ABED

APRESENTAÇÃO

AVALIAÇÃO

CIDADE

EXPOSIÇÃO

FALE CONOSCO

HOSPEDAGEM

IMAGENS

IMPRENSA

INSCRIÇÃO

LOCAL

MINI-CURSOS

PARTICIPANTES

PATROCINADORES

PROGRAMAÇÃO

TRABALHOS

PRINCIPAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO Versão 1.4

Esta é a estrutura da programação e que estará em constante atualização. Acompanhe as novidades.

17° CIAED  -  CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
“A Grande Conversação: Diferentes Formas de Aprender, Conteúdos Variados e
Tecnologias Diferenciadas - Interação com Diversidade”

Manaus - Amazonas - 30 de agosto a 2 de setembro de 2011]

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30 de agosto de 2011  -  terça-feira  -  (1° dia)


09h00 às 12h00

1ª. parte  dos  14 Mini-Cursos Pré-Congresso

 

13h30 às 16h30

2ª. parte  dos  14 Mini-Cursos Pré-Congresso


18h30 às 22h00

[18h30 sorteio um netbook]

Sessão Plenária:  Cerimônia Oficial de Abertura
 

Mestre de cerimônias + Hino Nacional com vídeo do CMM (20minutos)

 

Prof. Dr. Fredric Michael Litto  -  Presidência da ABED (15minutos)

Coronel Marinho Pereira Rezende Filho  -  Comandante Colégio Militar de Manaus  -  CMM  (15minutos)
Apresentação do Simpósio “Educação e tecnologia do Colégio Militar de Manaus”

 

Pronunciamento dos Co-realizadores CMM - FGV Online - SEBRAE - SENAI e SESI DN (20 minutos)
Aldemurpe Oliveira de Barros - CNI (SENAI, SESI E IEL)
Robson Santos Silva - CMM
Rodrigo Estrela de Freitas - SEBRAE

Stavros Panagiotis Xanthopoylos - FGV Online

 

Pronunciamento especial: Flavia Grosso  -  Superintendente da SUFRAMA (05minutos)

Mauro Lippi - Secretário Municipal de Educação de Manaus  -  SEMED (05minutos)

Gedeão Timóteo Amorim  -  Secretário de Estado de Educação do Amazonas  -  SEDUC (05minutos)

Hélio Chaves Filho - Diretor de Regulação e Supervisão em EAD - Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) - Ministério da Educação (MEC) SERES/MEC (5minutos)

 

Homenagem ao Colégio Militar de Manaus  40 anos e 10 anos de EaD (entrega do Troféu ABED, nomes dos homenageados, vídeo institucional do CMM + depoimento de alunos presencial e gravados + presença de alunos, professores militares uniformizados e professores civis) (15minutos)
 

Homenagem à UEA Universidade do Estado do Amazonas – 10 ANOS (Troféu ABED M. M. M. Formiga) (10minutos)
 

Presidência de mesa: Manuel Marcos Maciel Formiga  -  ABED  (05minutos)

 

Coquetel de confraternização + show da Banda do 7° Comando Aéreo Regional Abertura Expo-EaD

 

 


31 de agosto de 2011  -  quarta-feira - (2° dia) - 08h00 às 10h30

 

08h00 às 10h30


Sessão Plenária [tradução simultânea]

O Registro de aprendizagem: As novas pesquisas de infra-estrutura internacional
Aprendizagem (www.learningregistry.org) é uma colaboração informal entre diversas agencias federais nos Estados Unidos que compartilham o mesmo objetivo: fazer os recursos de aprendizagem e principais  fontes  de materiais,  mais fáceis de encontrar, acessar e integrar no ambiente educacional . O Registro de Aprendizagem tem como objetivo fazer com que os recursos de aprendizagem sejam facilmente encontrados, mais acessíveis e facilmente integrados no ambiente de aprendizagem onde quer que eles estejam armazenados – ao redor do país e do mundo. A infra-estrutura aberta irá possibilitar aos professores,pais,escolas,governos,corporações e instituições sem fins lucrativos construir , ter melhor acesso e esta mais interconectados com uma solução personalizada de aprendizagem necessária para uma educação do século 21. O Registro de Aprendizagem tem com objetivo não somente fazer com que os recursos sejam descobertos, mas providenciar  feedbacks e dados principais sobre como utilizar e, finalmente, encontrar dados efetivos. Uma discussão de projeto, principais conceitos, tecnologia, arquitetura, e fornecimentos serão realizados para possibilitar à comunidade entender esse impacto em aprendizagens futuras e como projetar sua participação

Michael P. Hruska  -  Problem Solutions  -  EUA
 

Ética no âmbito da educação a distância

Depois de um breve resumo sobre os fatores que tornaram a Instituição de Ensino a Distância (independentemente do tipo) uma opção justa para muitos, os autores depois de definir a ética e as razões para adoção na educação a distância. Os autores identificaram oito esferas de preocupação para a ética na educação a distância ou seja, Serviços de Apoio ao Estudante (Administração, admissão, critérios de elegibilidade / Calibre, aconselhamento acadêmico, meio de instrução); Colaboração (Centro de apoio ao aluno, como, por que eles são selecionados); Credibilidade (Empregabilidade vs Educação Continuada); duplicação de esforços (Produção material, Lançamento de programas, Escrita Curso); Prestação de transferência intersistematica (Falta de interface para transferência de finalidade); Conhecimento(atividade acadêmica, atividade Administrativa, Recursos, Pesquisas, Quem faz, como é feito). Em cada esfera, os autores também têm descrito os aspectos que se enquadram no âmbito de cada gama de preocupação. O autor também enumerou as vantagens e limitações de facilitar a ética na Educação a Distância além de dar um breve resumo sobre o Futuro da Educação a Distância com base na ética.
Ugur Demiray Anadolu University – Eskisehir, Turquia

A educação a distância no Exército Brasileiro - da infra-estrutura à pedagogia
A educação como modalidade de inclusão. Concepção didático-pedagógica da EAD no Exército Brasileiro. Capacitação e aperfeiçoamento de pessoal. Perspectivas e possibilidades para aprimoramento da educação por meio de concepção multimídia.
Ewertton Carneiro Pontes - Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx)
 

A Educação a Distância Formal no Brasil: Outros Desafios Contemporâneos
Hélio Chaves Filho - Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) - Ministério da Educação (MEC) SERES/MEC


Presidência de Mesa: Hermelina das Graças Pastor Romiszowski  -  TTS RJ

 


10h30 às 11h00

 Intervalo para café e visita a Expo-EaD

 

11h00 às 13h00

Sessões paralelas


Salas  1, 2 e 3
Encontro Estratégico das Mantenedoras de Instituições que Ministram EAD
O encontro será para troca de ideias sobre os principais pontos de atrito entre as IES e o MEC, sua nova estrutura e seus avaliadores com as Instituições que ministram EAD, os resultados das reuniões e Audiências Públicas com a Presidência do CONAES, a atitude do CFESS, a Frente Parlamentar para EaD e outros que podem ser sugeridas pelas mantenedoras de Instituições que ministram EAD para a pauta do encontro. Convidamos a todos para estar nesta sessão, que vai preparar o grupo de Mantenedoras de Instituições que Ministram EAD para retomar a proposta de identificar os problemas comuns, elaborar proposta de estratégias, planos de ações específicas, para fortalecer o “grupo de mantenedores” no âmbito da ABED, criar critérios de liderança para este grupo e outras ações que surgiram durante o Encontro Estratégico das Mantenedoras de Instituições que Ministram EAD.  Sob os auspícios da ABED, fórum eleito pela comunidade de EAD, as reivindicações terão eco e, nosso objetivo maior visa garantir o avanço tranquilo e qualitativo da EAD no Brasil.

Coordenação:
João Vianney do Valle Santos e Fredric Michael Litto - ABED

Sala 4
Mesa Redonda - Direito na EAD - 
Promover o debate e reflexões sobre o impacto do direito nos processos da Educação a Distância - EaD, em especial, nas questões relativas à gestão do trabalho docente do professor e do tutor, tendo em vista os seus contextos e especificidades metodológicas e o desconforto causado pelos prejuízos oriundos de passivos trabalhistas resultado dos desencontros oriundos da falta de regulação no âmbito dos poderes legislativo, trabalhista e judiciário.

João Roberto Moreira Alves - IPAE  (participação virtual)
Ricardo Holz - ABE-EAD (participação virtual)
Clarice Barreto SINPRO MG (participação virtual)

João Mattar - Anhembi Morumbi
Joelma De Riz -
FAESA

Coordenação: Enilton Ferreira Rocha  -  WR3EAD

Sala  5
Mesa Redonda - OCW

Coordenação:  Stavros Panagiotis Xanthopoylos - FGV Online

Sala  6

Apresentações

 

Gestão em EAD, redes de aprendizagem e criatividade no uso de recursos Web 2.0 - Esta palestra abordará  a gestão técnica, comunicacional, pedagógica e administrativa na EAD com foco na interação, colaboração e estratégias eficientes que favorecem a aprendizagem. Serão apresentados também ambientes virtuais Web 2.0  para a criação  e a gestão de redes colaborativas de aprendizagem.

