abed.org.br
Language:
Parceiros:
Mantenedores:

Minicursos



aviso











MC 01
UM RECORTE DO TRABALHO DO DESIGNER EDUCACIONAL (DE) – BOAS PRÁTICAS
Durante o curso, serão abordadas a análise e adequação de materiais para o melhor aproveitamento dos conteúdos elaborados por especialistas, a organização de documentos/tarefas e a compreensão da adoção de processos/fluxos de trabalho, também inerentes ao DE, considerando sua presença e atuação durante todo o processo de desenvolvimento dos recursos (multimídia, textuais e avaliativos). Dessa forma, o DE pode fazer uso de suas experiências para propor melhorias e atualizações tecnológicas, entre outros, com o objetivo de realizar entregas de qualidade para os alunos e contribuir com a equipe em que atua no seu crescimento profissional e ampliação de repertório.
Conteúdo do curso:
- O perfil e as atividades do designer educacional
- O trabalho do DE num processo de desenvolvimento de curso de ensino superior a distância
- Análise de material e adequação para diferentes mídias
- Acompanhamento e gestão dos processos de trabalho (entregas, distribuição de atividades e disponibilização de materiais em ambiente virtual de aprendizagem)
- Projetos e volume de informações: organização
Pré-requisitos para os participantes:
Não há.
Público alvo:
Profissionais envolvidos em projetos educacionais e pessoas interessadas em conhecer o trabalho do designer educacional/instrucional para cursos a distância, com foco no ensino superior.
Professoras:
Monica Rodrigues dos Santos - Senac São Paulo
Mariana Valeria Gulin Melcon - Senac São Paulo
 
 
MC 02
COMUNICAÇÃO EM VÍDEO: EAD E A REVOLUÇÃO DIDÁTICA
Com a expansão de cursos EaD, a revolução tecnológica chegou às salas de aula. Hoje é essencial que os docentes se adaptem a esse novo cenário de comunicação em vídeo. Mas como agir diante das câmeras, se a maior parte dos professores está acostumada com a interação face a face com alunos? Neste curso, preparado por profissionais de audiovisual juntamente a coordenadores de cursos EaD, vamos abordar técnicas de comunicação em vídeo, pensando em: postura corporal; voz; preparação de texto e apresentações; equipamentos; cenário e como envolver os discentes a distância. Todo o conteúdo foi preparado com vídeos demonstrativos, mostrando como cada um dos pontos pode ser feito de forma correta e incorreta. Ao final, propõe-se uma dinâmica com os professores e profissionais presentes, para que os interessados possam entender, na prática, os efeitos das técnicas expostas.
Conteúdo do curso:
- Linguagem corporal no ensino a distância: como seu corpo, gestos, expressões e postura influenciam na didática do EaD
- Voz, e equipamentos de áudio: os melhores equipamentos para cada tipo de transmissão e como sua voz e timbre influenciam a comunicação final
- Preparação de material didático: principais diferenças que devem existir na elaboração de material presente em vídeos e transmissões a distância - frente ao material tradicionalmente produzido para cursos presenciais
- Equipamentos de audiovisual: câmera, foco, posicionamento do professor e introdução às técnicas de edição
- Entendendo o perfil do seu aluno: como adequar as técnicas abordadas ao perfil de alunos de diferentes cursos
- Exemplos práticos
- Teste e produção de pequenos vídeos com os participantes
Pré-requisitos para os participantes:
Alguma experiência acadêmica é bem vida, mas não pré-requisitos.
Público alvo:
Professores que lecionam em cursos EaD; professores que têm interesse em lecionar em cursos dessa modalidade e demais interessados no tema.
Professoras:
Luciana Maia Campos Machado - FIPECAFI
Carolina Moreira Otsuru - FIPECAFI
 
