abed.org.br
Parceiros:
Mantenedores:

Programa

SUB-TEMAS E TÓPICOS

1.Valor da Educação a Distância, da Educação Flexível e da Educação baseada em TIC em relação a:

1.1. Requisitos para o Desenvolvimento Nacional

(por região do mundo) (escrito através de políticas de e pontos vantajosos na filosofia)

1.1.1 África

1.1.2 Ásia e Oriente Médio

1.1.3 América Latina

1.2. Educação para “Construir Capacidade”

(teorias, aplicações e estudo de casos)

1.2.1 Aplicações nas escolas primárias, secundárias e técnicas

1.2.2 Terciárias – universidades

1.2.3 Aplicações em engenharia, matemática e física

1.2.4 Ciências sociais, línguas, artes, música, redação, etc.

1.2.5 Pré-educação e aplicação de técnicas médicas e paramédicas

1.3. Educação Continuada e Educação no Local de Trabalho

(teorias, aplicações e estudo de casos)

1.3.1 Trabalho de conhecimento e decisões criativas nas organizações

1.3.2 Aprendizado contínuo e educação à distância para adultos

1.3.3 Educação corporativa e desenvolvimento de habilidades profissionais

1.3.4 Treinamento para professores e desenvolvimento profissional

1.4. Colaboração Internacional

(políticas, filosofias e estudo de casos)

1.4.1 Nacional, inter-institucional, projetos e consórcios

1.4.2 Educação internacional e consórcios multinacionais

2.Promoção da Qualidade na Educação com vistas a:

2.1. Professores - recrutamento, credenciamento, treinamento e avaliação.

2.1.1. Competências de professores à distância: definição, identificação, e seleção

2.1.2. Treinamento de professores à distância: necessidades, métodos e critérios de avaliação

2.1.3. Professores como sistemas de apoio e ferramentas on-line 

2.2. Pedagogia - métodos de “entrega” e comunicação, papel de estudantes e professores

2.2.1. Habilidades dos estudantes: estudo e uso do ICT

2.2.2. Sistemas de apoio a estudantes, estratégias e táticas.

2.2.3. Curso/ planejamento do currículo, implementação e gerenciamento.

2.2.4. Teorias aplicadas de aprendizado e aspectos no design instrucional: o planejamento micro da educação a distância.

2.3. Avaliação dos Resultados da Aprendizagem

2.3.1. Aspectos teóricos de avaliação na educação à distância.

2.3.2. Aplicações práticas e estudos de caso de metodologias de avaliação.

2.4. Tecnologia e “Entrega”

2.4.1. Sistemas, ferramentas e métodos inovadores em educação à distância.

2.4.2. Questões de qualidade ou relevância em soluções tecnológicas específicas.

2.4.3. Disponibilidade de Softwares em ED.

2.4.4. Aspectos de Gerenciamento do Conhecimento e disseminação. 

2.5. Diversidade Cultural e Lingüística

2.5.1. Aspectos de cursos e programas internacionais e multiculturais.

2.5.2. Diversidade Cultural no uso de sistemas com base no ICT

2.5.3. Questões relacionadas a gênero e minorias.

2.5.4. Estudantes com necessidades especiais. 

3.Questões de Qualidade Institucional Referentes a:

3.1. Desenvolvimento de Padrões de Qualidade

3.1.1. Planos e estratégias de Qualidade Assegurada (Quality Assurance) para educação à distancia.

3.2. Desenvolvimento de Métodos para a Promoção da Qualidade

3.2.1. Planejamento e gerenciamento de controles de qualidade em ED.

3.2.2. Sistemas de Total Quality Management (TQM), benchmarking, etc.

3.2.3. Ferramentas on-line para Qualidade Assegurada e Total Quality Management (QA / TQM).

3.3 Questões Relativas a Credenciamento e a Regulamentação através de Fronteiras

3.3.1. Globalização e Educação à Distância

3.3.2. Barreiras sociais para Educação à Distância

3.4. Os Custos da Qualidade: Questões de Economia

(nenhuma proposta enviada para esta categoria)

4.Pesquisa e Novos Caminhos Relativos a:

4.1. Métodos de Avaliação e Qualidade Assegurada

4.1.1. Novas metodologias para avaliações de cursos on-line.

4.1.2. Pesquisa em QA, TQM, etc.

4.2. Pedagogia & Modelo de Cursos

4.2.1. Projeto e uso de objetos de aprendizado na educação à distância.

4.2.2. Pesquisa em aspectos gerais na eficiência e eficácia dos cursos.

4.2.3. Uso de jogos e simulações.

4.2.4. Construção do conhecimento em aprendizagem on-line: metodologias.

4.2.5. Navegação na Web, hipermídia e comunidades on-line para prática

4.2.6. Discussões sobre as Teorias Construtivistas, etc.

4.3. Tecnologia e Comunicação

4.3.1.Novas tecnologias e ferramentas para ED.

4.3.2. Pesquisa sobre os efeitos de tecnologias emergentes no aprendizado.

4.3.3. Pesquisa sobre uso, acesso, inclusão digital, etc.

4.3.4. Tecnologias móveis em ED.

4.3.5. Gerenciamento de Sistemas de Aprendizagem (LMS), Moodle, Blogs, etc.

4.4. Serviço

4.4.1 Gerenciamento e difusão de inovações em ED.

4.4.3. Levantamento de dados de opiniões e perfis de estudantes a distância.

4.4.4. Levantamento de dados da opinião dos professores em Dl e ICT.

Compartilhe: