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Regulamento

Capítulo I - Dos objetivos
Art. 1 - O Prêmio ABED de Pesquisa & Inovação em Educação a Distância 2016 tem por finalidade incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras e de pesquisa em educação aberta, flexível e a distância no Brasil, por meio de:
I. Valorização de trabalhos de pesquisa e experiências de qualidade em educação aberta, flexível e a distância, em âmbito nacional;


II. Identificação de práticas bem sucedidas e de qualidade que possam servir de referência para outros profissionais ou instituições interessadas em educação aberta, flexível e a distância;
              
III. Difusão de experiências pedagógicas e de pesquisa relevantes, praticadas individualmente ou em equipe, que visem à valorização da educação aberta, flexível e a distância no país.
Art. 2 - O Prêmio ABED de Pesquisa & Inovação em Educação a Distância 2016 é promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, sob a coordenação de sua diretoria, que é responsável pelas providências administrativas necessárias à sua execução, contando com o apoio de patrocinadores.
Art. 3 - A seleção dos vencedores será realizada mediante análise do trabalho enviado, conforme os critérios de avaliação estipulados para cada categoria.
 
Capítulo II - Dos Participantes
Art. 4 - Podem concorrer ao Prêmio ABED de Pesquisa & Inovação em Educação a Distância 2016: pesquisadores, educadores, dirigentes organizacionais e instituições de ensino (públicas e privadas em todos os níveis, empresariais e governamentais) que desenvolvam projetos de EaD dentro das especificações:
I. O candidato deverá indicar inicialmente se é uma inscrição institucional* ou individual;
* Para trabalho institucional: O trabalho institucional deverá ser apresentado por um representante da Instituição que se identificará com cargo/função e com um documento de anuência institucional, assinado por representante da empresa.
 
II. Cada candidato pode concorrer com 1 (um) só trabalho;
III. Mesmo havendo mais de um autor, o Prêmio será outorgado somente uma vez;
IV. Trabalhos já premiados em edições anteriores do Prêmio de Excelência ABED, não poderão concorrer novamente.
 
Capítulo III - Da Inscrição e Recebimento dos Trabalhos
Art. 5 - O prazo para inscrição no Prêmio ABED de Pesquisa & Inovação em Educação a Distância 2016 é 30/05/2016. Após essa data, o formulário próprio para inscrição, disponível no site da ABED, ficará desabilitado.
Art. 6 - A inscrição deve ser feita pela Internet, por meio do hotsite do prêmio, no site da ABED, via formulário de inscrição. Após o preenchimento correto de todos os requisitos exigidos, o candidato receberá um aviso automático de que seu trabalho foi inscrito corretamente. O candidato deve imprimir esse aviso pois será a garantia de que seu trabalho foi submetido.
PARÁGRAFO PRIMEIRO - Somente após o recebimento dos documentos do trabalho, a comissão de inscrição da ABED confirmará, por e-mail ao responsável pela Inscrição, a aceitação dos trabalhos que poderão participar do Prêmio.
Nota importante: O recebimento da mensagem automática (Art. 6) não significa, de forma alguma, a aprovação do trabalho para participar do Prêmio.
Art. 7 - A inscrição no Prêmio ABED de Pesquisa & Inovação em Educação a Distância ABED 2016, corresponde à aceitação, pelos participantes, das disposições do presente regulamento.
 
Capítulo IV - Das Categorias de Trabalhos
Art. 8 - Prêmio ABED de Pesquisa & Inovação em Educação a Distância ABED 2016 é entregue a trabalhos classificados em cada uma das duas categorias: Investigação Científica e Experiência Inovadora.
Importante: Veja em qual Categoria o seu trabalho se enquadra no link a seguir (http://www.abed.org.br/documentos/Guia_Submissao_de_TCs_ABED.pdf).
Art. 9 - Para trabalhos enviados na Categoria Investigação Científica: esta categoria está dividida em subcategorias. Escolher apenas uma delas:
I. Metodologias;
II. Tecnologias;
III. Análise de Cursos.
I. Para a subcategoria Metodologias para EAD serão considerados:
  • O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando a relevância do tema para a área estudada;
    A fundamentação da investigação, definindo a abordagem teórica usada;
    Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada do conhecimento existente na área;
    Análise e interpretação dos resultados, quando couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação teórica;
    Sugestões e recomendações relevantes para o campo da pesquisa;
    Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre o tema e sua possível utilização dentro de uma prática pedagógica, compatíveis com a estrutura geral do trabalho;
    Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta contribuição importante e original para o estudo e a prática da educação a distância no País e no cenário internacional.
 
II. Para a subcategoria Tecnologias para EAD serão considerados:
  • O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando a relevância do tema para a área estudada;
    A fundamentação da investigação, definindo a abordagem teórica usada;
    Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada do conhecimento existente na área;
    Análise e interpretação dos resultados, quando couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação teórica;
    Sugestões e recomendações relevantes para o campo da pesquisa;
    Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre o tema e sua possível utilização dentro de uma prática pedagógica, compatíveis com a estrutura geral do trabalho;
    Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta contribuição importante e original para o estudo e a prática da educação a distância no País e no cenário internacional.
    Protótipo ou endereço on-line onde a tecnologia possa ser visitada pela comissão julgadora.
 
III. Para a subcategoria Análise de Cursos a Distância serão considerados:
  • O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando a relevância do tema para a área estudada;
    A fundamentação da investigação, definindo a abordagem teórica usada;
    Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada do conhecimento existente na área;
    Análise e interpretação dos resultados, quando couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação teórica;
    Sugestões e recomendações relevantes para o campo da pesquisa;
    Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre o tema e sua possível utilização dentro de uma prática pedagógica, compatíveis com a estrutura geral do trabalho;
    Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta contribuição importante e original para o estudo e a prática da educação a distância no País e no cenário internacional;
    A clareza e coerência interna do relatório devem propiciar facilidade de compreensão também para o leitor leigo;
    Demonstrativo do curso ou endereço on-line onde o mesmo possa ser visitado pela comissão julgadora do Prêmio.
 
Art. 10 - Para trabalhos enviados na Categoria Experiência Inovadora: esta categoria está dividida em subcategorias. Escolher apenas uma delas:
I. Cursos;
II. Modelos de Educação a Distância;
III. Materiais Didáticos de EAD.
I. Para a subcategoria Cursos serão considerados:
  • A descrição da situação anterior à experiência e que justificou sua aplicação;
    O objetivo da experiência apresentado com clareza;
    Exemplos de efetiva produção de material didático;
    Descrição do sistema de tutoria do curso;
    Descrição do uso das tecnologias no curso;
    Descrição do sistema de avaliação de resultados propostos e do sistema de avaliação de aprendizagem e de ensino;
    O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência;
    Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência para o avanço da Educação a Distância no cenário nacional e internacional;
    Indicadores da possibilidade da replicação da experiência, ou seja, a comprovação de que ela possa ser repetida em outras circunstâncias;
    Dados que comprovem o alcance dos resultados previstos.
 
II. Para a subcategoria Modelos de Educação a Distância serão considerados:
  • A descrição da situação anterior à experiência e que justificou sua aplicação;
    O objetivo da experiência apresentado com clareza;
    Exemplos de efetiva implantação do modelo apresentado;
    Descrição do modelo de educação a distância;
    Descrição do modelo de gestão utilizado;
    Descrição justificada dos arranjos tecnológicos utilizados no modelo implantado;
    O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência;
    Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência para o avanço da Educação a Distância no cenário nacional e internacional;
    Indicadores da possibilidade da replicação da experiência, ou seja, que ela pode ser repetida em outras circunstâncias;
    Dados que indiquem o alcance dos resultados previstos.
 
III. Para a subcategoria Materiais Didáticos serão considerados:
  • O objetivo da experiência apresentado com clareza;
    Exemplos de efetiva produção de materiais didáticos;
    Qualidade de produção (materiais empregados, design, correção gramatical) dos materiais didáticos apresentados;
    Descrição do sistema de produção dos materiais didáticos;
    Descrição do uso de tecnologias na produção dos materiais didáticos;
    Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s) em função dos conteúdos dos materiais didáticos;
    Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s) em função dos objetivos de ensino / aprendizagem dos conteúdos dos materiais didáticos;
    Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s) em função do perfil dos destinatários dos materiais didáticos;
    O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência;
    Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência para o avanço da Educação a Distância no cenário nacional e internacional;
    Indicadores da possibilidade da replicação da experiência, ou seja, a comprovação de que ela possa ser repetida em outras circunstâncias.
 
Capítulo V - Da Norma de Padronização
Art. 11 – Os trabalhos não devem exceder a 10 laudas e devem obedecer as novas normas ortográficas da Língua Portuguesa.
Art. 12 - A página deverá ser configurada em papel A4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, lateral esquerda 3,0 cm e lateral direita 3,0 cm.
Art. 13 - Devem ser redigidos em Word (extensão .doc), Acrobat (extensão .pdf - sem bloqueio), RichText/ Write (extensão .rtf) ou Writer (extensão .odt), com texto na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5, alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.
Art. 14 - A estrutura da primeira página é a seguinte:
a) Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico.
b) Após o espaço de duas linhas, identificar: o local e a data de envio do Trabalho (mm/aaaa) em corpo 12.
c) Após o espaço de três linhas, colocar o nome do primeiro autor em corpo 12 centralizado.
d) Em seguida (ao lado do nome do autor e separado por um hífen), colocar o nome da instituição a que estiver ligado e o endereço eletrônico (e-mail), usando letra corpo 10.
e) Fazer o mesmo para os demais autores, deixando uma linha em branco entre cada um deles.
f) Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Categoria, indicada no Art. 8.
g) Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em uma das Subcategorias descritas nos Art. 9 e 10.
Art. 15 - Após o espaço de cinco linhas, colocar o título "RESUMO" em português com fonte Arial, corpo 12 centralizado em negrito e abaixo o texto do resumo em português, Arial 12 itálico justificado, espaço simples com no máximo 200 palavras. Após o espaço de uma linha, as palavras-chave em Arial 12 negrito separadas por ponto e vírgula.
Art. 16 - Após o resumo, deixar espaço de três linhas e iniciar o texto do trabalho, preferencialmente insira uma quebra de página.
Art. 17 - O texto deve seguir a fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5, alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.
Art. 18 - A formatação do trabalho deve compreender os elementos pré-textuais (resumo, palavras-chaves), textuais (introdução, objetivos; referencial teórico; procedimentos metodológicos; apresentação e discussão dos resultados; conclusões e recomendações) e pós-textuais (referências bibliográficas; apêndices e anexos).
Art. 19 - Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA ou da ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA ou da ABNT.
Art. 20 - As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.
Art. 21 - Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda.
Art. 22 - Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos.
Art. 23 - As figuras e tabelas devem ter legendas.
 
Capítulo VI - Da Avaliação
Art. 24 - A avaliação será realizada em duas etapas:
I. A comissão de inscrição selecionará, entre os trabalhos inscritos, aqueles que preencham todos os requisitos exigidos neste regulamento e que cujos documentos tenham sido enviados no tempo hábil.
II. Entre os trabalhos selecionados, a comissão julgadora escolherá os vencedores, tendo como base os critérios definidos no Capítulo VII.
Art. 25 - A comissão julgadora será composta por profissionais de reconhecida competência no campo da Educação a Distância.
 
Capítulo VII – Dos Critérios de Avaliação da Categoria Investigação Científica
Art. 26 – Na categoria Investigação Científica, o formulário de submissão e os documentos comprobatórios do trabalho inscrito serão analisados tendo em vista a subcategoria a qual o trabalho se refere.
 
Capítulo VIII – Dos Critérios de Avaliação da Categoria Experiência Inovadora
Art. 27 - Na categoria Experiência Inovadora, o formulário de submissão e os documentos comprobatórios do trabalho inscrito serão analisados tendo em vista a subcategoria a qual o trabalho se refere.
 
Capítulo IX - Da Premiação
Art. 28 - Os primeiros colocados em cada categoria receberão um Notebook i3 – 4GB de memória RAM e HD de 500GB, um troféu, um certificado para cada autor e uma credencial para participar do 22° CIAED, onde haverá espaço na programação para apresentação dos trabalhos em sessão paralela (a participação no Congresso é opcional e a ABED disponibilizará uma credencial para participação no evento, sendo por conta do participante as despesas com passagens e hospedagens).
Art. 29 - A cada um dos trabalhos selecionados em cada categoria, independentemente do número dos autores, será conferido um certificado emitido pela ABED.
Art. 30 - A inscrição no Prêmio ABED de Pesquisa & Inovação em Educação a Distância 2016, implica na autorização, pelo(s) autor(es), para a publicação do trabalho pela ABED, independentemente da forma que for considerada a mais adequada.
Art. 31 - Os 3 (três) melhores trabalhos selecionados em cada uma das categorias, serão publicados na página da ABED.
Art. 32 - Os casos omissos serão resolvidos pela comissão avaliadora.
 
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