abed.org.br
Parceiros:
Mantenedores:

Regulamento

Podem concorrer ao Prêmio ABED Belas Artes em Design para EaD 2017 instituições de ensino, empresariais, governamentais e outras instituições que desenvolvam projetos de EaD.
Cada participante pode concorrer com apenas 1 (um) trabalho que envolva EaD e que esteja implementado, no mínimo, há um semestre letivo (6 meses).
O Prêmio é dividido em duas categorias principais:

1 - Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

2 - Material Didático On-line

1 - Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Criação e utilização de ambientes virtuais flexíveis e a distância acompanhada de documentos comprobatórios sob a forma de layouts de telas, pop-ups etc.
Nessa categoria, serão avaliados itens como: diagramação, cores, tipografias, legibilidade do ambiente, navegabilidade, níveis de contraste, sequencialidade lógica, aspectos intuitivos, interatividade, responsividade, acessibilidade, usabilidade e direção de arte, bem como a padronização da identidade visual como um todo.

O conteúdo deve ser apresentado por vídeo, com capturas das principais telas do AVA e com um descritivo da plataforma.

2 - Material Didático On-line
Materiais em uso mínimo de um semestre letivo no campo da educação aberta, flexível e a distância, acompanhados de documentos comprobatórios sob a forma de leiautes de telas, pop-ups etc., bem como o grau de criatividade e inovação.
O conteúdo deve ser apresentado por vídeo, com capturas das principais telas de conteúdo e um descritivo do trabalho a ser encaminhado.
Nesta categoria, serão avaliados itens como: diagramação, cromática, paleta tipográfica, fluxo de leiturabilidade, colunagem, sequencialidade lógica, ergonomias visual e tátil, acabamentos gráficos, ilustrações, pictogramas, infográficos, tabelas, padronização da identidade visual como um todo, grau de criatividade e inovação, fluxo e legibilidade do material, jogabilidade, interatividade e síntese da linguagem visual.
Trabalhos

Os projetos inscritos nas categorias Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Material Didático On-line deverão estar em uso em 2017.
Os projetos inscritos na categoria Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Material Didático On-line deverão ter sido utilizados por, no mínimo, 6 meses antes do lançamento do Prêmio.
Procedimentos
As inscrições deverão ser feitas no site da ABED e deverão ser encaminhados os seguintes documentos para o processo de avaliação do Prêmio:

1) Inscritos na categoria Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Criar um vídeo de, no máximo, 3 minutos e no mínimo 2 minutos, com tamanho de no máximo 50MB, utilizando um software para capturar as principais telas com áudio explicativo no formato MP4.
2) Inscritos na categoria Material Didático On-line
Apresentar um único projeto que demonstre o trabalho na modalidade EaD.
Criar um vídeo de, no máximo, 3 minutos e no mínimo 2 minutos, com tamanho de no máximo 50MB, utilizando um software para capturar as principais telas com áudio explicativo no formato MP4.
 

Processo de avaliação
Os trabalhos serão avaliados e analisados por uma comissão de profissionais e especialistas em educação aberta, flexível e a distância, associados ou convidados da ABED.
 
Premiação
Serão premiados os 3 (três) primeiros colocados em cada categoria: 3 (três) da categoria Ambiente Virtual de Aprendizagem e 3 (três) da categoria Material Didático.
Os premiados serão prestigiados com um troféu fornecido pela ABED, Certificados de qualidade em estética e design e um Selo de Excelência (que a instituição poderá inserir em seu material promocional). 
Todos os premiados terão seus trabalhos divulgados no site da ABED.


Cronograma
19 de setembro de 2016 – lançamento
01 de outubro de 2016 a 31 de maio de 2017 - inscrição e envio de documentos para o processo de avaliação
01 de junho a 30 de junho de 2017 - avaliação dos trabalhos inscritos
01 de julho de 2017- divulgação dos resultados (prorrogado para 10 de Agosto)
 
Informações adicionais
Telefone: 11 3275.3561
Fax: 11 3275.3724
e-mail premios@abed.org.br



 
Compartilhe: