Apresentação Oral                                         V 2.1 - 10ago

Notas:

Ainda existem trabalhos em fase final de avaliação pelo Comitê Científico do evento. Seus autores serão informados por email sobre a aprovação dos mesmos.

Algumas apresentações podem sofrer alterações de horário e sala, fique atento às últimas versões da programação
Para conhecer a localização das salas, clique aqui

Indica o apresentador
Indica representante que fará apresentação

Indica conteúdo da Apresentação
Indica versão do conteúdo do TC em outra língua

 

01 de setembro de 2010

 

[11h00 - 11h30]

TC F5B2 - 046

AVALIAÇÃO DO CURSO A DISTÂNCIA CONSTRUA SUA SALA DE AULA EM MOODLE

José Henrique Cossi Fernandes - Universidade de Brasília – CEAD

Miriam Barbosa - Universidade de Brasília – CEAD

Onília Cristina de Souza de Almeida - Universidade de Brasília – CEAD

Brasília

 

 

TC A3C1 - 072

ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS PARA GESTÃO DE DIREITOS AUTORAIS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Joni de Almeida Amorim - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Dilermando Piva Jr - FATEC - Faculdade de Tecnologia

Santiago

 

 

TC C3C2 - 107  

O USO DE SOFTWARE PARA CONTROLE DE VERSÕES COMO FERRAMENTA DE APOIO À PRODUÇÃO DE MATERIAIS INSTRUCIONAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EaD

José Mário Costa Junior - Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Saymon Castro de Souza - Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Vanessa Battestin Nunes - Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Danielli Veiga Carneiro - Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Elton Siqueira Moura - Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Iguaçu

 

 

TC F3B1 - 243

AVALIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO DE APOIO À EDUCAÇÃO PRESENCIAL EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA

Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita F

Wilma De Grava Kempinas - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita F

 Buenos Aires

 

 

TC C3C2 - 209

COMPLEXIDADE DA GESTÃO EM EAD

TANIA ROSSI GARBIN - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP

CARLOS ALBERTO DAINESE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO-UFOP

Open Space

 

 

[11h30 - 12h00]

TC A3C2 - 132

A Gestão das Práticas Pedagógicas na EaD: Construção do Material Didático, Mídias Integradas e Conteúdos Educacionais como Elementos Centrais em Apoio ao Aluno

Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral - Faculdade Internacional Signorelli

Marcos Mello - Faculdade Internacional Signorelli

Maria Ceri Amaral - Faculdade Internacional Signorelli

Luiz Annunziata - Faculdade Internacional Signorelli

 Brasília

 

 

TC A3A1 - 149

A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:  ALGUMAS REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes - PUC Minas

 Santiago

 

 

TC F5B2 - 245

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA PESQUISA LONGITUDINAL

Gilda Helena Bernardino de Campos - PUC RIO DE JANEIRO

Gianna Oliveira Bogossian Roque - PUC RIO DE JANEIRO

 Iguaçu

 

 

TC F3A1 - 248

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: PRESTAÇÃO DE CONTAS OU MELHORIA

Carina Bossu - University of New England

 Buenos Aires

 

 

TC C3C2 - 054 

PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UTILIZANDO AS BOAS PRÁTICAS EM PROJETOS DO PMI

Elton Siqueira Moura - Instituto Federal do Espírito Santo

Vanessa Battestin Nunes - Instituto Federal do Espírito Santo

Danielli Veiga Carneiro - Instituto Federal do Espírito Santo

Yvina Pavan Baldo - Instituto Federal do Espírito Santo

José Mário Costa Junior - Instituto Federal do Espírito Santo

 Open Space

 

[12h00 - 12h30]

TC B3A1 - 067

CHAT EDUCACIONAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM

Ana Paula Scheffer Schell da Silva - PPGENF - UFRGS / UNIPAMPA

 Santiago

 

 

TC A3C2 - 071

PROPOSTA PARA CURSOS DE ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MODELO EM DISCUSSÃO

Elton Ivan Schneider - Faculdade Internacional de Curitiba

Joana Paulin Romanowski - Faculdade Internacional de Curitiba

Luciano Frontino de Medeiros - Faculdade Internacional de Curitiba

Sandra Terezinha Urbanetz - Faculdade Internacional de Curitiba

 Brasília

 

 

TC F3A1 - 141

REFLEXÕES SOBRE INTERSUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ONLINE EM SEU CARÁTER TRANSCENDENTE

Ruben de Oliveira Nascimento - Universidade Federal de Uberlândia

 Buenos Aires

 

 

TC C3B2 - 210

AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATOS A PARTIR DA PRÁTICA DE TUTORIA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM DOIS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFPBVIRTUAL

Jamile de Moura Lina - Universidade Federal da Paraíba

Cláudia Virgínia A. Prazim da Silva - Universidade Federal da Paraíba

Clotilde Miranda de Paiva - Universidade Federal da Paraíba

 Iguaçu

 

 

TC C3B2 - 059

O planejamento de Disciplinas na Modalidade de Ensino Semi-Presencial

Elton Ivan Schneider - FACINTER

 Open Space

 

[12h30 - 13h00]
 

TC A3A2 - 004  

UM MODELO PARA GESTÃO DE LICENCIATURAS NO EAD: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

Giovany Frossard Teixeira - IFES

Jocimar Fernandes - IFES

Vitor Gomes - IFES

Jonathan Toczek - IFES

 Buenos Aires

 

 

TC B3A1 - 120

A AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Reflexões sobre o papel do aluno

Ronaldo J. Santos - IAVM - UCAM

Mônica Camara - IAVM - UCAM

 Santiago

 

 

TC C3B2 - 085 

O AVA EM USO: A SALA DE AULA ONLINE DE GEOMETRIA DESCRITIVA

Alvaro José Rodrigues de Lima - Escola de Belas Artes da UFRJ

Luciana Guimarães Rodrigues de Lima - SME do Rio de Janeiro

Cristina Jasbinschek Haguenauer - Escola de Comunicação da UFRJ

 Iguaçu

 

 

TC B3B2 - 189

GESTÃO DE ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS – TECNÓLOGO SUPERIOR NA PUC MINAS VIRTUAL

Eneida Pereira dos Santos - Puc Minas

Sara Pimenta Resende - Puc Minas

Soraya Pongelupe Lopes - Puc Minas

Nélio Oliveira - Puc Minas
Solange Assumpção - Puc Minas

 Brasília

 

 

TC C3B2 - 080

Novos rumos para a Informática na Educação pelo uso da Computação em Nuvem (Cloud Education): Um estudo de Caso do Google Apps

Andre Fernando Uebe Mansur - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense / Institutos Superiores de Ensino do CENSA

Samantha Silva Gomes - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense

Arilise Moraes de Almeida Lopes - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense

Maria Cristina Villanova Biazus - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 Open Space

 

 

[17h00 - 17h30]
 

TC B3C2 - 057

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE

 Brasília

 

 

TC C3B1 - 113

PROPOSTA DE MODELO DE ENSINO SEMIPRESENCIAL  EM UM PROGRAMA DE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL

Vanessa Itacaramby Pardim - UNINOVE

 Buenos Aires

 

 

TC C3B2 - 147

Design Universal: solução para a acessibilidade no ensino superior a distância

Simone Aparecida Tiziotto - USP - Universidade de São Paulo

José Dutra de Oliveira Neto - USP - Universidade de São Paulo

 Iguaçu

 

 

TC C2A1 - 154

UM NOVO OLHAR PARA CIÊNCIA QUÍMICA: O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE FUTUROS CIENTISTAS

LETICIA CAMPOS HONORIO - Universidade Católica de Brasília - UCB

MICHELLE MACHADO - Universidade Católica de Brasília - UCB

 Santiago

 

 

TC D3B2 - 063

Apoio ao Estagiário em um Polo Presencial

Lia Camila dos Reis Figueiredo - Colégio Meta - Goiânia GO

Danuza Janne Ribeiro de Almeida - Polo de Apoio Presencial Goiânia I - SEPC- UNOPAR

 Iguaçu

 

 

TC B3C2 - 056

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE

JOSIVANIA MARIA ALVES DE FREITAS - UFRPE

LUCIANE ALCOFORADO - UFRPE

 Brasília

 

 

TC C3B1 - 124  

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO POR MEIO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Claude René Tarrit - Universidade de Lille 1 / PUC PR

Luciane Hilú - PUCPR

Raquel Pasternak Glitz Kowalski - PUCPR

 Buenos Aires

 

 

TC C2B1 - 175

O PRINCÍPIO DA MODALIDADE COMO FATOR GERADOR DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Nádia C. de Azevedo Melli - USP

José Dutra de Oliveira Netto - USP

Nilvania Ziviani - USP

Bruna M.V. Verídico - USP

 Santiago

 

 

[18h00 - 18h30]
 

TC B3C2 - 105

UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA CRIAÇÃO DE SALAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) - MOODLE: MAPA DE ATIVIDADES ADAPTADO

Danielli Veiga Carneiro - Instituto Federal do Espírito Santo

José Mário Costa Júnior - Instituto Federal do Espírito Santo

Vanessa Battestin Nunes - Instituto Federal do Espírito Santo

Isaura Alcina Martins Nobre - Instituto Federal do Espírito Santo

Yvina Pavan Baldo - Instituto Federal do Espírito Santo

 Brasília

 

 

TC C3B1 - 148

ESTUDO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE PORTO VELHO

Sara Luize Oliveira Duarte - Universidade de Taubaté

Walace Soares de Oliveira - Faculdade São Lucas

Hélia Cardoso Gomes Rocha - Faculdade São Lucas

Maria Eliza Aguiar e Silva - Faculdade São Lucas

José Lucas Pedreira Bueno - Universidade Federal de Rondônia

Adriana Leônidas de Oliveira - Universidade de Taubaté

 Buenos Aires

 

 

TC E3B2 - 156

GESTÃO DA LOGÍSTICA EM EAD: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

FABRÍCIO RICARDO LAZILHA - CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

VIVIANE MARQUES GOI - CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

JULIANO MÁRIO DA SILVA - CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

WILLIAN VICTOR KENDRICK DE MATOS SILVA - CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

BRUNO JORGE - CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

Iguaçu

 

TC C2A1 - 184

Letramento Digital de Jovens e Adultos em Empresas e a Educação a Distância

Marlene Mariotto Gaspar - SENAC

Santiago
 

 

[18h30 - 19h00]

TC F3A2 - 032 

O OBSERVATÓRIO DA CULTURA DIGITAL: A NOVA LINHA DE PESQUISA DA ESCOLA DO FUTURO DA USP

Brasilina Passarelli - ECA - USP e NAP Escola do Futuro/USP

Daisy Grisolia - NAP Escola do Futuro/USP

Mariana Tavernari - NAP Escola do Futuro/USP

 Iguaçu

 

 

TC E2C1 - 061

Gestão do conhecimento nos sistemas de educação a distância: técnicas e ferramentas para melhorar o processo de produção

Giovana Schuelter - Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC/EGC

Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho - Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC/EGC

 Santiago

 

 

TC C3A1 - 112

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E A RELIGAÇÃO DOS SABERES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Vanessa Itacaramby Pardim - UNINOVE

 Buenos Aires

 

 

TC B3B2 - 168  

O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS E COMPARTILHADOS EM UM CURSO A DISTÂNCIA

Núbia Schaper Santos - Universidade Federal de Juiz de Fora

José Aravena Reys - Universidade Federal de Juiz de Fora

Rita de Cássia Florentino

 Brasília

 

 

 

02 de setembro de 2010

 

[11h00 - 11h30]

TC F3A1 - 036 

A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Rosilãna Aparecida Dias - Faculdade Metodista Granbery/ CEAD- UFJF

Lígia Silva Leite - Universidade Estadual do Rio de Janeiro / CESGRANRIO

Deniele Pereira Batista - Centro de Educaçãoa Distância CEAD- UFJF

 Pacífico

 

 

TC C3C2 - 100

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFRPE

Ana Paula Teixeira Bruno Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Luciane Maria Guedes Alcoforado - Universidade Federal Rural de Pernambuco

 Atlântico

 

 

TC B3A1 - 104 

CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM CURSO EAD

Ana Luísa Petersen Cogo - Escola de Enfermagem-UFRGS

 Iguaçu

 

 

TC C3B1 - 152

Avaliação de um Processo e Software para a Produção de Conteúdos de Ensino

Luciete Basto de Andrade Albuquerque - Universidade Federal do Acre

Luiz Augusto Matos da Silva - Universidade Federal do Acre

 Buenos Aires

 

 

TC C3C1 - 167

Capacitação de professores a distância e Inclusão Digital: a integração possível

Pricila Kohls dos Santos - PUCRS

Lucia Maria Martins Giraffa - PUCRS

 Santiago

 

 

TC B5C1 - 203

A Terminologia da EaD: conceito e compreensão

Andreza Regina Lopes da Silva - Universidade Federal de Santa Catarina

Araci Hack Catapan - Universidade Federal de Santa Catarina

Cássio Frederico Moreira Druziani - Universidade Federal de Santa Catarina

Fernando José Spanhol - Universidade Federal de Santa Catarina

Rose Maria Belim Motter - Universidade Federal de Santa Catarina

 Montevideo

 

 

TC C4B2 - 222

O CURSO DE ENSINO À DISTÂNCIA DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO

GIOVANI SILVEIRA - ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS

 Assunção

 

 

TC B3C2 - 249

UAB EM TRANSIÇÃO: A CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TUTORES PARA A EDUCAÇÃO ONLINE COLABORATIVA NA UFPB VIRTUAL

MARTA MARIA GOMES VAN DER LINDEN - Universidade Federal da Paraíba

Wilson Correia de Azevedo Junior - Aquifolium Educacional

 Brasília

 

 

TC C3C1 - 017

Uma nova forma de pólo de apoio presencial para EAD: O Pólo dos Sonhos

Marcelo Cabeda - Universidade Luterana do Brasil, ULBRA

Andréa Stapf - UNISA

Antonio Carlos Oliveira Silva - UAPI

Sabrina Vicari - PUCRS

 Open Space

 

 

[11h30 - 12h00]

 

TC C5A1 - 005

Mediação pedagógica e diálogo na EAD em um curso on-line

Daniela Erani Monteiro Will - UNISUL

Márcia Loch - UNISUL

 Montevideo

 

 

TC F3A1 - 041

Como a interação entre as pessoas envolvidas na EAD (aluno, professor tutor, professor temático, monitor e outros) pode tornar a aprendizagem mais atraente e significativa?

Adriana Barroso de Azevedo - Universidade Metodista de São Paulo

 Pacífico

 

 

TC C4B2 - 030

A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE MINAS GERAIS - CREA-MG

Maria Beatriz Affonso Alves - CREA-MG

 Assunção

 

 

TC C3A1 - 053

O perfil de usuários dos fóruns on-line aplicados na Educação Musical a Distância

Patricia Kfouri Grosso - Universidade Federal de São Carlos

Fernando Henrique Andrade Rossit - Universidade Federal de São Carlos

Glauber Santiago - Universidade Federal de São Carlos

 Iguaçu

 

 

TC C3A1 - 065

Tutoria e Monitoramento Eletrônico das Atividades de Estudo em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem

Elena Maria Mallmann - Universidade Federal de Santa Maria

Fábio da Purificação de Bastos - Universidade Federal de Santa Maria

Ilse Abegg - Universidade Federal de Santa Maria

 Santiago

 

 

TC A3C2 - 069

Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento

Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral - Faculdades São José

Márcia Aparecida Figueiredo - Centro Universitário Barão de Mauá

 Brasília

 

[11h30 - 12h00]

 

TC C3B1 - 076

TUTORIA: UM INDICADOR PARA A QUALIDADE EM EAD

Adilaurinda Ribeiro de Oliveira - Universidade Católica de Santa Fé

Alessandro Marco Rosini - Faculdades Metropolitanas Unidas

 Buenos Aires

 

 

TC C3B2 - 195

Mobilidade e educação: proposta de implementação de materiais audiovisuais móveis em educação musical a distância

Alberto Geraissate - UFSCar

Glauber Santiago - UFSCar

Daniel Mill - UFSCar

 Atlântico

 

 

TC C3A1 - 079

INTERAÇÃO ON LINE: POSSIBILIDADES E EFICÁCIA

IRACEMA GABLER - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

 Open Space

 

 

[12h00 - 12h30]

 

 

TC C3B2 - 040

LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUINDO NOVAS INTERAÇÕES

Elisa Netto Zanette - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Evânio Ramos Nicoleit - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graziela Fatima Giacomazzo - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Patricia Jantsch Fiuza - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Cleusa Ribeiro dos Santos - Universidade do Extremo Sul Catarinense

 Brasília

 

 

TC F3B1 - 044

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSO DE FORMAÇÃO GERAL E ATUALIDADES NA MODALIDADE EAD

Olavo Raymundo Júnior - Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS)

Antonio Carlos Magagnini Jr - Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS),

José Antonio Ribeiro de Moura - Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS)

Marcelo Augusto Marretto Esquisatto - Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS)

 Pacífico

 

 

TC C3A1 - 052

Educação Musical a Distância e Extensão Universitária: uma ação na UFSCar

Fernando Henrique Andrade Rossit - Universidade Federal de São Carlos

Glauber Lúcio Alves Santiago - Universidade Federal de São Carlos

 Iguaçu

 

 

TC C5C1 - 102

ESTUDO COMPARATIVO DAS PLATAFORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

SILVIA QUEVEDO - UFSC

VANIA RIBAS ULBRICHT - UFSC

 Montevideo

 

 

TC C3B1 - 122

Análise Crítica de um Projeto Instrucional de Curso a Distância Virtual

Miguel Carlos Damasco dos Santos - Associação Educacional Dom Bosco

 Buenos Aires

 

 

TC C3A1 - 131

Metodologia Andragógica e Docência Transdisciplinar na Educação a Distância

Renate Stephanes Soboll - UAB/UnB

 Santiago

 

 

TC A5C1 - 178

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA GESTÃO DA QUALIDADE DE CURSOS DE EAD, BASEADO EM INDICADORES DO PROGRAMA MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO NA UFPR

Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares - UFPR

Silvia Teresa Sparano Reich - UFPR

Melissa Milleo Reichen Formigoni - UFPR

 Assunção

 

 

TC C3B2 - 179

Os desafios na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino da Geometria

Rozane da Silveira Alves - Universidade Federal de Pelotas

Rosária Ilgenfritz Sperotto - Universidade Federal de Pelotas

Luciane Goveia - Universidade Aberta do Brasil / UFPEL

João Carlos Roedel Hirdes - Universidade Aberta do Brasil / UFPEL

 Atlântico

 

 

TC C3A1 - 087

UTILIZAÇÃO DO MODELO KANO PARA CLASSIFICAR IMPORTÂNCIA DE FUNCIONALIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Silvio Carvalho Neto - Uni-FACEF Centro Univ. de Franca / USP

Hiroo Takaoka - Universidade de São Paulo

 Open Space

 

[12h30 - 13h00]

TC C3C2 - 037

O planejamento do processo ensino aprendizagem na Educação a Distancia

Elton Ivan Schneider - Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER

Sandra Terezinha Urbanetz - Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER

 Brasília

 

 

TC F3A1 - 049

FORMAÇÃO ONLINE DO GESTOR ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA VIA DA COMPLEXIDADE

Cristina Vitorino da Rós - Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos

Lucila Pesce - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

 Pacífico

 

 

TC C3A1 - 133

ACERTOS E ERROS SOBRE AS LEIS DE NEWTON NA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA DA UFRPE

Abdias José da Silva Filho - Prefeitura do Paulista

Ana Paula Teixeira Bruno Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco

 Iguaçu

 

 

TC C5A1 - 014  

A produção de interfaces visuais para Objetos de Aprendizagem que podem ser utilizados como Materiais Educacionais na Educação a Distância.

Marcos Arrais - CEFET/MG

Márcia Gorett Ribeiro Grossi - CEFET/MG

Joselice Ferreira Lima - UNB

 Montevideo

 

 

TC C3A2 - 025 

ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS NAS DOCÊNCIAS DAS ALUNAS-PROFESSORAS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRGS: ensaio, relato e considerações.

Daiane Grassi - UFRGS

Marie Jane Carvalho - UFRGS

 Atlântico

 

 

TC C3A1 - 159

O GT-AUNE DA PUCPR E O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ACADÊMICOS

Adriana do Rocio Nitsche Mattei - Facinter Faculdade Internacional de Curitiba

Ivonete Ferreira Haiduke - Facel- Faculdade de Administração, Educação e Letr

 Buenos Aires

 

 

TC C3A1 - 161

CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE RÁDIO WEB PARA EAD

Alessandra de Paula - Faculdade  de Tecnologia internacional de Curitiba

Adriana do Rocio Nitsche Mattei - Facinter Faculdade Internacional de Curitiba

Ivonete Ferreira Haiduke - Facel- Faculdade de administração, Educação e Letr

 Santiago

 

 

TC A5A1 - 216

O QUE PENSAM OS DOCENTES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO? Um estudo de caso com profissionais participantes do curso " A Internet na Educação: Recursos e Aplicações".

Luciana Mendonça - Universidade Federal do Rio de Janeiro

 Assunção

 

 

TC C3C1 - 097

A VINCULAÇÃO DA RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA DE PERELMAN COM O MOBILE LEARNING: O PROFESSOR COMO UM ARQUITETO DE SISTEMAS DE APRENDIZAGEM HÍBRIDOS

VICENTE EUDES VERAS DA SILVA - UNESA / UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

 Open Space

 

 

[14h30 - 15h00]

 

TC C3B2 - 062

A interatividade no processo educativo via Rotas de Aprendizagem em EAD

Elton Ivan Schneider - Faculdade Internacional de Curitiba

Luciano Frontino de Medeiros - Faculdade Internacional de Curitiba

Sandra Terezinha Urbanetz - Faculdade Internacional de Curitiba

 Iguaçu

 

 

TC F3A1 - 108

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DA TUTORIA VIRTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: VOZES DOS TUTORES

Waine Teixeira Júnior - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 Open Space

 

 

[15h00 - 15h30]

 

TC C3C2 - 074

ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES AFETIVAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Cristiane Mendes Netto - Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Denise Graciolli M. A. Perpétuo - Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

 Iguaçu

 

 

TC F3A1 - 171

EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Marcelo Cristian Vieira - Cesumar- Centro Universitário de Maringá

Bruno G. Jorge - Cesumar- Centro Universitário de Maringá

Carolina Zavadzki Martins - Cesumar- Centro Universitário de Maringá

Fabiane Carniel - Cesumar- Centro Universitário de Maringá

Fabrício Ricardo Lazilha - Cesumar- Centro Universitário de Maringá

Viviane Marques Goi - Cesumar- Centro Universitário de Maringá

 Open Space

 

 

[15h30 - 16h00]

 

 

TC F3A1 - 060

OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE  LICENCIATURA EM FISICA (PRO-LICENCIATURA)

Rose Mary Almas de Carvalho - Pontifícia Universidade Católicade Goiás

Ivana Martelli - Pontifícia Universidade Católicade Goiás

 Open Space

 

 

TC C3C2 - 075

A utilização de planos de testes como instrumento de qualidade na produção de salas no Moodle

José Mário Costa Junior - Ifes

Vanessa Battestin Nunes - Ifes

Danielli Veiga Carneiro - Ifes

Isaura Martins Nobre - Ifes

Elton Siqueira Moura - Ifes

 Iguaçu

 

 

[16h00 - 16h30]

 

 

TC F3A1 - 038

DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MINISTRADA PARA ALUNOS DEPENDENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE.

Marcelo Augusto Marretto Esquisatto - Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS)

Olavo Raymundo Junior - Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS)

José Antonio Ribeiro de Moura - Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS)

Antonio Carlos Magagnini Jr - Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS)

 Open Space

 

 

TC C3B2 - 186

ELABORANDO MATERIAL IMPRESSO PARA EAD

Andreza Regina Lopes da Silva - Universidade Federal de Santa Catarina

Alice Theresinha Cybis Pereira - Universidade Federal de Santa Catarina

Araci Hack Catapan - Universidade Federal de Santa Catarina

Sara Issa de Freitas - Universidade Federal de Santa Catarina

 Iguaçu

 

 

 

 

 03 de setembro de 2010

 

[08h30 - 09h00]
 

TC F5A1 - 027 

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:UM PANORAMA DA PRODUÇÃO NACIONAL

Vanessa Belmonte - CEFET-MG

Márcia Gorett Ribeiro Grossi - CEFET-MG

 Brasília

 

 

TC F3A2 - 043

EVASÃO NA EDUCACÃO A DISTANCIA EM RORAIMA : UM ESTUDO DE CASO

Gisele Cristina de Boucherville - UFRR- Universidade Federal de Roraima

Fabio Jose Parreira - UFRR- Universidade Federal de Roraima

Ville Caribas Lima de Medeiros - UFRR- Universidade Federal de Roraima

Maria Sonia Silva Oliveira Veloso - UFRR- Universidade Federal de Roraima

Jordania Rosa Bernardo - UFRR- Universidade Federal de Roraima

Wender Antonio da Silva - UFRR- Universidade Federal de Roraima

 Montevideo

 

 

