abed.org.br


Bento Gonçalves

Situada no alto da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é uma cidade de gente acolhedora e de natureza exuberante que figura entre as 10 maiores economias do Rio Grande do Sul. 

Bento Gonçalves localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, a 124 quilômetros da capital Porto Alegre, a uma altitude de 618m do nível do mar. A população estimada de Bento Gonçalves em  2014 é  de 112.318 habitantes (IBGE).

A àrea territorial da cidade tem a extensão de 382,5 Km². A cidade possui  um relevo bastante acidentado, caracterizado por escarpas e vales e  uma rica rede hidrográfica, sendo cortada por vários arroios. O principal rio é o Rio das Antas.
O clima da cidade é o subtropical de altitude, sendo os meses mais frios junho e julho, com temperaturas médias mínimas de 8ºC e médias máximas de 17ºC. Os  meses mais quentes são janeiro e fevereiro, com temperaturas médias mínimas de 17ºC e médias máximas de 26ºC.

Bento Gonçalves, que possui o título de 'Capital Brasileira da Uva e do Vinho', é pioneira no Brasil no desenvolvimento do Enoturismo (Revista Panorama Socioeconômico  de Bento Gonçalves – CIC /2013).

A Serra Gaúcha é a maior e mais importante região vinícola do Brasil, respondendo por cerca de 85% da produção nacional de vinhos. (http://www.ibravin.org.br/regioes-produtoras).  Bento Gonçalves produz 26,7 % de vinhos e derivados do Rio Grande do Sul (IBRAVIN -2012).

Acesso a Bento Gonçalves



Distâncias

Aeroporto de Bento Gonçalves a Porto Alegre - 120 km
Aeroporto de Bento Gonçalves a Gramado - 120 km
Aeroporto de Bento Gonçalves a Caxias do Sul - 50 km
Compartilhe: