abed.org.br
Parceiros:
Mantenedores:

Patrocinadores



CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vem desempenhando papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação - conquista das maiores no campo da Educação brasileira e da Ciência & Tecnologia. As atividades da CAPES podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: a) avaliação da pós-graduação stricto sensu; b) acesso e divulgação da produção científica; c) investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; d) promoção da cooperação científica internacional. O sistema de avaliação tem sido continuamente aperfeiçoado, constituindo-se em instrumento para a ação direta da comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica sempre maior dos mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento - bolsas de estudo, auxílios, apoios, estabelecendo, ainda, critérios para o reconhecimento pelo Ministério da Educação dos cursos de mestrado e doutorado novos e em funcionamento no Brasil.

 

CEDERJ

A Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, foi criada com a união da autarquia Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro - CECIERJ e o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ. O Governador do Estado do Rio de Janeiro em exercício no ano de 2002, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o que consta do artigo 4º, parágrafo único da Lei Complementar n.º 103, de 18 de março de 2002, e ao que consta no Processo.

 

CNPq

Criado pela Lei nº 1.310 de 15 de janeiro de 1951, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma Fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira. Contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores (mestres, doutores e especialistas em várias áreas de conhecimento), o CNPq é, desde sua criação, até hoje, uma das maiores e mais sólidas estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) dos países em desenvolvimento. Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação e absorção de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país.

 

FINEP

A FINEP é uma empresa pública vinculada ao MCT. Foi criada em 24 de julho de 1967, para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965 e tem como missão: promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do País.

 

FGV

A FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS surgiu em 20 de dezembro de 1944. Seu objetivo inicial era preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País. Na época, o Brasil já começava a lançar as bases para o crescimento que se confirmaria nas décadas seguintes. Antevendo a chegada de um novo tempo, a FGV decidiu expandir seu foco de atuação e, do campo restrito da administração, passou ao mais amplo das ciências sociais. A instituição extrapolou as fronteiras do ensino e avançou pelas áreas da pesquisa e da informação, até converter-se em sinônimo de centro de qualidade e de excelência. Marca de pioneirismo e ousadia, a Fundação Getúlio Vargas inaugurou, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em administração pública e privada, bem como a pós-graduação em economia, psicologia, ciências contábeis e educação. A FGV também lançou as bases para uma economia bem fundamentada, a partir da elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos índices econômicos. Iniciativas como essas ajudaram o profissional em busca de formação e até o cidadão comum a entenderem melhor o desempenho econômico e social brasileiro. Sua missão é avançar nas fronteiras do conhecimento na área das Ciências Sociais e afins, produzindo e transmitindo ideias, dados e informações, além de conservá-los e sistematizá-los, de modo a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do País, para a melhoria dos padrões éticos nacionais, para uma governança responsável e compartilhada, e para a inserção do país no cenário internacional.

 

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO

Em 1977, o jornalista Roberto Marinho criou a FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO, uma instituição privada, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos voltados para o ensino formal e informal, bem como, projetos educacionais visando a preservação e revitalização do patrimônio histórico, cultural e natural nos mais diversos pontos de nosso país. Trabalhamos por um mundo onde pessoas e comunidade se relacionem, valorizem suas identidades e sejam capazes de transformar suas próprias vidas. Confiamos na capacidade humana de inventar, imaginar e transformar sonhos em realidade. Acreditamos que, com entusiasmo e determinação, podemos contribuir para essas mudanças sociais. E acreditamos, sobretudo, que a educação é transformadora. É um instrumento fundamental para a formação da cidadania, a valorização da cultura, a transformação pelo saber. E, amplificada pelo uso das tecnologias, promove o desenvolvimento social e estimula a criação de comunidades de conhecimento. Que ela é, portanto, a certidão de nascimento de um país melhor e mais justo.

 

INSTITUTO TELEMAR

Como única operadora de telefonia 100% brasileira, atuando em 16 estados, a Telemar pode afirmar que conhece os problemas do país, onde testemunha a existência de milhares de comunidades carentes, muitas delas em lugares distantes e inacessíveis, compondo um enorme contingente de excluídos. A consciência da importância da sua responsabilidade corporativa diante desse quadro nacional, levou a empresa a dar o pontapé inicial para a criação do Instituto Telemar, instrumento institucional que tem a missão de colaborar para reduzir as distâncias sociais no Brasil. Fruto de um compromisso de longo alcance social e geográfico, o Instituto apóia projetos de terceiros – desde que afinados em sua política de atuação –, estabelece parcerias e desenvolve programas próprios, nas áreas de difusão do Conhecimento: Projeto Telemar EducaçãoCentro Cultural Telemar e Escolas de Arte e Tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, o Instituto é uma pessoa jurídica independente, com estatuto, diretorias, objetivos e programas de ação próprios.

 

PEARSON EDUCATION

A PEARSON EDUCATION é o maior grupo editorial do mundo e publica materiais voltados para as áreas educacional e profissional. Está presente em 50 países, oferecendo conteúdo de qualidade para estudantes e instituições de ensino em 13 idiomas. Instalada no Brasil desde 1996, publica livros nas áreas de ensino da língua inglesa, com o selo Longman; informática, com o selo Makron Books; negócios, com o selo Financial Times/Prentice Hall, e universitária, com os selos Prentice Hall e Addison Wesley.

PRICEWATERHOUSE COOPERS

A Pricewaterhouse Coopers é uma organização genuinamente global com 771 escritórios em 148 países. Mais de 130.000 profissionais em todo o mundo trabalham de maneira integrada garantindo a qualidade e excelência dos serviços prestados. Entre seus clientes estão algumas das maiores organizações mundiais com atuação em variados setores. No Brasil, desde a sua inauguração em 1915 com o escritório do Rio de Janeiro, a firma é líder em seu segmento de atuação. Mais de 2,6 mil profissionais altamente qualificados oferecem serviços de auditoria, assessoria tributária e de gestão empresarial orientados por segmento de atividade econômica. Com 14 escritórios no País, a Pricewaterhouse Coopers presta serviços a empresas de Norte a Sul do Brasil. Entre seus clientes estão alguns dos maiores grupos industriais, instituições financeiras e empresas de serviços nacionais e estrangeiras.

 

SATMEETING

Satmeeting, criada em 1998 é a primeira empresa Brasileira a oferecer ao mercado de Educação a Distância soluções completas e interativas em tempo real. Com o seu premiado softwere Xstreaming, a empresa aplica esta poderosa ferramenta em transmissões interativas, via satélite, como em qualquer outro ambiente de rede. A Satmeeting transforma a tecnologia em vantagem competitiva através da produção/conversão de conteúdos em mídia digital, montagem de estúdio, plataforma central e ponto remotos interativos e disponibiliza estas facilidades através de soluções turnkey.

 

EUTELSAT COMMUNICATIONS

Eutelsat Communications é a companhia holding da Eutelsat S.A.  O grupo é um dos principais operadores de satélites com capacidade comercializada em 23 satélites fornecendo cobertura em todo continente Europeu, bem como Oriente Médio, África, Índia e partes significativas da Ásia e Américas. O Grupo é um dos três maiores operadores de satélites mundiais em termos de receita. Seus satélites são utilizados para broadcasting de mais de 2100 estações de TV e Rádio para mais de 120 milhões lares. O Grupo também prove serviços de contribuição de TV, redes corporativas, comunicações e posicionamentos moveis, conectividade com o backbone Internet e acesso banda larga terrestre, marítimo e aplicações a bordo.  A Eutelsat Communications está baseada em Paris e conta com 480 colaboradores de 27 paises.

 

SEBRAE

O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, trabalha desde 1972 pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. São centenas de projetos gerenciados pelas Unidades de Negócios e de Gestão do Sebrae.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC

O Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação a Distância – SEED atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras. A Secretaria de Educação a Distância – SEED representa a clara intenção do atual governo de investir na educação a distância e nas novas tecnologias como uma das estratégias para democratizar e elevar o padrão de qualidade da educação brasileira.

 

SENAC

O Senac foi criado em 10 de janeiro de 1946 pelos Decretos-lei 8.621 e 8.622, que autorizaram a Confederação Nacional do Comércio a instalar e administrar, em todo o País, escolas de aprendizagem comercial. A história da instituição é, portanto, a da contribuição educacional do empresariado do comércio para o desenvolvimento do mundo do trabalho. Com 60 anos de atividades, o Senac São Paulo oferece serviços e programas educacionais em dezenas de áreas e em diversos níveis: básico (em cursos de curta e média duração), técnico e de graduação (cursos superiores de tecnologia e bacharelados), pós-graduação (cursos de aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional e acadêmico) e de extensão. A transmissão de conhecimento se dá também por meio das publicações da Editora Senac São Paulo e dos programas educacionais e culturais da Rede Sesc Senac de Televisão. A aplicação prática dos conteúdos aprendidos é garantida nos laboratórios da instituição, equipados com os mais modernos recursos, e nos hotéis-escola Senac: Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão, ambos no interior paulista, nos quais os alunos de turismo, hotelaria e gastronomia estagiam. Acompanhando os avanços da tecnologia e do mercado de trabalho e oferecendo comodidade à clientela, o Senac dispõe também de uma vasta grade de programas e treinamentos a distância. É ainda compromisso do Senac São Paulo promover a responsabilidade social e ambiental, a cidadania e a qualidade de vida, o que ocorre mediante cursos, programas de capacitação de pessoas e organizações e campanhas institucionais.

 

SENAI

O SENAI tem como missão: promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

 

SEST-SENAT

O SEST- Serviço Social do Transporte e o SENAT- Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte foram criados pela CNT- Confederação Nacional do Transporte com o objetivo de levar ao trabalhador do transporte e transportador autônomo e seus dependentes, a melhora da qualidade de vida e o aprimoramento profissional. São entidades sem fins lucrativos, de iniciativa privada, criados pela Lei Federal 8.706/93. O SEST desenvolve , executa e apoia programas voltados à promoção social nas áreas de saúde, cultura, lazer e segurança no trabalho. O SENAT desenvolve, gerencia e executa programas voltados à treinamentos, atualização e aperfeiçoamento profissional.

 

SESI

A missão do SESI é promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educação, saúde e lazer, e estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial.

 

SUN MICROSYSTEMS

Patrocinador.

 

SUNGARD HIGHER EDUCATION

Patrocinador.

 

UNESCO

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura foi fundada em 16 de novembro de 1945. Para esta agência especializada das Nações Unidas, não é suficiente construir salas de aula em países desfavorecidos ou publicar descobertas científicas. Educação, Ciências Sociais e Naturais, Cultura e Comunicação são os meios para se conseguir atingir um objetivo bem mais ambicioso: construir paz nas mentes dos homens. Hoje, a UNESCO funciona como um laboratório de ideias e como uma agência de padronização para formar acordos universais nos assuntos éticos emergentes. A Organização também serve como uma agência do conhecimento – para disseminar e compartilhar informação e conhecimento – enquanto colabora com os Estados Membros na construção de suas capacidades humanas e institucionais em diversos campos. Em suma, a UNESCO promove a cooperação internacional entre seus 191 Estados Membros e seis Membros Associados nas áreas de educação, ciências, cultura e comunicação. Através de suas estratégias e atividades, a UNESCO está ativamente dedicando-se a atingir o Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.

 

UNIVERCIDADE

O Centro Universitário da Cidade – UniverCidade é uma instituição de ensino superior com mais de 30 anos a serviço da educação, que mais se tem desenvolvido no Rio de Janeiro. Conforme censo do Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 2002, é o maior centro universitário do Brasil e a sexta maior instituição universitária do País. Desde a sua fundação, a UniverCidade vem procurando atender, da melhor forma possível, às necessidades educacionais das comunidades nas quais está inserida. Seu propósito é expandir sua autonomia e constituir-se numa instituição pioneira, qualitativamente avançada e fortemente comprometida com a excelência do ensino. Seus únicos compromissos são com a qualidade acadêmica, a constante inovação e a agilidade de ações – parâmetros esses que há muito vem orientando todas as atividades desenvolvidas pela Instituição. Para demonstrar esse compromisso, a equipe dirigente da UniverCidade tudo tem feito para mantê-la sempre sintonizada com as constantes mudanças educativas, econômicas e tecnológicas do mundo moderno cada vez mais globalizado, oferecendo cursos cujos currículos reflitam de forma efetiva os principais aspectos e implicações relacionados com essas evoluções e as necessidades do mercado de trabalho. O orgulho em perseguir esse ideal só é superado pelo entusiasmo dos nossos professores e funcionários administrativos, cuja dedicação e talento representam a principal propulsão do sucesso da Instituição.

 

Compartilhe: