ABED

APRESENTAÇÃO

AVALIAÇÃO

CIDADE

EXPOSIÇÃO

FALE CONOSCO

HOSPEDAGEM

IMAGENS

IMPRENSA

INSCRIÇÃO

LOCAL

MINI-CURSOS

PARTICIPANTES

PATROCINADORES

PROGRAMAÇÃO

TRABALHOS

PRINCIPAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MINI-CURSOS

 

Mini-cursos  pré-congresso - 1ª. parte 09h00 às 12h00 e 2ª. parte 13h30 às 16h30 do dia 30 de agosto

 

A oportunidade de participar  de cursos ministrados por especialistas pesquisadores com foco em aspectos nos diversos aspectos da EAD, como: tecnologia, tutoria, ambientes educacionais, softwares, material didático, avaliação, gestão e planejamento. Com duração média de 6 horas, os mini-cursos são destinados a educadores, coordenadores, gerentes de treinamentos, pesquisadores, criadores de tecnologia aplicada a EAD, e a todos aqueles que de alguma forma estão envolvidos com Educação a Distância. A reunião de especialistas com experiências em diversos lugares e a possibilidade de troca de informações sobre EAD com as diversas faces do setor, tornam os mini-cursos uma atração imperdível para aqueles que desejam atualizar seus conhecimentos em Educação a Distância. Os Mini-Cursos serão realizados com no mínimo 20 inscritos. Confira a lista contendo as ementas e professores que ministrarão os Mini-Cursos

 

 

Mc 01 – Gestão de Educação Corporativa a Distância - Das Redes Sociais ao Satélite Bidirecional: Premissas Teóricas e Casos Práticos

UNINORTE

Luci Ferraz de Mello - Hughes
Luciano Gamez

 

 Objetivos: Apresentar os fundamentos da Educação Corporativa a Distância, com base na exposição de premissas teóricas sobre a implantação de processos de Universidade Corporativa e Gestão por Competências, da Andragogia e da Educação a Distância.

Proporcionar aos gestores de Universidades Corporativas instruções específicas sobre planejamento e implantação de cursos e treinamentos na modalidade a distância direcionado aos colaboradores da empresa. 

Apresentar orientações sobre como estruturar as estratégias de interações necessárias ao desenvolvimento de competências, considerando a adoção e integração de várias mídias (das ferramentas de Web 2.0 à transmissão ao vivo via satélite).

 

Conteúdo: Rápida revisão das teorias sobre Educação Corporativa de Desenvolvimento de Competências, bem como noções sobre aprendizagem, nas perspectivas do Cognitivismo, Sócio Interacionismo, Conectivismo, Andragogia, Distância Transacional, Comunidade de Investigação, Continuum de Educação a Distância e o Modelo dos 5 estágios;  noções sobre como definir ferramentas digitais a serem adotadas (da Web 2.0 à transmissões ao vivo via satélite), a partir do tipo de interações necessárias ao desenvolvimento de competências específicas; apresentação de estudos de caso diversos; atividade em grupo de planejamento básico de curso corporativo no modelo a distância.

 

 

Público alvo: Profissionais ligados às Universidades Corporativas, bem como à área de Treinamento e Desenvolvimento de empresas privadas e públicas; profissionais prestadores de serviços junto à área de planejamento de treinamento e desenvolvimento corporativo;  professores de instituições de ensino superior que oferecem cursos de extensão e pós graduação aos profissionais de diversas áreas do ambiente corporativo.

 

Pré-requisitos para o participante: Conhecimentos básicos sobre os processos de planejamento e gestão de Educação Corporativa e/ou treinamento & desenvolvimento.

 

Luci Ferraz de Mello Mestre em Comunicação, sob a linha de pesquisa Educomunicação, pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, estuda as práticas educomunicativas na EAD. Especialista em Gestão de Organizações de Terceiro Setor, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas. Cursos de extensão em Docência e Tutoria pela EBAPE/FGV-RJ, é professora-tutora da Fundação Getúlio Vargas (Programa FGV Online) e professora convidada do curso de Gestão da Comunicação, ECA/USP (cursos presenciais). Curso de extensão em Planejamento e Gestão de EAD, pela FGV-SP (Programa GVNet), é consultora pedagógica para projetos de EAD da Hughes Telecomunicações, que trabalha o modelo de transmissão via satélite bidirecional integrado a outros modelos de EAD. Consultora independente para planejamento e implementação de cursos ofertados nos modelos presencial e à distância que façam uso integrado de diversas tecnologias digitais. Pesquisadora do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação, da USP, desenvolve estudos sobre práticas educomunicativas ligadas à EAD. Participou do Projeto EducomJT, do NCE/USP, e Mídias na Educação, ligado ao MEC. Palestrante autorizada para o projeto "Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologias" do Centro de Mídias, da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas.


Luciano Gamez
graduado em Psicologia pela Universidade de Lisboa (1992), mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho (1998) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), na área de concentração em Ergonomia Cognitiva. Foi bolsista do CNPq no programa de doutorado sanduíche, tendo realizado estágio de pesquisa doutoral na École Polytechique de Montreal, no Québec. Gamez tem experiência em planejamento, gestão e docência em Educação a Distância, produção editorial impressa (livros didáticos, manuais e cadernos de atividades) e eletrônica (objetos de aprendizagem). É gestor de projetos educacionais em EaD, e docente nas áreas de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Planejamento, Gestão e Docência da Educação a Distância; Psicologia da Educação, Avaliação da Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino a Distância. Em 2009 e 2010 foi professor convidado e orientador de trabalhos monográficos no curso de pós-graduação Latu Sensu Formação de Orientadores de Aprendizagem para Educação a Distância, promovido pelo Departamento de Ciências da Computação e Programa de Estudos Pós-graduados em Educação e Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Atualmente é Coordenador de Qualidade do Material Didático EAD no grupo Anhanguera Educacional. É professor autor e tutor do curso de extensão Docência e Gestão da Educação a Distância na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). É membro do conselho consultivo da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. 


MC 02 Autoria de materiais didáticos na EAD visando a Interatividade por Meios de TICs
UNINORTE
Kelly Fernandes – Decex - Fundação Trompowsky
Tatiana Claro Rodrigues – Inmetro

Objetivo:
Fornecer subsídios aos profissionais da área de educação e/ou treinamento e desenvolvimento, responsáveis por disciplinas a distância, para a elaboração de materiais didáticos diversos, contemplando suporte textual (apostilas, manuais, tutoriais etc), midiático (vídeos e podcast) e de interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem. 

Ementa:
A Educação a Distância: conceitos subjacentes à elaboração de material didático interativo. Características do material didático na Educação a Distância. Orientação para elaboração de material didático para suporte textual (apresentação, objetivos, sumário, introdução, desenvolvimento, encerramento e quadro-síntese). Aplicações de vídeos e podcast na EAD. Orientação para elaboração do material midiático (sinopse e roteiro). Utilização das interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem (fórum e tarefa).

 

Desenvolvimento das Atividades: Apresentação dos conceitos subjacentes à elaboração de material didático interativo: redimensionamento temporal e espacial; interação e interatividade; e atores e papéis. Características do material didático na EAD: suportes diversos (textual, midiático e interfaces) e especificidades da modalidade a distância.

 

Estrutura do material didático para suporte textual: apresentação, objetivos, sumário, introdução, desenvolvimento, encerramento e quadro-síntese.
 

Atividade prática de suporte textual.
Utilização e aplicações de vídeos e podcast na EAD.
Apresentação de diferentes tipos de vídeos para EAD.
Etapas para elaboração do material midiático: planejamento, realização e pós-realização.
Atividade prática de material midiático.
Utilização das interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem (fórum e tarefa).

Público-Alvo - Acadêmico e Corporativo.


 

Kelly Fernandes Pereira Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universiade Estácio de Sá/UNESA (2010); Especialista em Engenharia de Sistemas de Computação – UNESA; Graduada em Rede de Computadores - UNIABEU.  Atualmente é analista de projetos em Educação a Distância (EAD) do Departamento de Educação e Cultura do Exército e do Treinamento da Força de Trabalho dos 5º Jogos Mundiais Militares. Atua em Tecnologia Aplicada nos Processos de EAD e Design Instrucional. Tem experiência em gestão e coordenação de cursos a distância, capacitação de professores e ambiente virtual de aprendizagem.
 

Tatiana Claro dos Santos Rodrigues Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela UNESA (2009). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2001), especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2002), especialização em Administração e Planejamento da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2005). Atualmente é Analista Executiva do Inmetro, atuando no Centro de Capacitação, na área de Educação a Distância e como professora-colaboradora do mestrado profissional em Metrologia e Qualidade. Orientadora de trabalhos de conclusão de curso na Graduação em Pedagogia do Consórcio CEDERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


MC 03 Gestão futurista da EaD: sustentabilidade e gestão integrada pelos quatro modelos da EaD.
UNINORTE


Enilton Ferreira Rocha – WR3EaD

 

Apresentação: Já são mais de 3 milhões de pessoas, no país, que estudam a distância em instituições de ensino superior, cursos técnicos e cursos livres (ABED, 2009). A meta do Ministério de Educação é chegar a 4 milhões de alunos no ensino superior em 2020, segundo o secretário de Educação Superior do Ministério, Luiz Cláudio Costa (Junho, 2011). Especialistas da educação acreditam que 43% desses alunos estarão matriculados no modo a distância. Esse avanço é resultado de um esforço conjunto entre instituições federais e privadas que acreditam na EaD como uma opção legítima de oportunidades ao acesso a uma educação de boa qualidade dentro e fora dos grandes centros urbanos brasileiros.
 

Em contrapartida, a gestão da educação a distância enfrenta sérias dificuldades por conta desse avanço, tendo em vista a velocidade com que a EaD chegou, e se instalou, em suas várias formas e modelos. Em 2008, 1300 centros de apoio aos alunos ( polos) foram fechados pelo MEC. Mais recentemente, fevereiro de 2010, 10 mil vagas foram suspensas pelo ministério. A educação a distância tem cobrado das IES e das Universidades Corporativas ações gerenciais muito além da questão pedagógico-acadêmica. Para isso, faltam profissionais qualificados, faltam diretrizes e modelos de gestão adequados para acomodar e gerenciar com sustentabilidade e qualidade esse crescimento na oferta da EaD brasileira, associada às suas conexões tecnológico-midiáticas de mediação e aos seus desdobramentos técnicoadministrativos decorrentes.
 

Nesse cenário, o Método dos quatro Modelos de Gestão da EaD parece ajustar-se a essa necessidade de compreender a educação a distância como um legítimo sistema educacional, bem como, preparar os seus gestores para ajustar-se ao seu crescimento assustador como uma oportunidade para o desenvolvimento do país, mas que demanda uma ação gerencial eficiente e eficaz, diante da sua grandeza e das suas particularidades, tanto do ponto de vista tecnológicomidiático quanto da sua natureza científico-educacional complexa.

 

Objetivo: Desenvolver novas competências e habilidades no âmbito da gestão integrada dos processos da EaD como um sistema educacional, compreendendo os quatro modelos de gestão: Modelo de Negócio e Sustentabilidade, Modelo Educacional, Modelo Tecnológico-Midiático e o Modelo Integrador da Visão Sistêmica.

 

Estrutura de Conhecimento / Ementa:

Debate Nivelamento
Uma revisão da EaD e seus novos cenários
Significados para a sustentabilidade na EaD
Principais dificuldades na Gestão da EaD
 

Modelo de Administração e Sustentabilidade
1.1. DA – Diagnóstico da Aprendizagem
1.2. Plano de Marketing e Difusão
1.3. Orçamento, Precificação e Taxa de Retorno
1.4. Capacidade Produtiva Interna e de Expansão
1.5. Gestão de Pessoas na EaD
1.6. Polos Educacionais e Convênios Institucionais

Modelo Educacional
2.1. Design Didático e seus novos contextos na EaD
2.2. O tripé da produção de conteúdo na EaD
2.3. Estilos de Aprendizagem na EaD
2.4. Modelo do Contínuo Pedagógico-Andragógico na EaD
2.5. Sistema de Avaliação em Processo de Aprendizagem: colaborativo, interativo e cooperativo.
 

Modelo Tecnológico
3.1. Processo de Comunicação e Diálogo na EaD
3.2. Mídias Interativas Digitais em processo de aprendizagem
3.3. Redes Sociais na EaD
3.4. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Conexões
3.5. Laboratório Pedagógico-Andragógico Virtual

 

Modelo da Visão Sistêmica

 Indicadores de Desempenho e Gestão:

Do Ensino e Aprendizagem na EaD
4.2. Desempenho do Aluno
4.3. Desempenho do Professor
4.4. Da Equipe de Design e Produção
4.5. Da Logística e Resultados do Projeto
 

 Sistemática de Acompanhamento

 

Metodologia

Para desenvolver competências e atender às expectativas do curso, os participantes serão convidados ao desafio da manipulação, reflexão crítica e intervenções pela atividade de Estudo de Caso, com a produção de proposta para os 4 Modelos de Gestão da EaD, com alternativas e soluções desenvolvidas em grupos de trabalho.
 

Estrutura Metodológica: abertura, exposição teórica, debate, oficina:  estudo de caso - equipes de trabalho.

Publico alvo: Diretores Acadêmicos, gestores de RH e universidades corporativas, professores, tutores, coordenadores acadêmicos de cursos a distância, gestores de projetos da educação corporativa a distância, pedagogos e profissionais da área de Comunicação, gestão de pessoas e tecnologia.

 

Vagas: Número máximo de 32 participantes.

 

 

Requisitos mínimos do aluno: Manipulação do pacote Office. Navegação pela Internet. Capacidade de trabalho em equipe.

 

Enilton Ferreira Rocha é graduado em Administração. Atualmente é Professor na Pós-Graduação do Centro Universitário Newton Paiva - BH, membro do Conselho Editor da Revista Acadêmica Senac On-line, membro do corpo de Consultores. Pareceristas Ad Hoc, da Editora da Universidade Federal de Rondônia – EDUFRO. Especialização em Docência para o Ensino Superior, Sistemas de Informação e Administração Financeira. Especialista em EaD. Tem experiência na área de Educação, com desenvolvimento e implantação de projetos de Educação a Distância e Sistemas de Informação. Coordenou durante cinco anos o Polo Belo Horizonte da Associação Brasileira de Educação a Distância. Foi membro do Conselho Superior e do Conselho de Ética da Faculdade São Camilo-MG. Consultor do SENAC_MG, da Universidade FUMEC, da UNIFOR e da UCVALE. Foi professor do Centro Universitário Newton Paiva, nas disciplinas de Banco de Dados e Análise de Sistemas, a distância, e da Faculdade São Camilo Minas Gerais. Autor de vários artigos sobre a Educação a Distância (Educação Acadêmica e Corporativa) e o Método Andragógico para EAD. Coautor no E-book: "O papel do tutor na EaD e a sua remuneração" - Coletânia do I Encontro Nacional de Tutores da EAD - julho, 2006". Autor no 2° volume do livro EAD-EDA Educação a Distância: o Estado da Arte, com lançamento previsto no 17º CIAED/2011. Principais Projetos: Veredas - Formação de Professores da Rede Pública, a distância (Sistema de Gestão), Janelas para a Cidadania (e_learning nas penitenciárias de Minas), Pós-Graduação em Gestão Fiscal, a distância (38 prefeituras de Minas, SP e RJ), Curso de Administração, a distância (SENAC MINAS) e a implantação do Núcleo de EaD do Centro Universitário Newton Paiva. SENAC_TEC, 2008 - Seminário Mineiro de Educação Tecnológica e Profissional (Coordenação e Projeto). Consultoria em EaD na Universi dade de Fortaleza – UNIFOR, 2010/2011. Implantação do E_Learning na UCVALE - PR; ENPED, 2010 - 1o Encontro Nacional de Professores da EaD (Coordenação e Projeto) Participei, como palestrante, de vários seminários nacionais e congressos internacionais da ABED e do e_Learning Brasil - SP. Palestrante no JOVAED - ABED, 2011.


Mc 04 - Redes Sociais online: conceitos e recursos potencializando a EAD

Sala 12
Ederson Luiz Locatelli - UNISINOS
 

Ao falar de redes sociais na educação online, faz-se necessário uma retomada dos principais conceitos de EaD, o qual pode significar Ensino a distância e/ou Educação a Distância, bem como uma reflexão sobre os diferentes momentos que as constituíram enquanto modalidade educacional. Essa modalidade surgiu com particularidades, de forma a permitir o acesso à educação a um número maior de pessoas, democratizando o ensino e rompendo com a linearidade situada pelo tempo e o espaço. Para Kenski (2008, p. 76) “o espaço e o tempo definem a distância em que se vai realizar a ação educativa.” Assim, é fundamental conhecer seu processo evolutivo, não esquecendo que a educação a distância não é algo novo e tampouco teve sua origem nas tecnologias digitais conhecidas atualmente. Os grandes momentos foram: 1) Surgimento da Imprensa; 2) Novas mídias: difusão do rádio e TV, e 3) O surgimento da Internet. Sendo assim, a EaD pode ser efetivada pelo uso de diferentes meios (correspondência postal ou eletrônica, rádio, televisão, telefone, fax, computador, internet etc.). Baseando-se tanto na noção de distância física entre o aluno e o professor, como flexibilidade do tempo e na localização do aluno em qualquer espaço. Entretanto, muitos desconhecem as possibilidades de comunicação e interação que estes recursos oferecem para potencializar os processos de ensino e aprendizagem online. Levando em consideração o contexto da Web 2.0, que tem como fundamento a participação, a construção coletiva e colaborativa, a interação mútua, entre outros conceitos, as redes sociais são estabelecidas e potencializam espaços de construção do conhecimento online. Por esses motivos, profissionais de diversas áreas, professores e pesquisadores tem estudado para avaliarem de que forma as redes sociais online, em espaços interativos e colaborativos, podem, efetivamente, tornarem-se espaços de aprendizagem.

 

Objetivos:

-  Conhecer os principais momentos históricos da EAD.

-  Apresentar e refletir sobre a paradigma atual da EAD.

-  Proporcionar a experiência e o conhecimento das redes sociais online;

-  Discutir os principais conceitos que fundamentam as redes sociais;

-  Desenvolver atividades nas redes sociais proporcionando conhecimentos a respeito dos processos de aprendizagem online;

 

Programa:

- Histórico da EAD;

- Novas formas de pensar e aprender

- Geração homo zappiens e a aprendizagem

- Web 2.0

- Cooperação, colaboração e interação

- Rede e redes sociais online

- Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

- Construção de texto coletivo: Google Docs

- Redes Sociais online: Facebook e twitter

- Apresentações: Prezi, Slideshow e slideshare

- Mundos Digitais Virtuais 3D: Second Life




 

Texto para motivar o pessoal a participar do curso: “Onde quer que haja vida, vemos rede.” A EAD, bem como, as redes sociais online, têm sido potencializadas com o fenômeno da internet, contudo elas não são de hoje. Diferentes áreas do conhecimento vem utilizando o termo rede e a população em geral tem utilizado rede social nominando os espaços de relacionamento online. Por isso convidamos a participar do mini-curso para juntos discutirmos os principais momentos da EAD, os conceitos que fundamentam as redes sociais online e, também experienciar os diversos recursos disponíveis na web e de que forma estes podem potencializar as práticas pedagógicas na educação a distância.


MC 05 Metodologia Spider: planejamento e gestão da educação a distância flexível

Sala 05
Gley Fabiano Cardoso Xavier

 

Benefícios em participar deste mini-curso
. Conhecerá conceitos e contextos importantes na tomada de decisão de projetos de EaD ou de implantação de Tecnologia Educacional;

. Perceberá a importância e a necessidade de um planejamento estratégico antes de iniciar projetos de cursos virtuais;

. Conhecerá e praticará, por meio de um exemplo simples, a metodologia Spider criada para o planejamento e gestão de cursos presenciais ou virtuais que tenham grande uso de conteúdos e ferramentas digitais, virtuais e interativas;

. Receberá indicações de itens importantes a serem vistos antes de planejar/desenvolver qualquer curso virtual ou presencial que tenha grande uso de conteúdos e ferramentas digitais, virtuais e interativas;

 

Objetivo
Apresentar e exercitar a metodologia Spider composta de 05 fases como ferramenta para o planejamento e a gestão de cursos virtuais e presenciais que tenham grande uso de conteúdos e tecnologias digitais, virtuais e interativas.

 

Público-alvo
Professores, coordenadores de cursos, gerentes de treinamentos ou profissionais que participem ou sejam responsáveis pela gestão de projetos educacionais.

 

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos sobre educação com preferência que participem ou tenham participado na gestão de projetos educacionais.

 

Conteúdo
Fundamentos de EaD

·         Taxonomia dos métodos de Ensino: presencial, a distância, distribuído e e-learning. - A convergência entre  educação virtual e presencial

·         Sistemas de EaD

 

Planejamento Estratégico Educacional

Metodologia Spider

·          Conceituação e contexto

·          Focos de um projeto educacional: pedagógico, tecnológico, mercadológico e operacional;

·          Fases: planejamento, produção, implementação, operação e avaliação

·          Modelagem das atividades de aprendizagem e programas de aprendizagem

·         Tópicos importantes na produção de conteúdos e na gestão dos profissionais envolvidos em um projeto EaD;


Gley Fabiano Cardoso Xavier
Mestre em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnologias (IPT). Especialista em Gestão da Educação Tecnológica pelo Centro Universitário SENAC, Coordenador de Pós-graduação lato sensu da área de Comunicação, Artes e Design do Centro Universitário SENAC, Professor da Faculdade de Computação e Informática da Faculdade Armando Álvares Penteado,  Componente do Conselho de Qualidade da Associação Brasileira de educação a Distância (ABED). Componente do Conselho Consultivo do Programa de Formação de Profissionais para Educação a Distância e Flexível da Associação Brasileira de educação a Distância (ABED); Autor do livro Lógica de Programação da Editora SENAC-SP e da Metodologia Spider para planejamento e gestão de cursos a distância (em prelo);  Sócio-diretor da MX Consultores Associados Ltda., especializada em planejamento estratégico e gestão da Tecnologia educacional e projetos de EaD. 
 


MC 06 As TIC como ferramentas de divulgação científica: atores, ferramentas e resultados

Sala 06
Guilherme A. Marson - Instituto de Química, Universidade de São Paulo

 

O curso versa sobre o uso das Tecnologias da Informação e do Conhecimento na divulgação de ciências. Tendo o caso do portal de Química Nova Interativa (http://qnint.sbq.org.br), o curso explora como diferentes atores usam as TIC para potencializar a disseminação de conteúdos existentes, criar novos conteúdos, e viabilizar iniciativas envolvendo o sistema público de ensino. Será adotado um foco prático operativo com ênfase nas lições aprendidas para superar obstáculos na implementação e manutenção do portal. Serão abordadas desde questões referentes à articulação dos diferentes atores do processo, até questões de direito autoral e aquelas que tangenciam a tecnologia de informação.


MC 07 Softwares de apoio à pesquisa qualitativa: possibilidades e limitações
Sala 07

Alzino Furtado de Mendonça
Ricardo A. G. Teixeira

 

Histórico do uso de softwares em pesquisas científicas. Evolução dos softwares de análise qualitativa. Os desafios da pesquisa mista (quanti-qualitativa). O uso de softwares de análise qualitativa: limites e possibilidades. Explorando as funções do software NVivo: processamento de textos, imagens, sons e vídeos; análise de dados não numéricos e não estruturados (gestão de dados, gestão de ideias, pesquisa de dados, modelação visual e relato). Conhecendo a proposta do WebQDA: análise qualitativa em ambiente web colaborativo distribuído.

 

PÚBLICO ALVO: Pesquisadores em geral, mestrandos, doutorandos, professores da educação básica e ensino superior, acadêmicos de graduação e pós-graduação.

 

OBJETIVO GERAL: Discutir limites e possibilidades do uso de softwares de apoio à pesquisa qualitativa.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Discutir o uso de softwares de apoio a pesquisas nas abordagens quantitativa e qualitativa.
- Avaliar limites e possibilidades de uso de softwares de análise de dados não numéricos e não estruturados (textos, imagens, sons e vídeos) na realização de pesquisas.
-
Demonstrar algumas funcionalidades dos softwares NVivo e WebQDA.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1.             As abordagens quantitativa e qualitativa em pesquisa

1.1.           Histórico das pesquisas quantitativas e qualitativas

1.2.          Uso de software como apoio à pesquisa quantitativa

1.3.          Uso de software como apoio à pesquisa qualitativa

1.4.          A integração das abordagens quantitativa e qualitativa em pesquisas

1.5.          NVivo: software de análise de dados não numéricos e não estruturados

1.6.          WebQDA: integração entre as pesquisas mistas em ambiente web, colaborativo e distribuído

 

2.            Explorando as funcionalidades do NVivo 8

2.1.           Fontes

.2.          Categorias e codificações / atributos de categorias

2.3.          Casos e atributos

2.4.          Organização da informação e exploração dos dados

2.5.          Visualização (modelos e gráficos) e relatórios

2.6.          Possibilidades e limitações

 

3.           Conhecendo a proposta do WebQDA

3.1.    Possibilidades e limitações

 

METODOLOGIA: No primeiro momento, o mini curso será ministrado com base em exposição oral dialogada, com apoio de apresentação em PowerPoint. No segundo momento, será feita uma demonstração prática do uso do NVivo e WebQDA no apoio à realização de pesquisas qualitativas, explorando as funcionalidades básicas para análise de dados não numéricos e não estruturados (processamento de textos, imagens, sons e vídeos).

Conteúdo Programático/Sequência Didática), serão exploradas as funcionalidades de dois dos principais softwares de análise qualitativa disponíveis no mercado: o NVIVO  e o WEBQDA.

O NVivo e o WebQDA são programas informáticos destinados à investigação qualitativa geral e proporcionam inúmeras vantagens em relação à investigação sem o recurso de um software ou ao uso de outros programas não específicos, tais como um processador de texto ou uma planilha eletrônica.

Embora estes programas tenham particularidades, em ambos, o investigador/pesquisador pode editar, visualizar, interligar e organizar documentos. Pode criar categorias, codificar, controlar, filtrar, fazer buscas e questionar os dados com o objetivo de responder às suas questões de pesquisa. Uma das diferenças entre o NVivo e o WebQDA (Web Qualitative Data Analysis) é que este é um software de análise de dados qualitativos que funciona na web através de um ambiente colaborativo e distribuído (
www.webqda.com). Apesar da existência de alguns pacotes de software que tratam de dados não numéricos e não estruturados (textos, imagem, som e vídeo), nenhum deles permite ser utilizado por vários investigadores num ambiente de trabalho colaborativo e distribuído como a Internet pode oferecer. Além disso, o WebQDA está orientado para ser utilizado tanto no contexto acadêmico como no meio empresarial, por profissionais que necessitem de analisar dados qualitativos individualmente ou colaborativamente, de forma síncrona ou assíncrona.

 

 

PRÉ REQUISITOS PARA OS ALUNOS: A princípio, pessoas interessadas no uso de softwares de apoio à realização de pesquisas qualitativas. Preferencialmente, pessoas que estejam envolvidas (ou pretendam estar...) com a realização de pesquisas pessoais ou institucionais).


O curso apresenta, entre ouras, as seguintes interfaces com a área de Educação a Distância: Em primeiro lugar, os softwares de análise qualitativa de dados se distinguem dos demais por possibilitar que diferentes pesquisadores, em diferentes localidades, possam compartilhar, simultaneamente, um mesmo ambiente de desenvolvimento de pesquisa, ou seja, possibilita que pesquisadores possam desenvolver um projeto comum de pesquisa, cada um podendo acompanhar os passos dos demais, além de ter acesso aos dados de campo e às análises que vão sendo desenvolvidas no ambiente.  Como afirmam Souza, Costa e Moreira (2010), apesar de existirem alguns pacotes de software que tratam de dados não numéricos e não estruturados em análise qualitativa (textos, imagem, vídeo, entre outros), nenhum deles pode ser utilizado por vários investigadores num ambiente de trabalho colaborativo e distribuído como a Internet pode oferecer. O domínio das funcionalidades de softwares desta natureza potencializa a atividade de pesquisa e aumenta, significativamente, a “produtividade” do pesquisador individual e de grupos de pesquisadores. Em segundo lugar, um software de apoio à pesquisa qualitativa se constitui em ferramenta de valor inestimável aos associados da ABED que estejam desenvolvendo ou pretendam desenvolver pesquisa na área de EAD, área em que predominam as pesquisas de cunho qualitativo. Todo o trabalho de coleta, tratamento e análise dos dados de pesquisa, antes desenvolvido manualmente, pode ser processado com o uso destes softwares, agilizando o tempo de realização da pesquisa e oportunizando ao pesquisador novos insights, pela facilidade com que os dados podem ser agrupados e reagrupados. Além disso, é pouco provável que esse tipo de curso seja encontrado no âmbito de instituições universitárias ou mesmo corporativas, o que torna a oferta do minicurso pela ABED em uma oportunidade única para seus associados.

Porque participar ? Você que está realizando pesquisa em EAD ou pretende realizar, já ouvir falar de softwares de análise de dados não numéricos e não estruturados (textos, imagens, sons e vídeos) na realização de pesquisas? Que tal conhecer um pouco das funcionalidades do NVIVO e WebQDA?  Com estes softwares, finalmente, você não precisa mais processar manualmente ou em planilhas isoladas seus dados de pesquisa. E ainda: com eles, você pode explorar de forma inédita sua criatividade na produção de conhecimentos.  Este mini curso interessa a pesquisadores em geral, mestrandos, doutorandos, professores da educação básica e ensino superior, acadêmicos de graduação e pós-graduação.


Alzino Furtado de Mendonça
Doutorado em Educação (UFG/FE, 2009), Mestrado em Educação (UFG, 1992), Especialista em Informática Aplicada à Educação (UNICAMP, 1989). Especialsta em Educação Continuada e a Distância (UnB, 2000). Licenciado em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional (UCG, 1976). Experiência profissional em Educação Fundamental e Superior, como gestor educacional. Experiência como docente na área de Educação a Distância, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação e Docência Online. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Endereço para acessar o Curriculum Lattes completo: http://lattes.cnpq.br/3001295666802598

Ricardo A. G. Teixeira é Licenciado em Matemática e Pedagogia e Bacharel em Administração. Tem Pós-Graduação lato sensu em Administração Escolar e em Educação Matemática; Mestrado e Doutorado em Educação. É professor desde 1988, atuando nas redes públicas federal, estadual e municipal e privada no Ensino Fundamental, Médio e Superior, com experiência na área de Educação Matemática, Educação inclusiva e Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás FE/UFG e Assessor no Núcleo de Acessibilidade da UFG. É professor nas Faculdades ALFA nos cursos de graduação, MBA e especialização ligados às áreas de Administração, Economia, Engenharia Civil, Pedagogia e Psicologia. Na mesma instituição é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional MDR (Metodologia e Pesquisa). Na ALFA, foi Gerente do Núcleo de Asseguração da Qualidade e da área Matricial de Matemática, do Núcleo de Acessibilidade, do Núcleo de Estágio; Presidente da Comissão do Vestibular e da Comissão Própria de Avaliação - CPA. Foi professor do Instituto de Matemática e Estatística IME/UFG, da PUC-GO, UEG e outras IES em Goiás.  Endereço para acessar o Curriculum Lattes completo: http://lattes.cnpq.br/0272312162765846.


MC 08 - Ferramentas de Autoria e Publicação com Tablets e Smartphones
Sala 08

Bruno Silveira Duarte – SENAI DN


Serão apresentadas ferramentas que o docente pode utilizar para criação e edição simplificada de áudio e vídeo, desenho e animações, realidade aumentada, jogos, quizzes, formulários, árvores de decisão, conteúdo geoposicionado, livros digitais, cloud computing, compartilhamento, integração e transferência de conteúdo entre plataformas e para redes sociais, bem como perspectivas e tendências para o uso de tablets, criação de Operadoras Móveis Virtuais (MVNO) para acesso a Internet e modelos de negócio para mobile learning. O curso estará direcionado para o sistema operacional da Apple, mas também apresentará algumas informações sobre Android. Serão utilizados aplicativos gratuitos e também pagos, acessíveis a partir da Apple Store e de outras fontes e empresas.


OBS: É desejável que os participantes tenham acesso à Internet por meio de um iphone, ipad ou ipod touch durante o minicurso.

Requisitos: projetor multimídia, computador e Internet wireless.

Ferramentas de Criação e Publicação com Tablets e Smartphones

Apresentação

Para onde vai a tecnologia educacional e como os dispositivos móveis despontam no cenário? M-learning: Tablet ou smartphone? O que se faz com um smartphone, com um tablet, e o que vale a pena continuar fazendo no computador? O que um tablet tem de especial? E um smartphone? Qual é o melhor dispositivo ou o melhor sistema operacional? Como tirar o melhor de um dispositivo móvel? Como esses dispositivos podem ser incorporados ao processo educativo? Qual é o futuro das tecnologias educacionais e como se encaixam os dispositivos móveis? Como esses dispositivos podem melhorar o dia-a-dia na sala de aula ou em outros ambientes? Como criar, acessar, gerir e disseminar conteúdos com tablets e smartphones?

No minicurso “Ferramentas de Autoria e Publicação com Tablets e Smartphones” serão apresentadas possibilidades de uso desses dispositivos no cenário de inovação com tecnologias educacionais, bem como alguns casos e modelos de negócio possíveis para M-learning. Na parte prática do curso serão apresentados aplicativos, com foco no iPad[1], que o docente pode utilizar para criação, acesso e edição simplificada de textos, áudio e vídeo, animações, apresentações, formulários, árvores de decisão, conteúdo geoposicionado, livros digitais, compartilhamento, integração e transferência de conteúdo entre dispositivos e para redes sociais, de modo a despertar as possibilidades de uso na educação e no cotidiano.

Objetivo: O minicurso objetiva contribuir para a formação de consciência crítica de quem pretende inserir o m-learning na estratégia de educação, sendo docente, técnico ou gestor, a partir da reflexão sobre tendências para o uso de tecnologias educacionais inovadoras. Com relação às capacidades técnicas que pretende desenvolver, com foco na utilização do iPad, ao final do curso o participante deverá ser capaz de:
 

- Realizar operações básicas;

- Trabalhar com textos;

- Trabalhar com planilhas;

- Trabalhar com apresentações;

- Editar imagens;

- Roteirizar, criar e publicar histórias em quadrinho;

- Roteirizar, criar, editar e publicar vídeos;

- Criar e publicar animações simples;

- Publicar e gerenciar conteúdos para blogs e redes sociais;

- Fazer transferência e sincronização de arquivos entre equipamentos;

- Encontrar e baixar aplicativos;

- Utilizar Ferramentas Google;

- Baixar livros e periódicos digitais;

- Organizar comunidades em Redes Sociais para disseminação de conteúdos;

- Disseminar conteúdos geoposicionados.

 

Metodologia: O mini-curso terá momentos expositivos, com uso de recursos didáticos multimídia, e atividades práticas. Serão utilizados aplicativos gratuitos e também pagos, acessíveis a partir da Apple Store e de outras fontes e empresas.

Público alvo: Pessoas interessadas em promover inovações no processo educativo, em M-learning e na criação, gestão e disseminação de conteúdos com Ipad. É recomendado que os participantes tenham um iphone, ipad ou ipod touch, conexão 3G e conta válida na Apple Store e nas principais redes sociais, durante o minicurso, para acesso à Internet, download de aplicativos, publicação de conteúdos e, de modo geral, desenvolvimento de experiências.

Bruno S. Duarte é Bacharel em Comunicação Social (UNIP, 2003), Especialista em Educação a Distância (FINOM, 2008) e Mestrando em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB, 2011). Atualmente atua na área de Tecnologias Educacionais do Departamento Nacional do SENAI. Foi Gerente Geral de Produção de Conteúdos do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília – UnB; Consultor do Ministério da Educação na Implantação da Escola Técnica Aberta do Brasil – E-tec Brasil; Consultor de Empresa Privada na implantação de cursos de graduação e credenciamento de várias Instituições de Ensino Superior. rbduarte@dn.senai.b

 

[1] O foco prático nos produtos da Apple é dado em função da duração do mini-curso.

 


MC 09 -  Mídia Design Instrucional [apresentação]

Sala 09


Liamara Scortegagna – UFJF
Eduardo Barrére – UFJF

 

Com a incorporação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTICs na educação, faz-se  necessária um ação de planejamento e a implementação de novas estratégias e metodologias no processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando nos referimos à modalidade de Educação a Distância – EAD.

Na EAD o desenvolvimento de materiais didáticos e o uso de metodologias que fortalecem o processo de ensino e aprendizagem, decorrem do Design Instrucional – DI que, representa item fundamental na organização e sucesso de um curso nesta modalidade de ensino. O DI na EAD objetiva o planejamento, a produção e a  0rganização de textos, imagens e sons, produzindo materiais didáticos em diferentes modalidades, mídias e contextos. A incorporação de “novas mídias” no processo de ensino e aprendizagem à distância representa poderosos recursos de apoio a este processo e estão provocando um novo movimento dentro da teoria e

prática do design instrucional, denominado de Mídia Design Instrucional. Esta nova área engloba o profissional de design instrucional com capacitação para a gestão, planejamento, desenvolvimento e avaliação do DI em diversas mídias e não apenas nas já tradicionais mídias impressas e digitais. Este mini curso objetiva capacitar os profissionais da área de EAD para analisar as características das novas mídias existentes ou emergentes e o

seu uso em ambientes instrucionais, planejando, selecionando, criando e/ou modificando modelos apropriados de design para projetos interdisciplinares em EAD, buscando melhorar as habilidades, atitudes e conhecimentos referentes à área.

sumário de tópicos a serem abordados com texto explicativo:

- Introdução à mídia design instrucional

- Desafios e potencialidades de mídia design instrucional

- Mídias e aplicação do design instrucional

- Estudo de caso

- Planejamento de design instrucional e aplicações em mídias

 

Público alvo:

Coordenadores, docentes e tutores de cursos na modalidade EAD e profissionais das diversas áreas com  interesse no aperfeiçoamento do planejamento e desenvolvimento de cursos e materiais didáticos utilizando técnicas de Design instrucional e sua aplicação em diversas mídias.

 

Número máximo de participantes com especificação e justificativa de prérequisitos: 30 pessoas - Conhecimento básico em Informática/Internet/Web e Educação a Distância.

 

Uma justificativa apresentando a razão por que o curso é interessante e deve atrair a atenção do público alvo:

A combinação do design instrucional com as potencialidades das novas mídias promove a realização de projetos educacionais interdisciplinares na educação a distância muito mais desafiadores, dentro de uma nova cultura do design instrucional que, apoiada no desenvolvimento tecnológico, permite o planejamento e a consequente geração de projetos efetivamente inovadores.

 

Recurso materiais, computacionais e audiovisuais necessários: Projetor multimídia, acesso à internet (preferencialmente wireless), sala de aula com possibilidade de desenvolvimento de trabalho em grupos.


MC 10 -  Planejamento de situações de aprendizagem para ambientes virtuais

UNINORTE


Ligia Cristina Bada Rubim – SENAC SP
Otacília da Paz Pereira – SENAC SP

 

Ementa com objetivos e metodologia - Planejar situações virtuais de aprendizagem, com a definição de objetivos, contextualização temática, recursos digitais, atividades e avaliação.
Breve exposição metodológica do planejamento pelas professoras. Os participantes trabalharão em pequenos grupos no computador, produzindo um planejamento de aula para ambiente virtual de aprendizagem.
Ao final da oficina, haverá a apresentação do trabalho desenvolvido pelos grupos.
Publico alvo: Professores (até 20 participantes)


 

Otacília da Paz Pereira - Bacharel em Letras pela USP. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, pela PUCSP. Coordenadora pedagógica do desenvolvimento de cursos a distância do Senac São Paulo.

 

Ligia Cristina Bada Rubim - Licenciada em Pedagogia, pela UFES. Doutora em Educação: Currículo, pela PUCSP. Coordenadora pedagógica do desenvolvimento de cursos a distância do Senac São Paulo.


Mc 11 –  Práticas de Tutoria em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Sala 13

Rita Maria Lino Tarcia
Sílvia Maria Coelho Costa

 

Conteúdos
1)  Informática na Educação:
- Legislação, Referencias de Qualidade;
- Fundamentos e histórico as EaD / perfil de aprendizagem
- Cadeia produtiva / proposta pedagógica

2) Possibilidades dos ambientes virtuais de aprendizagem:
- Cursos, disciplinas, projetos educativos
- Práticas pedagógicas relacionadas com a EaD

3) Práticas da tutoria:
- Diferentes possibilidades dessa prática
- Perfil do tutor
- Competências relacionadas à tutoria (conhecimentos, habilidades e atitudes)
- Rotina e uso de ferramentas e funcionalidades
- Estudo de caso


Metodologia
O mini curso será desenvolvido em cinco etapas a saber:
1) Exposição oral dialogada por meio da qual será feita a apresentação e a integração dos participantes.
2) Discussão coletiva orientada pelo instrutor sobre aspectos teóricos da temática.
3) Prática educativa – AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem para apresentações e análise das funcionalidades.
4) Atividades em pequenos grupos para análise e discussão de casos práticos referentes a ação do tutor no encaminhamento dos cursos e aprendizagem dos alunos.
5) Síntese coletiva da análise dos casos e encerramento do mini curso a partir da troca de experiências dos participantes.

Objetivos
1) Contextualizar a inserção da informática na educação e suas implicações para as práticas pedagógicas inclusive na tutoria
2) Reconhecer as especificidades da prática da tutoria assim como as competências a elas relacionadas.
3) Desenvolver competências gerais e específicas da prática da tutoria

 

Referências
1. Carlini AL, Tarcia, RML. 20% a distância e agora?. São Paulo; 2010.
2. Nunes I.B. Noções de educação a distância. Educação a distância, Ined/Cead. Brasília: UnB; 1994.
3. Palloff RM, Pratt K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line; trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed; 2004.
4 - Pallof RM, Pratt K, Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço estratégias eficientes para salas de aula on-line, Porto Alegre: Artmed; 2002. 
5 - http://lua.pops.rnp.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1130519541070_654685369_738&partName=htmltext


Mc 12Inovação Educacional na Prática: 5 Demonstrações, simples e integradas, das novas tecnologias que terão o maior impacto na educação nos próximos anos e que todos os professores podem usar
Sala 10

André Gomes Genesini - Educamos Online
Cristiana Mattos Assumpção - Colégio Bandeirantes
 

Abstract: Nos anos mais recentes a proliferação de novas tecnologias cresceu exponencialmente. este crescimento resultam dois desafios principais: decidir em quais tecnologias investir e como integra-las, de maneira simples e eficiente, ao currículo. As tecnologias que terão maior impacto no futuro próximo, de acordo com o Horizon Report, são: realidade aumentada, uso de celulares no ensino, tablets, livros eletrônicos, Web 2.0 (facebook e twitter), além de mundos e objetos 3D. Os gestores e educadores tem se perguntado como integrar essas tecnologias ao currículo de maneira simples. Esse mini-curso mostra como essas technologias podem ser integradas de maneira simples e complementar, através de 5 demonstrações ao vivo do uso combinado e complementar destas tecnologias.

Introdução: O iPad é o maior fenômeno de vendas de todos os tempos, superando o DVD player em numeros [3], mais de cem mil telefones android são ativados por dia [5], cinquenta anos de TV mundial equivalem a dois meses de upload no you tube. A televisão levou 13 anos para atingir 50 milhões de pessoas, enquanto que o facebook atingiu 100 milhões em 9 meses. A principal característica destas tecnologias é a mobilidade e a interação. Os jovens interagem com entusiasmo nessas tecnologias e esta na hora de trazer parte desta motivação para o currículo. O mundo esta mudando rapidamente e a educação não pode ficar para trás. Porém, como saber quais tecnologias adotar e quais vão se tornar padrão de uso nas melhores escolas e universidades do mundo?

Novas tecnologias surgem a cada ano e muitas tem crescido exponencialmente. As que terão maior impacto na educação em um futuro próximo, segundo o Horizon Report, são: realidade aumentada, smartphones, tablets, facebook, twitter, livros eletrônicos, mundos 3D e conteúdos abertos.

As tecnologias vão ser demonstradas em seis atividades complementares e colaborativas, ao vivo, que demonstram o uso combinado destas tecnologias. As demonstrações usam software gratuito ou de baixo custo, aproveitando o poder da nuvem, dos tablets e dos celulares, de modo que todos os professores e gestores possam aplicar estas demonstrações em suas instituições de ensino.
 

Programa: As tecnologias e demonstrações apresentadas neste mini-curso, apesar de sofisticadas, usam softwares livre ou de baixo custo, para que possam ser aplicadas por todos em suas instituições de ensino. As atividades programadas são as seguintes:

1.         Criando uma Exibição Virtual usando Realidade Aumentada em celulares através de softwares gratuitos

2.        A Revolução dos tablets: como utiliza-los na sala de aula para melhorar a aprendizagem, dando poder ao professor e estimulando a colaboração e a pesquisa entre alunos.

3.        Como criar, de maneira eficiente e econômica, livros digitais e materiais pedagógicos digitais para tablets (de todas as marcas, preços e modelos), que encantam os alunos e estimulam o aprendizado, com qualidade similar às melhores publicações internacionais.

4.        Realidade Aumentada usando Google Sketch, Google Earth e Web Cams.

5.        Uso do facebook e twitter para apoio, colaboração e integração das atividades anteriores.

 

O debate vai continuar online depois do mini-curso no facebook e no twitter. Os participantes serão convidados a integrar uma comunidade de prática já existente para divulgar seus resultados na aplicação destas tecnologias e ver como outras instituições as estão aplicando.

Dra. Cristiana Mattos Assumpção participou do Advisory Board do Horizon Report K12 Edition, nos anos de 2010 e 2011. André Genesini é sócio da Educamos Online, uma empresa especializada no uso de tecnologias educacionais. Juntos eles vão demonstrar as novas tecnologias que estão sendo adotadas pelas melhores escolas e universidades do mundo. São 5 demonstrações praticas e complementares de como essas tecnologias podem ser integradas ao currículo de colégios e universidades. As demonstrações são sofisticadas, porém, se baseiam em softwares livres ou de baixo custo, para que possam ser utilizadas por todos.


Referências

[1] Johnson, L., Levine, A., Smith, R., & Stone, S. (2010). The 2010 Horizon Report. Austin, Texas: The New Media Consortium.

[2] Johnson, L., Smith, R., Levine, A., and Haywood, K., (2010). 2010 Horizon Report: K-12 Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium.
 

Online articles accessed in January 2011:
[3] Tablet Market: http://mashable.com/2011/01/19/tablet-market/

[4] Apple Reveals no New Details on Business without Steve Jobs: http://mashable.com/2011/01/18/apple-reveals-no-new-details-on-business-without-steve-jobs/

[5] Android Surpasses iPhone: http://mashable.com/2011/01/13/android-surpasses-iphon/

[6] iPod Touch Sales: http://mashable.com/2011/01/18/ipod-touch-sales/

[7] Facebook Surpasses Yahoo as Third Most Trafficked Site on the Web: http://www.mediabuyerplanner.com/entry/72854/facebook-surpasses-yahoo-as-third-most-trafficked-site-on-the-web/?utm_source=mbp&utm_medium=email&utm_content=textlink&utm_campaign=newsletter accessed on April 6, 2011

[8] Third-Generation Kindle Now the Bestselling Product of All Time on Amazon Worldwide: http://phx.corporate-ir.net/phoenix.zhtml?c=176060&p=irol-newsArticle&ID=1510745&highlight accessed on April 6, 2011
[9] Picasso: see a virtual exhibit in you smartphone: http://educamosonline.com.br/blog/?p=469 accessed on March 27th, 2011

 


MC 13 - Autorização de Curso em EAD: uma questão de gestão.
Sala 11


Céri Amaral - Faculdade Internacional Signorelli

 

Objetivo: Preparar a IES para receber a Comissão do MEC na solicitação de autorização de curso a distância.
 

Metodologia:

A partir do novo Instrumento de Avaliação, far-se-á a análise das dimensões e respectivas categorias de análise, destacando-se as implicações no planejamento da Instituição.

Cada participante realizará a sua análise em instrumento individual, para que possa avaliar seus pontos fortes e fracos e instaurar as possíveis melhorias.
 

Programa:

1.         Dimensão 1 : Organização didático-pedagógica

·         Projeto pedagógico do curso

·         Materiais educacionais

·         Interação em EAD

·         Avaliação em EAD, Avaliação do Corpo Docente/Tutoria, Avaliação dos Materiais Educacionais

 

2.        Dimensão 2: Corpo Social – Docentes e Tutores

·         Administração acadêmica

·         Perfil dos docentes

·         Corpo de tutores

·         Condições de trabalho

 

3.        Dimensão 3: Instalações físicas

·         Instalações gerais

·         Biblioteca

 

4.        Análise final dos participantes

 

Duração: 6 horas

 

A quem se destina: gestores, educadores, coordenadores de EAD, profissionais envolvidos com educação a distância ou que queiram trabalhar.

 

Céri Amaral é diretora do Centro de Educação a Distância da Faculdade Internacional Signorelli. Doutora em Educação pela UFRJ, na área de Políticas Públicas, Mestre em Educação pela UFRJ, Especialista em Educação a Distância – FIJ, Especialista em Gestão de Recursos Humanos – PUC-Rio, Especialista em Educação Infantil – PUC-Rio, Graduação em Letras-UFRJ e em Pedagogia – USU.   

 


MC 14 - Produção de objetos de aprendizagem simples e eficazes.
Sala 1

Wolfram Laaser

 

Objetivos: Conhecer diferentes formas de mini objetos de aprendizagem, compreender o desenvolvimento de mini objetos em base de "design patterns"; compreender as vantagens e desvantagens do uso de mini objetos.

Conteúdo: Apresentação dos participantes Exemplos de objetos de aprendizagem simples (Flash, Java Applets, podcast, vodcast); Descrição por metadatas (Dublin Core, Merlot, LOM, OBAA); Exemplos da Universidade de Guadalajara (Trabalho prático de reutilização e classificação); Apresentação do trabalho de grupo; Vantagens e desvantagens de objetos de aprendizagem (Trabalho em Grupo); Apresentação do trabalho de grupo.

Pré-requisitos para os participantes: Para os que puderem, levar breves vídeos instrucionais, textos de estudos de casos, exercícios interativos. Subscrever-se "glogster".


Wolfram Laaser foi Diretor Acadêmico (Akademischer Direktor) na FernUniversität em Hagen até 2008
Coordenador de sessões didáticas e Diretor acadêmico no Centro de educação a distancia na FernUniversität Hagen (desde Set. 2005 membro da ZMI (Centro de Tecnologia da Informação e Mídia), Alemanha PhD. Em Economia na Universidade Técnica Berlin (1974) Leitor temporário nas Universidades de Paderborn (1985-87) e Frankfurt (1981) Cursos Online na UNED, Espanha 2003/2004 (Mestrado em Educação a distancia) Cursos Online (Multimedia em Educação a Distancia, Economia do eLearning) Universidade de Joensuu, Finlandia 2005/2006 (IMPDET Multidisciplinar Internacional PhD Programa em tecnologia educacional) Seminários Virtuais (Mestre em educação a distancia) PROED, Universidade de Cordoba, Argentina 2007-2011 Curso Virtual “Desenho e Gestão de Materiais Eletrônicos, Programa de Mestrado em Ciência da Computação , Universidade de Alcala, Espanha 2007-2010 Consultor ELBEP (Eliminando as barreiras lingüísticas nas prisões européias através da tecnologia da educação aberta e a distancia) EU Grundtvig Projeto 2008/2009 Membro da Comissão Internacional, Reformando Ensino Superior a Distancia em Portugal, 2009 Consultor WWEDU, Wels, Áustria