Tema
PROMOVENDO QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO FLEXÍVEL E EDUCAÇÃO BASEADA EM TIC - Tecnologia da Informação e da Comunicação
Estrutura do Tema:
1.Valor da Educação a Distância, da Educação Flexível e da Educação baseada em TIC em relação a:
1.1. Requisitos para o Desenvolvimento Nacional
 1.2. Educação para “Construir Capacidade”
 1.3. Educação Continuada e Educação no Local de Trabalho
 1.4. Colaboração Internacional
2.Promoção da Qualidade na Educação com vistas a:
2.1. Professores (recrutamento, credenciamento, treinamento e avaliação)
 2.2. Pedagogia (métodos de “entrega” e comunicação, papel de estudantes e professores etc.)
 2.3. Avaliação dos Resultados da Aprendizagem
 2.4. Tecnologia e “Entrega”
 2.5. Diversidade Cultural e Lingüística
3.Questões de Qualidade Institucional Referentes a:
3.1. Desenvolvimento de Padrões de Qualidade
 3.2. Desenvolvimento de Métodos para a Promoção da Qualidade (avaliação, benchmarking, sistemas de incentivo, envolvimento do usuário, colaboração internacional etc.)
 3.3. Questões Relativas a Credenciamento e a Regulamentação através de Fronteiras
 3.4. Os Custos da Qualidade: Questões de Economia
 3.5. Enfrentando o Desafio da Falta de Qualidade (universidades-fantasma, títulos on-line falsos etc.)
4.Pesquisa e Novos Caminhos Relativos a:
4.1. Métodos de Avaliação e Qualidade Assegurada
 4.2. Pedagogia
 4.3. Tecnologia e Comunicação
 4.4. Serviço
Comentários
Valor da Educação a Distância, da Educação Flexível e da Educação baseada em TIC
 Este sub-tema considerará a Educação a Distância, a Educação Flexível e a Educação baseada em TIC (EDEFET) desde uma perspectiva nacional/internacional, focando aspectos políticos e filosóficos: PORQUE e ONDE faz sentido usar EDEFET como parte integral (e eficiente, eficaz e agregadora de valor) de um sistema nacional de educação e treinamento?
Promoção da Qualidade na Educação
 Aqui, a EDEFET será focalizada segundo uma visão de planejamento centrada em aspectos pedagógicos, tecnológicos e organizacionais: O QUE deve ser feito e COMO deve ser feito para incorporar qualidade ao sistema? Este sub-tema comporta tanto a consideração de questões de nível macro, como o planejamento de cursos e programas, quanto a consideração de temas micro, como o planejamento das atividades de ensino e aprendizagem.
Questões de Qualidade Institucional 
 Este item será dedicado à perspectiva gerencial da EDEFET, compreendendo a preparação do ambiente (administração da mudança), a realização (administração do projeto) e sua sustentação a longo-prazo (administração do processo) : O QUE deve ser feito e COMO deve ser feito para que uma ”boa idéia” inicial venha a produzir os resultados esperados, com os padrões de qualidade desejados e permaneça, assim, no tempo?
Pesquisa e Novos Caminhos
 Este é um sub-tema amplo, que comporta inúmeros assuntos originais e de apoio e que, em vários aspectos, permeia os outros 3 sub-temas. De fato, os keynote speakers, nas sessões plenárias, inevitavelmente citarão pesquisas e práticas recentes para apoiar seus argumentos e muitas apresentações, nas sessões paralelas, farão a mesma coisa. Por outro lado, a existência de um sub-tema dessa natureza permite a apresentações de tópicos interessantes e importantes que, mesmo sem ter uma ligação forte e direta com o tema principal da promoção de qualidade, mereçam sua inclusão no programa.