Edital para as eleições de 2015
Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED
CNPJ 00.975.548/0001-57
São Paulo 2 de dezembro de 2014

Considerando o término do mandato da atual Diretoria (gestão 2011-2015) da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED e, em cumprimento às determinações do Estatuto da referida Associação, em seu Artigo 22◦, a Diretoria constituiu uma Comissão destinada a estabelecer o calendário do processo eleitoral, elaborar normas, acompanhar a realização das eleições e apurar seus resultados para eleição da nova Diretoria, com um mandato de quatro anos.

A Comissão está formada pelos seguintes associados, convidados pelo Presidente, que aceitaram o convite com restrição à sua participação nas chapas candidatas à eleição: Arlette Azevedo de Paula Guibert, Consuelo Teresa Fernandez, Ivete Palange, Joanir Fernandes Martinez, Viviane Marques Goi e Waldomiro Pelágio Diniz de Carvalho Loyolla.

As reuniões de trabalho iniciaram-se em 30 de outubro próximo passado. Com base nos documentos oficiais da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED foram estabelecidas as orientações que se seguem:

1. Dos candidatos

Não serão permitidas candidaturas individuais. Serão aceitas apenas chapas completas conforme Artigo 5° do Regimento da Associação.

Para candidatar-se a Presidente ou a Vice - Presidente, o candidato deverá ser associado da ABED por, ao menos, 4 (quatro) anos ininterruptos; para candidatar-se a Diretor, deverá ser associado, até a data de 02 de dezembro de 2014, dia anterior à divulgação deste documento.

A relação dos candidatos deverá ser acompanhada por um programa de trabalho que especifique os objetivos a serem atingidos em seu mandato e identifique os meios previstos para alcançá-los, contemplando todos os setores de atividade que compreendem as ações da Associação.

Cada membro da chapa deverá apresentar um minicurrículo, coerente com os objetivos da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, destacando seu envolvimento e experiência na posição à qual deseja concorrer e um “termo de aceite” referente à inclusão de seu nome na chapa, devidamente assinado.

Por ser a Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED uma Associação nacional, congregando diversos setores de atividade, sugere-se que a composição da chapa tenha representatividade nacional, seja multi-institucional e procure atender a todas as áreas de interesse da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED.

2. Inscrição das chapas

A inscrição das chapas dar-se-á no período de 10 de dezembro de 2014 a 27 de fevereiro de 2015. O registro das chapas deverá ser feito através do e-mail eleições@abed.org.br e enviado pelo Correios para a sede da Associação aos cuidados da Presidente da Comissão Eleitoral, endereço da ABED: Rua Vergueiro, 875 12° andar bairro Liberdade CEP 01504-001 São Paulo – SP. A Secretaria da Associação confirmará o recebimento da documentação e emitirá o respectivo comprovante eletrônico.

As chapas, cuja inscrição for homologada, serão publicadas no site da ABED, em 02 de março de 2015.

3. Da campanha

Será permitida a campanha no próprio site da ABED mediante a inserção semanal de material de propaganda, gerado em formato PDF e enviado eletronicamente à Secretaria da ABED até as datas estabelecidas pela Comissão, a saber: 9, 16, 23 e 30 de março de 2015. As chapas não terão acesso ao banco de dados dos associados da ABED. Os disparos das campanhas serão realizados pelo sistema de envio de mensagens eletrônicas da Associação.

4. Dos eleitores

É direito do associado da ABED votar e ser votado devendo, entretanto, estar em dia com suas obrigações sociais, ou seja, estar quite com suas anuidades até a data de 2/12/2014, dia anterior à divulgação deste documento.

5. Da votação

Será realizada no período de 1º de abril a 8 de maio de 2015, por meio de voto eletrônico, no site da ABED. A cédula eletrônica apresentará o número e o nome de cada uma das chapas. A posição de cada chapa na cédula será definida por meio de sorteio, a ser realizado em 23 de fevereiro de 2015 às 16 horas na sede da Associação em São Paulo, com a presença dos representantes das chapas. Em caso de ausência de um ou mais representantes de chapa, o horário do sorteio será prorrogado por, no máximo, 15 minutos.
Após essa prorrogação, o sorteio será realizado por membros da Comissão Eleitoral, com ou sem representantes presentes.

6. Da apuração

A apuração dos votos ocorrerá na Sede da ABED em 19 de maio de 2015, às 16 horas, ocasião em que o banco de dados será aberto mediante a colocação simultânea de senhas por três membros da Comissão Eleitoral. Para acompanhamento da apuração dos votos, cada chapa poderá designar apenas um representante para comparecer à Sede da ABED.

Os resultados serão publicados no site da ABED em 21 de junho de 2015.

7. Da posse

A nova Diretoria será empossada no 21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância em 2015.

Atendimento:
Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED
Rua Vergueiro, 875 12° andar Conjs. 121 a 124
Bairro Liberdade CEP 01504-001 São Paulo – SP
Tel.: (11) 3275-3561 Fax: (11) 3275-3724 E-mail: eleições@abed.org.br