Informe Digital 460

caso não consiga visualizar essa mensagem clique aqui


460- 31 de agosto de 2012

                                 

Referatórios de objetos de aprendizagem e outros recursos educacionais

[Extraído do Fredric M. Litto, Aprendizagem a Distância (São Paulo: Imprensa Oficial, 2010)]

Links para repositórios de recursos educacionais abertos de língua portuguesa

Um “repositório” é um site que contém recursos digitais úteis para a aprendizagem formal ou não formal, com mídias como textos, imagens estáticas (mapas, gráficos, desenhos ou fotografias) ou animadas (vídeos e filmes), arquivos de som e objetos de aprendizagem. Alguns repositórios são essencialmente institucionais, para dar apoio a seus próprios cursos a distância ou presenciais; outros são multi institucionais, focalizando uma determinada área de conhecimento humano ou material de valor educativo numa determinada mídia. Um “referatório”, por outro lado, é um site na web que não faz o armazenamento dos recursos propriamente ditos, mas, sim, indica a quem tem interesse em aprender, os “metadados” (catalogação extensa) que indicam quais são os repositórios que detêm recursos sobre determinado assunto. Como tal, é um “agregador” de fontes da informação, fazendo no ciberespaço o trabalho importante feito antigamente pelo bibliotecário de referência: indicar ao aprendiz os locais mais prováveis onde encontrar a informação desejada. Em alguns casos encontramos sites que são uma mistura de repositório e referatório, outros que não separam claramente os recursos em português e os em outras línguas, e um número considerável de sites que são parcialmente ou inteiramente fechados a usuários não assinantes pagantes, individuais ou institucionais.

Na seleção dos sites para compor esta listagem não exaustiva, foram usados os seguintes critérios: acesso aberto e gratuito; recursos e navegação predominantemente em língua portuguesa; recursos de uso potencial em múltiplos níveis educativos; instituição que oferece a informação de reconhecida seriedade.

 

www.abed.org.br/referatorio
Serviço da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED que oferece links a repositórios de material educativo.

 

http://www.unisul.br/biblioteca/conheca-a-biblioteca.html?uid=a541260708f344d08e59f6baef260bbe
Fornece links para as versões online de obras de referência que costumam ser consultadas em estudos acadêmicos e a acervos variados, contendo material que dá apoio ao aprendiz presencial e a distância. Serviço da Universidade do Sul de Santa Catarina.

 

http://futuro.usp.br/portal/website.ef
Desde 1997, a Escola do Futuro, laboratório interdisciplinar da Universidade de São Paulo, oferece esse repositório. A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa enfatiza conteúdos humanísticos em várias mídias, apropriados para aprendizes desde o ensino fundamental até a educação continuada.

 

http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
A Rede Internacional Virtual de Educação é um repositório de objetos de aprendizagem especialmente forte no ensino de ciências. É um projeto da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.

 

www.senai.br/recursosdidaticos
Um repositório de objetos de aprendizagem dedicado ao ensino tecnológico por parte do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. É parcialmente aberto para “visitantes ou aprendizes” que não fazem parte da comunidade das escolas do SENAI ou empresas conveniadas.

 

www.labvirt.fe.usp.br
Repositório de objetos de aprendizagem, principalmente ligados ao ensino de física e química, originalmente criados na Escola do Futuro da USP (com o patrocínio das Fundações Vitae e Telefônica) e agora hospedado na Faculdade de Educação da USP.

 

www.mocho.pt
O Portal de Ensino de Ciências e de Cultura Científica é uma mistura de repositório e referatório com conteúdos relacionados às ciências exatas, naturais, sociais e humanas e à tecnologia. É mantido pelo Centro de Física Computacional e Cnotinfor, entre outras entidades científicas portuguesas.

 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br
O Banco Internacional de Objetos Educacionais, projeto da SEED-MEC, tem, para download, centenas de animações, simulações, vídeos, imagens, mapas e softwares educacionais.

 

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Uma colaboração de vários Ministérios Brasileiros, este repositório contém mais de 106.000 obras apropriadas para a educação formal e informal, todas no domínio público: vídeos, textos literários, publicações sobre a educação e música erudita.

 

www.fgv.br/FgvOnline
A Fundação Getúlio Vargas, como parte do Consórcio OCWC (OpenCourseWare Consortium), é pioneira no Brasil na oferta gratuita de quatro cursos universitários via web (cada um com duração de 15 horas): Recursos Humanos, Ética, Diversidade nas Organizações e Ciência e Tecnologia.

 

www.universia.com.br/MIT
Através de convênio com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), o Portal Universia oferece um repositório contendo, em tradução para o português, o material de apoio ao aluno em centenas de cursos de graduação e pós-graduação daquela instituição norte-americana: planos de estudo, materiais de estudo, tarefas, exames e recursos relacionados. Há, também, conteúdos de disciplinas de tecnologia e ciências exatas, ciências sociais, humanidades e artes.

 

www.scielo.org/php/index.php
A Scielo-Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica Online) é um referatório que abrange mais de 600 periódicos científicos brasileiros na web em todas as áreas de conhecimento.

 

http://periodicos.capes.gov.br/
O Portal Brasileiro da Informação Científica é um referatório que oferece acesso ao conteúdo completo de 12.000 periódicos online em todas as áreas de conhecimento, além do catálogo da Biblioteca Nacional, patentes brasileiras  e dados estatísticos do IBGE e do IPEA.

 

www.doaj.org
Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Livre) é um referatório internacional, sediado na Suécia, que oferece links com 736 periódicos científicos online das mais diversas áreas de conhecimento, sendo 386 originados no Brasil e 26 em Portugal.

 

http://condigital.ccead.puc-rio.br/condigital/
Conteúdos Digitais em Química.

 

http://cceadpucrio.ning.com/
Almanaque sonoro de Ciência e Tecnologia.

 

http://www.almanaquesonoro.com/quimica/
Almanaque sonoro de Química.



http://web.ccead.puc-rio.br/cursosGratuitos/alunoEAD/
Para ser um aluno a distância.
 

www.eaulas.usp.br
Portal e-Aulas USP - Com a intenção de disponibilizar para o Brasil parte de seu acervo didático, a Universidade São Paulo (USP) criou o Portal e-Aulas USP.
São cerca de 800 videoaulas divididas em três categorias específicas: Exatas, Humanas e Biológicas.
Internautas podem acessar a vontade e assistir a aulas isoladas ou a matérias inteiras. Não há custos e necessidade de inscrições.
Não há, naturalmente, a emissão de certificados oficiais aos usuários.
O endereço virtual foi elaborado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da instituição. Além do material divulgado, o portal também compilou vídeos relacionados e possibilitou o compartilhamento de todo o seu conteúdo via redes sociais.

 

http://www.veduca.com.br/
Portal de Cursos Universitários em Português.

 

www.accreditedonlinecolleges.org
Este projeto disponibiliza recursos úteis para os futuros alunos e pais interessados em avançar com a sua educação. O status de credenciamento de uma escola deve desempenhar um grande papel na escolha de qual escola o aluno deseja  estudar  e o AccreditedOnlineColleges.org, fornece as ferramentas para tornar esta pesquisa mais fácil do que nunca. Este site permite que as pessoas selecionem uma instituição por uma série de critérios, incluindo a localização, assunto, tamanho e graduação. Esse é um recurso valioso para quem busca um diploma universitário de alta qualidade.

 

Recursos para Educação - Programas, Projetos e Ações do Governo Federal

ProInfantil - Programa de Formação Inciial para Professores em Exercício em Educação Infantil
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/guiageral.pdf

ProInfância - Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública e de Educação Infantil
http://www.fnde.gov.br/programas/proinfancia/proinfancia-apresentacao

Coleção Explorando o Ensino
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16903&ltemid=1139

Escola Ativa
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/manuaadesao_escolaativa.pdf

Gestar II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4814&ltemid=

PDDE Água na Escola
h
ttp://www.fnde.gov.br/programas/dinheiro-direto-escola/dinheiro-direto-escola-apresentacao

PDDE Campo
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=10047&ltemid=

Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola)
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=9004&ltemid=

Programa BPC na Escola
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=394&ltemid=

Programa de Cidadania e Efetivação de Direitos das Mulheres - Gênero e Diversidade na Escola
http://www.sepm.gov.br/publicacoes/publicacoes/gde-2007.pdf

Programa de Mobilização pela Qualidade da Educação (Pró-Letramento)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Proletr/guiageral.pdf

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
http://www.fnde.gov.br/programas/dinheiro-direto-escola/dinheiro-direto-escola-apresentacao

Programa Mais Educação
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8143&ltemid=

Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244&Itemid=462&msg=1

ProInfo Integrado
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=5775&ltemid=

Banco Internacional de Objetos Educacionais
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Programa Caminho da Escola
http://www.fnde.gov.br/programas/caminho-da-escola/caminho-da-escola-apresentacao

Caminhos do Direito de Aprender
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=6263&ltemid=

Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/orient_08.pdf

Projeto Escola que Protege
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=6263&ltemid=

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)
http://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/fundeb-apresentacao

Guia de Tecnologias Educacionais
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/guia_tecnologias_atual.pdf

Mídias na Educação
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index6.html

Programa Arca das Letras
http://www.territoriosdacidadania.gov.br/dotlrn/clubs/territriosrurais/one-community

Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores na Temática da Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental
Educação Ambiental:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13639%3Aeducacao-ambiental-publicacoes&catid=194%3Asecad-educacao-continuada&ltemid=913
Educação em Direitos Humanos:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14772%

Programa de Formação Continuada de Professores em Educação Especial
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17009&ltemid=913

Programa de Fortalecimento Institucional das Secretarias Municipais de Educação do Seriárido (Proforti)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/semarido/fortsemiarido.pdf

Programa Educação em Direitos Humanos
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14772%Aeducacao-em-direitos-humanos&catid=194%3Asecad-educacao-continuada&ltemid=641

Programa Escola Aberta
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8279&ltemid=

Programa Escola Acessível
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=9933&ltemid=

Programa Formação pela Escola

http://www.fnde.gov.br/programas/formacao-pela-escola/formacao-pela-escola-apresentacao

Programa Nacional de Acompanhamento e Avaliação do PNE e dos Planos Decenais Correspondentes
- Subsídios para o Planejamento da Rede Escolar com Base na Experiência em Minicenso Educacional

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2006/planredesc.pdf
- Subsídios para o Planejamento de Conferência Municipal de Educação

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2006/confmuni.pdf
- Documento Norteador para Elaboração de Plano Municipal de Educação

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2006/elabpne.pdf

Programa Nacional de Capacitação dos Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho)
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17467&ltemid=881

Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12619&ltemid=661

Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública
- Projeto do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=6975&ltemid=
- Projeto do Curso de Especiliação em Gestão Escolar

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=877&ltemid=
- Projeto do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=6974&ltemid=

Programa Saúde na Escola (PSE)
http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/passo_a_passo_pse.pdf

Programa Segundo Tempo (PST)
http://www.pst.uem.br/download/FP_PST.pdf

Projeto Computadores para Inclusão (Projeto CI)
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&cad=rja&ved=0CFMQFjAG&url=http%3A%2F%2Fwww.governoeletronico.gov.br%2Fanexos%2Fprojeto-projeto-computadores-para-inclusao%2Fdownload&ei=4ZYrUcWJMJGe8QSbpYGwAw&usg=AFQjCNFdd0vCVTA7a99m4nWmeripfT6ckA&bvm=bv.42768644,d.eWU

Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Escolafronteiras/doc_final.pdf

Rede Nacional de Formação de Professores de Educação Básica
http://freire.mec.gov.br/index/principal

TV Escola
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/Manual_de_Instalacao.pdf
 

Agradecimentos pela colaboração da Prof.ª Dra. Andréia Inamorato dos Santos.

 

Para acrescentar um site que contenha recursos digitais nesta lista envie o link para abed@abed.org.br .