[hora de Brasília]


A Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, juntamente com a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação - SEED/MEC, promovem o Projeto Oficinas de Educação Aberta e a Distância - EAD 2007.

A proposta das oficinas é discutir a Educação Aberta e a Distância.
 

A inscrição é gratuita e obrigatória e será fornecido certificado de participação.

 

 

Programação

23 de abril de 2007

9:00 - 09:30

Sessão de Abertura

Marco Antonio Rodrigues - SEED/MEC
Waldomiro Loyolla - ABED
Silvia Coelho - Pólo ABED Campinas
 

9:30 - 11:30

Palestra: Portal Domínio Público
Marco Antonio Rodrigues


O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital voltada para a disponibilização na Internet de obras literárias, artísticas e científicas, na forma de textos, sons, imagens e vídeos. Administrado pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, seu acervo é constituído por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes. Tendo iniciado suas atividades no final de 2004, conta atualmente com mais de 40.000 títulos em seu acervo, que inclui obras digitalizadas pelo projeto, publicações de governo, teses e dissertações de programas de mestrado e doutorado reconhecidos pela CAPES e obras cedidas por parceiros nacionais e estrangeiros, como a Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, da USP, a Fundação Biblioteca Nacional e o Projeto Gutenberg, dos EUA. Os arquivos, com versões integrais das obras reproduzidas, apresentam-se em formatos acessíveis a qualquer computador com acesso à Internet. A abrangência do acervo e a facilidade de acesso fazem do Domínio Público uma referência cultural e educativa para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. O acesso ao Portal é feito pelo endereço www.dominiopublico.gov.br .

Marco Antonio Rodrigues é coordenador do Portal Domínio Público, a biblioteca digital do MEC. Graduado em Letras pela UNICAMP, Mestre em Literatura Brasileira pela USP, cursa atualmente Especialização em Políticas Públicas na Educação pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. Servidor concursado do MEC no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, atua na coordenação do Domínio Público desde março de 2006.
 

12:00 - 12:40

Palestra: O Uso de Fontes Bobliográficas e de Conteúdo Digital, Externo à Instituição, em Cursos Online
Mavi Pólo
 

12:00 - 14:00

Intervalo almoço

14:00 - 15:00

Palestra: Conteúdo: o novo papel do livro no ensino a distância
Roger Trimer

Roger Trimer
Graduado e pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Gerente editorial da Pearson Education do Brasil, é responsável pelo desenvolvimento de soluções educacionais e por consultoria de conteúdo junto a instituições de ensino superior.
 

15:00 - 16:00

Palestra: TV ESCOLA
Rodrigo Otávio Prado

Na palestra Rodrigo vai falar sobre a TV Escola (como se divide a programação, quais os critérios para a compra e produção de séries, como o professores podem utilizar os vídeos em sala de aula, entre outros assuntos) e sobre o DVD Escola 2 (quais são os conteúdos e como foram selecionados)


Rodrigo Otávio Prado
Formação: Jornalismo, pelo UniCeub (Brasília, DF)
Experiência Profissional:
* TV Escola, desde 2000.
* Brasília Super Rádio FM (1998 - 2000)
* Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa (1997 - 1998)

 


Projeto Oficinas de Educação Aberta e a Distância - EAD 2007
CAMPINAS
23 de abril de 2007

Metrocamp
Avenida Júlio de Mesquita, 840
Bairro Cambuí
Campinas, SP
CEP 13025-06