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Apresentação

EAD e o Mercado de Trabalho – Estamos cumprindo adequadamente nossa missão de preparar bons profissionais para o mercado de trabalho no Brasil?

Nos últimos quinze anos, as ideias sobre o que seja “inovação disruptiva”, do Clayton Christensen, da Universidade Harvard, têm dominado a discussão global do assunto na comunidade de negócios. Segundo ele, o termo caracteriza o aparecimento no mercado de um produto ou serviço, de “qualidade inferior, menor custo, maior conveniência e, para muitos fregueses, `aceitável´”; essa novidade acaba superando produtos melhores já disponíveis, “transformando a indústria inteira”. Um dos exemplos dados nos seus livros e artigos é a aprendizagem on-line, usando como exemplo a Universidade de Phoenix nos Estados Unidos. Christensen previa que o ensino on-line levaria à ruína a metade das instituições norte-americanas de ensino superior convencional porque, à medida que a tecnologia se sofisticasse, os atributos da EAD conquistariam o grande público. Sua teoria sobre “inovação disruptiva” transformou-se em uma verdadeira indústria de nove livros publicados por ele (incluindo um intitulado “A Universidade Inovadora”), e a criação de uma Fundação “Disrupter”, para gerenciar as publicações e palestras.

Mas agora o balão estourou. Dois estudos críticos independentes acabaram de sair nos Estados Unidos sentenciando, em termos violentos, as pesquisas e  conclusões Christensen (são relatados em “The Undoing of Disruption”, por Evan Goldstein, The Chronicle of Higher Education, 15 de setembro de 2015, disponível na web). A tendenciosidade e parcialidade de Christensen é explícita: por exemplo, das 77 organizações que ele apresentou, durante quinze anos, como ilustrativas de sua teoria, os estudos verificaram que apenas 9% realmente se conformam ao seu modelo.

Essa revelação oferece uma grande oportunidade para nossa comunidade mostrar a todos os interessados que a EAD não é, como alegou  Christensen, “um produto inferior”. Muito pelo contrário, é uma abordagem educacional com muitas caraterísticas positivas e grande flexibilidade. Tendo por missão preparar indivíduos para oportunidades futuras, a EAD, quando bem administrada, permite atender às exigências do mercado de trabalho com rapidez e resultados eficazes. Daí o Dia Nacional de EAD, promovido pela ABED, ser dedicado inteiramente a demonstrações de atributos essenciais, agilidade e qualidade, por parte da comunidade de profissionais brasileiros de EAD.



Fredric M. Litto
Presidente da ABED
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