ABED
APRESENTAÇÃO
AVALIAÇÃO
FALE CONOSCO
FAQ
IMAGENS
INSCRIÇÃO
O EVENTO
PARCEIROS

PARTICIPANTES
PROGRAMAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELEASE DA JOAVED                                                                                                                                                     

 

Jornada Virtual de EAD acontecerá em junho e será gratuita Um evento para discutir sobre o aprendiz de EAD no Brasil e suas necessidades com temas e moderadores que vão trabalhar em diversas ferramentas da Internet. Será imperdível a I Jornada Virtual ABED de Educação a Distância - JOVAED que acontecerá entre os dias 10 a 21 de junho de 2011. Vai reunir educadores para discutir temas relacionados a essa modalidade de ensino. É uma promoção da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Suas atividades serão abertas e gratuitas e envolverão palestrantes e moderadores que se destacam na prática e reflexão sobre EaD, no Brasil e no exterior. Alguns trabalhos e palestras apresentados durante o evento, assim como o resultado das discussões e construções coletivas, serão publicados no próximo número da Revista Galáxia da ABED.

O Aprendiz de EAD no Brasil - Quem é, do que Precisa? é o tema desta Jornada que se realiza por meio atividades assíncronas e síncronas (em tempo real) em diversas plataformas da Web, tais como: listas de discussão, fóruns, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs e microblogs, wikis, podcasts, vídeos, videoconferências e webconferências, rádio, televisão, games e mundos virtuais.

A JOVAED envolverá inúmeras atividades síncronas e assíncronas em múltiplas plataformas, como: listas de discussão, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs e microblogs, wikis, imagens, vídeos, webconferências, games e mundos virtuais, dentre outras ferramentas web 2.0. Uma das webconferência que vem caminhando nos eventos da ABED desde o Senaed é a AulaVox, um parceiro de longa data.

Saiba por que é importante para participar dessa jornada!

Para o presidente da ABED, Fredric M. Litto a Jornada e seu tema tornam-se importante, pois valorizar os estilos de aprendizagem em tempos de novas tecnologias, isso porque elas permitem a aprendizagem “sob medida” para cada aprendiz. Nesse sentido, a “ABED encoraja toda a comunidade nacional de EAD, tanto instituições quanto profissionais, a compartilhar com os participantes dessa Jornada Virtual ABED de Educação a Distância - JOVAED - seus métodos e resultados de pesquisa na tentativa de “conhecer ao máximo” seus alunos — suas necessidades, hábitos de estudo, formas de comunicação e outros aspectos imprescindíveis para o planejamento de programas de EAD, apoio aos alunos e aperfeiçoamento continuado do nosso ensino, seja formal ou informal,” convoca Litto.

Discutir diversas temáticas ligadas à modalidade de EAD é “respeitar diferentes estilos de aprendizagem. Assim, se você aprende melhor visualmente, pode participar das atividades no Flickr, no YouTube e em WebCasts, por exemplo. Se tem mais facilidade para aprender com áudio, pode acompanhar os podcasts que serão disponibilizados durante o evento. E se gosta mais de interagir por texto, pode escolher as atividades em blogs, listas e fóruns de discussão. E poderá ainda participar de atividades imersivas em mundos virtuais. Ou seja, você terá liberdade de montar o seu cardápio em função do seu estilo de aprendizagem,” argumenta o coordenador geral da I JOVAED, João Mattar.

Como se inscrever?

Diretamente no site da ABED: http://www.abed.org.br/jovaed2011/

Para conhecer o Programa

No link acima navegue pelas diversas opções de atividades no item “Programa” e encontre informações sobre a atividade deseja, seus coordenadores e em que ferramenta será oferecida.

Atividades síncronas e assíncronas - http://www.abed.org.br/jovaed2011/programacao.asp

Sobre a JOVAED

A Jornada é coordenada pelo professor João Mattar, que contará com o apoio de uma equipe de voluntários especialmente escolhidos para a missão: responsável pelo Programa (Breno Trautwein e Gentil Gonçales Filho), pela Comunicação e Marketing (Antonia Alves), pelo Teste de Ferramentas (Cristiane Marcelino e Patricia B. Scherer Bassani), pela organização geral (Maria Delcina Feitosa e Maria Elza Ataide )

O logo foi criado pela professora Renata Sbrogio, uma vez que esta é a primeira vez que acontece a JOVAED, porém, a equipe organizadora é a mesma que participou da organização do V Senaed que aconteceu totalmente a distância e foi um sucesso. Esta jornada foi divulgada durante o 8º SENAED que aconteceu em João Pessoa-PB.

JOVAED NAS REDES SOCIAIS

A JOVAED estará sendo divulgada também nas redes sociais. No Twitter, é preciso utilizar sempre a hashtag #JOVAED para conversar sobre o evento, por isso não se esqueça de acrescentar essa expressão em suas mensagens.

Sobre o SENAED

O Seminário Nacional ABED de Educação a Distância - SENAED tem sua tradição na modalidade presencial e em 2009 sua sétima edição aconteceu totalmente a distância com ferramentas assíncronas e síncronas (tempo real) e foi organizado e coordenado também pelo professor João Mattar e uma equipe significativa que também faz parte do I Jovaed.

Serviço do Evento: Inscrição: http://www.abed.org.br/jovaed2011/inscricao.asp
Página do evento: http://www.abed.org.br/jovaed2011
Twitter: utilize sempre a hashtag: #jovaed
E-mail: jovaed@abed.org.br