TC C5B2 - 055

O DESIGNER INSTRUCIONAL COMO UM LAPIDÁRIO: DA LAPIDAÇÃO DO CONTEÚDO BRUTO À TRANSFORMAÇÃO EM UM PRECIOSO CURSO

Tatyana Ferreira - Senai ES

Vanessa Yee - Senai ES

Dayane Freitas - Senai ES

Fernanda Pagani Tessinari - Senai ES

 Iguaçu

 

 

TC C4A1 - 142

O DIÁRIO DE CURSO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM UM CURSO MODULAR ONLINE

Adriana Mércia Bezerra da Silva - Universidade Federal de Pernambuco

 Santiago

 

 

TC C3C2 - 166

A ESCOLHA DE MÍDIAS E O MODELO DE CURSO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA OFERTADO PELO IF-SC

Júlio César  da Costa Ribas - UFSC / IF-SC

Rafaela Lunardi Comarella - UFSC

Araci Hack Catapan - UFSC

 Atlântico

 

 

TC F3A1 - 236

ESTUDO DE CASO - A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INCENTIVOS E BARREIRAS

Silvana Júlia da Silveira Diniz - CEFET-MG

José Wilson da Costa - CEFET-MG

 Assunção

 

 

TC F3B1 - 144

EDUTAINMENT:JOGUE E APRENDA MOTIVADO

ANDERSON DE ANDRADE SANTOS - Escola de Engenharia de São Carlos -EESC-USP

JOSÉ DUTRA DE OLIVEIRA NETO - Escola de Engenharia de São Carlos -EESC-USP

 Open Space

 

 

TC F5A1 - 045

AVALIANDO A EFETIVIDADE DO USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO NA  PERSPECTIVA DO PROFESSOR

Alexandre Mathias Pedro - Secretaria de Educação a Distância do Ministério d

Onília Cristina de Souza de Almeida - Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB

 Buenos Aires

 

 

[09h00 - 09h30]

 

 

TC F5A1 - 048  

AÇÕES PEDAGÓGICAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA): INTERATIVIDADE Vs. EVASÃO.

Celso Pinto Soares Junior - SESI – Departamento Regional de Goiás

Ariana Ramos Massensini - SESI/SENAI – Departamento Regional de Goiás

Cristiane do Reis Brandão Neves - SENAI – Departamento Regional de Goiás

 Buenos Aires

 

 

TC C1A2 - 136

POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DO USO DE VÍDEOS ANOTADOS NO YOUTUBE

Adriana Dallacosta - Departamento de Educação e Cultura do Exército

 Pacífico

 

 

TC C4A1 - 010

UTILIZANDO O AMBIENTE MOODLE COMO APOIO AO TREINAMENTO PRESENCIAL EM CORPORAÇÕES

Luciano Carvalho da Silva - PUCRS

Lucia Maria Martins Giraffa - PUCRS

 Santiago

 

 

TC F3A1 - 015

ANÁLISE DAS PRÁTICAS TUTORIAIS EM UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO ON-LINE

Cássio Murilo Alves Costa - Universidade de Brasília (UnB)

Assunção

 

 

TC F5A1 - 029

PAULO FREIRE E A EaD: UMA RELAÇÃO PRÓXIMA E POSSÍVEL

Isabel Cristina Ribas - Sesi - Serviço Social da Indústria

Brasília

 

 

TC D3A1 - 064

A tutoria presencial na EAD

Lia Camila dos Reis Figueiredo - Colégio Meta - Goiânia GO

Danuza Janne Ribeiro de Almeida - Polo de Apoio Presencial Goiânia I - SEPC- UNOPAR

Atlântico

 

 

TC C5A2 - 073 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTOR A DISTÂNCIA UAB/UnB NA PERSPECTIVA DO ESTUDO DE CASO

Rosana Amaro - Universidade de Brasília UAB UnB

Welinton Baxto da Silva - Ministério da Educação

Nelma De Toni Donadelli Zonta Melani - Universidade de Brasília UAB UnB

Iguaçu

 

 

TC F4A1 - 157

MAPEAMENTO DE PROCESSOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO E APPROACH

Ymiracy N. Souza Polak - UNIUBE

Silvana Martinski - SISTEMA FIEP – SENAI

Montevideo

 

 

TC F3A1 - 021

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DISCENTE DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DIVISÃO CELULAR (MITOSE)

Caio Tales Álvares da Costa - Universidade de Ribeirão Preto

Edilson Carlos Caritá - Universidade de Ribeirão Preto

Marcus Vinicius Leal - Universidade de Ribeirão Preto

Open Space

 

 

[09h30 - 10h00]

 

TC A5B2 - 006

O MOODLE COMO INTERFACE FACILITADORA DO ACESSO AO CONHECIMENTO, UM ESTUDO DE CASO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS

MARILDA PICCOLO - TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS

PEDRO RENAN FERREIRA DE SANTANA - TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS

 Brasília

 

 

TC F5A1 - 110

INVESTIGANDO OS FATORES INFLUENCIADORES DA DESISTÊNCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA

Onilia Cristina de Souza de Almeida - Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB

 Buenos Aires

 

 

TC B4A1 - 134

FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA ONLINE COM USO INTERATIVO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Adriana Dallacosta - Departamento de Educação e Cultura do Exército

 Montevideo

 

 

TC C1B2 - 143  

A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA EM ATIVIDADES PRÁTICAS/COMPLEMENTARES COMO MOTIVAÇÃO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Daniela Zinn Salvucci Gonçalves - NT Educação

Daniel da Cunha Lima - NT Educação

Vitor Farias Correia - NT Educação

 Pacífico

 

 

TC F3A1 - 026

O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO

Rute Nogueira de Morais Bicalho - Universidade de Brasília

 Assunção

 

 

TC C4A1 - 095

TUTORIA ON LINE UMA PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA DE CÁLCULO JUDICIAL

TERUSHI KAWANO - Justiça Federal de Santa Catarina

Marilda Todescat - Universidade Federal de Santa Catarina

 Santiago

 

 

TC D3A1 - 146

AS HABILIDADES E AS INTELIGÊNCIAS DO TUTOR VIRTUAL NO TRABALHO EM EaD

Denise Martins de ABREU-E-LIMA - UFSCar

 Atlântico

 

 

TC C5A2 - 204

PERFIS DA DOCÊNCIA ONLINE INDEPENDENTE: UM LEVANTAMENTO INICIAL

Leonel Tractenberg - FGV

Régis Tractenberg - Livre Docência Tecnologia Educacional

Renata Kurtz - Livre Docência Tecnologia Educacional

 Iguaçu

 

 

TC F3A1 - 058

A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É INOVADORA? – UMA REFLEXÃO

Renata Cristina Nunes - Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo Frio

 Open Space

 

 

[10h00 - 10h30]

 

TC E4A1 - 002

PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO E-LEARNING NA EMPRESA: ESTUDO DE CASO NA PORTO ALEGRE CLÍNICAS

Bianca Smith Pilla - IFRS

Vanessa Wachilewski - Centro Universitário Metodista IPA

 Santiago

 

 

TC C4C1 - 115

O Retorno do Investimento na Educação Corporativa utilizando a Educação a Distância

Dilermando Piva Jr - FATEC - Faculdade de Tecnologia

Claudio Roberto Leandro - FATEC - Faculdade de Tecnologia

 Montevideo

 

 

TC A5B2 - 031

CONCEPÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIASSELVI

Elisabeth Penzlien Tafner - UNIASSELVI

Janes Fidélis Tomelin - UNIASSELVI

Norberto Siegel - UNIASSELVI

 Brasília

 

 

TC F5A1 - 078

A atuação do tutor nos fóruns do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação

Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira - Universidade Federal de Alagoas

Luis Paulo Leopoldo Mercado - Universidade Federal de Alagoas

 Buenos Aires

 

 

TC C1B2 - 084  

Educação (básica) a distância - possibilidades

Vanessa do Carmo Marinho - Colégio Pedro II

Monica Repsold - Colégio Pedro II

 Pacífico

 

 

TC F3A1 - 138

Certificação do conhecimento: análise e revisão dos trabalhos científicos apresentados nos congressos da ABED no período de 2001 a 2009.

Margarete Fátima Lucca - UCS-Universidade de Caxias do Sul

Querte Mehlecke - FACCAT- Faculdades Integradas de Taquara

Adriana Torres Guedes - FACCAT- Faculdades Integradas de Taquara

 Assunção

 

 

TC E3A1 - 217

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA PRODUÇÃO ENXUTA NA GESTÃO DE PROJETOS DE EAD

ROGÉRIO CARDOSO - UNIMEP

 Atlântico

 

 

TC C5C2 - 242

PLANEJAMENTO E CONCEPÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS HIPERMÍDIA PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Larissa Kleis Pereira - Delinea – Tecnologia Educacional

Margarete Lazzaris Kleis - Delinea – Tecnologia Educacional

 Iguaçu

 

 

TC F3A1 - 098

AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional

Elaine Maria dos Santos - USP-EESC/Universidade Estadual do Centro-Oeste

Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes - Universidade Federal de Itajubá

José Dutra de Oliveira Neto - Universidade de São Paulo/ EESC

Elenise Maria de Araújo - Universidade de São Paulo/EESC

 Open Space

 
 

 [11h00 - 11h30]
 

TC F3A1 - 066

Conselhos aos docentes desbravadores na ead online: dedicação, humildade e ousadia

Luis Roberto de Camargo Ribeiro - Universidade Federal de São Carlos

Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Universidade Federal de São Carlos

Daniel Mill - Universidade Federal de São Carlos

 Open Space

 

 

TC F4A1 - 020

A Educação a Distância no Poder Judiciário: O papel integrador do Conselho Nacional de Justiça

Diogo Albuquerque Ferreira - Conselho Nacional de Justiça

Noeme Júlia do Nascimento Silva - Conselho Nacional de Justiça

 Santiago

 

 

TC A2C2 - 164

PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM EaD – A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IF-SC), ATRAVÉS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

Plinio Cornélio Filho - IF-SC

Júlio César da Costa Ribas - IF-SC / UFSC

 Iguaçu

 

 

TC A5B2 - 018

Processos e resultados: a experiência do Programa de Educação a Distância do CIEE

Rosa Maria Simone - CIEE

Zélia Ribas Varajão Teixeira Soares - CIEE

Claudia Xavier Perez - CIEE

 Buenos Aires

 

 

TC C5B2 - 116

METODOLOGIA SESI PARA PRODUÇÃO DE SOLUÇÃO EDUCATIVA A DISTÂNCIA – SEaD

Sylvia Regina Trindade Yano - Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional

Vilma Francisco de Oliveira - Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional

Ana Maria Garcia Cuadriello - Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional

Andréa Ferreira Leite - Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional

Andréa Nunes Guimarães - Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional

Leila Flores de Albuquerque - Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional

Maria Helena da Silva Martins - Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional

Sueme Mori Andrade - Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional

 Brasília

 
 

 [11h30 - 12h00]

 

TC F3A1 - 106

A PRÁXIS DOCENTE À LUZ DA COMPLEXIDADE: A AULA NO AMBIENTE VIRTUAL

Michelle Machado - Universidade Católica de Brasília

Vânia Aquino - Universidade Católica de Brasília

Sandra Mara Bessa - Universidade Católica de Brasília

 Open Space

 

 

TC E4A1 - 003

OS RESULTADOS DO E-LEARNING NO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS GESTORES

Bianca Smith Pilla - IFRS

Silvia Becker Raupp Rolim - Centro Universitário Metodista IPA

 Santiago

 

 

TC C5B2 - 051 

UMA HISTÓRIA, MUITOS CAPÍTULOS: A INOVAÇÃO NA APLICAÇÃO DE NARRATIVA TRANSMÍDIA EM CURSO DE LIBRAS A DISTÂNCIA

Fernanda Pagani Tessinari - Senai-ES

Dayane de Freitas - Senai-ES

Vanessa Bicas Yee Ramos - Senai-ES

Tatyana Ferreira - Senai-ES

Buenos Aires

 

 

TC C5B2 - 119

FORMAÇÃO DE TUTORES COM ÊNFASE NA AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM

Ugna Pereira Martins - Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB

Onília Cristina de Souza de Almeida - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Dis

Brasília

 

 

TC C2B2 - 150

PORTAL EDUCACIONAL COMO APOIO A UMA EDUCAÇÃO INOVADORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Alcione Mazur - SISTEMA FIEP – SENAI

Roberto F. Bentes - SISTEMA FIEP – SENAI

Silvana Martinski - SISTEMA FIEP – SENAI

Iguaçu

 

 

 [12h00 - 12h30]

 

TC F3A1 - 128

O ESTADO DA ARTE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA META-ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA UFSC

Fernando José Spanhol - Universidade Federal de Santa Catarina

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta - Universidade Federal de Santa Catarina

Kamil Giglio - Universidade Federal de Santa Catarina

Patrícia de Sá Freire - Universidade Federal de Santa Catarina

 Open Space

 

 

TC C5B2 - 137

"WEBRÁDIO ABED" -  CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS E PROCESSOS COLABORATIVOS NA CRIAÇÃO DE UMA REDE DE INFORMAÇÕES JUNTO AOS SUJEITOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD

Mônica Mandaji - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  (PUC SP)

Renata Aquino Ribeiro - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

Renata Kelly da Silva - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

 Buenos Aires

 

 

TC E2C2 - 188

SOFTWARE PARA PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EAD

Luis Otoni Meireles Ribeiro - Instituto Federal Sul-rio-grandense

 Iguaçu

 

 

TC F4B1 - 091

AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO AFETIVO EM CURSOS ONLINE

IVAN SOARES DOS SANTOS - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

 Santiago

 

 

TC C5A2 - 126

Relato de Experiência: Meu trabalho de tutoria à distância através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no I Curso de Especialização em Ensino de Ciências da UTFPR/PR.

Alexandra Dornelles Oliva - UFPR

 Brasília

 

 

 [12h30 - 13h00]
 

TC F3A1 - 129 

Saber Navegar é Preciso: a capacitação do professor no uso do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem

Rogério Santos Pedroso - Universidade Federal de Santa Catarina

 Open Space

 

 

TC A3A1 - 047

A EAD NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO POR PARTE DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL VIA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Natália Pacheco Junior - Instituto A Vez do Mestre (IAVM)

 Santiago

 

 

TC A4B2 - 082

CANAL MINAS SAÚDE: A COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM MINAS GERAIS

Verlanda Lima Bontempo - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Sandra Dalmas - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

 Iguaçu

 

 

TC C5B2 - 181

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: FORTES ALIADAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS SURDOS

Solange Cristina da Silva - Universidade do Estado de Santa Catarina

Márcio Vieira de Souza - Universidade Federal de Santa Catarina

 Buenos Aires

 

 

TC D5B2 - 224

ESTRUTURAÇÃO DE NÚCLEO E PÓLOS E IMPLANTAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DO SESI – DEPARTAMENTO REGIONAL DE GOIÁS.

Ariana Ramos Massensini - SESI/SENAI – Departamento Regional de Goiás

Celso Pinto Soares Junior - SESI – Departamento Regional de Goiás

Cristiane do Reis Brandão Neves - SENAI – Departamento Regional de Goiás

 Brasília