1º  SEMINÁRIO  
NACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

"Habilidades e Talentos em EAD"

 12 a 15 de abril de 2003
Belo Horizonte - MG

 

BELO HORIZONTE

INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE

Belo Horizonte fica numa região de serras onduladas, com temperaturas que variam de 16 a 31 graus ao longo do ano. O céu, muito claro e azul, mesmo no inverno, é recortado pelo perfil da Serra do Curral, que protege a cidade de ventos mais fortes.

Belo Horizonte já nasceu capital.

Importante centro de negócios e turismo da América Latina, BH é uma cidade cheia de surpresas onde o palacete neoclássico, a arte de Niemeyer, Burle Marx e Portinari convivem de forma amena com a arte contemporânea.

Tem cultura, lazer e esportes, moda e vida noturna, BH é a capital dos barzinhos. Harmônica, Belo Horizonte nasceu sem perder a alma e o coração.

Visitar Belo Horizonte significa ter a sua disposição outros roteiros turísticos repletos de história, aventuras e descobertas

 

 

GUIA

 

MUSEUS

 

Museu de arte da Pampulha – MAP

Primeiro projeto de Niemeyer para a Pampulha. Funcionou como cassino até a proibição do jogo em 1946. a fachada teve influência de Lê Courbusier e o interior recebeu uma interpretação de espelhos, curvas e rampas.os jardins de Burle Marx exibem esculturas de José Pedrosa e Ceschiatti. Com um acervo de mais de 1.500 obras, o museu tem infra-estrutura com sala multimídia, biblioteca e espaço de convivência. Recebe exposições de nível internacional.

 

Museu histórico Abílio Barreto

Única construção remanescente do Curral Del Rey, reúne acervo referente á história de Belo Horizonte. Destaque para o altar e o lavabo barroco da antiga Igreja de Boa Viagem, do século XVIII, para a locomotiva “Mariquinhas”, usada na construção da cidade, e para o próprio casarão em estilo colonial. O museu tem um moderno anexo com sala para exposições, auditório, biblioteca e anfiteatro.

 

Museu mineiro

O acervo reúne três coleções que documentam a evolução da cultura e da arte mineira: a coleção de arte sacra dos séculos XVIII e XIX, a coleção da pinacoteca do estado. O prédio, de arquitetura neoclássica, foi sede do extinto Senado Mineiro Abriga exposições temporárias.

 

Museu do telefone

Mostra a evolução da telefonia desde os aparelhos mais antigos até os modernos celulares. São cerca de 300 peças, com destaque para os pés-de-ferro, primeiros aparelhos usados no Brasil, e os telefones de campanha da II Guerra Mundial. Uma coleção de cartões telefônicos enriquece o acervo.

 

Museu da história natural

Exposições permanente nas áreas de paleontologia, arqueologia e antropologia. No acervo, raridades como os esqueletos de preguiças gigantes, além de dinossauros e artefatos da cultura indígena da tribo dos maxacali. Trilhas monitoradas permitem a observação e o estudo da vegetação com espécies brasileiras e de animais de pequeno porte, abriga o “Palacinho”, antiga residência de verão dos governadores.

 

Presépio do Pipiripau

São 580 figuras confeccionadas a partir do gesso, papelão e outros materiais artesanais, que se movimentam mecanicamente, em torno do nascimento do menino Jesus. Exibe em cinco planos cenas profanas e sacras. Idealizado pelo artista popular Raimundo Machado, começou a ser construído em 1906 e encanta pela simplicidade. Está em exposição no Museu de História Natural.

 

PARQUES E ECOTURISMO

 

Parque das Mangabeiras

Projetado pelo paisagista Burle Marx, é um dos maiores parque urbano do país. Localizado aos pés da serra do Curral, possui reserva de Mata Atlântica. A vegetação e os pequenos animais, como micos, esquilos e quatis, podem ser apreciados através de passeios por trilhas oferecidas pelo parque. Os visitantes ainda contam com completa infra-estrutura de lazer e esportes, com quadras poliesportivas, playground e quiosques. Equipado com teatro de arena e espaço para shows, o parque é palco de manifestações artísticas, culturais e ecológicas. Do mirante se tem uma bela vista do nosso horizonte.

 

Parque municipal

O parque faz parte do projeto original da cidade e tem inspiração nos parques franceses da belle époque. Localizado no centro de Belo Horizonte, ao longo de sua avenida principal, a Afonso Pena, o parque exibe árvores  nativas e exóticas e oferece recantos de tranqüilidade para os freqüentadores. Centro de educação ambiental, abriga o orquidário, além do Teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes. Importante centro de cultura.

 

Jardim Zoológico

Inserido em uma reserva nativa do cerrado, o Jardim Zoológico abriga mais de 1000 animais de 200 espécies de diversas partes do mundo. Destacado centro de reprodução em cativeiro, abriga o primeiro borboletário da América Latina. Administrado pela Fundação Zôo-botânica, é um importante centro de pesquisa e educação ambiental.

 

Ecoturismo

A natureza de Belo Horizonte e seu entorno são exuberantes. As ondulações do relevo, a terra rica em nascentes e o solo que esconde grutas propiciam a exploração da região através de caminhadas, banhos de cachoeira além da prática de esportes radicais. Os parques florestais, os hotéis-fazenda e pousadas fazem esquecer a proximidade com a metrópole e permitem conhecer a fartura e a hospitalidade mineira.

 

PRAÇA DA LIBERDADE

 

O complexo paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade é uma síntese dos estilos que marcam a história da centenária Belo Horizonte. Prédios históricos como o neoclássico Palácio da Liberdade, sede do Governo do estado, e as imponentes secretarias, de estilo eclético, dividem o espaço com o moderno, apelidado de “rainha da sucata”.

O traçado e os jardins, inspirados no Palácio de Versailles, são um convite aos passeios e caminhadas. O correto, a fonte luminosa e a alameda de palmeiras imperiais completam o conjunto, que faz do local um espaço de convivência e lazer.

Símbolo do poder na fundação da cidade, a Praça da Liberdade é hoje, também,um marco na vida cultural de Belo Horizonte. Eventos variados atraem sempre um público de fiéis freqüentadores.

 

O modernismo de Niemeyer

O estilo do arquiteto Oscar Niemeyer está presente em duas construções da Praça da Liberdade: o prédio da Biblioteca Pública Estadual e o Edifício Niemeyer, que com suas curvas ousadas, característica da obra inovadora nos anos 50, se mantém imponente, marcando um dos belos contrastes da praça.

 

Palácio da Liberdade

Impressiona pela beleza e elegância da construção neoclássica e dos jardins com várias espécies de plantas e esculturas francesas em mármore branco. O prédio, projetado e construído para servir de residência oficial, funciona hoje como sede administrativa do Governo de Minas Gerais. Elementos do segundo império francês e do estilo neoclássico italiano predominam na decoração interna do Palácio. Uma escadaria belga art nouveau, um, rico lustre de cristal tcheco, móveis folheados a ouro e obras antiga completam o luxuoso ambiente interno. O palácio é aberto à visitação no terceiro domingo de cada mês

 

Secretarias

Os prédios das secretarias de Estado, em torno da Praça da Liberdade, são alguns dos melhores exemplos da arquitetura eclética que marcou a construção de Belo Horizonte. No prédio da Secretaria de Educação esta instalado o Centro de Referência do Professor, um espaço de eventos para aperfeiçoamento e reciclagem de educadores.

Previsão do Tempo em BH: www.solechuva.com.br

 

COMPRAS

 

Feira de arte e artesanatos da Afonso Pena

Uma das maiores da América Latina, a feira acontece na principal, avenida de belo Horizonte, com 1 km de extensão e 3 mil expositores que mostram a criatividade e a beleza da arte do povo mineiro. A variedade de produtos , materiais utilizados e os preços atraem turistas de todo o país. Nas barracas de alimentação, uma oportunidade para um bate-papo.

 

Feira Tom Jobim

Uma alameda de árvores frondosas e antigas é o espaço agradável onde acontece a feira de antiguidades e comidas típicas. Um enorme bar ao ar livre oferece cerveja gelada e tira-gostos da cozinha regional brasileira e pratos da culinária internacional. No setor de antiguidades, peças de decoração, utilitários e publicações de várias épocas. Espaço de convivência, a feira oferece programação cultural.

 

Mercado Central

Aqui tem de tudo um pouco. As quase 400 lojas oferecem desde frutas e legumes, passando por flores e ervas medicinais, a pequenos animais e artesanato, além de produtos religiosos. Os botequins são uma tradição na cidade. A conversa e a cerveja são acompanhadas por uma saborosa isca de fígado acebolada ou carne de porco com jiló especialidades do mercado.

 

Pedras preciosas

Minas gerais é o maior produtor mineral do país e possui uma grande variedade de pedras preciosas e semi-preciosas. Belo Horizonte concentra um comércio intenso de pedras brutas, lapidadas e de jóias com design moderno e arrojado. As lojas também oferecem objetos de decoração feitos a partir das pedras.

 

Savassi

Sofisticado ponto de comércio, bares, restaurantes e cafés da cidade. Nas ruas da Savassi desfilam a moda e a ousadia. Nas várias lojas, a grife mineira, que mostra estilo no design e qualidade no corte e nos tecidos. Verdadeiro shopping ao ar livre, a região tem o mais movimentado circuito gastronômico de Belo Horizonte. Point obrigatório para quem visita a cidade.

 

Shopping Centers

Belo Horizonte vive a profusão dos shopping-centers, como toda grande metrópole. Os centros de compras oferecem completa infra-estrutura de segurança, comodidade e lojas das mais famosas grifes mineiras e nacionais e produtos de marcas internacionais. E mais, praças de alimentação e espaços para lazer e cultura. A cidade conta ainda com shopping-centers temáticos.

 

Barro Preto

A região do Barro Preto é um grande centro de pronta-entrega. São mais de 600 lojas que comercializam roupas, sapatos e acessórios, desde os estilos esportivo e casual até produtos mais refinados para a noite, o comércio é voltado para os lojistas, algumas lojas vendem no varejo.

 

Artesanato Mineiro

O Centro Mineiro de Artesanato, o Projeto Mão de Minas e a Codevale – Artesanato do Vale do Jequitinhonha, mantêm lojas especializadas para a venda do artesanato mineiro de todas as regiões. Objeto de diversos materiais e técnicas variadas traduzem a riqueza cultural do povo, representada na qualidade e beleza da tecelagem, da tapeçaria, da cerâmica e dos objetos em madeira, pedra-sabão e metal.

 

 

FEIRAS E MERCADOS

 

Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena

Av. Afonso Pena - Centro

Dom. de 8h às 14h.

 

Feira Tom Jobim

Av. Bernardo Monteiro entre Av. Brasil e R. dos Otoni - Sáb. de 8h às 17h.

 

Feira de Flores e Plantas Naturais

Av. Bernardo Monteiro entre a Av. Brasil e a R. dos Otoni - 6ª de 12h às 20h

 

Mercado Central

Av. Augusto de Lima, 744 - Centro

Tel. 3274.9434 - 2ª a sáb. de 7h às 18h, dom.e feriados de 7h às 12h.

 

Mercado Distrital do Cruzeiro

R. Ouro Fino, 452 - Cruzeiro

Tel. 3223.7844 - 2ª, dom. e feriados de 7h às 13h, 3ª a sáb. de 7h às 18h.

 

 

ANTIQUÁRIOS

 

Arte Sacra Antiguidades

R. Alagoas, 785 - Savassi

Tel: 3261.7256

 

 

 

ARTESANATO

 

Cenarte

R. Tupinambás, 956 - Centro

Tel: 3279.1476

 

Centro de Artesanato Mineiro

Av. Afonso Pena, 1537 - Centro

Tel: 3272.8572

 

Céu da Terra

Av. Getúlio Vargas, 1427 e 1429 - Savassi

Tel: 3281.6584 e 3227.3188

Boutique: 3223.1185

Quiosque Bahia Shopping: 3224.2186

Av. Prudente de Morais, 091 - Lj. 8 - Cidade Jardim - Tel: 3344.0173

 

Feiras de Arte e Artesanato

Av. Afonso Pena entre R. da Bahia e R. Guajajaras

 

Mãos de Minas

R. Grão Mogol, 662 – Sion

Tel: 3282.8298

 

Santa Clara Campo e Lazer

BR 040 - Km 524 - Contagem/MG

Tel: (0xx31) 3394.6655

www.santaclaramadeiras.com.br

 

Toque Artesanal

R. Sergipe, 1318 – Savassi

Tel: 3287.3727

 

 

PELA NOITE

 

A tradição boêmia de Belo Horizonte resistiu à passagem do tempo. A cidade reúne hoje a maior concentração de bares, por habitante, do Brasil. Barzinhos, pubs, boates, cafeterias e restaurantes concentram-se principalmente na área da Savassi, onde surgem novos estabelecimentos a cada mês.

 

 

RESTAURANTES COMIDA MINEIRA

 

Deles Bar e restaurante

Rua Jacuí, 3489/3493 – Ipiranga

Tel: 3426-4109

 

D. Lucinha

R. Padre Odorico, 38 - Savassi

Tel: 3227.0562

R. Sergipe, 811 – Savassi

Tel: 3261.5930

Av. Chibarás, 399 - Moema/SP

Tel: (11) 5051.2050

R. Bela Cintra, 2325 - Jardins/SP

Tel: (11) 282.3797

 

Emporium

Av. Afonso Pena, 4034 - Mangabeiras

Tel: 3281.1277 e 3281.6858

Av. do Contorno, 6749 - Savassi

Tel: 3297.4415

 

Fogão de Minas

R. Cristália, 105 - Chácara Stº Antônio

Betim/MG

Tel: (0xx31) 3591.1505 e 3591.1929

 

Mestre Cuca

R. Tupinambás, 397A - Centro

Tel: 3273.5357

 

Paiol Grill

R. Ceará, 630 - Stª Efigênia

Tel: 3222.4686

 

Rancho Fundo

Av. Prof. Mário Werneck, 1000 - Estoril

Tel: 3378.7300

 

Xapuri

R. Mandacaru, 260 - Pampulha

Tel: 3496.6198

 

Xico da Kafua

Av. Itaú, 1195 - João Pinheiro

Tel fax: 3375.2640

 

ADEGAS / CACHAÇARIAS

 

Adega da Pinga

Av. do Contorno, 7224 - Lourdes

Tel: 3337.2974 e 3337.2594

 

Alambique Cachaçaria e Armazém

Av. Raja Gabáglia, 3200 - Estoril

Tel: 3296.7188 e 3296.6989

 

Fazenda Belcon: Mozzarella de Puro Leite de Búfala

Tel: (31) 3291.0611

www.belcon.ind.br

 

Ronaldo Queijos e Cachaças

Mercado Central - Lj. 34

Tel: 3274.9611

 

 

 

BARES

 

Afrodick

R. Tomé de Souza, 600 – Savassi

Tel: 3287.2525

 

Albano's

R. Pium-í, 611 - Anchieta

Tel: 3281.8606

 

Bingo Star

Av. Amazonas, 500 - Pça. Sete - Centro Tel: 3212.3539 e 3212.3831

Fax: 3212.2526

 

Maria de Lourdes Botequim

R. Bárbara Heliodora, 141 - Lourdes

Tel: 3292.6905

 

Reciclo Asmare Cultural

Av. do Contorno, 10564 - Barro Preto

Tel: 3295.3378

 

Santafé Bar e Restaurante

R. Pernambuco, 800 - Savassi

Tel: 3261.6446

 

BARES COM JOGOS

 

Bingo Star

Av. Amazonas, 500 - Pça. Sete – Centro

Tel: 3212.3539 e 3212.3831

Fax: 3212.2526

 

 

 

CAFETERIAS

 

Internet Club Café

R. Fernandes Tourinho, 385 - Savassi

R. Fernandes Toruinho, 470 - Lj. 10 – Savassi

Shopping Jardim - R. Iraí, 235 - Cidade Jardim

Tel: 3282.3132, 3223.0637 e 3297.9002

 

 

 

CASAS DE CHOPP

 

Cafeteria & Chopperia Viena

Av. do Contorno, 3968 - São Lucas

Tel: 3221.9555

 

Krug Bier

Av. Paulo Camilo Pena, 736 - Belvedere

Tel: 3286.0061

 

Tip-Top

R. Rio de Janeiro, 1770 - Lourdes

Tel: 3275.1880

 

CASAS NOTURNAS

 

Blackmail Piano Bar

R. Gonçalves Dias, 981 - Savassi

Tel: 3262.0509

 

Boite Skorpius New

Av. Cristovão Colombo, 571 – Savassi

Tel: 3223.2662

 

Crystal Night Club

R. Rio Grande do Norte, 1470 - Savassi

Tel: 3221.9856

 

Jósefiné Mix Club

R. Antônio de Albuquerque, 729 - Savassi

Tel: 3225.2307 e 3225.2353

 

New Sagitarius Night Club

R. Alfenas, 27 - Mangabeiras

Tel: 3221.9304 e 3227.7985

 

Noiva do Cowboy

Av. Londres, 59 - Eldorado

Contagem/MG

Tel:(0xx31) 3395.2044

 

Tulipão

Av. Brasil, 326 – Funcionários

Tel: 3241.1177

 

 

 

CINEMAS

 

Art Minas 1-2

Minas Shopping - Av. Cristiano Machado, 4000 - Cidade Nova

Tel: 3426.1202

 

Big 1-2-3

Big Shopping - Av. João César de Oliveira, 1275 – Eldorado

Tel: 3391.3345

 

Cineplex 1-2-3-4-5-6-7

BH Shopping - Rod. BR 356 - Km 447

Nível Nova Lima – Belvedere

Tel: 3286.1423 e 3286.1743

 

Cidade 1-2-3-4-5-6-7

Shopping Cidade - R. Tupis, 337

Centro - Tel: 3274.8286

 

Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Tel: 3237.7234

 

Cineclube Unibanco Savassi

R. Levindo Lopes, 358 – Savassi

Tel: 3227.6648

 

Multiplex 1-2-3-4-5-6-7

Shopping Del Rey - Av. Presidente Carlos Luz, 3001 – Pampulha

Tel: 3415.6021

 

Diamond 1-2-3-4

Shopping Diamond Mall - Av. Olegário Maciel, 1600 – Lourdes

Tel: 3292.9026 e 3292.9027

 

Espaço Unibanco Belas Artes Liberdade

R. Gonçalves Dias, 1581

Lourdes - Tel: 3213.5594

 

Espaço Unibanco Ponteiro

LIBERDADE 1-2

Ponteio Lar Shopping - BR 356, 2500

2º piso - Belvedere - Tel: 3286.3607

 

La Bocca 1-2

R. Ouro Preto, 103 - Barro Preto

Tel: 3271.1244

 

Shopping Norte 1-2

Shopping Norte - Av. Vilarinho, 120

Venda Nova - Tel: 3451.8900

 

Usina Unibanco de cinema

R. Aimorés, 2424 - Stº Agostinho

Tel: 3337.5566

 

TEATROS

 

Cada de Teatro

R. Porteirinha, 90 - Stª Efigênia

Tel: 3461.8499

 

Lapa Multishow

Av. Alvares Maciel, 312 - Stª Efigênia

Tel: 3241.2074

 

Teatro Alterosa

Av. Assis Chateaubriand, 499 - Floresta

Tel: 3237.6611

 

Teatro Clara Nunes - Imprensa Oficial

R. Rio de Janeiro, 1063 – Centro

Tel: 3272.7487

 

Teatro Casanova

Av. Afonso Pena, 1500 - 18º andar

Centro - Tel: 274.7272

 

Teatro da Assembléia

R. Rodrigues Caldas, 30 - Stº Agostinho

Tel: 3290.7827

 

Teatro da Biblioteca Pública – Sala Multimeios

Pça. da Liberdade, 21 - Lourdes

Tel: 3269.1166

 

Teatro da Cidade

R. da Bahia, 1341 - Centro

Tel: 3273.1050

 

Teatro do Centro Cultural PIO XII

R. Alvarenga Peixoto, 1679

Stº Agostinho - Tel: 3337.6055

 

Teatro do Centro Cultural UFMG

Av. Santos Dumont, 174 - Centro

Tel: 3238.1090

 

 

 

GALERIAS DE ARTES

 

AM Galeria de Arte

R. Professor Morais, 476 – Funcionários

Tel: 3223.4209

 

Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte

R. Itambé, 227 - Floresta

Tel: 3277.4665

 

Centro Cultural UFMG

Av. Santos Dumont, 174 - Centro

Tel: 3238.1078

 

Centro de Artesanato do SESC Mineiro - CENARTE

R. Tupinambás, 956 - Térreo – Centro

Tel: 3271.1811 - R. 276

 

Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 3ª Região

Av. Getúlio Vargas, 225 - Funcionários Tel: 3228.7415

 

Chromos Galeria de Arte

R. Pernambuco, 453 - Funcionários

Tel: 3261.5161

 

Espaço Cultural do Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais

Av. Francisco Sales, 1446 - Stª Efigênia

Tel: 3289.2200

 

Espaço Cultural Baby Beef

Av. Cristiano Machado, 4000 – Ipiranga

Tel: 3426.1100

 

Espaço Cultural Henfil

Av. dos Andradas, 3100 - Stª Efigênia

Tel: 3465.1122

 

Espaço Cultural da Aliança Francesa

R. Tomé de Souza, 1418 – Funcionários

Tel: 3291.5187

 

Espaço Cultural do PIC Cidade

R. Cláudio Manoel, 1185 – Funcionários

Tel: 3261.6466

 

Galeria de Arte do Itaú

R. Goitacazes, 29 - Centro

Tel: 3222.8160

 

Galeria de Arte da Telemar

Av. Afonso Pena, 4001 – Mangabeiras

Tel: 3229.2115.

 

Campus da UFMG: Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha - Belo Horizonte, MG