Chapas Candidatas e Plataformas

Chapa: "Direcionando a EAD Brasileira ao Futuro"

Composição da chapa:

Presidente - Fredric Michael Litto - Professor Emérito USP

Vice-Presidente - Vani Moreira Kenski - USP

Diretoria de relações nacionais - Carlos Roberto Juliano Longo - Grupo Positivo

Diretoria de temática livre - Cristiana Mattos Assumpção - Colégio Bandeirantes

Diretoria de temática livre - Edimilson Picler – Grupo Uninter

Diretoria de desenvolvimento científico - João Augusto Mattar Neto - Universidade Anhembi Morumbi

Diretoria de ética e qualidade - Luciano Sathler Rosa Guimarães – Universidade Metodista

Diretoria de relações com o sistema produtivo - Margarete Lazzaris Kleis – Delínea Educacional

Diretoria de relações com o setor público - Mauro Cavalcante Pequeno – UFC

Diretoria administrativa financeira - Rita Maria Lino Tarcia – UNIFESP

Diretoria de relações internacionais - Stavros Panagiotis Xanthopoylos – FGV

ABED Plataforma 2015-2019

A liderança da ABED, desde a origem da Associação (1995), tem mantido como principal objetivo a criação e o crescimento de uma comunidade de profissionais e instituições comprometidos com a aprendizagem mediada por meios tecnológicos. Na última edição do Congresso Internacional ABED de EAD (CIAED), em Curitiba (6 a 9 de outubro de 2014), os mais de 2.200 participantes são a evidência do sucesso dessa estratégia, que congrega representantes de todos os setores educacionais nacionais. As escolas e instituições superiores do ensino público e privado, a educação tecnológica, o universo corporativo de empresas e governo (como as escolas estaduais para seus funcionários, as forças armadas e setores específicos como saúde e judiciário), além de entidades como editoras e fornecedores de tecnologia que contribuem para a realização da missão da EAD, são os principais atores em nosso cenário, incluindo os profissionais que trabalham nessas organizações.

A chapa “Direcionando a EAD Brasileira ao Futuro” intencionalmente inclui representantes de todos esses setores (públicos e privados), educação básica, superior e técnica oriundos de todas as principais regiões do país, com destaque ao equilíbrio na questão de gênero, e com ouvidos abertos às contribuições qualitativas provindos dos estudantes de EAD.

As principais funções de uma grande “rede” ou “comunidade” de interessados e instituições, em torno de um tema complexo que traz valor significativo a milhões de pessoas, são basicamente as seguintes: congregar diversas pessoas e grupos; facilitar a comunicação e colaboração entre eles; filtrar e amplificar os melhores trabalhos (especialmente as ideias pouco conhecidas ou aprofundadas anteriormente); investir na preparação dos recursos exigidos pelos associados para a realização e apresentação pública dos resultados dos seus esforços em pesquisa e produção que tratam da aprendizagem a distância; interagir com os órgão governamentais, procurando garantir a plena institucionalização da EAD no país, ampliando seus limites e potencialidades; defender os interesses dos associados junto aos órgãos de regulação e do controle do Ministério da Educação.

Na medida em que a aprendizagem por meios tecnológicos cresce no país e no mundo, a ABED também precisa crescer para acomodar, apoiar e incentivar novas gerações que se destacam pela excelência nas práticas dessa forma de ensinar e de aprender. Importantes para a ABED são as novas gerações que requerem espaço para experimentar inovações e depois relatar os resultados de seus esforços em nossos conclaves. Precisamos garantir que nossa comunidade represente todo o espectro de idades em potencial. Devemos considerar a importância de operar com “mentoring in reverse” [aconselhamento às avessas], atividade por meio da qual jovens profissionais, trabalhando nas fronteiras que aproximam experiências tecnológicas, pedagógicas e de pesquisa, tenham oportunidades para familiarizar os veteranos de profissão com a operação e a avaliação de suas estratégias.

A próxima diretoria da ABED trabalhará à favor do constante aumento de credibilidade da nossa Associação, bem como seus membros individuais e institucionais, em âmbitos nacional e internacional, para que a participação destacada desses associados seja uma prática comum e significativa. Os convênios de parceria celebrados nos últimos anos com a European Distance Education Network (EDEN), a Organização de Estados Americanos (OEA), o Open Education Consortium (OEC), The New Media Consortium (NMC), a Rede de Educação Continuada de América Latina (RECLA), a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN) e a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) são exemplos desse esforço.

Importa também criar mecanismos para um eficiente, constante e discreto intercâmbio de informações entre instituições que procuram novos quadros de profissionais e esses profissionais que procuram novos locais para exercer seu trabalho, e desenvolver estudos estatísticos com estruturação de banco de dados com informações relevantes para o desenvolvimento da EAD a nível nacional e internacional. Quanto mais a ABED cria serviços desse tipo em apoio às atividades de seus associados individuais e institucionais, tanto mais a ABED crescerá em solidez e consolidação. ABED deveria participar ativamente na definição de boas práticas relacionadas à docência e tutoria online, além do fomento ao desenvolvimento de modelos inovadores de design instrucional/educacional na EAD. Esta Diretoria estimulará a criação e expansão de novos grupos de interesse e grupos de estudos no âmbito da ABED, com base em sugestões dos associados individuais e institucionais, sob coordenação própria, estendendo seu contato aos interessados em tópicos específicos do universo de EAD.