do BIBLIOTEC.
Além
da inovação tecnológica experimentadas pelos participantes, a troca de experiências
e a interação foi constante e enriquecedora, devido a diferentes realidades
vividas por cada um, que puderam ser trocadas; além do desafio de experimentar
uma proposta nova de educação.
A
informática é um auxiliar no desenvolvimento do cognitivo humano, quando se
extraí dela a essência informacional que a pessoa necessita naquele instante.
Com isso, a EAD traz uma perspectiva nova para populações distantes que não
tem disponibilidade ou mesmo acesso a uma escola tradicional, possibilitando a
quebra de barreiras geográficas e trazendo a educação sem distância.
A
EAD propõe uma evolução metodológica de ensino, um canal inovador permanente
de interação que nos revela cada vez mais a necessidade na aplicação da
educação continuada e da atualização e qualificação dos profissionais,
onde a distância não serve de barreira.
REFERÊNCIAS
CURSO
BIBLIOTEC. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/echos/bibliotec/>.
Acesso em: 25 de maio de 2002.
FRANCO,
Sérgio R. K.O Construtivismo e a Educação.
7.ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.
LEI
DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Lei n.9.394 de 20 de dezembro de
1996. São Paulo: Saraiva, 1997.
MORO, Eliane L. da Silva. A Interação na Educação a Distância Mediada por Computador como Modalidade de Ensino: uma experiência no Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS. Porto Alegre: UFRGS/FACED/PGIE, 2000.
(Monografia
Especialização em Informática da Educação, Porto Alegre, UFRGS).
PETERS,
Otto. Didática do Ensino a Distância. São
Leopoldo: UNISINOS, 2001.
TAROUCO,
Liane. Educação a Distância: tecnologia
e métodos para implantação e acompanhamento. [Porto Alegre]: UECE/WISE99.
P.345-359.