A utilização integrada de mídias
interativas na formação de professores
em exercício
PEC-Formação Universitária

 

Beatriz Scavazza
Fundação Carlos Alberto Vanzolini

scavbe@prestonet.com.br

 

Angela Sprenger
Fundação Carlos Alberto Vanzolini
angelasp@uol.com.br

 

(formato doc)

 

Resumo:

Este artigo fala da experiência do PEC –Formação Universitária que teve como objetivo a graduação em nível superior de 6.300 professores de 1ª a 4ª série da rede pública estadual por meio de um programa que utilizou várias tecnologias interativas e integradas. É um programa inovador da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e surgiu para dar a estes professores a oportunidade de cumprir antecipadamente o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: a formação em nível superior para o exercício do magistério nas primeiras séries do Ensino fundamental, até 2006.

  

Palavras-chave:

formação de professores, tecnologias de informação e comunicação, mídias interativas

 

1. Introdução

 

         O PEC – Formação Universitária teve como referências os marcos da política educacional, ditados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Fundamental, as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os dispositivos expedidos pelos Conselhos Nacional e Estadual de Educação relativos à formação de professores para a educação básica , articuladas com os princípios e diretrizes da política educacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

         O PEC-Formação Universitária foi implantado a partir de junho de 2001 e em dezoito meses proporcionou a graduação em nível superior para 6.300 professores da rede estadual de ensino. O programa é inovador sob vários aspectos. Possibilitou a estes professores um programa de qualidade com o conteúdo e o ambiente de ensino e aprendizagem elaborados e coordenados por três das principais instituições de ensino superior do país: USP, UNESP e PUC/SP.  Seu formato rompe com a estrutura de disciplinas, valorizando a integração das diversas áreas do conhecimento e contou com material, tanto em web como impresso, exclusivamente desenvolvido para o programa. O emprego de recursos tecnológicos modernos permitiu a participação dos professores no programa sem o afastamento dos locais de residência e trabalho.

         Foram três modalidades de mídias interativas integradas: teleconferência, videoconferência e acesso on-line com a ferramenta LearningSpace, especialmente customizada para o Programa.

         Os professores alunos ainda tiveram contato com diversos educadores das Universidades envolvidas: o professor tutor que acompanhou diariamente o trabalho de cada turma de cerca de quarenta alunos do começo ao fim do programa; os professores assistentes que fizeram o acompanhamento on-line; os videconferencistas e ainda os especialistas que participaram das teleconferências.

         Coube à Fundação Carlos Alberto Vanzolini (Laboratório de Tecnologias em Educação) criar, implementar e operar o sistema de gestão do Programa: mapear e organizar as turmas; acompanhar as universidades no detalhamento da proposta pedagógica e grade curricular; supervisionar a montagem da rede de telecomunicações e o sistema de geração de aulas; coordenar a adaptação dos espaços de recepção distribuídos pelo Estado com equipamentos de comunicação e informação para teleconferências, videoconferências e atividades on-line; instalar a Central de Operações e participar ativamente do desenvolvimento do Programa, produzindo material de apoio, capacitando alunos, técnicos, tutores e professores das universidades no uso das tecnologias empregadas e desenvolvendo um sistema de logística para dar suporte ao Programa.

 

2 – Estrutura do PEC-Formação Universitária

 

         No PEC, ao mesmo tempo em que a tecnologia norteou toda a formação universitária, os professores alunos contaram com o apoio de um professor tutor presencialmente durante os seis dias de aula semanais (segunda a sábado) nos dezoito meses do curso.

         A dinâmica de funcionamento do PEC previu módulos temáticos de atividades que, articulados entre si, deram suporte e consistência à proposta pedagógica. Esta matriz curricular foi um dos diferenciais do PEC-Formação Universitária. Diferente da organização curricular tradicional, geralmente desenvolvida nas Universidades e que divide o curso em disciplinas, no PEC esta divisão se deu por módulos temáticos que integraram as diferentes especialidades. Um dos resultados co curso foi a autonomia em relação às novas tecnologias adquirida durante o curso.  As mídias foram implementadas levando-se em conta a  necessidade de interação entre os alunos e destes com os professores...

, como nas videoconferências onde os alunos interagiam por meio de perguntas, estando em diferentes salas de aula em outros locais do Estado.

         As mídias interativas utilizadas foram as seguintes: teleconferência e videoconferência, duas modalidades que nortearam todo o desenvolvimento dos temas trabalhados e os trabalhos monitorados que têm como uma de suas partes, o trabalho on-line por meio da intranet.

         As videoconferências, que aconteciam numa média de duas vezes por semana com duração de quatro horas cada, foram ministradas por mestres e doutores contratados pelas universidades envolvidas. Atingiam cerca de cento e sessenta alunos, divididos em quatro turmas, e eram geradas a partir dos estúdios localizados nas universidades participantes do Programa (USP, UNESP e PUC/SP). A tecnologia utilizada permitiu a efetiva interação entre os alunos de cada uma das turmas e o professor.videoconferencista.

         Já as teleconferências aconteciam quinzenalmente com duração de duas a quatro horas e eram ministradas por especialistas convidados e indicados pelas Universidades e pela Secretaria de Estado da Educação. Eram transmitidas ao vivo pela TV Cultura em São Paulo e assistidas simultaneamente por todos os alunos da Rede PEC - Formação Universitária.

         As videoconferências e as teleconferências trabalharam temas que eram desdobrados posteriormente no trabalho monitorado. Estas atividades desencadearam o conteúdo teórico prático de cada tema ou unidade, dando continuidade ao estudo com atividades que visavam a aplicação, ampliação, o aprofundamento e reflexão sobre os conteúdos trabalhados.

         O trabalho monitorado, com carga horária de doze a dezesseis horas semanais, foi dividido em atividades off-line (orientadas por professores tutores), on-line (orientadas por professores assistentes virtuais, mestres ou doutores das universidades, via intranet) e também sessões de suporte nas quais o professor aluno organiza a sua forma de estudo, individual ou em equipe.

         Quanto ao trabalho monitorado on-line, o ponto forte do PEC-Formação Universitária foi a utilização de uma ferramenta virtual de aprendizagem, o LearningSpace. Houve uma customização, o que permitiu um trabalho em grupo entre os professores alunos, com questões abertas de cunho dissertativo e também a criação outras ferramentas que aumentaram a interação, como os fóruns e chats.

         As aulas foram dadas em ambientes de aprendizagem que estavam instalados nos CEFAM´s, Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, contando com sala de videoconferência, sala on-line com computadores interligados em rede e à Internet e uma sala off-line ou ambiente de estudos. Os ambientes de aprendizagem foram distribuídos em trinta e quatro pontos do Estado e da capital paulista.

 

3 - Gestão do Projeto

         A gestão do PEC - Formação Universitária ficou sob a responsabilidade da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, no Laboratório de Tecnologias em Educação.

         Com o sentido de gerar o produto educacional, o trabalho integrou diferentes campos de conhecimento na investigação e implementação dessas soluções e integrou profissionais das áreas de educação, comunicação, informática e especialistas nas diversas áreas que compõem o programa curricular do PEC.

         Foram desenvolvidos ferramentas e sistemas de gestão, adotados para permitir o controle e o acompanhamento de cada processo.

         A complexidade do PEC – Formação Universitária, por si só, justificou a adoção do modelo de gestão de projetos do PMI - Project Management Institute, que para atender às necessidades do projeto, abrangeu os processos de Planejamento, Execução/Controle e Comunicação.

         No processo de Planejamento estão contempladas a Estrutura Organizacional e a Estrutura Analítica, de onde foi gerado o Cronograma das Atividades do Projeto.

         Durante o processo de Execução e Controle, foram elaborados relatórios mensais pela coordenação do projeto. Estes relatórios apresentavam os pontos críticos, o status das atividades e as providências tomadas ou sugeridas para contornar os impasses ou desvios verificados, ou ainda fazer a adaptação de alguma inovação para o projeto. Indicava também os responsáveis por cada uma das providências apontadas.

 

Fig. 1

Interface dos processos de Planejamento, Execução/ Controle e Comunicação

 

         A gestão de comunicação do PEC – Formação Universitária foi organizada em quatro ferramentas: Home Page do programa, QuickPlace, a Central de Atendimento e o Sistema PEC de Informações.

         A Home Page do Programa foi concebida e desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini e tem os seguintes objetivos: possibilitar o conhecimento inicial dos principais requisitos do programa e seu desenho curricular; o conhecimento inicial das instituições envolvidas no desenvolvimento do Programa; o conhecimento das equipes responsáveis pela organização, gestão e desenvolvimento do programa e o endereço eletrônico para contato; a divulgação de notícias e avisos rápidos de interesse geral e aos alunos, o acesso atualizado aos seus grupos e turmas, bem como ao trabalho monitorado on-line com o uso do LearningSpace.

         O QuickPlace é uma ferramenta desenvolvida pela empresa Lotus para criação de ambiente colaborativo de gestão e foi usada pelas equipes do projeto para manter todos os recursos (arquivos, idéias, programação, etc.) em um lugar comum, de tal forma que todos possam ter a certeza de estar sempre utilizando as informações mais atualizadas e responder a elas. O QuickPlace foi personalizado, para garantir a articulação do trabalho entre as diversas universidades, a secretaria, e a equipe de gestão. (QPCG - QuickPlace do comitê gestor).

 

         A Central de Atendimento foi criada para fazer a interface entre o público interno e externo do programa além de permitir realizar estatísticas de ocorrências e gerar relatórios gerenciais.

         O Sistema PEC de Informações trabalha com informações e dados dos professores alunos; sua distribuição nos grupos, turmas e universidades, com os contatos nas universidades; com os materiais impressos e os ambientes de aprendizagem.

 

4. A expansão da Rede

         A Rede, que deu a infra-estrutura necessária para a constituição dos circuitos virtuais, por onde trafegam aplicações de videoconferência (imagem e som) e de e-learning (dados), se mostrou um eficiente meio interativo de capacitação e comunicação entre gestores, professores, técnicos e administradores da Secretaria Estadual de Educação.

         A primeira aplicação desta Rede foi o Programa de Formação Universitária.

         Dado o sucesso da experiência, a Rede, foi expandida para 101 pontos de recepção (CEFAM´s e outras unidades escolares da rede estadual) e 22 pontos de geração (universidades e unidades centrais da própria SEE), interligando 2.500 computadores em rede.

         Instalada nas 89 Diretorias de Ensino da SEE, a Rede permitirá o atendimento de até 36.000 pessoas/dia (12.000 por período), propiciando encontros profissionais e a troca de experiências de um grande número de participantes, sejam eles servidores da rede pública de ensino, alunos ou mesmo integrantes da comunidade, sem a necessidade de deslocamento.

 

 

5. Outras aplicações da Rede

         A infraestrutura física e tecnológica e a matriz metodológica da Rede possibilitaram a realização de novos programas de formação continuada para outros quadros docentes das redes estadual e municipal de educação de São Paulo.

 

PEC Construindo Sempre USP

         Este é um programa de capacitação e aperfeiçoamento com o apoio de mídias interativas para professores PEB II da Rede Estadual de São Paulo que atuam no Ensino Fundamental (2º ciclo) e Ensino Médio, e lecionam as disciplinas de História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências (Física, Química e Biologia).

         A Secretaria Estadual de Educação e a Universidade de São Paulo, por intermédio da FAFE (Fundação de Apoio à Faculdade de Educação), promovem este programa com o objetivo de possibilitar a qualificação profissional da equipe escolar e o desenvolvimento de conteúdos que instrumentalizem os professores para o enfrentamento positivo das questões pedagógicas e curriculares, bem como daquelas relacionadas aos problemas sociais presentes nas escolas.

         O programa, que teve início em novembro de 2002, possui carga horária total de 150 horas por turma, sendo 104h presenciais e 46h à distância. São utilizadas ferramentas tecnológicas como a videoconferência e o LearningSpace.

         Um dos objetivos do PEC Construindo Sempre USP é a articulação interdisciplinar e transversal dos conteúdos, buscando a não fragmentação dos conhecimentos e a introdução de novas temáticas contextualizadas no cotidiano dos alunos, tendo como premissa básica, a educação escolar para o exercício da cidadania.

 

PEC – Formação Universitária Municípios

        

         O Programa é uma parceria inédita entre Estado e municípios e surgiu a partir da experiência do PEC – Formação Universitária, atendendo aos professores de Educação Infantil e de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental das redes públicas municipais do Estado de São Paulo.

         O programa teve início de forma escalonada entre os meses de novembro de 2002 até fevereiro de 2003 com o Módulo Introdutório de Capacitação em Informática e terá a duração total de 24 meses, com carga horária de 3.100 horas, distribuídas em até 28 horas semanais.

         A estrutura do PEC- Formação Universitária Municípios segue o mesmo modelo do PEC – Formação Universitária, com algumas adaptações a fim de atender às peculiaridades deste projeto, que abrange inclusive a educação infantil, aproveitando, sobretudo a experiência deste professores das redes municipais de São Paulo.

         .A Secretaria Estadual de Educação cedeu todos os recursos tecnológicos, didáticos e de apoio, bem como toda a infraestrutura utilizada no PEC-Formação Universitária, com base na resolução SE 58/2002. O conteúdo exclusivo do programa está sendo desenvolvido pela PUC/SP e pela USP. Cerca de 5 mil professores de mais de 20 municípios do Estado de SP participam do Programa.

