abed.org.br
Parceiros:
Mantenedores:

Trabalhos

Resultado dos Trabalhos

PREPARAÇÃO E ENVIO DE ARTIGOS FINAIS


22ª Conferência Mundial do ICDE sobre Educação à Distância

“Promovendo Qualidade na Educação On-line, Flexível e à Distância”

3-6 de setembro de 2006 – Rio de Janeiro, RJ – Brasil

 

A Conferência

 

A 22ª Conferência Mundial do ICDE (sigla em inglês para o Conselho Internacional de Educação a Distância) será realizada no Rio de Janeiro, Brasil, oferecendo a pesquisadores, educadores e gerentes de organizações a oportunidade de apresentar trabalhos baseados em pesquisas científicas ou experiências inovadoras; participar de discussões em mesas-redondas com especialistas de vários países; proferir palestras e participar de oficinas para diferentes linhas de atuação, bem como estabelecer uma rede de contatos.

 

Aceitação de artigos para inclusão nos anais da conferência

 

1. Todos os participantes da conferência que tiveram suas propostas de apresentação aceitas a partir de resumos previamente enviados poderão agora enviar seus artigos completos e finais, para serem incluídos nos anais da conferência. As atas serão publicadas em formato de CD-ROM, disponibilizadas aos participantes da conferência e também publicadas on-line, no website da conferência, após o término da mesma. Os resumos, já recebidos e aceitos pelos organizadores, serão publicados na versão em CD-ROM dos anais, e disponibilizados no website da conferência antes do evento, de modo a que os participantes possam planejar previamente à data da conferência as sessões que desejam atender.

2. A aceitação de uma apresentação não garante que um artigo completo seja aceito e publicado nos anais. Os organizadores da conferência planejam publicar todos os artigos que sejam recebidos dentro dos prazos especificados e que apresentem uma qualidade satisfatória. Esta qualidade, neste caso, diz respeito a três itens:

 

a. o artigo final reflete adequadamente e desenvolve o conteúdo do resumo previamente analisado e aceito. Divergências do tema descrito no resumo, especialmente se implicarem um marketing excessivo de serviços ou produtos específicos, poderão desqualificar um artigo.

b. O idioma oficial da conferência é o inglês. O artigo final deve apresentar uma qualidade adequada em termos do idioma inglês. Os artigos serão revisados por uma equipe editorial profissional, e pequenas correções linguísticas poderão ser feitas à versão definitiva. Artigos que requererem correções linguísticas importantes serão retornados aos seus autores com as respectivas sugestões e um novo prazo para reenvio, definido em função dos constrangimentos do planejamento da publicação.

c. O layout e a apresentação do manuscrito final devem seguir as especificações apresentadas abaixo, na seção “Submissão de Artigos”.

 

3. Lembramos aos autores que a aceitação de uma proposta para apresentação na conferência será condicionada à inscrição, no tempo previsto, do autor que fará a apresentação. Além disso, recordamos que qualquer participante da conferência somente poderá apresentar um artigo. No caso de vários artigos enviados por um grupo de coautores, um “autor principal” diferente deve se inscrever para cada artigo. O prazo para a inscrição do autor principal é 31 de maio de 2006. Apresentações cujo autor principal não se inscrever até este prazo serão removidas do programa da conferência. Isto, é claro, implica que os respectivos artigos completos não serão publicados nos anais. Para a 22ª Conferência Mundial da ICDE, não haverá isenções de pagamento da taxa de inscrição.

 

 

Temas

 

Os artigos devem concentrar-se sobre um dos seguintes temas:

 

1. O valor da Educação à Distância, Flexível e Baseada em TIC em contextos específicos.

2. Promovendo Qualidade Educacional em aspectos específicos da Educação à Distância, Flexível e Baseada em TIC.

3. Questões de qualidade institucional relacionadas a aspectos da Educação à Distância, Flexível e Baseada em TIC.

4. Pesquisa e novos desenvolvimentos no campo de interesse geral da conferência.

 

Maiores detalhes e definições desses temas e subtemas sugeridos podem encontrar-se no website da conferência.

 

 

Submissão de artigos

 

1. O prazo de envio do trabalho final formatado como instruções abaixo é 12 de junho, entretanto lembre-se que o prazo para inscrição do autor principal é 31 de maio de 2006

2. Para submeter um artigo final, o autor deve definir a natureza do trabalho submetido – relatório de pesquisa, descrição de um projeto em andamento ou modelo(s) de planejamento – e o tema da conferência sob o qual ele deve ser classificado. Isso será feito através do preenchimento de um formulário on-line disponível no website da conferência.

2. Os artigos devem estar acompanhados de um Termo de Compromisso para Apresentação do artigo na 22ª Conferência Mundial do ICDE sobre Educação à Distância. A linguagem exata do termo estará disponível no website da conferência, como parte do processo de submissão on-line do artigo.

3. Os artigos que forem selecionados conforme os critérios delineados acima serão publicados eletronicamente nos anais da Conferência, em formato de CD-ROM e também nos websites do ICDE e da ABED. Artigos selecionados que não forem apresentados no dia e hora especificados no programa da Conferência serão removidos dos anais da Conferência.

4. Os artigos devem ser submetidos eletronicamente através do website da conferência – www.icde22.org.br – através do preenchimento de informações básicas em um formulário eletrônico e anexando-se o texto final do artigo como um arquivo Word (.doc).

5. O software Power Point, data shows e acesso à Internet estarão disponíveis para apresentações feitas com o uso de computadores. Embora conexões à Internet sejam disponibilizadas, esse recurso será fornecido por agências externas de serviços, contratadas pelo hotel. Os organizadores da conferência não podem garantir a velocidade, acessibilidade e confiabilidade das conexões à Internet. Aconselha-se aos autores, quando possível, que capturem as páginas da Web necessárias anteriormente à sua apresentação e as gravem em mídias portáteis apropriadas. Se um determinado artigo exigir absolutamente acesso em tempo real e ao vivo à Internet durante sua apresentação, este fato deve ser indicado no momento da submissão do artigo, de modo a permitir aos organizadores um planejamento adequado.

Compartilhe: