abed.org.br
Language:
Parceiros:
Mantenedores:

Minicursos




ATENÇÃO: Os minicursos são atividades extra Congresso, com carga horária de 6 horas (realizados em 2 períodos de 3 horas cada) nos dias 20 e 21 de setembro, das 09h as 12h.


MINICURSO CANCELADO - MC 01 → AUDIODESCRIÇÃO EM VIDEOAULAS
Este minicurso tem por objetivo, ensinar as diretrizes e referências da audiodescrição em videoaulas. A audiodescrição (recurso de tradução de imagens em palavras) propicia às pessoas com deficiência visual o acesso a conteúdos curriculares imagéticos contribuindo para a inserção educacional, cultural e social deste grupo de cidadãos. Videoaulas com o recurso de audiodescrição promovem a democratização da informação e a igualdade de direito de acesso à educação e à cultura a todos. Para todos.
Seja inclusão!
Professor:
Ana Paula Leite de Camargo - Professora Independente
 
 
MC 02 → CONSTRUÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Trilhar é seguir um rumo, uma direção. É planejar novos caminhos a serem explorados!
No ambiente de trabalho, esses caminhos são essenciais para direcionar a capacitação e atualização dos profissionais, buscando atingir níveis de desempenho cada vez melhor. Com base nas competências mapeadas para cada categoria profissional, a instituição precisa prover meios para que o colaborador possa desenvolver essas competências. Assim nasceu as Trilhas de Aprendizagem por Competências no Hospital Israelita Albert Einstein.
Ao participar deste minicurso você terá a oportunidade de conhecer e explorar algumas etapas da construção das trilhas de aprendizagem no Hospital Israelita Albert Einstein. Dentre as modalidades ensino para a construção das trilhas de aprendizagem, abordaremos o uso do EAD, simulação realística e métodos ativos em encontro presenciais.
Abordaremos desde a etapa de planejamento até a sua execução.
Professores:
Joyce Kelly SIlva Barreto - Hospital Israelita Albert Einstein
Selma Tavares Valério - Hospital Israelita Albert Einstein
Victória Sayuri Freire dos Santos Kudeken - Hospital Israelita Albert Einstein

 
 
MC 03 → CREDENCIAMENTO PARA EAD: CONHECENDO A NOVA LEGISLAÇÃO, CENÁRIOS E ESTRATÉGIAS
O objetivo deste minicurso é apresentar os cenários de EaD por região, com estatísticas de tipos de cursos e alunos matriculados e as novas diretrizes e critérios de qualidade exigidos pelo MEC de acordo com a nova legislação.
Professor:
Margarete Lazzaris Kleis - Delinea Tecnologia Educacional
 
 
MC 04 → CURSO DE EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA EDUCADORES
Esse curso oferece uma introdução ao editor de vídeos do Youtube. A abordagem será técnica (aprender a utilizar as ferramentas do editor) e pedagógica (como os recursos podem ser usados para se atingir determinados objetivos didáticos/pedagógicos).
O objetivo principal é, sempre que possível, associar os diversos tipos de edição aos seus potenciais resultados didáticos/pedagógicos, aproveitando suas características.
O sistema operacional utilizado será o Windows.
Pré-requisito para os participantes: os participantes devem levar seu notebook
Professor:
Carlos Sanches - TecnologiaEducaBrasil - consultoria
 
 
MC 05 → DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Este minicurso tem como objetivo explorar o potencial educativo dos dispositivos móveis nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. Nessa direção, o minicurso contemplará questões relevantes sobre a utilização destes dispositivos no contexto da sala de aula, vantagens e implicações sobre a sua integração metodológica no ensino e aprendizagem das Ciências Naturais (Química, Física e Biologia). Como sabemos, a utilização e a discussão sobre o uso dos dispositivos móveis no ensino de Ciências são de extrema pertinência, pois podem romper alguns paradigmas em relação ao não uso destes dispositivos (tais como, celulares, smarthphones e tablets), além de fomentar a renovação de estratégias de ensino, deixando-as mais atraentes e tecnologicamente “modernas” para o cenário educacional.
Professor:
Maria das Graças Cleophas - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
 
 
MC 06 → ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA TORNAR A GAMIFICAÇÃO, A SALA DE AULA INVERTIDA E A PERSONALIZAÇÃO VIÁVEIS COM O AMBIENTE MOODLE
O contexto contemporâneo tem sido marcado pela presença cotidiana das Tecnologias Digitais de Informação Comunicação (TDIC), porém pouco tem se empregado dessas ferramentas para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem da educação nas salas de aula. A inadequação do processo de ensino baseado na transmissão de informação já foi apresentada há bastante tempo e por diversos teóricos, tais como Rogers (1978), Dewey (1979), Novak (1981) e Freire (2000), que enfatizam a necessidade de superar a educação bancária e centrar a educação no estudante, tornando-o ativo no seu processo de aprendizagem. Com o desenvolvimento das TDIC, essa mudança de paradigma tornou-se não só inevitável, mas também viável pelas possibilidades de uso de recursos para colaboração, comunicação síncrona e assíncrona, automação de tarefas de avaliação, investigação, dentre outros. Nesse contexto, novas possibilidades se apresentam e conceitos novos como a Gamificação, a Sala de Aula Invertida e a Personalização surgem na busca por possibilidades e inovação na educação. Compreender estes conceitos é uma tarefa necessária para os docentes contemporâneos, porém percebe-se que o maior desafio consiste em conceber estratégias de aplicação para estas novas possibilidades. Com esta perspectiva, este minicurso tem como objetivo apresentar estratégias pedagógicas para aplicação da Gamificação, Sala de Aula Invertida e Personalização usando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Exemplos e cases serão apresentados para que os participantes desenvolvam metodologias para as suas práticas de ensino.
Professores:
Cristiane Mendes Netto - Universidade Vale do Rio Doce
Viviane Carvalho Fernandes - Universidade Vale do Rio Doce

 
 
MC 07 → MAPA CONCEITUAL: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA PLATAFORMA MOODLE - FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM EAD
Buscando proporcionar ao participante uma visão reflexiva sobre a categoria conceitual “Aprendizagem Significativa” e sua inter-relação na elaboração de estruturais mentais que estimulam a construção do conhecimento, este curso ofertará um estudo sobre os mapas conceituais, tipos e características dos mapas conceituais, conhecimento de vários sites de construção de mapas conceituais. Durante todo o curso, cada participante irá experimentar a construção de mapas conceituais através do software Cmaotools.
Professores:
Sandra Dayse de Albuquerque Ugiette - Prefeitura do Recife / UniRec
Jeane Marta Guedes Aguiar - Prefeitura do Recife / UniRec
Rinaldo da Silva Neres - Prefeitura do Recife / UniRec

 
 
MC 08 → O DIREITO AUTORAL NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA A EAD
Tema recorrente entre gestores de projetos de educação a distância e demais agentes envolvidos no processo de desenvolvimento ou operacionalização de materiais didáticos, tais como autores, professores, mediadores, tutores e designers instrucionais, que via de regra possuem vários questionamentos, no que se refere à utilização de materiais produzidos, por si e principalmente por terceiros. As dúvidas apresentadas são as mais variadas, gerando indagações como, por exemplo: O que são os Direitos Autorais e onde ele se aplica? Qual a diferença entre o Direito Moral e o Direito de Propriedade? Há limite quanto a quantidade de texto, vídeo ou música que podem ser aproveitadas como parte de uma nova produção doutrinária? Como podem ser utilizados materiais disponíveis na Internet em aulas nos mais variados instrumentos utilizados para a educação a distância? Os professores que desenvolvem materiais com objetivos voltados a implementação da Educação a Distância têm que registrar seus produtos para ter seu direito garantido? Como se pode utilizar vídeos disponíveis no youtube sem se ferir o Direito do Autor?
Essas dúvidas ao serem esclarecidas legitimam a utilização dos materiais de criação intelectual pertencente a terceiro e possibilitam o gerenciamento dos mesmos, enquanto produzidos para projetos de educação a distância, principalmente para a proposta inovadoras que vêm surgindo ao longo do tempo. Este minicurso tem por objetivo principal trazer esclarecimentos às dúvidas mais frequentes que vêm surgindo entre aqueles que desenvolvem a propostas de trabalho para a educação a distância, de maneira a proporcionar um conhecimento essencial da gestão de Direitos Autorais em projetos dessa natureza, com a finalidade de legitimar sua implementação, principalmente quando esta é voltada a ser uma ferramenta utilizada no ensino a distância, propiciando o respeito à dignidade humana do autor e o respeito ao Princípio Democrático de Direito.
Professores:
Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues - Fatec Franca / Centro Paula Souza
Angelo Luiz Cortelazzo - Unicamp
Dilermando Piva Junior - Fatec Itu / Centro Paula Souza

 
 
MC 09 → OFICINA DE METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS ÀS CIÊNCIAS HUMANAS
A necessidade de implantar a cultura da aprendizagem torna-se cada vez mais urgente, ou seja, um ensino centrado no aluno, incentivando a autonomia e a postura do eterno aprendiz. A figura do professor torna-se cada vez mais importante, como mediador e coparticipante atendendo esta nova realidade de aprendizagem, na interação interdisciplinar, no desenvolvimento de problemas e no estímulo do desenvolvimento das diferentes competências essenciais do Século XXI
Professores:
Milena Costa Mascarenhas - Hoper Educação
 
 
MC 10 → PENSAMENTO VISUAL: O QUE É E COMO UTILIZAR ESSA PODEROSA FERRAMENTA PARA ORGANIZAR E COMUNICAR IDEIAS
Em tempos de excesso de informação, é comum surgirem questões como: O que fazer com tanta informação gerada? Como organizar ideias? Como comunica-las de forma simples e eficaz? O Pensamento Visual (Visual thinking) é um caminho que permite facilitar o processo de organização e comunicação de forma clara e memorável, trazendo para o papel todas suas ideias em forma de técnicas simples de desenho que qualquer pessoa pode fazer.
Professores:
Gustavo Correa Kitagawa - SENAC
Valdemir Nunes da Costa - SENAC

 
 
MC 11 → REDE SUSTENTÁVEL DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL NA EAD
O mini curso Rede Sustentável de Polos de Apoio Presencial na EaD é um convite para a comunidade brasileira de educação a distância olhar para os polos de apoio presencial a partir de um novo paradigma. Paradigma esse que se volta para as tendências dos polos para a EaD que devem responder pela qualidade, pela expansão e pela democratização da educação no país.
A gestão sustentável de polos de apoio presencial é um desafio cujas possibilidades serão discutidas neste mini curso e orientadas por profissionais que atuam diretamente com a gestão de polos há mais de 10 anos.
Professores:
Ailton Alves Pereira - Projeto Faculdades Conectadas
Edeval Aparecido Zaghetti - Faculdade de Conchas
Samanta Gobbo Fedrizzi - Faculdade de Conchas

 
 
MC 12 → REDES DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO ABERTA E REA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Apresentação de uma proposta de programa para transformar os tradicionais cursos de formação continuada dos professores da educação básica com vistas no atendimento do Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 4 (ONU) "Assegurar educação de qualidade, equitativa e inclusiva e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.”
Professores:
Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
 
 
MC 13 → ROTEIRIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EM CURSOS DE EXTENSÃO PARA SERVIDORES MUNICIPAIS
Os municípios brasileiros possuem características bem distintas, mas todos lidam com a necessidade de implementação de políticas e estratégias de educação continuada para desenvolvimento de seus quadros de servidores. Profissionais que atuam em Escolas de Governo e Centros de Treinamento tem na educação a distância a oportunidade de estabelecer um paradigma com novas bases culturais para o Município e motivacionais para os servidores, mas os desafios ainda são significativos para muitos municípios.
Professores:
Márcia Costa Alves da Silva – Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM
 
 
MC 14 → TRABALHANDO COM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EAD
Este minicurso terá como metodologia de trabalho as abordagens ativas de aprendizagem. A partir da experiência prévia dos participantes e vivências das metodologias em pequenos grupos, o curso tem como objetivo promover a troca de saberes à respeito das diversas possibilidades de processos de aprendizagem ativos que levem em conta as atividades mais dialógicas e interacionais no Ensino à Distância. Assim, será trabalhado a interação entre o ensino, a aprendizagem e o mundo do trabalho na EAD, buscando possibilidades reais no fazer.
Professores:
Vera Lucia Kodjaoglanian - FIOCRUZ e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 
Debora Dupas - FIOCRUZ Mato Grosso do Sul
Luciana Contrera - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 
 
MC 15 → VAMOS INVERTER NOSSA SALA DE AULA?
A Sala de Aula Invertida é uma metodologia inovadora que vem apresentando bons resultados em sua implementação no ensino básico e superior. Nesta, não inverte apenas a estrutura do processo de ensino e aprendizagem, mas também transforma os papeis de alunos e dos professores, muito diferente do modelo tradicional de ensino.
O Minicurso objetiva apresentar os conceitos da metodologia da Flipped Classroom, conhecida no Brasil como Sala de Aula Invertida, suas características e propostas pedagógicas, bem como um “Processo” para a prática da metodologia na sala de aula com suporte à aprendizagem colaborativa.
Professores:
Hugo Luiz Gonzaga Honório – Universidade Federal de Juiz de Fora
Liamara Scortegagna - Universidade Federal de Juiz de Fora



 
Compartilhe: