# 610 - Março 2016

 

Parecer CNE/CES nº 564/2015, que dispõe sobre as

Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de

Programas e Cursos de Educação Superior

na Modalidade a Distância

 

Desde de Dezembro de 2015 a ABED vem solicitando audiência no Ministério da Educação para apresentar suas considerações ao Marco Regulatório para Educação a Distância no Ensino Superior.

Ontem, na comemoração do 20º aniversário do CNE, o Ministro da Educação enfatizou a importância da EAD para atingir as metas do PNE. Então resolvemos insistir com nossa comunicação como uma contribuição crítica feita por uma “oposição leal”.

A ABED reconhece o valor de uma tentativa de atualização no Marco Regulatório, pois as mudanças nas tecnologias e a disseminação dessas tecnologias na sociedade são imprescindíveis, porém, é necessário reconhecer que o documento levanta questões pedagógicas e gerenciais que merecem uma revisão.

Embora a resposta da ABED seja tardia, oferecemos esse documento que aponta elementos frágeis que, no pensamento dos associados ABED, acarretariam prejuízos para a sociedade brasileira, especialmente aos estudantes de todos os níveis de aprendizagem.

A ABED, como sociedade científica nacional, sempre estará a disposição do Ministério da Educação, do INEP, do CNE e da CAPES para colaborar com estudos nas questões de qualidade na EAD, garantindo acesso democrático à Educação.

Clique AQUI e leia na íntegra a Carta da ABED enviada ao Ministro da Educação

Anexo I - Carta Aberta ABED sobre o PNE

Anexo II - Recomendações ABED para o Marco Regulatório da EAD

Parecer CNE/CES Nº: 564/2015