 

 

6 – Considerações Finais

 

Considerado um modelo de programa educacional, o PEC-Formação Universitária já é um marco histórico e uma referência nacional em Programas de Educação Continuada. O programa é inovador sob vários aspectos, dentre os quais a possibilidade de professores da rede pública participarem de um programa de qualidade, cujo conteúdo foi elaborado de forma exclusiva por três das melhores universidades do país: USP, PUC/SP e UNESP.

Outro diferencial marcante é o novo desenho curricular que trabalha com eixos temáticos, rompendo com a estrutura de disciplinas, dando, portanto, uma visão mais abrangente das diversas áreas do conhecimento.

O PEC - Formação Universitária, por iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, sob a responsabilidade das universidades USP, UNESP e PUCSP e gestão da FCAV/LTE, permitiu que 6.300 professores efetivos da rede pública estadual de São Paulo tivessem a oportunidade de obter a licenciatura plena, atendendo à antecipadamente a previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Após 18 meses de Programa, esses professores obtiveram essa formação baseada numa metodologia inovadora com forte apoio de mídias interativas e sintonizada com os desafios educacionais do século XXI. Os impactos dessa formação já começaram a ser sentidos na prática pedagógica dos professores beneficiando indiretamente os 260 mil alunos do ensino fundamental da rede pública paulista. Outros cerca de 500 professores ligados às Universidades envolvidas também receberam treinamento para atuar com tecnologias interativas e habilitaram-se para o trabalho.

Para a rede pública de educação do Estado de São Paulo, aprendizagem é, a um só tempo, meio e fim de sua ação. A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo constitui-se, portanto, em uma Organização de Aprendizagem. Desta forma, manter-se permanentemente atualizada torna-se um desafio a ser superado. Criar, implantar e manter Programas de Educação Continuada (PEC) para os agentes educacionais da rede estadual, utilizando soluções inovadoras envolvendo tecnologias de comunicação e informação foi a alternativa escolhida para enfrentar este desafio. No caso da SEE/SP, quer pelo seu tamanho em número de atores (300 mil), pela sua extensão geográfica (todo Estado) ou mesmo pela variedade e quantidade de processos e necessidades, é indispensável haver sistema integrado compartilhável que dê organicidade a essas ações, além de prover as condições de logística, divulgação e, em muitos casos, de infra-estrutura. A REDE PEC INTERATIVA, que teve como um primeiro Projeto o PEC-Formação Universitária,  constitui-se no sistema de e-learning da SEE/SP que objetiva não apenas garantir a contínua melhoria da qualidade dos processos educativos e, conseqüentemente da aprendizagem, como também que essa aprendizagem promova uma inserção social participativa e democrática de todos os envolvidos. 

Uma Organização de Aprendizagem caracteriza-se, sobretudo, pela disposição orgânica permanente de avaliação crítica e transformação criativa de suas práticas e conceitos; busca alinhar as ações de seus diversos agentes a partir do desenvolvimento de formas de pensamento sistêmico e da construção de concepções e objetivos comuns. Para tanto, é necessária a incorporação cotidiana do planejamento, execução, monitoramento, avaliação e retorno como forma de aprendizagem e, também, na aprendizagem de formas comuns de planejar, executar, monitorar, avaliar e fornecer retorno, tanto dos aspectos da gestão educacional quanto dos didático-pedagógicos. 

A instalação e disseminação do uso de tecnologias de informação e comunicação em rede do sistema e-learning REDE PEC INTERATIVA cria, portanto, as condições para que se possa inaugurar o processo de gestão de conhecimento do sistema educacional do Estado, permitindo que a organização incorpore todos aqueles conhecimentos necessários para seu pleno desenvolvimento, inclusive e, especialmente, aqueles que tipicamente não estão formalizados e encontram-se apenas nas práticas dos seus diversos atores. Ou seja, inaugura-se, na SEE/SP, a criação e implementação de comunidades de prática. Portanto, é inegável a contribuição social que o sistema e-learning REDE PEC INTERATIVA da SEE/SP vem promovendo, tanto no atendimento direto aos seus usuários; graduação de cerca de 6.300  professores (PEC-Formação Universitária); aperfeiçoamento de outros 1,6mil( (PEC Construindo Sempre USP); quanto na melhoria da qualidade do ensino, atingindo milhões de alunos da rede estadual.