# 529 -  Março 2014


ABED cria grupo ABED ABERTA e realiza discussão nacional sobre educação aberta
na Open Education Week 2014


A Educação Aberta é um dos temas mais discutidos sobre educação internacionalmente na atualidade. Pode-se definir como educação aberta as práticas que caracterizam a abertura do acesso ao conhecimento, das formas de aprender, das tecnologias de aprendizagem, dos sistemas de ensino, dos modelos de gestão educacional, de liderança e certificação.

Parte integrante da Educação Aberta são os REA (Recursos Educacionais Abertos), materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa, em qualquer formato ou mídia, licenciados de forma a permitir seu reuso, adaptação e compartilhamento por terceiros. Desde 2006 a ABED divulga os REA e a Educação Aberta. O Prof. Fredric Litto, em 2006 escreveu sobre conteúdo aberto e em 2009, a publicação do livro da 'Educação a Distância: o Estado da Arte vol.1', ABED – Pearson Education, que ganhou o Premio Jabuti, trouxe na sétima parte capítulos sobre o conceito de abertura em EAD, a Universidade Aberta do Brasil, REA, aprendizagem por meio de bibliotecas digitais e virtuais e repositórios digitais e virtuais, escritos por Andreia Inamorato dos Santos, Ronaldo Mota, Fredric Litto, Ana Paula Leite de Camargo e Ana Cristina Nascimento, respectivamente. Desde então, no Brasil, já despontavam traços de um tema que tao logo seria destaque internacional – a Educação Aberta.

Para expandir a discussão do tema no Brasil e acompanhar as tendências internacionais, a ABED cria o grupo de trabalho ABED ABERTA. Para coordenador o grupo, a ABED convidou a Dra Andreia Inamorato, pesquisadora internacional na área de educação aberta, REA e EAD. “O grupo pretende envolver a participação de professores da educação básica e superior, pesquisadores, estudantes, gestores educacionais, editoras, secretarias de educação, entidades sem fins lucrativos e instituições privadas”, diz Andreia. “O objetivo é ter a participação coletiva e representativa de vários atores sociais para ser um grupo de trabalho com legitimidade, representatividade e metas, e que possa promover discussões sobre as prioridades educacionais no Brasil no que tange à educação aberta”, afirma a pesquisadora.

A primeira atividade do grupo de trabalho ABED ABERTA é a sua participação na Open Education Week 2014, evento online global promovido pelo OpenCourseWare Consortium que acontece de 10 a 15 de março de 2014. O Grupo ABED ABERTA participa com dois fóruns de discussão online assíncronos (um para a educação básica e outro para a educação superior) intitulados: ‘Rumo à Educação Aberta no Brasil com REA e EAD: oportunidades e desafios’. Os fóruns de discussão são abertos à participação de todos de 11 a 13 de março de 2014, por meio do website do evento: http://www.openeducationweek.org/online-discussions/

Os fóruns contarão com a participação e moderação de professores e pesquisadores em REA e EAD de vários  estados e instituições brasileiras:

Fórum de Educação Básica:

Moderadores

·         Cláudio Kirner   (Universidade  Federal de Itajubá, Minas Gerais)                                                           

·         Cristiana Mattos Assumpção (Colégio Bandeirantes – São Paulo)

·         Paula Ugalde ( Telecentro Info.com e Comunidade REA Brasil, Rio Grande do Sul)

·         Francisco Velasquez (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro)

·         Coordenação: Andreia Inamorato
 

Forum de Educação Superior:

Moderadores

·         Giselle Ferreira (Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro )

·         Itana Maria Gimenes (Universidade Estadual de Maringá, Paraná)

·         Maurício Aguilar Molina (Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais )

·         Airton Zancanaro (Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina)

·         Coordenação: Andreia Inamorato
 

As perguntas norteadoras das discussões são relacionadas a uma gama de questões, do educador ao estudante, da instituição às políticas públicas.  Algumas perguntas, por exemplo, são: "O caminho para MOOCs no Brasil é a tradução de MOOCs estrangeiros" (verdadeiro ou falso?), Quais as possibilidades de reconhecimento  formal dos certificados obtidos por meio da participação em opencourseware ou MOOCs?, Como incentivar a produção e uso de REA em universidades públicas e privadas?, Como trabalhar a formação de professores nesse contexto?

 Ao final da Open Education Week o grupo de trabalho ABED ABERTA publicará um resumo crítico das discussões no site da ABED.
 

Contato: Andreia Inamorato, Coordenadora do Grupo ABED ABERTA – ainamorato@gmail.com