Conheça as edições anteriores do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

 

31 de agosto de 2010 [1º Dia - Terça-Feira]


7h30 - Abertura da Secretaria
8h00 - Início do credenciamento


9h00 - 13h30 e das 13h30 - 16h30 com intervalo para almoço das 12h00 - 13h30

Mini- Cursos Pré Congresso (com carga horária de 6horas)

  - Indica Tradução Simultânea
   - Indica Ementa sobre o tema
- Indica conteúdo da Apresentação

 
 

[Sala Pacífico]
MC1 - Parte 1: Enfatizando a flexibilidade na educação flexível. 9h00 – 12h00 (03 horas)
John Ebersole - Excelsior College - EUA

O mini-curso abordará a avaliação da aprendizagem formal e não-formal, tendo como modelo o sistema utilizado pelo Excelsior College - USA. Guiada pela crença de que "é o que você sabe, não onde ou como você aprendeu" o que importa, a instituição utiliza uma variedade de instrumentos de avaliação que serão debatidos neste mini curso de 3 horas.

Parte 2: - EAD na América Latina Hoje: Uma série de Estudo de Caso 13h30 – 16h30 (03 horas)
François Marchessou - Université de Poitiers - França
Será baseado em uma série de estudos de casos, ocorridos no cenário da educação a distância na América Latina, e numa tentativa de detectar algumas dificuldades que educadores a distância irão encontrar e formatos instrucionais que levariam em conta as culturas tradicionais de aprendizado e tecnologia

[Sala Atlântico]
MC2: "¿Cómo evaluar la calidad en los programas de formación universitaria online?"
Josep Maria Duart – UOC Univerdidad Oberta de Catalunya - Espanha
Ramón González Cambray - UOC Univerdidad Oberta de Catalunya - Espanha

Ementa:Controle de qualidade na formação é fundamental. Embora existam muitos modelos de análise e validação de controle de qualidade na formação em sala de aula é a mesma no caso da formação ministrada através do uso intensivo de tecnologia, especialmente através da Internet. Este curso pretende dotar os participantes e para análise de recursos específicos para o controle da garantia da qualidade em programas universitários de educação on-line. Foi analisar vários modelos e dar exemplos concretos dos sistemas de controle de qualidade.

[Sala Assunção]
 MC3: Princípios educacionais de EAD no desenvolvimento de cursos online
José Dutra De Oliveira Neto – USP - Brasil
Princípios educacionais de EAD no desenvolvimento de cursos online. Fundamentos dos 8 princípios instrucionais online para elaboração de cursos na modalidade online.Justificativa: Apesar de um crescimento exponencial do uso da tecnologia nos cursos online, existe muita discussão acerca de sua eficácia. Muitos estudos comparativos entre o ensino presencial e EAD usando tecnologias não identificaram diferenças significativas em variáveis críticas como o aprendizado e a satisfação do aluno. Outros fatores instrucionais como a pedagogia e o design instrucional do curso são considerados essenciais no desenvolvimento de um curso online. Objetivo Geral: O objetivo deste curso é compreender e planejar um curso na modalidade de EAD Utilizando os princípios instrucionais online.

[Sala Montevideo]
MC4: Formação de professores de ciências e matemática no ensino médio: aprendizagem significativa e telecolaborativa.
Júlio Wilson Ribeiro - Brasil
Daniel Gadelha Martins - Brasil
Luciana de Lima - Brasil
Helton Udenes Nascimento Pontes - Brasil
Conteúdo: A integração das TICs ao currículo, aprendizagem significativa, telecolaborativa e uso pedagógico de mapas conceituais: o software Cmaptoools. favorecendo e motivando a construção colaborativa de conhecimentos científicos e matemáticos. Socialização e reflexão  colaborativas sobre o desenvolvimento da prática pedagógica.

[Sala Santiago]
MC5: Aspectos gerenciais e legais dos programas de EAD
João Roberto Moreira Alves - Brasil
Eellen Desiderati Alves - Brasil
EAD Como empreendimento vs a EAD como projeto social: Os objetivos Sociais, Sociai$ ou $ociai$; a gestão dos programas de EAD; mecanismos para viabilização econômica de cursos e instituições; a legislação aplicável à EAD; a visão da Secretaria de Educação a Distância e do Conselho Nacional de Educação sobre os projetos de credenciamento institucional, recredenciamento, autorização de cursos, reconhecimentos e renovações de reconhecimento; os consórcios de EAD; aspectos legais das relações de trabalho na EAD.


[Sala Buenos Aires]
MC6: Material didático e direitos autorais
Roger Trimer - Brasil
Sabrina Cairo - Brasil
O desenvolvimento de conteúdos para educação a distância, em suas formas impressas, eletrônicas e mistas, e suas relações com a propriedade intelectual. Mesclando história, conceitos e as melhores práticas para o desenvolvimento de conteúdo didático no Brasil e no mundo, o curso convidará os participantes à análise do percurso de aprendizagem, ao planejamento de diversos tipos de conteúdo e à busca de novas formas de promover o aprendizado sem a interferência direta do professor. Conteúdo: O material didático na EAD, uma abordagem histórica; O conteúdo digital e os caminhos do aprendizado nos AVAs; As transformações do conteúdo impresso e o desenvolvimento de materiais didáticos textuais; Da lei ao wiki, a exploração ética do conteúdo; A prática da educação a distância através de conteúdos.

[Sala Brasília]
MC7: Implantando uma Universidade Corporativa de Sucesso
 
Marcos Resende Vieira - Brasil

Conteúdo: Contexto do e-learning no Mundo e no Brasil; Pilares necessários para implantação de uma Universidade Corporativa (LMS, datacenter, fábrica de conteúdos, cursos de catálogo, equipe de gestão, tutores, monitores, relatórios, estatísticas, estudo do SOI (saving of investment); O e-learning como ferramenta estratégica para as empresas (retenção do Capital Intelectual); Integração do e-learning com sistemas da empresa; O papel do Gestor e-learning; Planos de divulgação do Projeto (apresentação de cases); Modelos de Contratação (Saas x In Loco); Modelos Comerciais que o mercado pratica; Fornecedores atuantes no mercado; Dicas para acompanhamento e atualização constante da Universidade Corporativa; Exercícios e Debate final

[Sala Iguaçu]
MC8: Melhores Práticas em Educação on-line [TS]
L. Raquel Cubas, M.Sc. - International Academic Trainer & Consultant – eCollege

De forma exploratória e colaborativa, este mini-curso abordará as melhores práticas na educação on-line. O workshop irá englobar uma variedade de tópicos relacionados ao processo de educação em um ambiente virtual, incluindo: Conteúdo e entrega de um curso on-line; O papel do professor ao ensinar on-line; Considerações administrativas no lançamento de programas on-line; Avaliação de alunos e desenvolvimento de cultura de avaliação nas instituições; Integração de ferramentas Web 2.0 na entrega de cursos on-line e híbridos; e Maximização do uso das ferramentas de um ambiente virtual na entrega de cursos on-line. Os participantes aprenderão por meio de uma variedade de apresentações, atividades e estudos de caso provenientes do uso de uma solução de educação on-line. Poderão interagir com os demais e compartilhar experiências relevantes, além de participar de uma discussão focada sobre os tópicos abordados em cada módulo do mini-curso. Módulo 1: Introdução Tendências em Educação on-line Módulo 2: Entrega de cursos on-line & Desenho de programas e Conteúdo on-line e desenvolvimento de cursos Módulo 3: O papel do facilitador. Integrando ferramentas Web 2.0, Maximizando o uso do ambiente virtual de aprendizagem Módulo 4: Tendências em avaliação no Ensino Superior, Medindo a aprendizagem e Desenvolvendo uma cultura de avaliação
 

[laboratório de TI da UDC]
MC9: Horizontes da Inovação Educacional
Cristiana Mattos Assumpção - Brasil
André Gomes Genesini - Brasil

Conteúdo: Laboratório prático das próximas inovações tecnológicas educacionais e como estimulam a colaboração, a curiosidade e a pesquisa. O IPAD vende um milhão por mês, cem mil telefones Android novos por dia, a TV Digital se espalha, 50 anos de TV cabem em dois meses de You Tube, o Facebook aumenta 10 milhões por mês. os jovens interagem com entusiasmo nessas tecnologias. Esta na hora de trazer esse entusiasmo para o currículo. O tema deste curso é : quais vão ser as tecnologias mais utilizadas no meio educacional nos próximos cinco anos. A resposta é baseada no Horizons Report. Cristiana de Mattos Assumpção é a única brasileira selecionada para participar da elaboração deste relatório. André Genesini, da Educamos Online, é especialista em novas tecnologias na educação. Juntos vão mostrar as novas tecnologias usadas pelos colégios e universidades e qual o tempo para a adoção em massa. Também é um laboratório prático que demonstra as tecnologias com a participação da classe.
[laboratório de TI da UDC]

MC10: - Planejamento e Gestão dos 20% EAD com as NTICs
Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral - Brasil
Márcia Aparecida Figueiredo - Brasil
Kelly Fernandes Pereira - Brasil

1.   Justificativa:

Novas demandas educacionais surgem a todo o momento, decorrentes das modificações culturais, que são influenciadas pelo comportamento das pessoas, da sociedade em geral e do novo ambiente comunicacional que permite a conexão instantânea de pessoas, seja para trabalho, negócios, estudo, lazer, compras, jogos, relacionamentos diversos, acesso às mais variadas informações.

Essas mudanças sinalizam as transformações que vem ocorrendo na sociedade e as novas necessidades criadas pelas pessoas e pelos alunos. Com o uso do computador conectado à internet e com a legislação favorável, a Educação a Distância (EAD) está vivendo um período de significativa expansão.

A portaria do Ministério da Educação (MEC) n. 2.253 de 18 de outubro de 2001, conhecida como “Portaria dos 20%” (reformulada pela a de nº 4.509/04, de 10 de dezembro de 2004), permite às Instituições de Ensino Superior (IES) oferecer até 20% da carga horária de cada disciplina ou 20% do total das disciplinas regulares na modalidade a distância.

Esta expansão da EAD tem provocado reflexões entre os estudiosos da área. Desta forma, o presente mini-curso tem por objetivo apresentar ao público (educadores e gestores) o planejamento e a gestão das disciplinas na modalidade em EAD nos cursos de graduação presencial, com o auxílio de ambientes virtuais de aprendizagem para desenvolver atividades complementares na nova modalidade educacional.
2. Objetivos Específicos:

- Planejar o modelo pedagógico das disciplinas na modalidade de EAD em consonância com os Referenciais de Qualidade do MEC;

- Analisar a Portaria 4059/04 que dispõe sobre oferecer até 20% da carga horária de cada disciplina ou 20% do total do curso na modalidade semi-presencial;

- Conhecer as Novas Tecnologias didático-pedagógicas em cursos na modalidade de Educação a Distância em ambientes virtuais de aprendizagem com o uso Biblioteca Virtual

- Delinear e Construir Guias de Estudo e Material Didático para EAD.

3. Público-Alvo: Acadêmico e Corporativo.

4. Ementa:

Planejamento do desenho pedagógico das disciplinas em EAD em consonância com os Referenciais de Qualidade do MEC; Novas Tecnologias Didático-Pedagógicas em cursos na modalidade a Distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Biblioteca Virtual Universitária – Aula Aberta (Pearson); Delineamento e Construção de Guias de Estudo e Material Didático para EaD.

5. Conteúdo:

1- Legislação: a Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004; Resolução nº 2, de 18 de junho de 2007; a Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007;  Planejamento dos 20% das disciplinas na modalidade de EAD dos cursos de graduação presencial;

2- DotProject: Sistema de Gerenciar Projetos e Conteúdos;

3- Construção do Guia do Estudo;

4- Novas Tecnologias (Biblioteca Virtual Universitária – Aula Aberta, Google Docs, Blog, Twitter, Youtube, Webconferência);

5- Explorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como professor;

8- Sistema de Tutoria. 

6. Carga Horária: 6 (seis) horas

7. Atividades de grupo Apresentar soluções de Exercícios e estudos de caso e Apresentações de proposta de soluções (estudos em grupo)