 
MC 03
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA A EAD: PROCESSOS, PRODUTOS E EXPERIÊNCIAS
O minicurso se destina à abordagem do processo de produção de conteúdo para cursos a distância, de acordo com um ponto de vista prático, baseando-se na análise de um case; mais especificamente, as experiências vivenciadas pela equipe de produção de conteúdos da Unidade de Educação a Distância da Universidade La Salle (UNILASALLE - EaD). A proposta leva em conta o compartilhamento de experiências com os participantes, focalizando instituições e/ou empresas que se dedicam à elaboração de materiais didáticos e objetos virtuais de aprendizagem. No que tange ao case em questão, a UNILASALLE optou por constituir uma equipe para a produção interna dos conteúdos de seus cursos de extensão, graduação e pós-graduação EaD e, desde o início desse processo, estabeleceu um modelo próprio para essa produção. Com base nesse modelo, durante o minicurso, busca-se elencar contribuições no que tange à estrutura da equipe, às etapas do processo, às características dos materiais desenvolvidos, às dificuldades de percurso e suas alternativas, às tecnologias utilizadas, bem como a outros fatores vivenciados no dia a dia de uma equipe de produção, que possam contribuir significativamente para o êxito de outras iniciativas semelhantes.
Conteúdo do curso:
- Introduzindo: afinal, produzir ou comprar conteúdo para cursos EaD?
- Etapas da produção de conteúdo: o case da Universidade La Salle
- Constituição da equipe de produção: perfis e atribuições
- O processo de produção: tecnologias disponíveis
- Os materiais produzidos: livros, vídeos, telas e podcasts para a EaD
- Abordagem metodológica: como os materiais são utilizados?
- Discutindo: pontos positivos e negativos já vivenciados
- Compartilhando processos: o que já aprendemos, o que ainda podemos aprender?
Pré-requisitos para os participantes:
Não há pré-requisitos específicos para os participantes.
Público alvo:
Profissionais envolvidos e/ou interessados na produção de conteúdo para cursos na modalidade a distância.
Professor:
Jonas Rodrigues Saraiva - Universidade La Salle - UNILASALLE
 
 
MC 04
ENSINO HÍBRIDO – MODELO PARA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA ÁREA DA SAÚDE
Este Minicurso permitirá o conhecimento de um modelo híbrido de curso a distância da área da saúde por uma visão acadêmica e pedagógica, proporcionando nos momentos presenciais o fortalecimento da aprendizagem do aluno, o sentimento de pertencimento à instituição, a interação entre os pares, pontos importantes no contexto da educação a distância.
Conteúdo do curso:
- Porque o Ensino Híbrido na graduação a distância
- Quem precisa saber bem sobre o Ensino Híbrido?
- Cuidados na implantação para um curso híbrido a distância
- Perfil dos professores e tutores
- Capacitação dos envolvidos com o Ensino Híbrido
- O aluno de EaD, frente ao Ensino Híbrido
- Organização: presencial, a distância, aulas práticas, documentos, etc
- Materiais didáticos necessários: polo, professor e aluno
- Acompanhamento/controles/feedbacks
Pré-requisitos para os participantes:
Domínio de educação a distância, conhecimento da atual regulação da EaD, conhecimento de organização acadêmica e pedagógica de cursos de graduação a distância, conhecimento do conceito de ensino híbrido e metodologias ativas.
Público alvo:
Coordenadores de EaD, coordenadores de cursos de graduação a distância, designs educacionais, coordenadores pedagógicos, tutores, coordenadores de polo de apoio presencial, estudantes de EaD.
Professoras:
Mara Yáscara Nogueira Paiva Cardoso – Centro Universitário Braz Cubas
Márcia Regina Pinez Mendes - Centro Universitário Braz Cubas
 
 
MC 05
TRILHAS DE APRENDIZAGEM E GAMIFICAÇÃO COM AMBIENTE VIRTUAL MOODLE
 Os modelos de ensino e aprendizagem pautados somente na entrega de um texto, digital ou impresso, e na avaliação de conhecimentos não se sustentam mais diante da cultura digital. Especialmente na oferta de disciplinas e cursos na modalidade EAD, tal constatação impõe o desafio de se construir espaços de ensino e aprendizagem virtuais mais dinâmicos e adaptativos. Nesse contexto, os jogos digitais também têm contribuído de modo significativo para os processos de ensino e aprendizagem, seja por meio da aplicação dos seus princípios nos processos educativos, ou pela aplicação direta de jogos educacionais. Dessa forma, esse minicurso possibilita uma introdução ao desenvolvimento de trilhas de aprendizagem com incorporação de lógica de gamificação no ambiente virtual Moodle, por meio da utilização de recursos e atividades do próprio ambiente e configurações avançadas.
Conteúdo do curso:
- Gamificação em EAD
- Trilhas de aprendizagem dinâmicas e aprendizado alternativo
- Atividades e recursos do Moodle para implementação de trilhas de aprendizagem
- Configurações avançados de recursos e atividades no Moodle
- Jogos com ferramentas e atividades do Moodle
Pré-requisitos para os participantes:
A oficina não possui pré-requisitos.
Público alvo:
O minicurso se destina a gestores, docentes, designers instrucionais e demais profissionais interessados no desenvolvimento de atividades no ambiente virtual Moodle com implementação de técnicas de gamificação.
Professor:
Fernando Luís Merízio - Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
Joel Haroldo Baade - Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE 
 
 
MC 06
FERRAMENTA DE CRIAÇÃO MULTIMIDIA PARA EAD: CAPTIVATE (ADOBE)
Cursos EAD geralmente reproduzem conteúdos e formatos de cursos presenciais. O domínio de determinadas ferramentas permite criar conteúdos interativos com relativa facilidade e surpreendentes resultados. Uma das ferramentas é o Captivate, da ADOBE. O Captivate pode ser utilizado para desenvolvimento de jogos sofisticados mas também para o desenvolvimento de materiais online, tais como simuladores, animações, avaliações interativas, etc. O Captivate é responsivo, sendo suportado por, praticamente, qualquer plataforma, o que abre possibilidades incríveis para uso em celulares com excelentes resultados. O intuito do minicurso é enriquecer o leque de ferramentas à disposição tanto de desenvolvedores quanto de arquitetos de cursos online interativos. Versões do software completas existem à disposição de uso por tempo limitado.
Conteúdo do curso:
- Como baixar, instalar e configurar o Adobe Captivate, começando pela versão trial gratuita
- Tipos de projetos que podem ser desenvolvidos: um overview sobre recursos disponíveis sem programação
- Apresentações em slides que ganham vida e interatividade
- Programação simples e sofisticada usando Cativate
- Responsividade e outros recursos importantes
- Desenvolvimento de um aplicativo do começo ao fim utilizando Captivate e as diversas formas de publicação
Pré-requisitos para os participantes:
Interessados em produção de jogos e materiais didáticos interativos. Tecnicamente exige-se apenas o domínio básico de informática.
Público alvo:
Professores e interessados em EAD de forma geral. Técnicos e arquitetos de cursos online que poderão enxergar novas possibilidades de produção em suas áreas com o uso da ferramenta.
Professor:
Ronaldo Barbosa - Universidade Brasil - Unicamp
 
 
 
MC 07
CRIANDO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM E DE PRÁTICA NA EAD
 Esse minicurso apresenta de forma descomplicada como desenvolver comunidade de aprendizagem e de prática na EAD.
Conteúdo do curso:
- Conceitos básicos sobre comunidade de aprendizagem e de prática
- Desenvolvendo uma comunidade de prática na EAD
- O uso de múltiplas plataformas para propiciar interação entre os atores envolvidos na comunidade de aprendizagem e de prática
Pré-requisitos para os participantes:
Aberto a todos que se interessam pelo o tema
Público alvo:
Todos que se interessam pelo o tema
Professor:
Elines Tatianes Pereira dos Santos Petine - UFRRJ
 
 
 
MC 08
ABE pela ABE
 Baseada em conceitos de sala de aula invertida, a Aprendizagem Baseada em Equipes - ABE (do inglês Team Based Learning - TBL) é uma metodologia ativa para aplicação em salas de aula contendo grande número de estudantes. Ela visa promover o desenvolvimento de equipes de aprendizagem de alto desempenho e fornecer a estas a oportunidade de envolvimento em tarefas de aprendizagem significativa. É uma modalidade de ensino lúdica, divertida e encanta tanto os alunos quanto os professores envolvidos. Neste minicurso será apresentada a metodologia ABE utilizando para isso a própria metodologia ABE. Serão apresentadas também as experiências de sucesso dos docentes do curso e as variações desenvolvidas no método. O curso apresentará a metodologia para que os alunos aprendam presencialmente e possam futuramente adaptar a seus cursos não presenciais.
Conteúdo do curso:
- Disponibilização de material didático para preparo prévio
- Apresentação da metodologia e suas etapas
- Aplicação do teste individual
- Aplicação do teste em equipes
- Abertura para a apelação das equipes
- Apresentação da situação-problema
- Discussão em equipe
- Inovações na metodologia com uso de recursos eletrônicos e AVAs
- Fechamento
Pré-requisitos para os participantes:
Qualquer pessoa interessada em novas metodologias de ensino/aprendizagem
Público alvo:
Qualquer pessoa interessada em novas metodologias de ensino/aprendizagem
Professores:
Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira - Núcleo de EaD e Tecnologias da Informação em Saúde - NEAD.TIS - Faculdade de Medicina da UNESP - Botucatu
Rui Seabra Ferreira Junior - Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos - CEVAP - UNESP

 
 
MC 09
CONSTRUINDO PRÁTICAS AVALIATIVAS EM EAD: FERRAMENTAS E RECURSOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
 O minicurso "Construindo práticas avaliativas em EAD: Ferramentas e recursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem" apresentará formas de desenvolver ações de avaliação em cursos a distância, considerando os princípios da Avaliação da Aprendizagem na Educação a distância, por meio do Ambiente Moodle. Serão abordadas ferramentas e configurações específicas para viabilizar processos avaliativos, considerando aspectos básicos da Avaliação da Aprendizagem em EaD.
Conteúdo do curso:
- Conceitos de Avaliação Educacional, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação na Modalidade a Distância
- Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Moodle e suas ferramentas básicas de avaliação da aprendizagem
- Ferramentas: Fórum, Tarefas (avaliação individual ou em grupo), Wiki, Base de dados (Database), Questionário, Feedback
- Configurações: Notas (gradebook), Categorização de notas, itens de notas, Fórmulas, Opões condicionais de atividades relacionadas a notas, Restrições, Escalas de notas
- Tipos de avaliação no ambiente Moodle: Avaliação direta, avaliação por rubrica, avaliação utilizando agrupamentos, Guia de Avaliação
Pré-requisitos para os participantes:
Experiência em cursos a distância na condição de estudantes, tutores, docentes ou administradores.
Público alvo:
Gestores de EAD, Tutores, Administradores Moodle, Integrantes de equipes de Suporte de TI, Designers Pedagógicos (instrucionais), iniciantes ou com conhecimento básico do Moodle.
Professor:
Igor Lima Rodrigues - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Alana Dutra do Carmo - Universidade Estadual do Ceará - UECE
 
 
MC 10
DELEITES DA EDUCAÇÃO: POWTOON COMO ACURÁCIA DA APRENDIZAGEM
Aprenda como implementar o uso da ferramenta tecnológica digital de comunicação e informação PowToon em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Logo, o objetivo geral é a implementação do uso da PowToon nos cursos de graduação a distância como substituição e ou complemento dos arquivos de planejamentos semanais, atualmente disponibilizados em Portable Document Format (PDF), tendo como objetivos específicos identificar e comparar quais as ferramentas os discentes optam e o porquê.
Conteúdo do curso:
- Introdução às Narrativas Digitais
- Exemplificação Atividade Prática (Oficina)
- Cadastro inicial na ferramenta web PowToon
- Criação de uma animação, com base em um roteiro pré-estabelecido (Moodle)
- Exportação da animação para o YouTube
- Criação de uma URL no Moodle.
Pré-requisitos para os participantes:
Básico em Informática e conhecimento em Moodle.
Público alvo:
Tutoria
Professoras:
Maria das Graças Freitas dos Santos - Unisanta
Angélica Dias Magalhães - Unisanta - Unisanta
Patricia de Souza Albrecht Coutinho - Unisanta



MC 11
EAD DE A a Z: DIRETRIZES E BOAS PRÁTICAS

Atualmente são muitas as alternativas tecnológicas disponíveis para a realização de um curso a distância. Entretanto, será que todas essas opções podem ou devem ser utilizadas em um programa de formação realizado por meio da EAD? Neste minicurso você poderá conhecer diretrizes e boas práticas dessa modalidade de ensino, observando que cada necessidade pode ser atendida por determinados recursos, equilibrando estratégias necessárias e suficientes para o alcance dos resultados esperados. Você verá que, mais do que o banho de tecnologia, para programas de educação a distância, os indicadores de sucesso estão relacionados com o “problema” da vida real que está sendo resolvido, e que tal sucesso somente poderá ser alcançado se aspectos fundamentais forem considerados no momento certo. Participe e confira!
Conteúdo do curso:
- A superação de desafios de formação por meio da educação a distância
- EAD: Por onde começar?
- Boas práticas na concepção, desenvolvimento e operacionalização de programas de educação a distância
- Fatores críticos de sucesso na EAD
- O desafio da evasão
 Indicadores: como medir o sucesso de um programa de EAD
Pré-requisitos para os participantes:
Não há pré-requisitos para a participação no curso
Público alvo:
O curso destina-se a pessoas e organizações que pretendem desenvolver um programa de educação a distância ou aprimorar um programa já existente, bem como às pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos a respeito de todo o processo de planejamento, desenvolvimento e operacionalização de um projeto de EAD.
Professoras:
Fernanda Cristina da Silva - DOT digital group
Gabriella Aparecida Miranda - DOT digital group
Simone Soares Haas Carminatti - DOT digital group

 
Compartilhe: