Mini-Cursos pré congresso.

A oportunidade de participar de cursos ministrados por especialistas pesquisadores com foco em aspectos nos diversos aspectos da EAD, como: tecnologia, tutoria, ambientes educacionais, softwares, material didático, avaliação, gestão e planejamento. Com duração média de 6 horas, os mini-cursos são destinados a educadores, coordenadores, gerentes de treinamentos, pesquisadores, criadores de tecnologia aplicada a EAD, e a todos aqueles que de alguma forma estão envolvidos com Educação a Distância.

A reunião de especialistas com experiências em diversos lugares e a possibilidade de troca de informações sobre EAD com as diversas faces do setor, tornam os mini-cursos uma atração imperdível para aqueles que desejam atualizar seus conhecimentos em Educação a Distância. Os Mini-Cursos serão realizados com no mínimo 20 inscritos.

 

Confira abaixo o que trata cada um dos 13 mini-cursos e veja em qual você se encaixa melhor:


Mc 01 – Gestão de Educação Corporativa a Distância - Das Redes Sociais ao Satélite Bidirecional: Premissas Teóricas e Casos Práticos

Se você pretende aprender os fundamentos da Educação Corporativa à distância ou aprimorar sua Unidade Corporativa, esse mini-curso será muito interessante, pois trata sobre planejamento e implantação de cursos e treinamentos na modalidade distância direcionado aos colaboradores da empresa. Para esse tema, teremos a presença de dois Palestrantes. São eles:  Luci Ferraz de Mello: é mestre em comunicação, sob a linha de Pesquisa Educomunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha na Hughes, empresa de telecomunicação e Luciano Gamez: membro do conselho consultivo da ABED- Associação Brasileira de Educação a Distância e trabalha na Unianhanguera Uniderp.

 

MC 02 Autoria de materiais didáticos na EAD visando a Interatividade por Meios de TICs

Esse curso visa fornecer aos profissionais da área da educação e/ou treinamento uma visão abrangente do Ensino à Distância através do conteúdo midiático (vídeos e podcasts) e do conteúdo mais tradicional, como as apostilas. Esse mini-curso será ministrado pelas professoras Tatiana Claro Rodrigues e Kelly Fernandes, que são Mestres em Educação e Cultura Contemporânea.

 

MC 03 Gestão futurista da EaD: sustentabilidade e gestão integrada pelos quatro modelos da EaD.

O objetivo desse mini-curso é mostrar como será a Educação a Distância nos próximos anos. Os participantes terão uma mostra de como desenvolver novas competências e habilidades no âmbito da gestão integrada dos processos da EaD como um sistema educacional, compreendendo os quatro modelos de gestão: Modelo de Negócio e Sustentabilidade, Modelo Educacional, Modelo Tecnológico-Midiático e o Modelo Integrador da Visão Sistêmica. Para esse curso, teremos a presença do professor Enilton Ferreira Rocha, que atualmente é professor de Pós Graduação no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte e membro do conselho editor da revista acadêmica Senac.

 

Mc 04 - Redes Sociais online: conceitos e recursos potencializando a EAD

Esse curso será totalmente focado de como as ferramentas do mundo digital e as redes sociais precisam ser utilizadas na Educação a Distância. O professor será Ederson Luiz Locatelli, da Universidade Unisinos, do Rio Grande do Sul.

 

MC 05 -Metodologia Spider: planejamento e gestão da educação a distância flexível

O participante desse mini-curso aprenderá a tomar decisões nos projetos de Educação a Distância. O professor Gley Fabiano Cardoso Xavier que é especialista em Gestão da Educação Tecnológica e Coordenador de Pós Graduação Latu sensu na área de Comunicação, Artes e Design, pelo SENAC. mostrará em sua palestra todo o planejamento estratégico e a visão que precisa ser feita na área da EaD.

 

MC 06 As TIC como ferramentas de divulgação científica: atores, ferramentas e resultados

O curso abordará como diferentes atores utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para potencializar a disseminação dos conteúdos existentes e de possíveis conteúdos para serem criados. O mini-curso será ministrado pelo professor Guilherme Manson, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo

 

MC 07 Softwares de apoio à pesquisa qualitativa: possibilidades e limitações

Para quem gosta de pesquisas e ainda conhecer novas ferramentas online, esse curso é uma ótima pedida. O conteúdo mostrará o uso de softwares em pesquisas científicas. Assim, importante para discutir o uso de softwares como ferramentas em pesquisas. O mini-curso será ministrado pelos professores: Ricardo A. G. Teixeira que atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás FE/UFG e Alzino Furtado de Mendonça,  especialista em informática aplicada à Educação pela UNICAMP e especialista em Educação Continuada à Distância, pela UNB.

 

MC 08 - Ferramentas de Autoria e Publicação com Tablets e Smartphones

Esse mini-curso será realizado para os amantes das novas tecnologias em tabletes e smartphones. Serão apresentadas ferramentas que podem ser utilizadas para criação e edição simplificada de áudio e vídeo. É importante que os participantes estejam com um Iphone, ipad ou Ipod touch durante o mini-curso. O palestrante desse mini-curso será o professor Bruno Silveira Duarte, do SENAI, DN, de Brasília.

 

MC 09 - Mídia Design Instrucional

Com as novas tecnologias da informação, esse curso visa à implementação de novas estratégias no processo de ensino e aprendizagem na Educação à Distância. O curso terá três palestrantes. São eles: Liamara Scortegagna , Eduardo Barrére, Tarcísio de Souza Lima , todos da Univerisdade Federal de Juíz de Fora.

 

MC 10 -Planejamento de situações de aprendizagem para ambientes virtuais

Os participantes aprenderão como planejar situações virtuais de aprendizagem, trabalhando em pequenos grupos no computador produzindo um planejamento de aula para ambiente virtual de aprendizagem. Teremos dois palestrantes para esse mini-curso. São elas: Otacília da Paz Pereira - Coordenadora pedagógica do desenvolvimento de cursos a distância do SENAC São Paulo e Ligia Cristina Bada Rubim - Coordenadora pedagógica do desenvolvimento de cursos a distância do SENAC São Paulo.

 

Mc 11 – Práticas de Tutoria em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

O conteúdo para os participantes será de informática na educação, práticas pedagógicas relacionadas à Ead

As professores palestrantes serão Rita Maria Lino Tarcia e Silvia Maria Coelho Costa.

 

Mc 12 –Inovação Educacional na Prática: 5 Demonstrações, simples e integradas, das novas tecnologias que terão o maior impacto na educação nos próximos anos e que todos os professores podem usar

O tema abordado nessa palestra é de como as novas ferramentas virtuais irão influenciar no Ensino à Distância. Os palestrantes André Gomes Genesini e Cristiana Mattos Assumpção irão ainda abordar detalhadamente as novas tecnologias e ferramentas virtuais, como o Ipad e o youtube, além das redes sociais como o twitter e o facebook.

 

MC 13 - Autorização de Curso em EAD: uma questão de gestão.

O objetivo desse último mini-curso é preparar o Instituto de Ensino Superior para receber a Comissão do MEC na autorização de cursos à distância. Esse curso será ministrado pela professora Céri Amaral, que é diretora do Centro de Educação a Distância da Faculdade internacional Signorelli.

 

Sede da ABED: Rua Vergueiro, 875 12° andar CEP 01504-001 São Paulo - SP Telefone: 11 3275.3561 - Fax: 11 3275.3724


E-mails:

Trabalhos Científicos: papers@abed.org.br
Informações sobre o evento: congresso@abed.org.br

Hospedagem: http://www.abed.org.br/congresso2011/hospedagem.asp

Inscrições: http://www.abed.org.br/congresso2011/inscricoes.asp
 


Página do 17° Congresso
www.abed.org.br/congresso2011