Caso não consiga visualizar essa mensagem, clique aqui


358 - 07 de maio de 2009

    

 

Especialistas rejeitam projeto que prevê
aulas presenciais em cursos a distância


Aconteceu ontem, 06 de maio de 2009, na Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, presidida pelo Senador Flávio Arns, uma Audiência Pública sobre o projeto de lei, nº O118 de 2004, para assegurar aulas presenciais e periódicas nos cursos de educação à distância.

Participaram como expositores Paulo Alcântara Gomes, Reitor da Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, representando o CRUB; Marcos Formiga, Vice-Presidente da ABED e Carlos Eduardo Bielschowsky, Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação – MEC.

A intervenção do representante da ABED, aqui será resumida para que seus associados saibam com clareza como a sua Sociedade analisa a questão.

“A obrigatoriedade de aulas presenciais, em cursos de EAD, significaria um grande retrocesso, se vier a ser aprovada pelo Senado Federal, e sua subseqüente homologação transformaria o promissor universo da Educação Flexível em educação inflexível.

Não discordamos da utilização de momentos presenciais em algumas poucas oportunidades ao longo de um curso de EAD. Mas, a obrigatoriedade contraria toda a prática internacional da bem sucedida experiência em EAD. Ela se consagrou sem a necessidade da prática presencial; daí a essência da natureza da EAD que ao longo de sua experiência de quase dois séculos, progressivamente, se libertou do determinismo de espaço e tempo.

Para reforçar esse raciocínio vide o crescimento de Educação Distribuída (gráficos I e II), que inclui a Educação Presencial ou face a face, que utiliza EAD e TICs. Os praticantes e entusiastas em EAD não recomendariam, em nenhuma hipótese, a obrigatoriedade do uso em sala de aula de meios e métodos próprios da EAD; suas utilizações devem partir da decisão autônoma da instituição-provedora, do professor, de demandas dos próprios alunos; nunca da obrigatoriedade advinda de uma legislação educacional coercitiva e totalmente descabível. Espera-se que o bom censo dos parlamentares e dos dirigentes da Educação Nacional não caia nesta tentação completamente em vão.

Gráfico I

 


Gráfico II

 


No levantamento bibliográfica realizada pelo Professor Fredric Litto, Presidente da ABED, a partir do consagrado livro de Thomas Russell, Professor da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), trata-se de uma meta-análise de mais de 350 estudos que comparam as duas abordagens: a conclusão que a maioria dos estudos mostra não haver diferença significativa dos resultados da aprendizagem quando um aluno estuda a distancia ou presencialmente: http://nosignificantdifference.wcet.info/index.asp 

Ou seja, sugerir que a EAD necessita do apoio da educação presencial, simplesmente não corresponde com a literatura científica sobre o tema. Portanto, trata-se um argumento sofismático, alem do fato de que, a obrigatoriedade de aulas presenciais poderá encarecer os custos para o aluno.

O Artigo 207 da Constituição Brasileira, assegura às universidades plena autonomia acadêmica, administrativa, e financeira, dispensando a essa instituições “instruções” de como instruir.

Houve concordância entre as posições externadas pela CRUB e a ABED, e nenhum dos Senadores presentes, mostrou-se favorável à proposta contida no projeto de Lei.”

Confira matéria com foto da Audiência aqui


 

Prazo para envio de trabalhos é prorrogado


Foi prorrogado ao dia 15 de maio o prazo para os autores enviarem seus trabalhos científicos, afim de apresentá-los no 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

O evento acontece de 27 a 30 de setembro de 2009, na cidade de Fortaleza (CE), e terá como tema “A Procura de Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem em EAD - Identificando e Disseminando Inovações em Educação a Distância”.

Os autores interessados devem conhecer as instruções para submissão, acessando a página http://www2.abed.org.br/noticia.asp?Noticia_ID=416 

Não perca esta chance, participe!


Inscrições abertas para o 7º SENAED
“Polifonia na Docência e Aprendizagem Online”

Estão abertas as inscrições para o 7º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância - SENAED, que acontece de 23 a 31 de maio de 2009. Este ano, em caráter experimental, o evento e será realizado totalmente a distância!

Para se inscrever, acesse: http://www.abed.org.br/seminario2009/inscricoes.htm

Mais informações no site do evento: http://www.abed.org.br/seminario2009/



CensoEaD.br

Informamos que os questionários de educação corporativa, cursos livres e fornecedores de produtos e serviços para EaD estão disponíveis em nosso site.  http://www2.abed.org.br/noticia.asp?Noticia_ID=415

O prazo para envio dos documentos termina em 08 de maio.