abed.org.br
Language:
Realização:
Mantenedores:

Abed

A Associação Brasileira de Educação a Distância, sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, criada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em educação a distância e em novas tecnologias de aprendizagem.

Seus objetivos principais são:
Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;
Incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;
Apoiar a "indústria do conhecimento" do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;
Promover o aproveitamento de "mídias" diferentes na realização de educação a distância;
Fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.

O escopo principal da ABED inclui instituições, empresas, universidades e pessoas interessadas em discutir e aprofundar conhecimentos em educação a distância. Com esta finalidade, a ABED organiza congressos, seminários, reuniões científicas e cursos voltados para a sistematização e difusão do saber em EAD.

A ABED é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, é filiada a instituições internacionais entre as quais o International Council For Open and Distance Education – ICDE e ao OCW OpenCourseWare Consortium.

A página da ABED na Internet traz a "Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância", trilingue, dedicada a estudiosos de EAD, textos e trabalhos sobre EAD, calendário de eventos, clipping de notícias dos principais jornais, links relacionados a EAD, e endereços de cursos a distância. Está em constante atualização, tendo sempre como foco os associados e as pessoas que pretendem se envolver com esta área do saber pedagógico (www.abed.org.br).

A ABED é composta pelas seguintes categorias de associados: Associados Individuais: pessoas físicas interessadas na promoção da educação a distância como instrumento de progresso das sociedades democráticas; Associados Institucionais: pessoas jurídicas interessadas nos objetivos da ABED; Associados Honorários: pessoas físicas ou jurídicas de notável saber e que, por isso, são distinguidas pela ABED e Associados Mantenedores: pessoas jurídicas que colaboram significativamente no intuito de incrementar o trabalho da ABED.

O objetivo maior da Associação é, portanto, o incremento do saber compartilhado em educação a distância e a crença de que, tal modalidade educativa já é uma realidade e um paradigma educacional adequado às grandes mudanças deste milênio.

A sede administrativa da ABED está em São Paulo, Os NRABED Núcleos Regionais da ABED instalados em vários estados da União garantem a representação nacional da Associação, permitindo ampla cobertura para suas atividades.

Gestão 2019-2023
Presidente - Fredric Michael Litto - USP
Vice-presidente - Carlos Roberto Juliano Longo
Diretoria de Relações Nacionais - Carlos Fernando Araújo Júnior - UNICSUL
Diretoria de Temática Livre - George Bento Catunda - SEE-PE 
Diretoria de Ética e Qualidade - Janes Fidelis Tomelin - UNICESUMAR
Diretoria de Relações com o Setor Produtivo - Jeferson Ferreira Fagundes - ARQUITETURA EDUCACIONAL
Diretoria de Relações Internacionais - João Augusto Mattar Neto - UNINTER 
Diretoria de Educação Básica - Lana Paula Crivelaro Monteiro de Almeida
Diretoria de Desenvolvimento Científico - Liamara Scortegagna - UFJF 
Diretoria Admistrativa Financeira - Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP
Diretoria de Relações com o Setor Público - Welinton Baxto da Silva - SERES MEC