Silvia Fichmann -  Sei Soluções Educacionais Inovadoras

Moodle 2.x: A nova era dos ambientes de aprendizagem - Moodle, o ambiente virtual de aprendizagem mais usado do mundo, implementou a partir da sua versão 2.0 algumas mudanças conceituais que revolucionam o papel das tecnologias educacionais numa organização. Mais de que uma gestão avançada do processo de aprendizagem, esta nova fase permite a concepção de eco-sistemas de aprendizagem abertos e inter-conectados que potencializam um aprendizado mais rico para os alunos e um experiência de ensino mais consistente aos professores e tutores. Comunity Hub, conexão com repositórios de objetos de aprendizagem, mobilidade, novas ferramentas de avaliação e colaboração são algumas das inovações que permitem repensar as nossas maneiras de aprender e ensinar.    
Romain Mallard - D
igital SK

Regulamentação do Ensino a Distância na Educação Básica nos Conselhos Estaduais
Cássio Cabral Santos - CEE Paraíba

A trajetória digital em comunidades remanescentes tradicionais: a construção da cidadania
Francisco Roberto Ferreira dos Santoz - UCB

Coordenação: Roberto de Fino Bentes - Sistema FIEP

Sala  7
Apresentações Institucionais

Unopar (30’)
A integração pedagógica do binômio professor e tutor no fortalecimento da aprendizagem
Elisa Maria de Assis

Hughes (30’)
Solução Hughes educação para cursos presenciais com mediação tecnológica bi-direcional
Apresentação da solução e dos benefícios que a transmissão via satélite bi direcional (interação total de áudio e vídeo) pode propiciar para qualidade da educação a distancia e da educação presencial com mediação tecnológica e dicas pedagógicas sobre como utilizar o uso dessa tecnologia no dia a dia da instituição de ensino e das áreas de treinamento e desenvolvimento das corporações, para desenvolvimento de habilidades e competências gerenciais, comportamentais e técnicas
Andre Leutz


Se
cretária de Estado de Educação do Amazonas – SEDUC/AM (60’)
Os desafios do Centro de Mídias no Amazonas - Apresentação sobre a implementação do centro de mídias de educação no Amazonas, solução inovadora encontrada pelo governo do Amazonas, para oferecer ensino médio aos alunos das comunidades rurais do interior do estado, utilizando videoconferência via satélite.
José Augusto de Mello Neto

Coordenação:
Luci Ferraz de Mello - Hughes

 

Sala  8
Apresentações Institucionais


Universidade Estadual do Amazonas – UEA (60’)

A Universidade do Estado do Amazonas no contexto das Tecnologias aplicadas à Educação: uma retrospectiva geral -
 nesta apresentação serão tratados os conceitos de Ensino à Distancia, Ensino Presencial Mediado por Tecnologia e Ensino Presencial Modular. E como a Universidade do Estado do Amazonas vem atuando nestas diferentes instâncias.
Carlos Eduardo Gonçalves


Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  – Departamento Nacional  - SENAI DN (60’)

Educação a distância para a Indústria brasileira - diante dos desafios de incrementar a preparação da força de trabalho visando atender as demandas do crescimento econômico brasileiro, o Sistema Indústria  apresenta seus programas nacionais de educação a distância voltados para a formação profissional, a educação de jovens e adultos e a capacitação nas áreas de gestão e inovação.

Paula Martini


Coordenação:
Ivete Palange - ABED

 

Sala  9 (60 minutos)
Mesa Redonda - Construindo um curso a distância de educação musical: a experiência da UAB – UFSCar
Em anos recentes, o ensino a distância de música tem sido desenvolvido de forma significativa no Brasil. Uma das principais experiências neste sentido vem sendo realizada desde 2007 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no âmbito do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo como foco a formação de professores de música. Nesta mesa, serão apresentados alguns dos desafios encontrados na construção desse curso, incluindo questões sobre gestão pedagógica, uso de tecnologia específica para educação musical, supervisão de tutoria e ensino de instrumentos musicais em ambientes on-line. Soluções variadas foram necessárias para lidar com as diferentes áreas de estudo, tanto em aspectos ligados ao fazer da música, como percepção e criação musical, como em outros direcionados à formação pedagógica dos futuros educadores, discutindo o papel da cultura musical na sociedade brasileira. O momento de reflexão sobre tais assuntos é apropriado, pois um ciclo inicial está sendo concluído: as primeiras turmas do curso de Licenciatura em Educação Musical da UAB – UFSCar estão se aproximando da formatura.
Glauber Santiago – Universidade Federal de São Carlos

Isamara Alves Carvalho – Universidade Federal de São Carlos

Coordenação:
Daniel Gohn  – Universidade Federal de São Carlos

 

Sala  9 (60 minutos)
Mesa Redonda - Impacto sociocultural da EAD no Maranhão: Inclusão social, Metodologia de trabalho em EAD
Fluência tecnológica dos alunos da EAD na região. O Estado do Maranhão é um dos que apresenta o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e dos que apresenta uma das maiores taxas de analfabetismo do país. A partir desta triste realidade, e tendo em conta o vasto território do estado (217 municípios, muitos deles sem acesso à Internet), a forma mais apropriada de alcançar a universalização da educação superior no território seria através da modalidade de Educação a Distância. Com o apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a UFMA está incrementando o número de alunos tanto de graduação como de pós-graduação em 23 municípios do Estado que dão cobertura a outro importante grupo de municípios (no entorno de uns 115 municípios do Estado) se esforçando por desenvolver o máximo de qualidade, a partir da metodologia aplicada que inclui o uso de material impresso, vídeo conferência com interatividade, apresentação de vídeo-aula e objetos de aprendizagem, Ambiente Virtual de Aprendizagem e um efetivo trabalho de professores capacitados, dos tutores on-line e presenciais. Em um Estado com uns dos índices de inclusão digital mais baixo do país, a EAD esta preparando futuros profissionais que, além de suas competências na área do conhecimento afim, apresentam um elevado domínio do uso das ferramentas da Web. 2.0 tanto para o desenvolvimento da profissão como para viver na Era Digital de inícios do Século XXI, enfim, o Estado do Maranhão nos últimos 4 anos registra um crescente resultado no uso das TICs devido a grandes potencialidades da EAD.  OBJETIVO: Mostrar para a comunidade acadêmica da EAD que a aplicação de uma EAD com qualidade garante a Formação profissional com competências tecnológicas adequadas para o Mundo do Trabalho e para a vida.
João Batista Bottentuit Júnior – UFMA
Othon de Carvalho Bastos Filho – UAB/UFMA
 

Coordenação: Reinaldo Portal Domingo - UAB/UFMA

Coordenação da Sala :
Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP
 

Sala  10
Mesa Redonda  -  A importância da comunicação/interação na Educação sem distância
A proposta desta mesa é apresentar métodos e projetos nos quais se integrem atividades interativas que articulam meios tecnológicos, participantes remotos e presenciais, evidenciando-se como essa interatividade contribui para a redução da percepção de distâncias em projetos educacionais.
 

“Convergências interativas na educação sem distância” Como é possível desenhar atividades interativas que articulam meios tecnológicos, participantes remotos e presenciais. E como essa interatividade pode contribuir para a redução da percepção de distâncias. 
Romero Tori  -  Participação Virtual  -  USP  -  SP

 

Motivação, afetividade e proximidade na EAD” Possibilidades de interações plenas entre todos os participantes do processo de aprendizagem na educação sem distancias.
Maria Alice Carraturi
  -  UNIVESP  -  USP  -  SP


Didática intercomunicativa para uma ESD” Case desenvolvido em curso a distância online para a formação de tutores do SEBRAE-SP, que privilegiou a anulação das distâncias entre os participantes e, principalmente, entre eles e a docente, por meio de ações colaborativas e muitas interações em um processo comunicacional multidirecional e intenso.
Adriana Clementino  -  SENAC SP

Coordenação: Vani Moreira Kenski  -  USP  -  SP

Sala  11
Mesa Redonda -
A Universidade Aberta do SUS como estratégia para qualificação em larga escala dos trabalhadores do Sistema Único da Saúde - Um dos maiores  desafios está no processo de educação permanente dos profissionais de níveis técnico e superior que já se encontram atuando nos diferentes níveis de atenção à saúde e que devem se qualificar para atuar nas políticas estruturantes do SUS. Somente no caso da expansão qualificada da atenção primária à saúde, considerando-se a Estratégia de Saúde da Família, são cerca de 110000 profissionais de nível superior (médicos, enfermeiros e odontólogos). A criação da UNA-SUS com a formação de uma rede colaborativa envolvendo as instituições formadoras e os gestores com suas demandas geradas a partir da realidade de cada região brasileira é uma iniciativa decisiva de enfrentamento do quadro de qualificação dos profissionais do SUS.

 

CARLOS ALBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA - Fórum de Coordenadores da Coordenação Nacional da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP

 

Coordenação: Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP

 

Sala  12
Apresentações Institucionais
 

Blackboard (30’)
Como Integrar Tecnologia Móvel & Redes Sociais em Iniciativas de Aprendizagem
Raquel Oliveira

 

Unisul Virtual (30’)
UnisulVirtual – parcerias estratégicas e crescimento sustentável
- Na oportunidade será abordado um histórico da UnisulVirtual evidenciando a estratégia de diferenciação, alianças estratégicas e a preocupação com o crescimento sustentável.
Alvaro José de Souto

 

Linha Verde Interativa (30’)
Acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Da Informação ao Conhecimento
Ottmar Teske

Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede das Instituições Católicas de Ensino Superior - CVA Ricesu (30’)

Gestão da EaD em Rede: 10 anos da RICESU

Artieres Estevão Romeiro


Coordenação:
Consuelo Fernandes - ABED

 

14h30 às 16h30

Sessões Paralelas

Sala  1
Workshop 1ª. parte
[tradução simultânea] Espanhol

 

 

Hada Graziela Juárez Jerez  - Universidad Nacional de Córdoba  - Argentina

 

Os ambientes virtuais como uma oportunidade de desenvolvimento para as Universidades [apresentação 1]
Conclusões a partir da gestão, da pesquisa e da avaliação

Objetivo: Refletir sobre temas centrais para a inovação tecnológica nas instituições de educação superior, tomando como pontos de partida a gestão, a análise realizada sobre diversas pesquisas e a avaliação de diferentes programas e projetos em educação a distância.

Conteúdos

1. A inovação tecnológica

    Modelos de inovação

    Etapas da inovação

    Planejamento estratégico

2. A mudança institucioinal

    A profissionalização da docência como processo de mudança

    O novo paradigma organizacional

    A organização como sistema

3. Tecnologia e processo educacional

    Uso das TICs

    Mudança curricular e metodológica

    Inovação versus interdisciplinaridade e pesquisa

4. Tecnologia e qualidade

    Normas

    Apoio à equidade

    Desafios para a aprendizagem


 

Coordenação:  Arlette Azevedo de Paula Guibert - ABED

 
Sala  2

Encontro com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação  -  CONAES
Sérgio Roberto Kieling Franco  -  Presidência da CONAES

A Educação a Distância no Contexto do SINAES - Com a publicação dos novos instrumentos de avaliação de cursos, houve uma mudança de perspectiva em vários aspectos relativos à educação a distância. O  foco central continua na promoção da qualidade da educação superior e na produção de subsídios para os processos de regulação e supervisão do MEC. A palestra pretende constituir-se em um espaço de discussão e de trocas entre as instituições e atores da EAD no Brasil com a CONAES, órgão coordenador do SINAES.

Coordenação:
João Vianney do Valle Santos  

 

Sala  5 (60 minutos)

Mesa Redonda – EAD e o Ensino de Idiomas - A aprendizagem de idiomas, suportada pelas novas tecnologias, no mundo globalizado - No mundo contemporâneo já não existem mais barreiras geográficas, as diferenças estão na cultura e na língua. O Brasil é um país que não adotou o segundo idioma, somos “monoglotas”. Será que estamos preparados para o mundo globalizado? As novas tecnologias podem contribuir para superar essa barreira?

O que é a globalização, porque é importante e como estamos respondendo?  A importância da aprendizagem de línguas em um mundo globalizado - Competir nos mercados globais de hoje exige um esforço concentrado de governos, empresas, educadores, estudantes e trabalhadores. Será explorado, neste debate, o sentido e o alcance da globalização, a importância para os indivíduos, para as instituições e para os líderes no Brasil, considerando o papel da aprendizagem de línguas nos mercados globais de hoje.
Duane Sider
- Rosetta Stone

Projeto FORTE – Formação e Tecnologias no Ensino de Línguas - Apresentar os resultados do projeto FORTE – Formação e Tecnologias no Ensino de Línguas: projetoforte.com.br. Financiado pela FAPESB, o projeto objetiva produzir tecnologia educacional através da formação continuada de professores de Língua Inglesa na Bahia.
Rodrigo Camargo Aragão - SEC BA

MAXIMIRA CARLOTA S. ANDRÉ - UFRGS

Coordenação: Maria Alice Carraturi - Rosetta Stone

Sala  5 (60 minutos)

Espaço reservado para apresentação das Forças Armadas

Coordenação:

SALA N° 7 Apresentações Institucionais

E
lsevier Editora  (30' minutos)
Soluções eletrônicas Campus/Elsevier -
A apresentação tem como objetivo mostrar as soluções online que a Editora Elsevier oferece para o mercado de EAD. Além de um breve descritivo do trabalho da Elsevier ao longo dos seus 438 anos de tradição em publicações científicas, os palestrantes apresentarão as plataformas que permitem o acesso ao conteúdo online da Elsevier, como também facilitam o uso da informação científica, auxiliando estudantes, professores e pesquisadores a alcançar em seus resultados com muito mais rapidez e eficiência. As plataformas abordadas serão MD Consult, eVolution e ScienceDirect.
Mariana Meyer

Jobast  (30' minutos)
Educação, Núcleos de Produtos e Tecnologias Educacionais
Núcleo de Produtos e Tecnologias Educacionais da Jobast Educação é um espaço de discussão e pesquisa em educação. É fundamental entender que a tecnologia aplicada à educação, ao mesmo tempo em que derruba fronteiras e aproxima os que estavam separados, cria uma nova mentalidade de trabalho colaborativo e de natureza multidisciplinar, abrindo uma dimensão que pode ensejar uma nova forma de avaliar os investimentos feitos no campo educacional. Sem dúvida, as competências que estavam adormecidas nos processos inertes da educação tradicional, ao longo de muitos anos, encontram um lugar propício para desenvolver-se em ambientes tecnológicos de ensino. Essa expectativa tende a desobstruir os caminhos da curiosidade científica, do espírito de colaboração entre os envolvidos nos processos, da prática da investigação e do exercício da autonomia. Tudo isso leva à maturidade profissional e, acima de tudo, à possibilidade de mudança no papel da escola e a um conceito de aprendizagem de tipo novo, cujo resultado final não se resume a um instante mágico operado num lapso de tempo, mas remete a uma construção social gradativa, em longo prazo, que pode ser sentida a cada momento.
Carlos Alberto Farias Jennings

UNIASSELVI (60' minutos)
UNIASSELVI EM PERSPECTIVA - proposta pedagógica; organização operacional; estratégias de permanência dos acadêmicos; estruturação dos pólos; barco pólo.
Hermínio Kloch e Janes Fidélis Tomelin

 

Coordenação: Arlette Azevedo de Paula Guibert - ABED

 

Sala  8
Apresentações Institucionais

 

FGV On Line
Capitalizando nos interesses comuns da EAD: acadêmico, corporativo e geral
Stavros P. Xanthopoylos


Colégio Militar de Manaus - CMM
Educação básica a distância: potencialidades e desafios da convergência de mídias na era digital
Robson Santos Silva
 

Coordenação: Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP

 

07 Salas com apresentações de TCs, 4 apresentações de 25 minutos por Sala  -  total 28 apresentações de TCs

Para conhecer os detalhes das apresentações, clique na imagem

a  

 


16h30 às 17h00
 

Intervalo para café, visita a Expo-EaD e Lançamento de livros:

 

Realidade Virtual Aplicada ao Ensino
Autor(es): Cristina Jasbinschek Haguenauer, Gerson Gomes Cunha e Francisco Cordeiro Filho (org.)
Editora CRV
 

Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância: Recursos Educacionais Abertos para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (participantes inscritos até  19 de agosto de 2011 e efetuado o pagamento até 22 de agosto receberão um exemplar desta obra)
Autor: Robson Santos Silva
Editora: NOVATEC
 

Tutoria e Interação em Educação a Distância
Autor: João Mattar
Editora:  Cengage Learning
 

Estratégias de Ensino e Aprendizagem em EAD Tendências e Práticas Atuais
Autores:
Letícia Machado dos Santos
Editora
Editora Fast Design/BA
 

17h00 às 19h00

 

Sala  1
Workshop 2ª. parte
[tradução simultânea] espanhol

 

Hada Graziela Juárez Jerez  - Universidad Nacional de Córdoba  - Argentina

 

Ambientes Virtuais como uma oportunidade de desenvolvimento para as Universidades
Conclusões desde perspectiva de gestão, pesquisa e avaliação

A inovação tecnológica é destacada como um problema central para instituições de ensino superior. Essa reivindicação é apoiada por decisões adotadas através de experiências gestacionais, análises efetuadas e resultados obtidos em várias pesquisas, como conclusões contraditórias de avaliação de programas e projetos diferenciados na educação a distancia.
Inovação Pedagógica:  Modelos de inovação;  Estágios de inovação; Planejamento estratégico

Mudanças institucionais:
A profissionalização de educadores como um processo de mudança;
O novo paradigma organizacional;  Organizações como sistemas


Tecnologias e o processo educacional:
O uso de TICs; Mudanças curriculares e metodológicas; Inovação; interdisciplinaridade e pesquisa.

TIC e Qualidade: 
Normas e regulamentação;  Apoio a igualdade;  Desafios na aprendizagem  

 

 

Coordenação:  Arlette Azevedo de Paula Guibert - ABED

 

Sala  2
Dialogo com a SERES/MEC

Hélio Chaves Filho - Diretor de Regulação e Supervisão em Educação a Distância

Coordenação: Fernando José Espanhol - Unitins

 

Sala  7
Mesa Redonda

Os desafios da produção de conteúdo para ambientes virtuais de aprendizagem

Roger Trimer - Pearson Education Brasil

Andrea Filatro

 

Direitos Autorais na Educação a Distância 
Onde começa e acaba a autoria? Como proteger minhas criações? Em que situações posso estar violando direitos autorais? Estas e muitas dúvidas são respondidas pela lei de direitos autorais e pelas melhores práticas de propriedade intelectual na educação.

Roger Trimer - Pearson Education Brasil

 

Coordenação: Roger Trimer - Pearson Education Brasil

 

Sala  8
Mesa Redonda - Mobile Learning e a EAD -
Mobile Learning: limites, desafios e potencialidades para a Educação em espaços formais e não formais” -
Essa mesa se justifica pela necessidade de melhor conhecermos os limites, os desafios e as potencialidades do Mobile Learning em contextos formais e não formais de educação. Assim, a proposta dessa mesa consiste no compartilhamento de pesquisas e projetos de desenvolvimento e aplicação, na área, a fim de fornecer elementos para reflexão e discussão entre os participantes.

 

Glauber Santiago (UFSCar)

Do mp3 ao smartphone: Experiência do curso de educação musical a distancia da UFSCar - O curso de Educação Musical a distancia da UFSCar tem passado por um percurso interessante no que se refere à utilização das tecnologias voltadas para a EaD e a mobilidade. Em primeiro lugar tivemos a experiência de reflexões sobre a produção de audiolivros para os alunos ouvirem em mp3 players, em segundo lugar realizamos um levantamento sobre a utilização de vídeo para aparelhos de mp4 e celulares que resultou na criação de um produto chamado Maximinivídeo. Seguindo-se a isso partimos para disponibilização de ambientes virtuais de aprendizagem para celulares. Para finalizar esta etapa agora investimos na produção de softwares educacionais para smartphones. Esta apresentação visa apresentar e fazer uma breve reflexão sobre este percurso.

 

Bruno Duarte (SENAI Nacional)

Casos de sucesso com M-learning - "Apresentação sucinta de casos mundiais de sucesso com M-learning”

 

Eliane Schlemmer (UNISINOS)

m-learning e u-learning: novas perspectivas para a Educação - O viver e o conviver, na atualidade, estão cada vez mais perpassados por diferentes tecnologias digitais, as quais provocam mudanças significativas na forma como nos comunicamos, nos divertimos, trabalhamos, aprendemos, enfim, na forma como vivemos e convivemos. No âmbito da educação, elas têm provocado o surgimento de novas possibilidades, entre elas citamos o m-learning e o  u-learning, conceitos que serão apresentados e discutidos, a partir de resultados de pesquisas interdisciplinares, desenvolvidas na área.

 
Coordenação: Eliane Schlemmer – UNISINOS

 

Sala  10
Mesa Redonda - Encontro de Designers Instrucionais - “DI na prática: Projetos relevantes em Design Instrucional” -
A proposta desta mesa é a de apresentar projetos considerados relevantes que foram gestados como trabalhos acadêmicos do curso de pós-graduação/especialização em Design Instrucional do SENAC/SP e que se encontram em processo de desenvolvimento em diferenciados níveis de escolarização e modalidades de ensino. A diversidade dos temas; a maturidade das propostas; as concepções e espaços para os quais foram planejados mostram a importância da boa formação desses profissionais e sua importância no desenvolvimento de projetos em EAD de boa qualidade.
 

“A Utilização das Tecnologias Interativas de Informação e Comunicação para Dinamizar os Processos de Ensino-Aprendizagem”  O trabalho ora apresentado objetiva conhecer as funcionalidades das diversas ferramentas interativas de informação e comunicação possibilitando o apoio dinâmico ao processo ensino-aprendizagem.  Pretende-se, portanto, trazer inovações para o perfil profissional do professor da Educação Básica, pois os alunos necessitam utilizar recursos inovadores e motivadores para garantia de uma aprendizagem significativa na escola. É necessário dotar os professores de ferramentas para que possam conduzir de forma mais interessante os conteúdos a serem trabalhados com seus alunos.
Wilmara Messa - SENAC AM 


“Design Educacional e Aprendizagem na Educação Online: Disciplina do Inglês no Ensino Superior” Os materiais didáticos são recursos importantes para a viabilização do processo educacional e o estabelecimento dos canais de comunicação entre alunos, professores mediadores e professores conteudistas. Torna-se de fundamental importância dimensioná-los, a partir dos princípios da proposta pedagógica do curso e das reais condições de acesso do público-alvo.  A construção desses materiais é acompanhada por uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas que apóiam o professor autor ao longo de todo o processo de produção do curso. Esta experiência, com foco na interação entre alunos e professores que será apresentada neste trabalho, no contexto do programa UNIVESP.
Elizabete Briani Macedo Gara - MenteCapta  -  Educação e Informática

“Metodologia do Projeto: A Sintaxe Visual” O design instrucional deste curso tem por objetivo proporcionar a ampliação do repertório na linguagem visual de designers e arquitetos, possibilitando experimentações no campo das cores e na percepção visual do espaço. Para as estratégias de efetividade na aplicação do conhecimento sobre estilos de ensino e aprendizagem, empregamos ferramentas de mapeamento propostas por Howard Gardner. O projeto de design instrucional permite que os alunos possam interagir com colegas no Design Museum  -  Second Life® , realizando simulações no laboratório de cores, realizando experiências perceptivas em tempo real no estúdio de texturas, no banco de luz e outros espaços diferenciados com recursos que esta fabulosa ferramenta permite
.
Marcia Holland - Istituto Europeo di Design
 

Coordenação: Vani Moreira Kenski  -  USP  -  SP

06 Salas com apresentações de TCs, 4 apresentações de 30minutos por Sala  -  total 28 apresentações de TCs

Para conhecer os detalhes das apresentações, clique na imagem

 

 

19h00 às 21h00

Assembléia Geral da ABED - Posse da Diretoria - Gestão 2011  -  2014 , renovação de 1/3 dos Conselhos, relatórios de atividades 2010/2011 (Acesso restrito aos associados da ABED com a situação regularizada junto a Associação)

 

 

 

1° de setembro de 2011  -  quinta-feira - (3° dia)

 

07:00 - 12:00 manhã livre

 

CITY TOUR (por adesão) e PASSEIO DE BARCO (por adesão)

 

13h30 às 15h30

 

Sala  1

Mesa-Redonda Dados da EaD

 

Dados do ENADE sobre EaD [documento 1]
Dilvo Ristoff -

Debatedores - João Vianney do Valle Santos

 

CensoEaD.br 2011
(participantes inscritos até  19 de agosto de 2011 e efetuado o pagamento até 22 de agosto receberão um exemplar desta obra)
Consuelo Fernandes - ABED
Ivete Palange - ABED
 

Coordenação: Ivete Palange  - ABED

 

Sala  6
 

Coordenação:

 

Sala  7
SENAC NACIONAL  (30')
SENAC e as Ações Nacionais de EAD - Missão, abrangência, atendimentos, etc. Principais programas nacionais, dentre eles o Programa SENAC de teleconferência, a Rede EAD de Pós Graduação e Série Radiofônica Sintonia SESC / SENAC.

Daniela Papelbaum


Pearson Education Brasil (60’)
Soluções Pearson - Um compromisso com a Educação - A Pearson Education tem um compromisso com o ensino e o aprendizado. Ano após ano, no mundo todo, esforça-se para fornecer os materiais didáticos mais adequados às necessidades de estudantes, professores e instituições de ensino. Hoje, no entanto, a necessidade de aumentar o acesso à educação e à informação e o crescimento do e-learning e do ensino a distância representam novos desafios, para os quais a Pearson Education propõe suas Soluções.
 

Daniela Lopes - Gerente de Soluções - Pearson Education Brasil e Roger Trimer - Diretor Editorial e de Conteúdo Pearson Education Brasil

UNINORTE (30’)
Título
Apresentador


Coordenação:  

 

 

Sala  9
Mesa-redonda - Qualidade na Educação Virtual

Fernando José Spanhol – Unitins

Patricia Torres Lupion – PUC PR

Kellen Dias de Barros - FGV On Line - “Educação liquefeita – qualidade em EAD na sociedade líquida”

 

Coordenação: Jucimara  Roesler  UNISUL Virtual


 

08 Salas com apresentações de TCs, 4 apresentações de 30minutos por Sala  -  total 32 apresentações de TCs

Para conhecer os detalhes das apresentações, clique na imagem

 


 

 


15h30 às 16h00

 

Intervalo para café, visita a Expo-EaD e Lançamento de livros:

 

Educação no Contexto das Novas Tecnologias: e a Contribuição do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação  -  LATEC/URFJ
Organizadores: Cristina Jasbinschek Haguenauer e Francisco Cordeiro Filho (org.)

Autores presentes: Alvaro José Rodrigues de Lima, Luciana Guimarães Rodrigues de Lima, Fabiana Melo Macieira Lawinscky e João Bechara

Editora CRV
 

Educaçã0 a Distância: O Estado da Arte (EAD:EDA) Volume II (participantes inscritos até 19 de agosto de 2011 receberão um exemplar desta obra)
Organizadores Fredric Michael Litto e Manuel Marcos Maciel Formiga
Editora Pearson Education Brasil
 

Dialogando sobre Metodologia Científica
Ymiracy Nascimento de Souza Polak  -  Bolsista DCR FUNCAP
José Alves Diniz - Universidade Técnica de Lisboa
José Rogério Santana - UFC Universidade Federal de Lisboa
Editora UFC
 

EaD na Prática
Autores: Dilermano Piva, Ricardo Pupo, Luciano Gamez e Saulo Oliveira
Editora Elsevier Editora Ltda.


 

 

16h00 às 18h00

Sala  1

Apresentações Internacionais (tradução simultânea)

Moçambique e a Garantia de uma Educação à Distância de Qualidade
Moçambique tem uma história na Educação à Distância que remonta ao tempo antes da sua independência em 1975. No tempo antes da independência eram oferecidos cursos por correspondência, a partir de Portugal, para coisas práticas da vida. Após a independência, o Ministério da Educação adaptou a Educação à Distância para a formação de professores do ensino primário. Na década de 2000 Moçambique foi marcado, em matéria de educação à distância, por uma série de iniciativas desde novos programas até a formulação de uma política e estratégia de educação à distância. É sobre esta última que se vai debruçar esta apresentação com grande enfoque para as ações em curso no sentido de se garantir uma educação à distância de qualidade em Moçambique.

Antonio Franque – Moçambique

Avaliação e credenciamento da Educação à Distancia. O caso da UNED- Espanha

As Universidades a Distancia e Universidades Virtuais se encontram ante a necessidade de demonstrar a existência da idoneidade e qualidade exigível em sua oferta de formação e em seu funcionamento. O credenciamento é um reconhecimento público como resultado de uma avaliação realizada por um órgão externo aplicando princípios, critérios, parâmetros, metodologia e instrumentos objetivos e verificáveis. Este credenciamento garante créditos acadêmicos e administrativos para as instituições universitárias, a qualidade em sua oferta –Planos de Estudos – a competência de suas Equipes Docentes, e conseqüentemente, o reconhecimento do valor dos Certificados emitidos e a preparação de seus formandos.  O desenvolvimento do certificado é um processo de ajuda que promove a qualidade das instituições universitárias para que mantenham a vigilância e cumpram as metas e objetivos e que garantam efetivamente correspondendo ao que ofereceram e ao que a sociedade espera delas. A Universidade Nacional de Educação a Distancia (UNED), na Espanha, está submetida aos mesmos critérios de exigência e padrões de qualidade que as universidades públicas de ensino presencial; lhe afeta os distintos programas e ações que se desenvolvem desde a ANECA (Agencia Nacional de Qualidade e Credenciamento).

Santiago Arredondo – Espanha

 

Representante da Colombia

 

Duane Sider - Rosetta Stone - USA

O Papel dos novos métodos e tecnologias para a aprendizagem de línguas na era da Globalização" - esta apresentação revisa brevemente a importância da comunicação através das linguagens no novo contexto global. Discute novos métodos, pesquisas e tecnologias que permitem sucesso aos estudantes de línguas na era da globalização
 

Coordenação:  Renato Bulcão de Moraes - UNIP

 

Sala  3
Mesa Redonda  -  Uso de tecnologias na Gestão de EAD

Janae Gonçalves - UFRA

Liamara Scortegagna - UFJF
Marcio Luiz Bunte de Carvalho - UFMG

Coordenação:
Alexandre Peres de Pinho - UFSC
 

Sala  6 

Mesa Redonda – EAD no ensino do EJA
Eduardo Alves - Instituto Monitor
Ieda Gomes Melo - SESI AM

Coordenação:
Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis


 

Sala  7
Apresentações Institucionais

SEBRAE NACIONAL (60’)
EAD Sebrae: 10 anos de inovação - em 2011 o Sebrae comemora 10 anos do projeto “EAD – Cursos pela internet” com mais de dois milhões de alunos. A intenção não é apenas apresentar números do projeto, mas, uma reflexão de toda evolução da gestão dos cursos, tutoria e práticas pedagógicas. A linguagem dos cursos, a questão da diversidade na construção coletiva do conhecimento, modelos de atendimento/interação, adequação do LMS para o público empreendedor, a avaliação de desempenho dos tutores a partir de um índice de desenvolvimento pedagógico, todos estes pontos serão apresentados na perspectiva de um projeto que apesar de consolidado busca inovar sempre.
Rodrigo Estrela de Freitas - Gestor do Projeto “EAD – cursos pela internet” do Sebrae Nacional

 

VAT (30’)
A Plataforma IP.TV da VAT S.A. - Quem é a VAT, o Que é a Plataforma, Funcionalidades, Cases e
Repercussão na Mídia
Eduardo Giráldez - Presidente VAT-IP.TV

 

UNIVIRR (30’)
SUPERAR O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, LEVANDO EM CONTA AS NOVAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM - A Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR), instituição pública de Educação Superior a Distância, tem como finalidade a integração entre ensino, pesquisa, extensão e tecnologia, contribuindo para o exercício da cidadania no processo de construção do conhecimento e da cultura participativa.

Jairo Amilcar da Silva Araujo - Reitor UNIVIRR

 

Coordenação:   Ivete Palange - ABED


08 Salas com apresentações de TCs, 4 apresentações de 30minutos por Sala  -  total 32 apresentações de TCs

Para conhecer os detalhes das apresentações, clique na imagem

 

 

18h00 às 18h30

 

Intervalo para café, visita a Expo-EaD e Lançamento de livros:

 

18h30 às 20h30

 

Sala  1
Apresentações Internacionais [tradução simultânea]

 

Inovações em ensino aberto e a distância influenciada pelo STVU/Shanghai Open University
Chen Xin - STVU/Shanghai Open University

Retenção em educação a distancia, estamos reprovando nossos alunos?

Ormond Simpson - Fellow of the Centre for Distance Education, University of London International Programmes  (participação virtual).

 

Papel de Liderança da Turquia entre Instituições de Educação a Distância na Região Oriente Médio
Esta apresentação irá mencionar as práticas de educação a distância na Turquia, e irá analisar e discutir o papel de liderança que deve ser realizada pela Turquia na região da Europa Oriental, Escandinávia, Báltico, turcos, no Oriente Médio, Península Arábica e os países da região Norte da África. É um fato bem conhecido que as organizações internacionais de educação a distância no mundo não estão bem organizadas e funcionais nesta área ou para as instituições regionais de educação a distância. Para preencher esta lacuna, será argumentado que a Turquia pode ter um papel de liderança no campo da educação à distância na região e pode organizar as práticas dos países regionais na academia e na prática. Com base neste argumento, a estrutura da organização em potencial e as normas de organização serão discutidas. Além disso, o esboço da constituição da associação recomendada será apresentado, a qual será regulamentada e redesenhada de acordo com as outras.
Ugur Demiray - Universidade de Anadolu - Faculdade de Ciências da Comunicação - Turquia
 

Inovação no Contexto da Nova Revolução Educacional

Ronaldo Mota  -  MCT

 

Coordenação:  Fredric Michael Litto  -  ABED e Renato Bulcão de Moraes
 

Sala  2

Mesa Redonda - EAD e Educação Profissional e Tecnológica 
Maíra Moraes - Fundação Roberto Marinho
Glacimar Alves de Nazaré -  Instituto Dom Moacyr - Acre
Claudia do Valle - IFAM
Roberto Palhares - Instituto Monitor


Coordenação
Consuelo Fernandes - ABED

 

Sala  3

Mesa Redonda - O uso da modalidade a distância nos cursos do PARFOR
Fábio Cardosos Maimone - PARFOR - UNISANTOS
Heden Clazio Dias Gonçalves - PARFOR/UFRA
Licurgo Peixoto de Brito - PARFOR / SEDUC-PA
Martha Aparecida Santana Marcondes - PARFOR / UEL
Tatitana do Socorro Charone Pacheco - PARFOR/UFRA

 

Coordenação: Janae Gonçalves – UFRA

 

Sala  4
Gargalos/dificuldades na criação de um processo licitatório -
A Capacitação Coorporativa utiliza cada vez mais soluções de EaD. Isso também serve para as instituições públicas que, muitas vezes, possuem servidores pulverizados por todo território nacional. Em raras exceções, as instituições públicas podem escolher a empresa prestadora do serviço, elas devem definir o serviço e a empresa sairá de um processo licitatório. Mas esse modelo de contratação nem sempre é eficaz, e às vezes pode trazer problemas para as empresas contratantes. Quais os problemas e limitações de processos licitatórios? Como tentar garantir a contratação da empresa correta? Serão os temas principais abordados nessa mesa, que 

Coordenação:  Aisha Paulo Fonseca Equipe ANP.net - Universidade Corporativa Virtual da Polícia Federal

Sala  5
Mesa Redonda - Metodologia de acompanhamento de desempenho de alunos dos cursos EAD
Gianna Roque (PUC-Rio)
Maria Alice Carraturi (Rosetta Stone SP)

Fatima Lemos (SENAI-RS)

Coordenação: José Manuel Moran  - Anhanguera

 

Sala 6
Mesa Redonda - EAD no Ensino-Aprendizagem de Ciência e Matemática -
Apresentar e discutir experiências, métodos e projetos, relacionados às áreas de educação em ciências e matemática, enfatizando propostas que promovam o uso pedagógico de diferentes tecnologias educacionais, de forma a renovar, socializar e facilitar o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem.

Angela Maria Pizzo  -  UNIP  -  SP

O Uso de Tecnologias Educacionais e EAD no Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Básico
E
xemplos de uso de tecnologias educacionais e EAD no ensino de ciências e matemática em propostas curriculares, extra-curriculares e projetos interdisciplinares no Ensino Básico. Discussão do uso desde as ferramentas mais simples até ambientes virtuais de aprendizagem completos.
Cristiana Mattos Assumpção  -  COLBAN  -  SP

Gil da Costa Marques  -  UNIVESP/USP  -  SP

Rosângela Maura Correia Bonici - Unicsul


Coordenação: Cristiana Mattos Assumpção  -  COLBAN  -  SP
 

 

Sala  7
Apresentações Institucionais

 

IBMEC ON LINE (45’)
O aluno de EAD:  perfil do aluno no Brasil e no IBMEC - Atitudes, perspectivas e tendências.
Patricia Alberton IBMEC e João Vianney do Valle Santos

 

 

CETAM (30’)
Os desafios da formação técnica diante das diversidades geográficas no Estado do Amazonas - apresentação da instituição CETAM e as estratégias para se fazer educação a distância no Estado no Amazonas.

MARIA DO SOCORRO SERRÃO BRASIL

 

 

Grupo Uninter (45’)
Gestão Holística da Educação a Distância de uma IES: um modelo referencial - O nível de complexidade da gestão da EAD em uma IES com um grande número de cursos e alunos requer uma estruturação holística que garanta e supere os níveis de qualidade exigidos pelos processos avaliativos oficiais e não-oficiais. O sistema holístico de gestão do Grupo UNINTER se destaca por sua macro estruturação que garante a integração dos processos gerenciais complexos.

Benhur Etelberto Gaio
 

Coordenação:

 

Sala  8
Mesa Redonda – EAD e a Defesa Nacional


Ewertton Carneiro Pontes - DECEx - Exército - EAD no Exército Brasileiro - utilização da EAD nos ensinos tipicamente militar (formação e capacitação) e no ensino acadêmico (parcerias) -  não há como executar educação a distância sem uma infraestrutura consistente e um modelo pedagógico adequado as características profissionais dos integrantes do Exército Brasileiro.
 

Murilo Luiz Cardoso Equipe ANP.net - Universidade Corporativa Virtual da Polícia Federal


Adílio Martins Moura Filho Cel Int - Diretor do ILA Instituto de Logística da Aeronáutica
Carlos Henrique dos Santos - Cap Esp Arm - Subdivisão de Ensino a Distância – ILA

 

 

Coordenação: Robson Santos Silva - CMM

 

Sala  9
 

Mesa Redonda  -  Material Didático

Ivete Palange - ABED
Alfredo Eurico Rodrigues Matta - UNEB

Viviane Goi - Editora Saraiva

Coordenação:  Greicy Kelli Spanhol Lenzi - UFSC


Sala  10
 

Mesa Redonda: Redes Sociais e Educação a Distância - Nos últimos anos, as redes sociais têm sido intensamente incorporadas à educação. Tanto a discussão teórica sobre redes sociais quanto o uso de Facebook, YouTube, Twitter, games e mundos virtuais, dentre outras redes, têm se colocado como desafios para alunos, professores, profissionais de tecnologia e gestores de educação. Esta mesa propõe-se a discutir o uso de redes sociais em educação em geral, e especificamente em educação a distância.

 

Web 2.0 e Redes Sociais na Educação - Conceitos de Web 2.0 e Redes Sociais. Aprendizagem na web 2.0 e em redes sociais. Algumas plataformas e ferramentas (wikis, Facebook, Twitter e games). Dos LMSs aos PLEs. Senaed virtual e Jovaed. MOOCs.

João Mattar - Anhembi Morumbi

Redes Sociais no Ensino Básico: Falando a linguagem da nova geração -
Com a velocidade de mudanças de tecnologia cada vez mais acelerada, nota-se a mesma velocidade de mudança nas gerações de alunos que chegam às nossas salas de aula. O professor é desafiado a buscar novas maneiras de se comunicar com o seu aluno, de forma a aprimorar cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem. As redes sociais hoje são as ferramentas mais populares entre estes jovens, e abrem uma oportunidade única não só de se comunicar com o seu aluno, como também de oferecer um ensino mais individualizado, personalizado, autêntico e significativo. Nesta apresentação serão mostrados exemplos de usos de Redes Sociais para fins educacionais no nível básico de ensino, fazendo uso de todo o potencial que estas novas tecnologias oferecem.

Cristiana Mattos Assumpção - Colban

 

Formação de professores e rede social online no Second Life - As atuais tecnologias digitais, entre elas os ambientes virtuais de aprendizagem, a Web 2.0, os mundos virtuais em 3 dimensões, entre outros, podem contribuir para superar o limite da distância geográfica. Isto possibilita a construção de uma forma de trabalhar colaborativamente, em projetos comuns na formação de professores, estabelecendo uma rede social online em metaverso.

 Ederson Locatelli - UNISINOS

 

Convivência e Produção Colaborativa/Coletiva/Cooperativa em Redes Sociais -

Os desafios que nossa cultura nos impõe para uma convivência e uma produção efetivamente colaborativas/coletivas/cooperativas. Produção coletiva é, sobretudo, fruto de negociação e articulação, o que nem sempre ocorre nas redes sociais. A produção efetivamente colaborativa nas redes exige a capacidade de nos desprendermos de uma quase sempre posição de julgadores e tentar compreender o lugar do outro, o pensamento do outro. A falta de habilidade para conviver com posicionamentos distintos é um entrave que professores e alunos enfrentam nas redes sociais, que acaba limitando a exposição de ideias. A apresentação explorará os resultados do uso do YouTube como rede social no Senaed virtual e na Jovaed.
Joelma de Riz

Redes Sociais e Tecnologias Digitais
- conceitos de Homo Zappiens e Capital Social. MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games – Jogos Massivos de Interpretação de Personagens para Múltiplos Jogadores) e Jogos Epistêmicos. Estilos de aprendizagem e ferramentas para a construção de Redes Sociais Educacionais. Uso de técnicas computacionais para o estudo de redes sociais.

Pollyana Notargiacomo Mustaro


Coordenação: João Mattar - Anhembi Morumbi

 

Sala 11
Mesa Redonda: Apresentações

 

IC3 - ISTE - Alfabetização Digital - O IC3 é um programa de certificação que mede com precisão e confiabilidade os seus conhecimentos, suas habilidades e a capacidades tecnológicas em três áreas fundamentais: hardware, software e seus aplicativos , redes e internet. Utiliza a metodologia de projetos práticos com simuladores e exames online. Atende às normas internacionais da: CompTIA, NSSB e ISTE.
Durante o encontro serão abordados os critérios internacionais para a Alfabetização Digital e as estratégias para o mapeamento de competências digitais para públicos migrantes e nativos digitais, além de expostos cases de sucessos ao redor do mundo.

Ery Clovis Petry Jardim Junior  -  SENAC RS

Massa, tempo e espaço não são mais tão importantes. E agora?!  Para onde vai a Educação?
Dércio Luiz Reis - JOBAST

Espaço reservado para apresentação das Forças Armadas
Título:
Apresentador


 

Educação presencial distribuída: um modelo para o atendimento a adultos em privação de liberdade no Estado de São Paulo - o Estado de São Paulo possui atualmente cerca de 170 mil homens e mulheres em privação de liberdade. Esta população ocupa 152 unidades prisionais, distribuídas em diferentes regiões geográficas do estado. Embora presas, estas pessoas não podem ser excluídas do direito básico e inalienável à educação, que configura uma das ações de “tratamento penitenciário” previstas pelo ordenamento jurídico brasileiro e por tratados internacionais. Decorrente tanto de seu contexto penitenciário específico, quanto das normativas nacionais e internacionais de atendimento à população prisional, o Estado de São Paulo está implantando um modelo de educação presencial distribuída, suportada por intenso uso de tecnologias, por meio do qual pretende-se aprimorar as ações educacionais desenvolvidas nos presídios paulistas desde 1979. Multissetorial, o modelo envolve diversas Secretarias de Estado e alia as potencialidades trazidas pelas novas tecnologias ao capital humano existente nas próprias unidades prisionais, seguindo os princípios do socioculturalismo e da educação ao longo da vida.

Felipe Athayde Lins Melo  -  FUNAP - Fundação Estadual de Amparo ao Trabalhador Preso

Coordenação: Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP

 

Sala  12
 

Mesa Redonda Criando relacionamentos: Os sucessos e os desafios de uma metodologia interativa e participativa de ensino a distância [documento]
A proposta desta mesa é discutir os desafios e os sucessos inerentes ao uso de métodos interativos e participativos de ensino a distância com dois diferentes tipos de aluno: de graduação e de pós-graduação, apontando melhores práticas e as lições aprendidas.

UNISINOS: Carmem de Souza, Unidade de Educação Continuada

Universidade Federal do Ceará:  Mauro Pequeno, Diretor do Instituto Virtual UFC

Universidade Federal de Juiz de Fora: Marcus David, Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Universidade Estadual do Maranhão: João Augusto Ramos, Diretor da UEMANET

 

 Coordenação: Ana Lúcia Kazan – INEPAD


 

 

 


2 de setembro de 2011  -   sexta-feira (4° dia)

08h00  -  10h30


Sala  1
Workshop 1ª. parte [tradução simultânea]

Michael P Hruska  -  Problem Solutions  -  EUA
 

Sala  02   
Encontro de Professores e Tutores de EaD

O Encontro de Tutores e Professores de EaD dá continuidade ao Encontro de Professores de EaD, realizado no Senaed em João Pessoa. Ele partirá de um documento produzido colaborativamente no Senaed, que aborda temas como docência em EaD, a precarização do trabalho docente, o trabalho dos tutores na UAB - Universidade Aberto dA Brasil, a importância da formação de professores para EaD e questões trabalhistas, dentre outros assuntos. O objetivo do encontro é debater estes e outros pontos para aperfeiçoar a redação do documento produzido no Senaed, para posterior envio a representantes do governo e instituições.

 

Coordenação: João Mattar - Anhembi Morumbi
 

Sala  05
Mesa Redonda - Educação a distância na USP: da Concepção à Realização -
As iniciativas de Educação a Distância (EaD) na Universidade de São Paulo (USP) visam atender a necessidade de acesso ao ensino superior, preservando  a qualidade dos cursos por meio de práticas inovadoras. A proposta inicial é a formação de profissionais de educação do estado que contribuam para a melhoria do sistema educacional público e privado. Neste processo existe uma articulação entre os professores autores - eminentes especialistas em suas áreas de atuação, os quais levam a qualidade dos conteúdos USP para a EaD, e entre profissionais capacitados, com formação multidisciplinar, responsáveis pelo processo de transposição deste conteúdo para o ambiente virtual.
 

“Estrutura e organização da EaD na USP” - EaD na USP: estrutura da organização institucional. Modelo de gestão EaD da USP por meio da articulação dos  grupos de trabalho: design instrucional, apoio técnico-pedagógico (helpdesk), produção de material didático, mídias, infra estrutura, administração e gestão, assessoria para tutores, assistência jurídica e polos de apoio presencial. Diretrizes da metodologia USP: metamodelo pedagógico. Etapas dos processos de gestão na criação, produção e suporte aos cursos a distância. Apresentação do projetos EaD: Redefor e Univesp.
Gil da Costa Marques  -  UNIVESP/USP

“O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada” Histórico do CEPA, principal centro de criação, transposição e produção de material didático da USP, voltado para EaD, lousas eletrônicas etc. Apresentação da equipe multidisciplinar e dos projetos dos quais o CEPA participou, como a comunidade virtual da USP, o Stoa, o e-Física etc.
Maurício Rheinlander Klein  -  CEPA/USP

O processo de criação, transposição e produção de materiais didáticos para EaD” Apresentação do processo de produção, as ferramentas e tecnologias utilizadas, a integração das equipes acadêmica, pedagógica e técnica, as práticas inovadoras e o ambiente virtual de aprendizagem dos projetos Redefor e UNIVESP.
Ivan Ramos Pagnossin -
CEPA/USP
 

Coordenação: Vani Moreira Kenski  -  USP  -  SP
 

Sala  6 (60 minutos)
Mesa Redonda - EAD nas Escolas de Governo

Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento  -  ENAP
Olga Cristina Rocha de Freitas - Escola de Governo do Distrito Federal

Coordenação: Claudia Cristina Müller - ESEDH

 

Sala  6 (60 minutos)
RBAAD - Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Carlos Eduardo Bielschowsky - Editor da RBAAD 

Fredric Micahel Litto - Presidente da ABED
Waldomiro Loyolla - Presidente Conselho Científico da ABED

 

Coordenação: Marcio Luiz Bunte de Carvalho - UFMG

 

Sala  08
Mesa Redonda - EAD na Justiça

Estudo técnico do Moodle 2.0 Aspectos Tecnológicos na Implantação e Sustentação da EAD. Cuidado nas decisões técnicas, Montagem dos Ambientes, Autenticação manual ou serviço de autenticação,  Limites da Personalização, Organizar para crescer ou crescer para organizar ? Barreiras Técnicas: A Rede de dados e as limitações impostas pela segurança, Limitação de velocidade de Banda, Sustentabilidade dos Ambientes:  Alta performance , Até onde avançar ? AVA: Somos Moodle ou estamos Moodle? Versão 2.x, Criação de Plugins.
Dione Almeida  -  Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

U
tilização das redes sociais na EaD, caso Facebook.
José Erigleidson  -  Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Contratação e Avaliação de Cursos a Distância -
Desenvolvimento da Educação Corporativa no TJMS, Como definir se o curso é presencial ou a distância? Metodologia da EaD, Formas de Contratação da EaD, Diferencial da Empresa a ser contratada, Avaliação de Resultados da EaD.
Margarida Machado  -  Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul

Criação do Centro de Educação a Distância - CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO PODER JUDICIÁRIO DO RIO GRANDE DO SUL E SEU PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA - A consolidação do projeto de educação a distância para os integrantes do poder judiciário do Rio Grande do Sul, em ambiente virtual de aprendizagem, cooperativo e colaborativo, apresenta-se nos resultados dos diferentes cursos realizados, desde o ano de 2004, vindo ao encontro dos objetivos estratégicos organizacionais de “elevar a capacidade de realização das pessoas e de promover o conhecimento estratégico institucional”. O programa de educação continuada a distância do CEAD objetiva promover a implementação de mudanças de médio e longo prazos, de forma duradoura e extensiva, superadas as barreiras de tempo e espaço, fundamentado em conceitos pedagógicos que privilegiam a autonomia e a interação entre professor-aluno e aluno-aluno. Na exploração do espaço-núcleo existente entre o fazer e o  compreender, em processos coletivos de aprendizagem e contexto de desenvolvimento de competências, viabilizam-se a auto-realização do indivíduo e o sucesso da organização, em uma permanente construção do conhecimento.
Mary da Rocha Biancamano  -  Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
 

Campus Virtual e Acordos de Cooperação Técnica
Nilze de Sá Sampaio  -  Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
 

Coordenação: Diogo Albuquerque Ferreira  -  CNJ

 

Sala  10
Mesa Redonda – EaD  nas  instituições de ensino superior da Amazônia (1ª.  parte)
 

Amazonas - UEA

Rondônia -
 

Roraima – UNIVIRR - Walter Leite Junior - Pro-Reitor Pesquisa, extensão e Inovação Tecnológica
 

Amapá – UNIFAP - Elda Gomes Araújo EaD da UNIFAP

 

Demilto Yamaguchi da Pureza - Universidade Federal do Amapá.

 

Coordenação: Robson Santos Silva - CMM


 

Sala  12
Mesa redonda: MBA À DISTÂNCIA: melhores práticas -
A proposta desta mesa é compartilhar as lições e os desafios aprendidos na condução bem sucedida de MBAs à distância, in-house e customizados. Será discutida a experiência dos participantes, suas melhores práticas, sua metodologia, com a participação de usuários e professores.


Carmem de Souza - UNISINOS

Mari Kimiko  - FGV ONLINE
Carlos Longo - IBMEC

Martha Mangueira- BB

Stavros Xanthopoylos - FGV ONLINE


Coordenação:  David Forli – INEPAD

05 salas para apresentações de TCs, 5 apresentações de 30minutos por sala – total 25 apresentações de TCs
 

Para conhecer os detalhes das apresentações, clique na imagem



 


10h30  -  11h00

Intervalo para café e visita a expo-ead

 


11h00 - 13h00

 

Sala 1

Mesa Redonda EaD na Área da Saúde - a mesa visa discutir a apropriação da modalidade nas organizações, tendo em vista que a EAD já é considerada como uma das principais estratégias para a explicitação e compartilhamento de saberes, assim como para o  aprimoramento  e consolidação dos processos de trabalho por meio do consenso entre os agentes do processo educativo.  Destaca-se como elementos que contribuem para a viabilidade técnico-pedagógica, o material didático como mediador entre o aluno e o aporte teórico-metodológico  e a incorporação tecnológica, colocada como facilitadora da comunicação e interação humana. Entretanto, como apropriar os conhecimentos recém-construídos no campo da prática, sem promover a ruptura de ações já organizadas, gerando ganho de valor para as organizações?

Apropriação da EAD em processos institucionais/organizações de educação em saúde
Elomar Christina Vieira Castilio Barilli

Apropriação politico-institucional/organizacional (dentro da abordagem das organizações que aprende)
Lúcia Dupret

Apropriação das tecnologias educacionais
Mauricio De Seta

Apropriação do material didático como mediador aluno-profissional/construção do conhecimento
Henriette Santos


Coordenação: Elomar Christina Vieira Castilio Barilli - FIOCRUZ

Sala 2
Mesa Redonda: Educação com Mediação Tecnológica

Walter Leite Junior -
Almir Coelho Sobrinho - Secretaria de Ciência e Tecnologia
Francisco Solon Lula de Oliveira -

Letícia Machado dos Santos - SEC BA
Adriano Breunig - Secretaria de Ciência e Tecnologia
José Augusto de Melo Neto –SEDUCAM
Eduardo Giráldez - IP.TV/VAT S.A.


Coordenação: José Augusto de Melo Neto –SEDUCAM

 

Sala 3
Mesa Redonda:  O sistema e-Tec Brasil

Esta sessão especial propõe reunir pesquisadores e integrantes do Forum de Educação profissional Técnica na modalidade a Distância para discutir políticas e  linhas de  pesquisa e  fazer o lançamento do Currículo Referência do  Sistema e-Tec Brasil.
 

Madson Teles de Souza/IFTO
Paulo Dutra/UFRPE
Francisco Houseman Maia/IDMAC

Walter Ruben Iriondo Otero/UFPEL  

 

Coordenação: Araci Hack Catapan/UFSC
 

Sala 4
Mesa Redonda: Formação de Tutores e Docentes 
A proposta desta mesa é apresentar experiências diferenciadas na formação de tutores e docentes, em universidades públicas e privadas, e em escolas de governo. Discutir como diferentes formatos de capacitação presenciais, virtuais e mistas, em ações formativas integradas, oportunizando um mapa de oportunidades na formação de tutores e docentes, apoiado por vários meios tecnológicos.

Claudia Cristina Muller - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Docência, Tutoria e Coordenação - Integração Necessária, Formação Permanente: Experiência do NUTEC/
UEPG
O Programa de Formação Continuada 2011 do NUTEAD / UEPG foi organizado para: (i) docentes (pesquisadores e formadores), (ii) tutores, (iii) coordenadores de Curso, (iv) coordenadores de Tutoria e (v) coordenadores de Polo, com 150 h de capacitação, sendo 70% presencial e 30% a distância para cada grupo. Contou com 560 tutores e docentes, além da equipe técnica-pedagógica e administrativa do NUTEAD / UEPG. Foram oportunizadas conferências, dinâmicas de grupo, práticas de laboratório, curso intensivo de Mídia Training, atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Grupos de Trabalho (GTs) e Seminário para apresentação do resultado dos GTs, além de peças de teatro. Utilizou-se o AVA como repositório, para desenvolvimento de atividades, interação, fóruns, pesquisas elaboradas no Google Docs e linkadas, etc. O programa de formação contemplou os seguintes temas: Fundamentos e Políticas em EaD e o Sistema UAB, Como aprimorar ações de apoio ao aluno da EaD, Formação de tutores com ênfase na interatividade, Do conteúdo à ação: o design de atividades em EaD,  O aluno da EaD no Sistema UAB, Comunicação, Interatividade e tutoria em EaD, Novas tecnologias e produção de material didático em EaD, Mídias e ambientes virtuais,  Relações Humanas e EaD, Prática tutorial no sistema UAB, Gestão pedagógica e administrativa de polos da UAB, Repositórios, referatórios e recursos educacionais abertos, Ambiente virtual Moodle: gerenciamento e ferramentas no Sistema UAB, Avaliação em EaD e o Sistema UAB. Alguns produtos foram gerados a partir deste Programa de Formação: fascículo sobre Formação de Tutores, pesquisa do perfil dos alunos do sistema EaD na UEPG, pesquisa sobre o nível de conhecimento de informática; pesquisa sobre estilos de aprendizagem, etc. Os Grupos de Trabalho foram divididos por temas de interesse e atuação, sendo: GT Estratégias de Tutoria, GT Recursos Multimídia na Educação, GT Avaliação em EaD , GT Produção de material didático com ênfase no design de atividades e GT Gestão de Polos. Uma questão importante para o êxito do Programa de Formação foi a avaliação e o monitoramento constante para a correção de rota e as reuniões constantes para redefinições e atendimento às necessidades de capacitação de cada um dos grupos. Decidiu-se, para este Programa de Formação, ações diferenciadas de formação, ousando, criando, lembrando que os profissionais não nascem prontos, eles nascem “não-prontos e vão se fazendo”, vão se construindo e se aperfeiçoando.

Jucimara Roesler – Unisul Virtual
 

Qualidade da Docência na EaD
Nesta apresentação pretende-se discutir o caminho percorrido em busca da qualidade nos programas de Educação a Distância, com foco no desempenho dos professores que atuam na docência a distância. Apresenta-se que a busca pela qualidade não é um fator isolado, devendo estar presente em cada processo, valorizando-se especialmente os talentos humanos. Neste cenário, aborda-se o papel desenvolvido pelo Docente para o bom funcionamento da metodologia de Educação a Distância. Descrevem-se as estratégias para avançar em qualidade na Educação a Distância, representada por ações permanentes de capacitação dos docentes, seguidas pela assessoria pedagógica em todas as suas atividades e que culmina no processo de alocação destes docentes nas disciplinas ofertadas com base nos indicadores de desempenho obtidos durante este processo. Por fim, discutem-se as perspectivas de formação continuada em serviço dos docentes visando a prevenção e correção das dificuldades identificadas ao longo do acompanhamento pedagógico.

Selma Maria de Medeiros - Escola de Governo do Rio Grande do Norte

 

Tutoria em Cursos Estruturados na Plataforma Moodle
O projeto do curso Tutoria no ambiente Moodle foi desenvolvido na Escola de Governo do Rio Grande do Norte, por intermédio da plataforma Moodle da EGRN. Com as acentuadas transformações tecnológicas em curso, no mundo contemporâneo, novas oportunidades e desafios se colocam para o campo da formação de servidores públicos. Coerente com seu Projeto Político Pedagógico, a Escola de Governo do Rio Grande do Norte – EGRN investe há vários anos em novas possibilidades ofertadas pela educação a distância. Essas novas estratégias de ensino-aprendizagem se valem de inúmeras ferramentas e procedimentos – tradicionais conjugados com os mais recentes – porém sempre tendo na base a ideia de que educar permanece sendo um ato intencional que se concretiza numa relação entre pessoas. Educar com tecnologias pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, flexível, contextualizado, empreendedor e inovador. Neste sentido, a escola de Governo vem buscando capacitar os servidores em programas de Educação a Distância de forma a disseminar as ações por todo o estado, atendendo a pequenos grupos com cursos sobre tutoria e educação a distância. O curso Tutoria no ambiente Moodle se desenvolve em ambiente próprio da Escola de Governo e com tutoria através de servidores já capacitados pelo programa de Educação a Distância.

Luciene Iahn - Fundação de Educação Superior do Paraná (FESP)

 

Capacitação Docente: Ação Constante na FESP-PR
Nesta apresentação pretende-se demonstrar como ocorre a capacitação docente na Fundação de Estudos Sociais do Paraná – FESP implantada a partir da adoção de um ambiente virtual de aprendizagem – AVA em complementação ao ensino presencial levando-se em conta que a instituição já utilizava este ambiente somente para as disciplinas oferecidas na modalidade de EaD. Ocorre um trabalho intenso e gradativo na busca de uma mudança cultural na instituição, considerando sua tradição, o perfil do corpo docente e discente.Com a adoção voluntária dos professores no uso do AVA percebeu-se uma melhor integração de todos os participantes e uma melhora na qualidade do ensino, além de fortalecer o reconhecimento de melhores práticas educacionais a distância, como as disciplinas que ocorrem na modalidade de EaD.O AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem da FESP, tornou-se uma realidade na instituição e uma ferramenta tecnológica educacional imprescindível para a realização de boa parte das disciplinas presenciais nos diferentes cursos que a instituição possui e tem contribuído muito para o crescimento e oferta de novas disciplinas em EaD, além de facilitar a prática docente. Hoje a FESP conta com boa parte do seu corpo docente empenhado em desenvolver melhorias na sua prática pedagógica e no uso do AVA.
 

Coordenação: Roberto de Fino Bentes - Sistema FIEP
 

Sala 5
Mesa Redonda: Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)

João Carlos Teatine – Diretor de Educação a Distância
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior, do Ministério da Educação (CAPES/MEC)


Coordenação:
 

Sala 06
Mesa Redonda:  Estratégias Andragógicas para Cursos a Distância

A proposta desta mesa é discutir a aplicação de conceitos fundamentais da Andragogia em cursos de Educação a Distância, com exemplos e propostas de metodologias ou abordagens didáticas que visem criar experiências de aprendizagem pelas quais os adultos são apoiados no sentido de uma transição de aprendizes dependentes para aprendizes autodirigidos, aproveitando as possibilidades abertas pela Convergência Digital.

  

Princípios andragógicos fundamentais aplicados à EAD -  A convergência digital abre novas possibilidades para dar forma e moldar as experiências de aprendizagem de adultos, especialmente no conhecimento prévio de suas necessidades, das vivências anteriores que teve e na inovação possível quanto às orientações para a aprendizagem que precisam ser urgentemente adotadas pelas instituições educacionais e programas organizacionais de capacitação.

Luciano Sathler - ABED / Universidade Anhanguera - Uniderp

 

Aprendizagem do adulto – desafio para o docente EAD - No ensino superior, o processo de ensino e aprendizagem pressupõe a capacidade didático-pedagógica dos docentes em suas atividades cotidianas. Na EAD, além desse desafio há a mediação tecnológica impactando ou alterando essa relação. Como pensar ações docentes efetivas para garantir ao publico adulto uma aprendizagem significativa mediada por suporte tecnológico?

Adriana Barroso de Azevedo - Universidade Metodista de São Paulo

 

Rodada de conversações

Cada participante tem a possibilidade de se sentar junto aos coordenadores da mesa e apresentar suas idéias, apontar contradições, inquietações e sugestões de temáticas a serem aprofundadas em futuros eventos que permitam abordar a relação andragogia e EAD.

 

Coordenação: Luciano Sathler - ABED / Universidade Anhanguera - Uniderp

 

Sala 07
Mesa Redonda: Movimentos para EAD

Representante da Frente Parlamentar da Educação Profissional e Ensino a Distância

Luiz Gomes – ANATED Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância

Marta Kratz – ANAED Associação Nacional de Educação a Distância - A Importante participação dos Pólos de Apoio Presencial No projeto de EAD

Ricardo Holz – ABE EAD Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância

 

Coordenação: Rita Maria de Lino Tarcia – ABED

 

Sala 8
Mesa Redonda:  Perspectivas de Convergência, Interatividade e Mobilidade no Espaço Educacional - Educação Formal, Informal e Corporativa

Gilmar Mazurkievicz – UNC
Juscimara Roesler – UNISUL
Margarete Lazzaris Kleis – Delinea

Coordenação:
Larissa Kleis Pereira – Delinea

Sala 9
Mesa Redonda: Encontro das Universidades Corporativas

Consuelo Aparecida Sielski Santos - Universidade Corporativa dos Correios
O que é a UniCorreios, EAD na UniCorreios, O caso das Redes Virtuais, Os desafios em EAD.


Clayton Tadeu Mota Damasceno Equipe ANP.net - Universidade Corporativa Virtual da Polícia Federal

Gilson Vasconcelos Dobbin - Designer Instrucional – Câmara dos Deputados

Coordenação:
Luci Ferraz de Mello - Hughes

 

Sala 10
Mesa Redonda: Instituições de ensino superior da Amazônia (2ª. parte)


 Pará
 

Tocantins - Maria Rita de Cássia P. Labanca – Unitins
 

Acre
 

Amazonas – UFAM - EaD na UFAM: trajetória e visão de futuro - Gabriel Albuquerque - Diretor Executivo/Coordenador UAB - Centro de Educação a Distância – CED - Universidade Federal do Amazonas  - A Universidade Federal do Amazonas vem implementando ações em EaD ao longo da última década. Com a criação de projetos como PROLIC, PNAP, PROFMAT e do Sistema Universidade Aberta do Brasil, surgiram novas demandas: ampliação da formação de professores para atuar na modalidade a distância, virtualização de disciplinas da modalidade presencial, discussão sobre material didático próprio para EaD, capacitação de tutores (presenciais e a distância) e de servidores além do estabelecimento de vínculos produtivos entre graduação, pós-graduação e extensão. Diante da ampla complexidade desse quadro, pretende-se discutir brevemente a trajetória da EaD na UFAM a partir de 2005 como também as perspectivas institucionais para essa modalidade.

 


Coordenação: Robson Santos Silva - CMM

 

Sala 11
Mesa Redonda: Apresentações


A inclusão digital nas aldeias indígenas (etnias Arara e Gavião)  Os desafios das TIC: uma realidade na Amazônia brasileira dentro das comunidades indígenas de Rondônia
Apresentaremos as realidades das comunidades indígenas de Rondônia quanto a inclusão digital das TIC nas escolas das aldeias; Apontaremos quais as dificuldades para a implantação das salas de telecentros nestas comunidades; Mostraremos a maneira como a é feita a capacitação dos docentes indígenas e a motivação dos mesmos quanto ao uso das TIC em suas comunidades.

Lidiane Szerwinsk Camargos


Neide Borges Pedrosa  - UFRO
Suzana das Candeias Biazatti - UFRO
Ana Paula Leite Cardiliquio - UFRO
Mislane Santiago Coelho - UFRO

O Ensino Baseado em Plataforma Tecnológica como Alternativa para a Formação na Amazônia
Carlos Alberto Farias Jennings - JOBAST

Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional - A experiência do Senac Nacional - as mudanças no mundo do trabalho são cada vez mais rápidas e constantes. A formação de trabalhadores que estejam aptos a atuar nesse cenário requer concepções metodológicas que convirjam para essa realidade. O docente da educação profissional é carente de programas de licenciatura direcionados para esse fim. Sentindo essa necessidade o Senac elabora um programa de especialização  direcionado aos docentes de educação profissional, prioritariamente, mas não de forma exclusiva, totalizando quase sete mil docentes de seu quadro em todo o território nacional. O curso é feito a distância, baseado em competências e concebido a partir da própria prática docente. Contempla os aspectos de planejamento, mediação e avaliação da aprendizagem distribuída em três eixos fundamentais: Pesquisa e Produção, Experimentação, e, por fim, Cooperação e Sistematização.
Daniela Papelbaum - SENAC Departamento Nacional


Políticas e Práticas de Gestão Pública em Programas Governamentais de Educação
Francisco Roberto Ferreira dos Santos - UNESCO

Coordenação:
Francisco Roberto Ferreira dos Santos - UNESCO
 

Sala 12
Mesa Redonda: Design de material didático para EAD
A proposta desta mesa é a de apresentar alguns procedimentos de design para a produção de sistemas e conteúdos digitais educacionais a serem utilizados em EAD, assim como alguns exemplos de material produzido. 

 

O Panteon Escolar e outras produções da Rede Anísio Teixeira - Apresentação do sistema educacional Panteon Escolar e suas possibilidades para a EAD. Apresentação de outras soluções e materiais EAD do Instituto Anísio Teixeira - IAT. 

 Yuri Bastos Wanderley - IAT BA

 

Apresentação de Materiais didáticos para a EAD de sua autoria - Apresentação de material didático audiovisual para EAD e suas aplicações.
José Cláudio Rocha - SEDUC BA

 


Design Pedagógico Sócio-Construtivista para materiais didáticos digitais EAD - Apresentação de resumo de estratégia e metodologia de construção de material didático digital, e exemplos destes materiais.
Alfredo Eurico Rodrigues Mata - UNEB



TICs e EaD nas IES Públicas no Estado da Bahia - Movidas pelo cenário atual de oferta de EaD no âmbito do sistema UAB e encorajadas a inserir as TICs nos currículos dos cursos de licenciatura no ensino superior, as IES públicas vivem um momento de mudanças importantes. Buscamos avaliar essa questão.
Rodrigo Camargo Aragão – IAT BA
 

Coordenação:  Greicy Kelli Spanhol Lenzi – UFSC

 

 

14h30 às 17h00

 

Sessão Plenária


Mudanças Estruturais para e-UNIVERSITY

A aprendizagem online não é uma novidade para várias universidades públicas, que há tempos já implementaram o eLearning, embora sem estratégia de TI na maioria delas.  Diferentes plataformas de aprendizagem foram adquiridas por diferentes departamentos e nenhuma abordagem sistemática foi estabelecida   para dar apoio para o desenvolvimento do curso e da tutoria, e para atualizações   e armazenamento dos arquivos eletrônicos. Embora os sistemas de gestão de aprendizagem contemporâneos tenham tido algumas funções administrativas incorporadas, essas informações não foram integradas aos outros sistemas administrativos das universidades. A necessidade de trabalhar em soluções integradas, oferecendo a maioria dos serviços da universidade em uma interface única, tornou-se óbvia. Finalmente elaboramos as mudanças que surgem da existência da web 2.0. Nesta parte discutiremos também algumas propostas referentes ao futuro da universidade publica.
Wolfram Laaser - FernUniversität em Hagen/ZMI – Alemanha

Normas para a qualidade de educação em ambientes  virtuais
As universidades devem buscar qualidade tanto no cumprimento dos processos, nas áreas de inovação tecnológica, quanto nos projetos educacionais que  oferecem. Com essa finalidade é necessário que sejam fixadas normas que expressem os requisitos mínimos para categorizar suas ofertas educacionais  em níveis aceitáveis de qualidade. Essas normas deverão ser elaboradas e coordenadas na própria instituição, nos níveis governamentais e nos  organismos externos de avaliação. Devem ser suficientemente flexíveis e equitativas para que sejam implementadas nas instituições de nível superior  com estrutura e funcionamento heterogêneos e não discriminar outras  modalidades em aspectos comuns do processo educacional.
Hada Graziela Juárez Jerez  - Universidad Nacional de Córdoba  - Argentina

I
novação & Transformação da Educação [documento]
 
A definição do sucesso para sua instituição exige uma visão significativa, entendimento, capacidade receptiva de mudança, e confiança para implementar. Hoje, a educação está enfrentando desafios como nunca antes – limitação de recursos, populações estudantis como no Brasil, e a qualidade de acesso a educação – para citar apenas alguns. Mas não vamos fechar nossos olhos para as oportunidades na educação que estão sendo conduzidas como um resultado desses desafios: salas de aula virtuais e blended,  colaboração através de meios sociais, conversas globais em tempo real, acesso a uma mídia rica, avanços tecnológicos de uso amigável e muito mais. Como educadores e inovadores, nós podemos melhorar o potencial humano proporcionando a mais inovadora tecnologia para o ensino e a aprendizagem para tornar a aprendizagem mais acessível para todos. Centrando-se nas oportunidades, e trabalhando juntos, poderemos elevar e maximizar o sucesso educativo e institucional.
John A. Baker -  Desire2Learn Incorporated

Relato do Encontro de Professores e Tutores de EaD / CONAES / SERES-MEC
João Mattar - Anhembi Morumbi

Sessão oficial de encerramento do 17° CIAED
CMM
ABED
SORTEIOS - netbooks/tablets/HD este e outros.


Coordenação:
João Mattar - Anhembi Morumbi