1º  SEMINÁRIO  
NACIONAL  ABED
DE  EDUCAÇÃO  A  DISTÂNCIA

"Habilidades e Talentos em EAD"

Belo Horizonte, 12 a 15 de abril de 2003



Belo Horizonte - MG

Veja Mais informações sobre Belo Horizonte, clique aqui.


Cidade projetada para corresponder aos anseios do Brasil-República, Belo Horizonte foi um espaço aberto para novas linguagens e estilos arquitetônicos.

Na Praça da Liberdade e em vários outros pontos da cidade podem ser vistos belos e imponentes exemplares do ecletismo, com fortes traços do bolo neoclássico. Estilo predominante do século XIX, o ecletismo oferecia a liberdade estética almejada pelos republicanos. Era a transição entre o velho e o novo. Entre a arte e a técnica.

A localização de Belo Horizonte foi escolhida por seus idealizadores. Integrando a bacia do rio São Francisco, Belo Horizonte tem sua malha hidrográfica composta, principalmente, pelos ribeirões Arrudas e do Onça, ambos afluentes do rio das Velhas.

A maior parte do município, com uma área de 335 km2, situa-se a 852,19 metros de altitude. Em alguns pontos, como o topo da Serra do Curral, atinge 1.500 metros. O clima é ameno, com temperatura média anual em torno de 20,5o C e regime sazonal de chuvas: estações úmidas, chuvosas e secas.
A arquitetura dos anos 80 reflete o período de grande efervescência cultural. Foram erguidos obeliscos de mármore, igrejas pós-modernas e edificações com novos materiais, que podem ser vistos em diversos pontos da cidade, incluindo a Praça da Liberdade. Neste espaço encontram-se os três grandes monumentos da arquitetura da cidade.

A cozinha mineira é uma das mais ricas e apreciadas do país. E Belo Horizonte, por ser o centro comercial e de serviços de Minas, acolhe as suas variações regionais.

A maior parte dos pratos típicos de Minas são feitos principalmente à base de frango ou lombo de porco, sempre acompanhados de uma verdura e pratos à base de milho ou mandioca. Seus doces geralmente são preparados com frutas ou feitos com ovos, uma forte influência da culinária portuguesa.

Com a descoberta do ouro, criou-se no Estado o período mais abastado do século XVIII. Nessas terras passaram os inconfidentes e deixaram suas marcas os artistas Aleijadinho e mestre Ataíde. Suas obras estão em vários municípios do Circuito do Ouro, junto com outros importantes registros artísticos e arquitetônicos do período colonial.

Belo Horizonte é o ponto de confluência do Circuito do Ouro, formado por Barão de Cocais, Catas Altas, Congonhas, Mariana, Sabará, Ouro Preto, entre outras.

Campus da UFMG: Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha - Belo Horizonte, MG


site em fase de elaboração, está sujeito a alterações.