A
colaboração online como subsídio
para o desenvolvimento profissional de professores
Erik
Fleischer
Universidade Federal de Minas Gerais
academia@flexis.com.br
Resumo: Este trabalho investiga até que
ponto a interação colaborativa em fóruns de discussão
online
realmente oferece oportunidades de aprendizagem
e
reflexão sobre a prática do ensino.
O
objeto desta pesquisa é a “lista” de discussão TESL-L, baseada na
Universidade da Cidade de Nova York (CUNY). Dois tipos de análise foram
realizados: um estudo quantitativo, envolvendo diversas medidas estatísticas,
do fluxo de 9597 mensagens circuladas através da lista durante um período de
177 semanas; e um estudo qualitativo do conteúdo de 53 dessas mensagens,
circuladas durante uma semana selecionada aleatoriamente dentre as 177 já
mencionadas. Tanto as estatísticas globais quanto a análise qualitativa
detalhada revelaram que apenas uma pequena fração dos
associados da TESL-L
efetivamente fazem uso do fórum
,
e que desses participantes ativos apenas uma pequena parte envolve-se em
debates
mais
aprofundados e potencialmente proveitosos do ponto de vista da aprendizagem
.
Numa outra vertente analítica, este trabalho encontrou indícios de que o
sistema constituído pelo fluxo
das
mensagens de e-mail
circuladas
através da lista de discussão
TESL-L
constituam
um sistema caótico.
Palavras-chave:
interação online, aprendizagem
colaborativa, lista de discussão, teoria do caos, sistema caótico.
Dentro
de uma perspectiva sócio-construtivista
de
educação, a interação
colaborativa
entre aprendizes
é
de fundamental importância para o processo de aprendizagem.
No
início da década de 1990,
quando iniciava sua carreira como professor, o autor deste trabalho teve seu
primeiro contato com a rede de comunicação então denominada “Bitnet
” e um
grupo eletrônico de discussão
chamado
TESL-L
.
A Bitnet em breve amalgamou-se com a internet
,
mas a TESL-L
continuou em atividade com pouquíssimas mudanças em seu funcionamento e é
hoje o maior fórum
online
do
planeta para professores
de
inglês como segunda língua ou língua estrangeira
.
Em
meados da década, quando educadores do mundo inteiro avaliavam o potencial da
educação online
, a TESL‑L
já
contava com milhares de membros, abrindo a eles as portas de todo um universo
de informação, conhecimento e colaboração
de
acesso fácil e gratuito. Mas
até que ponto os usuários tiram proveito efetivo desse grupo eletrônico de
discussão
?
Qual
tem sido o impacto real da TESL-L
no desenvolvimento
profissional
de
professores
de
inglês como segunda língua ou língua estrangeira
?
Tais
perguntas são extremamente relevantes para o estudo e o avanço da educação
à distância através de redes
de
computadores. Num mundo cada vez mais eletronicamente interconectado, a questão
não é mais se a educação online
deve
ser utilizada, mas como ela pode
ser melhor explorada para atingir seus propósitos de forma plena.
2.
Objetivos
Toda pesquisa é empreendida porque se tem
uma questão inicial em mente; essa
questão, em muitos casos, parte de uma hipótese
que
o pesquisador tem. No caso da presente pesquisa, a hipótese é a de que a
colaboração
entre
pares
que ocorre em fóruns
online
abertos[i]
seja uma ferramenta
que
pode contribuir, de forma flexível mas efetiva, para o desenvolvimento
profissional
de
professores
de
línguas.
No
intuito de investigar até que ponto o tipo de colaboração
online
acima
mencionado realmente oferece oportunidades de aprendizagem
e
reflexão sobre a prática do ensino
, este trabalho buscará respostas às
seguintes perguntas:
·
Qual é a porcentagem dos
usuários de um fórum
online
que
de fato tomam parte em interações
?
·
Com que freqüência
os
usuários de um fórum
online
interagem
uns com os outros, ou seja, participam de discussões
ou
debates
?
· De quantas mensagens geralmente consiste cada tópico de discussão ?
· Quais são os números mínimo e máximo de mensagens que um tópico de discussão pode gerar?
·
Qual é, em geral, a
“densidade” de um tópico
de
discussão
online
, ou seja, quão aprofundados são os
debates
desenvolvidos no fórum
?
Para se ter uma visão geral da forma como a TESL-L
é
utilizada por seus membros e do fluxo
de
mensagens circuladas através desse fórum
eletrônico, é útil
conhecer alguns dados numéricos globais.
A lista TESL-L
contava,
quando do início da coleta de
dados, em maio de 1999, com 26.700 membros; ao final da coleta, em dezembro de
2002, o número de associados tinha subido para 29.232, representando um
aumento de 9,5%. Desse
número total de assinantes
, apenas 2.408, aproximadamente 8,5%,
enviaram mensagens para o fórum
durante todo o período de
177 semanas coberto pela pesquisa. Isso mostra que o número de lurkers
no
fórum é extremamente alto, ou talvez que uma grande parte dos associados não
fazem mais uso da lista, apesar de não terem cancelado sua assinatura
. No mês com maior número de
participantes (194),
apenas aproximadamente 0,7% do total de assinantes da TESL-L
enviou
mensagens para o fórum
.
Durante o período de 1.237
dias estudados, um total de 9.597 mensagens foram circuladas através da TESL-L
. Tais dados sugerem uma média
de 7,76
mensagens por dia, mas ao se considerar o volume de mensagens de cada dia
individualmente, verifica-se que o desvio padrão
– a média
das variações para mais ou para menos no número diário de mensagens – é
de 5,16.
Esse valor é bastante alto, e mostra que a média de 7,76
não representa muito bem o conjunto dos valores de
mensagens por dia. De fato, a moda
de mensagens
por dia é 4, ocorrendo em 115
dos 1.237 dias (9,3%
do período), indicando que há uma predominância de valores abaixo da média,
ou seja, que a maior parte dos desvios da média é para menos. Um total de mensagens diárias entre 4
e 7,76 é bastante pequeno quando contrastado com o número
de aproximadamente 28.000
membros da TESL-L, sugerindo novamente que
a grande maioria dos associados são lurkers
.
Tendo considerado dados a respeito do fluxo de mensagens e do número de participantes (membros da TESL-L efetivamente utilizando o fórum ), é preciso analisar agora os dados acerca do volume de mensagens por participante. Na totalidade do período estudado, a média de mensagens por participante foi de 3,99, ou seja, os membros da TESL-L que realmente participaram do fórum enviaram apenas, aproximadamente, 4 mensagens cada um ao longo de 177 semanas (1.237 dias). Esse baixo índice de envolvimento é grandemente acentuado pelo altíssimo desvio padrão do número de mensagens por participante (11,72) e pela moda (1). O desvio padrão apresentado indica que a média não é representativa do todo, já que a maioria dos valores desvia, em média, 11,72 para mais ou para menos de 3,99. A moda mostra que o número mais freqüente de mensagens enviadas por participante durante o período em questão é apenas 1; de fato, esse valor corresponde a 1.253 indivíduos, ou a 52% de todos os participantes. A maioria dos 48% restantes dos participantes também enviou poucas mensagens ao longo das 177 semanas pesquisadas: 414 participantes (17,19% do total) enviaram 2 mensagens durante o período; 208 participantes (8,64% do total) enviaram 3 mensagens; e 127 participantes (5,27% do total ) enviaram 4 mensagens durante as 177 semanas estudadas.
Tendo considerado as informações
globais acima, o foco será agora voltado aos dados que possam jogar luz sobre
as interações
ocorrendo no fórum
. Das 9.597 mensagens enviadas durante o período
compreendido pela pesquisa, 4.943
(51.51% do total) foram consideradas como sendo iniciadoras de tópicos
por não conterem o termo “Re:”
no princípio do assunto; as 4.654 mensagens restantes (48.49% do total)
continham tal termo no início do assunto e foram consideradas como sendo
respostas, ou seja, parte de tópicos previamente iniciados. Tais números
sugerem que mais tópicos foram iniciados do que continuados, ou seja, nem
todas as mensagens iniciadoras de tópico
tiveram sucesso em dar início a uma discussão
.
De fato,
essa suspeita é reforçada pela freqüência
dos
números de mensagens por tópico
. O número mínimo de mensagens por tópico,
um, ocorreu em 2.652 (58,11%) dos 4.564 tópicos
iniciados durante o período
da pesquisa, ou seja, quase 60% dos tópicos
iniciados não chegaram a dar início a nenhum tipo de interação
. Já o número máximo de mensagens por tópico, 37, ocorreu em apenas
um (0,04%) dos
2.652 tópicos.
Para melhor compreender o envolvimento dos participantes nas interações online , é preciso analisar os números de novos tópicos por participante e de respostas por participante. O número médio por participante de mensagens consideradas iniciadoras de tópicos é de 2,05; essa média não representa com fidelidade o conjunto de valores porque tem um desvio padrão de 6,48, mais de três vezes o valor da própria média. A moda do número de novos tópicos por participante é apenas 1, valor que acompanha as tendências de mensagens por participante apresentadas anteriormente. Já o número médio de respostas por participante é 1,93; novamente esse valor não é representativo do conjunto, pois o desvio padrão é 7,34, quase quatro vezes a própria média. Como a moda de respostas por participante é zero, a maioria dos participantes aparentemente inicia novos tópicos ao invés de contribuir para debates já propostos.
Serão agora apresentados os resultados referentes à análise qualitativa. A semana selecionada para essa análise detalhada, estendendo-se de 6 a 12 de março de 2000, contou com um total de 53 mensagens enviadas por 44 participantes. Esse número de mensagens é bastante próximo aos valores mais freqüentes de mensagens por semana (vide gráfico 4 na seção anterior) e à média global de mensagens por semana (54,22); o número de participantes encontra-se entre a média (41,78) e a moda (49) globais de participantes por semana. Assim sendo, apesar de aleatoriamente selecionada, a semana em questão é bastante representativa da maioria das semanas compreendidas pelo estudo.
Ao longo da semana selecionada, cada participante enviou, em média , 1,18 mensagens – um valor que representa adequadamente o conjunto, já que o desvio padrão é 0,53 e a moda é igual a um. De todas as mensagens enviadas através da TESL-L durante a semana em questão, 28 tinham linhas de assunto únicas, tendo, por essa razão, sido inicialmente classificadas como iniciadoras de tópicos . As 25 mensagens restantes tinham linhas de assunto iniciadas como o termo “Re:” e foram assim classificadas como respostas a tópicos previamente iniciados.
O exame do conteúdo das mensagens, entretanto, revelou que a classificação de cada e-mail como “resposta” ou “novo tópico ” de acordo com a presença ou ausência do termo “Re:” no início da sua linha de assunto muitas vezes não correspondia à realidade. Muitas das mensagens eram na verdade respostas a tópicos sem, no entanto, conter o termo “Re:” no início da linha de assunto; outras continham tal termo no campo de assunto mas iniciavam novos tópicos. Assim sendo, cada e-mail da semana em questão foi reclassificado como “novo tópico real” ou “resposta real” em consonância com o conteúdo da mensagem. Surpreendentemente, verificou-se que apenas 12 (22,64%) das 53 mensagens realmente iniciavam novos tópicos; as 41 mensagens restantes (77,36%) davam continuidade a tópicos iniciados anteriormente.
Tal discrepância foi causada pelo uso inconsistente do campo “assunto” nos e-mails enviados pelos participantes do fórum online . É de se supor, portanto, que os dados apresentados nos gráficos 7, 8, 9 e 10 na seção anterior deste trabalho não retratem fielmente a realidade. Ficou claro que a delimitação de tópicos de acordo com o assunto de cada mensagem está sujeita a falhas, já que vários e-mails com linhas de assunto diferentes podem na realidade pertencer ao mesmo tópico . Foi também colocado em evidência o fato de que avaliações do grau de interatividade no fórum de acordo com a porcentagem de novos tópicos e de respostas a tópicos podem estar equivocadas: várias mensagens com linhas de assunto diferentes, supostamente iniciadoras de novos tópicos , podem na verdade constituir contribuições a um único tópico. Entretanto, a determinação do percentual de erro nas análises estatísticas globais só seria possível mediante a leitura de cada uma das 9.597 mensagens, uma tarefa impraticável para um único pesquisador no espaço limitado de tempo disponível para a presente pesquisa.
Depois da reclassificação das 53 mensagens pertencentes à semana selecionada para análise detalhada, verificou-se a existência de 17 tópicos distintos, com uma média de 3,06 mensagens cada um. O desvio padrão de 3,0 mostra que há considerável variação nessa média, e a moda igual a dois sugere que a maioria dos tópicos contém menos do que três mensagens. Tais dados estão em consonância com os números revelados pela análise estatística global. De fato, sete (41,18%) dos 17 tópicos continham apenas duas mensagens, e quatro outros tópicos (23,53%) continham apenas uma mensagem; no total, 64,71% dos tópicos restringiam-se a menos de duas mensagens, o que indica um índice relativamente baixo de desenvolvimento de debates . É preciso, entretanto, ressalvar que alguns dos tópicos contendo apenas uma mensagem podem ter recebido respostas em semanas subseqüentes.
Há indícios
de que o sistema constituído pelo fluxo
das
mensagens de e-mail
–
ou seja, das interações
–
circuladas através da lista de discussão
TESL-L
tenha
uma natureza caótica
. Em primeiro lugar, esse sistema é
extremamente complexo, já que envolve um grande número de variáveis
–
os assinantes
da
lista, cada um dos quais tem um comportamento
único.
Não obstante a imprevisibilidade do comportamento de cada indivíduo, pode-se
verificar nos gráficos apresentados na seção anterior que existem padrões
e tendências
no
fluxo de mensagens e no número de mensagens por participante. Tais tendências
conferem ao sistema como um todo um certo grau de previsibilidade
, mostrando que ele é provavelmente
regido por certas leis e não totalmente aleatório
. Em segundo lugar, o sistema em questão
apresenta uma certa fractalidade
: os mesmos padrões e tendências podem
ser observados ao nível do período estudado como um todo, ao nível mensal e
ao nível semanal.
Se a TESL-L
pode
ser considerada como um sistema caótico
, é de se supor que as tendências
estatísticas observadas na análise global representem o
conjunto de atratores
do
sistema. Esses atratores
indicam
que, conquanto o comportamento
de
cada associado, cada participante e cada interação
online
seja
imprevisível quando considerado isoladamente, o comportamento da totalidade
dos associados, participantes e interações
varia
bem menos e está restrito a um conjunto limitado de comportamentos possíveis.
A análise
detalhada das mensagens enviadas ao longo da semana selecionada aleatoriamente
serviram, por um lado, para confirmar ou questionar as tendências
apontadas pelas estatísticas globais. Por outro lado, não se
pode tomar uma mensagem isolada ou mesmo o fluxo
de
mensagens dessa semana, como representantes fiéis da totalidade das mensagens
ou semanas compreendidas pela pesquisa.
Tanto as
estatísticas globais quanto a análise qualitativa
detalhada revelaram que apenas uma pequena fração dos
associados da TESL-L
efetivamente
fazem uso do fórum
, e que desses participantes ativos
apenas uma pequena parte envolve-se em debates
mais
aprofundados e potencialmente proveitosos do ponto de vista da aprendizagem
. Isso significa, por um lado, que a
grande maioria dos associados da TESL-L – de fato, a quase totalidade deles
– são lurkers
, e por outro, que para boa parte dos
“não-lurkers” a TESL-L não
representa um ambiente de aprendizagem onde “interações
reflexivas e ricas em significado” (Collins[ii]
apud Muirhead
, 1999: 15) são promovidas.
Com relação
aos lurkers
, pouco pode ser afirmado ou mesmo
cogitado, já que a presente pesquisa não permite fazer inferências a
respeito do número de assinantes
da
TESL-L
que,
mesmo não contribuindo para as discussões
online
, as acompanham silenciosamente. Também
não é possível fazer ilações acerca da contribuição que a mera leitura
das mensagens circuladas pela lista traz para o desenvolvimento
profissional
dos
lurkers.
É
importante considerar que a TESL-L
foi
um fórum
online
pioneiro e que um número considerável de novas listas de
discussão
surgiu
ao longo dos anos. Isso significa que uma parte dos associados da TESL-L pode
ter passado a fazer uso de outras listas sem antes cancelar sua assinatura
junto
à TESL-L. Outra possibilidade é que, com o aumento no número de sub-listas
, vários dos atuais assinantes
pertencem à “lista-mãe” – a TESL-L – com o único
propósito de ter acesso às sub-listas.
É
bastante possível que fóruns
de
debate
online
tais
como o estudado tenham utilidade para muitos usuários como “bancos” de
informações. Com efeito, é perfeitamente possível que uma parte considerável
dos lurkers
beneficiem-se
grandemente da leitura das mensagens distribuídas pela TESL-L
. Se e até que ponto isso de fato
ocorre fica por ser investigado em pesquisas futuras.
No
tocante aos usuários ativos – aqueles que efetivamente participam das
discussões
online
–
os dados apresentados também sugerem que muitos deles mostram-se abertos ao
debate
e
à construção colaborativa de conhecimentos. O não envolvimento
efetivo
dessas pessoas em debates
aprofundados ou na construção colaborativa de conhecimentos
pode ser atribuído a alguns fatores:
·
inexperiência no uso da
tecnologia
envolvida;
·
desconhecimento de estratégias
eficazes na construção de diálogos online
, tais como o uso de citações cruzadas
em
mensagens eletrônicas;
·
frustrações advindas de
esperas prolongadas (três dias ou mais) por respostas a perguntas;
·
acúmulo de mensagens e a
conseqüente inviabilidade de ler todas elas, o que pode levar um usuário da
lista a sentir-se perdido;
·
desinteresse pelos tópicos
sendo
debatidos – alguns participantes podem escolher só fazer uso da lista
quando querem debater algo de seu interesse.
Cabem
aqui duas reflexões importantes com relação às linhas de discussão
não
desenvolvidas e ao não envolvimento
direto
de muitos assinantes
da
TESL-L
nos
debates
.
Em
primeiro lugar, é cabível questionar a concepção sócio-construtivista de
que só a participação ativa em interações
colaborativas pode promover o aprendizado. Afinal, é não só
possível mas provável que muitos dos associados “passivos”da TESL-L
–
os lurkers
que
se limitam a ler os e-mails circulados através da lista – estejam fazendo
bom proveito das informações e reflexões contidas nas mensagens. Se assim não
fosse, não haveria no mundo tantos autodidatas.
Em
segundo lugar, o envolvimento
dos
participantes em cada linha de discussão
provavelmente depende do interesse despertado pelo tópico
sendo
debatido. Uma pesquisa fica por ser empreendida para esclarecer que tipos de tópicos
promovem com maior sucesso debates
mais
prolongados e aprofundados.
Se a
aprendizagem
à
distância é mais adequada a indivíduos altamente motivados e bem
organizados, como sugere Rowntree
[iii]
(apud Muirhead
, 1999: 14), é de se supor que o baixo
índice de envolvimento
observado entre os assinantes
da
TESL-L
deva-se
à baixa auto-motivação
e
auto-disciplina dessas pessoas. Outra possível razão – que pode ocorrer em
paralelo à anterior – é a inexperiência da maioria dos associados com
relação à comunicação mediada por computadores
, que pode acarretar diversas frustrações.
A interação
online
é
um processo bastante diverso da interação face a face e requer dos
participantes um grau muito maior de auto-direcionamento
. A impessoalidade que resulta tanto da
falta de uma “presença visual” dos participantes e quanto da facilidade
com que pessoas podem deixar ou juntar-se a um grupo demandam uma maior
perseverança por parte daqueles que desejam tirar real proveito da interação
online.
Em que
medida cada usuário da TESL-L
beneficia-se do uso da lista é outra pergunta que fica por
ser abordada em uma pesquisa futura. A resposta a essa pergunta requer que usuários
da lista sejam entrevistados e tenham a oportunidade de expressar seus pontos
de vista. Apesar de intimamente relacionado às questões aqui discutidas, tal
levantamento não pôde ser feito devido às limitações de tempo do presente
estudo.
O fato de
a TESL-L
ser
um fórum
aberto
também tem sérias implicações para a natureza das interações
nele
empreendidas e do envolvimento
de
seus usuários, já que nenhum assinante da lista tem qualquer compromisso
formal de participação. Um fórum de debate
online
inserido num contexto educacional formal provavelmente
apresentará uma dinâmica
de
funcionamento totalmente diferente, com assiduidade muito maior dos
participantes em geral, proporção bastante inferior de lurkers
e
maior proporção de mensagens por tópico
de
discussão
. De fato, seria interessante comparar
os resultados desta pesquisa com outra que tivesse como objeto o fórum online
de um curso formal
, especialmente se esse fórum fosse
central ao funcionamento do curso.
Finalmente,
é válido ressalvar que a presente análise foi empreendida em um fórum
online
com
várias peculiaridades: seu longo período de existência, seu grande número
de associados e seus objetivos muito específicos. Qualquer generalização ou
extrapolação das características da TESL-L
para
outros fóruns
ou
listas de discussão
online
é temerária.
5.
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