Qualis - ISSN - 1806 - 1362 / DOI 10.17143 / abed1995
 




 

Cartas ao Editor

VIRTUAL EDUCA 2003, um enconto Iberoamericano

Profa. Dra. Lígia Silva Leite

A oportunidade de participar do Virtual Educa 2003 ofereceu a possibilidade de dialogar com um grande número de colegas interessados em educação a distância e que trouxeram suas experiências de variados países. O evento reuniu entre os dias 18 e 20 de junho, no Centro de Convenções em Miami, cerca de 700 pessoas e representantes oficiais de mais de 30 universidades da América Latina, Europa e América do Norte, além de empresas interessadas em educação a distância. O evento englobou o IV Encontro Internacional sobre Capacitação Profissional e Tecnologias da Informação, e a IV Conferência Internacional de Educação, Tecnologia e Treinamento.

Na opinião de César Gavíria, Secretário Geral da OEA, "…Virtual Educa foi chamado a criar novas formas  de acesso e intercâmbio de informações na atual revolução tcnológica, a estabelecer relações de cooperação entre as instituições educativas e os setores público e privado, de modo a contribuir para o estabelecimento das bases de uma sociedade melhor informada, mais democrática, onde a educação seja a carta de navegação em uma região onde todos os indivíduos participem plenamente no desenvolvimento político, econômico e social de suas respectivas sociedades…"

Outros eventos aconteceram durante a semana do Virtual Educa:
 
- Seminário Interamericano de Tecnologias da Informação
Aplicadas à Educação, destinado aos bolsistas da OEA e aos responsáveis pelos projetos de excelência
.
- II Encontro de Universidades Virtual Educa. Novos desafios para a
universidade do Século XXI: o papel das tecnologias da informação e da comunicação, para os reitores das universidades da Associação Virtual Educa, representantes de instituições de ensino superior e de redes da América e Europa.

- Encontro e-learning empresarial para representantes de empresas e universidades que se interessam em debater "soluções" inovadoras de e-learning.

- Reunião de diretores do USDLA (United States Distance Learning
Association)

A presença de brasileiros pode ser notada mediante a apresentação de trabalhos técnicos em várias mesas, além de um 'stand' no qual se destacava a UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), membro da Associação  Virtual Educa, presente com um número significativo de representantes e fazendo a cobertura filmada do evento.

Apesar do domínio do idioma espanhol no evento, no último dia foi composta uma mesa exclusivamente brasileira, na qual apresentei a experiência "A elaboração de teses de doutorado e o processo de orientação virtual na sala de aula do século XXI". O trabalho propiciou a oportunidade de discutir alguns aspectos da sala de aula virtual, contribuindo para o avanço da reflexão sobre este tema que se constitui em um dos desafios apresentados pelo Secretário Geral da OEA para os profisisonais da educação neste momento: definir, delinear, concretizar ações pedagógicas neste tipo de sala de aula que precisa se tornar cada vez mais real no mundo tecnológico em que estamos vivendo.

No proximo ano Virtual Educa será realizado de 28 a 30 de Junho, em  Barcelona, Espanha, por ocasião do "Fórum Universal de las Culturas", que pretende promover o estudo, reflexão e investigação de inovações através do diálogo entre todos os atores e todas as culturas que componhem atualmente o panorama mundial - http://www.virtualeduca.org

Publicada em: 29/09/2003

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning

Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax:  (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br